sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Um mês para me tornar maratonista

O tempo passa mesmo rápido. Parece que ainda ontem recebi o mail do João a desafiar-me para esta aventura. Parece que ainda ontem comecei os treinos e no entanto já estou na recta final rumo à Maratona de Lisboa.
Tem sido uma grande aventura. Semana após semana a fazer treinos longos ao fim-de-semana, quase sempre acima de 20 km. A aumentar os km's e a bater recordes de distância, 25, 27, 28, 30.
Era por isto que eu ansiava. Por toda a experiência. Não é apenas correr a maratona no dia 6 de Outubro é tudo o que se vive até ao grande dia. Os treinos com companhia, os treinos sozinha, correr em sítios novos, treinar de manhã, treinar à tarde, treinar à hora de almoço.
Aconteça o que acontecer na maratona já sinto que valeu a pena. Sinto que dei o meu melhor dia após dia. Mesmo quando as pernas não colaboravam, mesmo quando tinha um dia cansativo e a vontade para correr não parecia ser assim tanta, eu fui. Eu corri. Eu superei-me.

Ontem estava para aqui a actualizar o ficheiro com os meus treinos e sem dar por isso algures a meio de Agosto corri o km 2000.
2000 km desde que comecei a correr!
Entretanto já vou neste momento a caminho dos 2200 =)

Esta semana os treinos foram um misto de emoções. Às vezes não é fácil. Às vezes custa. Mas é olhar para a frente e não desanimar.
Terça-feira fui correr 8 km muito custosos. E não corri sempre. Tive que alternar com caminhada. Simplesmente não conseguia. Sentia-me sem energias. Não foi só durante a corrida. Nesse dia acordei com pouca energia e isso reflectiu-se em tudo, no trabalho, em casa e na corrida. Quando não dá não dá. Não vale a pena forçar por isso optei por alternar caminhada com corrida. 
Ontem felizmente as coisas já correram melhor. Melhor não quer dizer a 100%. Foi o típico treino à Isa...Primeiros 4 ou 5 km a convencer as pernas que eu quero, eu preciso correr! Mas até elas colaborarem vai lá vai...Depois comecei a descomprimir e depois nos 2 km's finais voei.

No treino de terça os 8 km foram feitos pela Estrada de Benfica. Eu bem queria competir com os autocarros mas desta vez não tive hipótese.
No treino de quinta corri 10 km. Comecei ao pé de casa, segui até Monsanto, apanhei a ciclovia e fui até ao Parque do Calhau. Na volta as pernