quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Treinando para os 59.59 no Tejo

A Corrida do Tejo está-se a aproximar e vou usá-la para festejar a entrega da tese (calma, ainda não entreguei, mas estou mesmo na recta final e em princípio irei entregar no ínicio da próxima semana). Espero, para além, desse festejo, festejar também a quebra do meu record pessoal e que esse novo record seja abaixo da hora.

Numa tentativa de aperfeiçoar o factor velocidade nos 10km, terça-feira fui fazer aquilo a que chamei um treino de mistura entre séries e fartlek, talvez mais virado para as séries.
Comecei com uma corridinha de aquecimento de 20 minutos e, para variar, mudei o percurso e dirigi-me para Carnide, seguindo até à Pontinha sempre pela ciclovia. Quando a ciclovia acabou voltei para trás e num sítio com uma recta boa decidi fazer alguns sprints, nos quais tomei como referência um sinal e corri o mais depressa que pude até lá, regressando depois à calma com uma corrida muito ligeira. Voltei a repetir umas 8 vezes. Já não me lembrava que era tão boa a sprintar.
Depois comecei a fase de acalmia e dei o treino por terminado bastante transpirada.

Vou-vos agora contar uma história da minha infância/adolescência.
Quando eu era mais nova eu corria bastante depressa.
Nunca fui boa em corridas mais longas, mas sprints era comigo.
No 6º ano, numa aula de Educação Física, a professora mandou-nos fazer um sprint (talvez de 50m, já não me lembro). Tudo cronometrado. Adivinhem quem foi a mais rápida da turma? Eu. Mais rápida do que todos os rapazes da turma! (um bocadinho de orgulho não faz mal a ninguém, certo?)
Não me lembro do tempo certo, só sei que fiz 6 segundos e pouco.
No final dessa aula a professora veio ter comigo e aconselhou-me a ir para o atletismo do Benfica! Eu tinha uns 12 anos e apesar de gostar de correr os sprints, não gostava o suficiente para me meter num clube a fazer atletismo (provavelmente fui burra, sabe-se lá se hoje não seria uma Bolt =P. Estou a brincar.)
Mais tarde soube que a professora tinha feito este teste em todas as turmas que leccionava e que só um rapaz tinha sido uns milésimos de segundo mais rápido que eu. Eu era mesmo rápida!
Mas, no que toca a corridas de resistência podem ter a certeza que eu era tudo menos a melhor. Era mediana. Não era a última, mas haviam vários e várias colegas que chegavam antes de mim.

Isto tudo para chegar onde?
Actualmente eu quero é correr durante o máximo de tempo possível e o máximo de kms que conseguir. Já não ligo tanto a sprints ou velocidade, mas sim a desfrutar da corrida e a testar as minhas capacidades de resistência.
O simples prazer de correr e de testarmos as nossas capacidades. De conseguirmos atingir os nossos objectivos.
Não quer dizer que não me tenham sabido bem aqueles sprints. Pelo contrário. Soube-me mesmo bem. Mas já não é o tipo de coisa que me traga uma verdadeira satisfação e felicidade.
Se tivessem dito à Isa de 12 anos que um dia ainda ia adorar correr corridas de resistência, ela diria-vos que estavam completamente maluquinhos da cabeça. Mais de 100 ou 200m? Never!
A vida dá mesmo com cada volta...

Porra que eu escrevo mesmo muito (já não bastava a tese...)!!!

Ontem fui treinar outra vez ao fim do dia. Uma horinha nas calmas. Em Monsanto =)
Metade do treino foi feito com chuvinha. Uma chuvinha agradável. Nada que impedisse várias pessoas de irem correr ou andar de bicicleta para Monsanto. Assim é que é! Não é uma chuvinha que nos detém.

E agora uma novidade...
Inscrevi-me numa prova de trail!
Yupi!
É a Corrida do Monge, na zona de Sintra. Deve ser espectacular. Estou ansiosa para viver esta nova experiência. É já dia 28 de Outubro.
Obrigada Jorge por me teres dado conhecimento desta prova!

19 comentários:

  1. olá

    tens ideia do tempo ou da distãncia que duraram os sprints que fizeste?
    se voltaste À calma a correr diria que foi fartlek...

    quando era adolescente, praticava desporto e andava pelos 80kg era dos mais rápidos, sem ser o mais rápido

    agora que tenho mais de 20 kg em cima, ainda ganho em 100 metros a todos os que treinam comigo (atenção que o universo é o dos que fazem mais de 50m aos 10k).
    o pessoal do trail e das maratonas não faz rectas de 100m

    quanto à resistência, depois de ter feito 1h49m em S Joao das Lampas aos 18 anos com 85kg, agora luto para baixar da hora aos 10k

    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempo-segundos
      Distância- uns 70-100m
      E sim voltei à calma a correr.
      Bons treinos! E força para baixares da hora aos 10km!

      Eliminar
    2. obrigado e força também para ti!!

      também vou ao Tejo
      estarei como na Àgua - forte/largo e de azul escuro

      se vir o João Lima - alto e de amarelo - sei que estarás perto e até poderei apanhar uma boleia vossa

      tou a pensar fazer por volta dos 6.15 para passar a meio em 31m. depois logo se vê.

      Eliminar
    3. Ok. Por mim podes apanhar boleia à vontade =)
      Pode ser que ainda consigamos os dois baixar da hora.
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
    4. Não Hugo, desta vez não irei com a minha habitual camisola amarela mas sim na mesma cor que os restantes pois nesta prova temos que usar a camisola da prova por ter o dorsal pré-impresso.
      No entanto, levo o meu boné amarelo, o que já aumenta as probabilidades de me distinguires! :)

      Boa corrida e, eventualmente, até domingo

      Eliminar
    5. Seremos 3 a tentar baixar da 1h :)

      Eliminar
    6. Que espectáculo!
      Então temos mesmo de conseguir todos! :)
      Força!

      Eliminar
  2. Olha que novidades tão giras:
    - Isa na Corrida do Monge! :)
    - Isa (de 12 anos) sprinter a deixar os rapazes todos a léguas! :)
    Quem sabe onde chegarias se tivesses ido com essa idade para o Benfica?
    Das duas uma, ou eras agora uma grande campeã ou a coisa não tinha resultado porque na altura não tinhas ido por paixão. E para a corrida resultar tem que ser por paixão, paixão que vem do dia quando se descobre que se adora correr...

    A Corrida do Tejo vai ser para festejares a tese. A Corrida do Monge para festejares os teus 10 abaixo da hora no Tejo. E na corrida seguinte para festejar a estreia em trilhos no Monge! :)

    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...quem sabe?
      Vou passar a vida em festejos =)
      Bjs

      Eliminar
  3. Já eu nunca gostei de sprintar. Quer dizer, quando se é criança adora-se correr rápido e parece que nada cansa, mas sempre preferi correr mais longe do que mais rápido.

    E já de séries e fartlecks e treinos intervalados... Percebo muito pouco disso. :)

    Beijinhos e lá nos vemos nos Monges (e antes :p)

    ResponderEliminar
  4. Eu também não percebo muito.
    O que percebo foi lido em revistas e explicado pelo João Lima e pelo Jorge Branco.
    É verdade lá nos veremos nos Monges e antes disso também :)

    ResponderEliminar
  5. Nem quero imaginar onde estavas agora, se tivesses aceitado seguir para o Benfica. Provavelmente tinhamos uma excelente velocista. Mas como não irias para lá por gosto, acho que fizeste uma boa opção.

    Pessoalmente, não gosto muito de fazer treinos de velocidade. Mas, para se conseguir evoluir e melhorar tempos não há nada melhor. Aliás, foi graças aos treinos de series, que em cerca de 1 ano passei (com paragem de 3 meses devido a lesão) dos 50min para os 39min.

    Ah, e cuidado com o Monge. O ano passado houve lá uns problemas com a marcação, e houve pessoal que em vez de fazer os 12km fez uns 30km (fora aqueles que andaram perdidos pela Serra) =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter cuidado com o Monge ;)
      Eu vou bem atenta, se andar perdida pela Serra de Sintra também não é mau de todo, ao menos estarei perdida num sítio lindo. Hihihi. Estou a brincar. Eu vou ter muita atenção e vou ter companhia, por isso vai correr tudo bem.
      Bons treinos!

      Eliminar
  6. Espero que depois do Monge ainda agradeças o ter-te convidado para a a prova!
    Estou a brincar que aquilo é mesmo giro deste que feito nas calmas e sem pressa nenhuma! :)
    O problema das marcações do ano passado foi terem autorizado um prova de trail e uma prova de BTT para o mesmo dia, e com partes do percurso que se cruzavam!, sem sequer avisarem ambas as organizações!
    Perderam-se participantes na Corrida do Monge mas também se perderam participantes na prova de BTT por seguiram marcações do outro evento!
    Quem quiser saber mais sobre o assunto no Último Quilómetro, na altura, publicamos um artigo sobre o mesmo bem como um comunicado da organização.
    De qualquer forma convém ter toda a atenção as marcações numa prova de trail e não ir, cegamente, em comboios pensando que o atleta da frente sabe o que está a fazer.
    Mas faz parte do trail uma pessoa enganar-se, pelo menos uma vez na vida, num percurso, quase que diria que sem um engano não se é atleta de de trail :) mas não enganos com a dimensão dos ocorridos o ano passado na Corrida do Monge que na sua longa experiência de 19 anos nunca poderia imaginar que iriam autorizar a realização de dois eventos no mesmo dia e com os tais cruzamentos de percurso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que agradeço =)
      Eu lembro-me de ler sobre isso que aconteceu no ano passado.
      E este tipo de provas é mesmo para irmos à aventura. Desde que o desvio não seja muito grande...

      Eliminar
  7. Mais uma vez não vou poder estar com vocês: Isa, João Lima e Jorge Branco na corrida do Monge, seria a minha estreia mas a data está a tramar-me porque coincide com a Maratona do Porto e esta eu não posso perder. Desejo-vos muito êxito, quer na corrida do Tejo, quer no Monge. Um dia qualquer iremos correr juntos, espero que em breve senão corro o risco de não vos poder acompanhar. Desejo também vontade e força para continuar a evoluir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Joaquim.
      Só uma pequena correcção, penso que o João Lima não vai à Corrida do Monge. No Tejo é que ele irá fazer-me companhia.
      Espero que sim, que um dia destes possamos correr juntos.
      Um bom fim-se-semana!

      Eliminar
    2. Confirmo que não estarei no Monge. Nesse dia vou aos 20 kms de Almeirim (preciso de distâncias destas para preparação da Maratona)

      Tudo a correr pelo melhor!

      Eliminar
    3. Bons treinos e boa sorte João, Abraço

      Eliminar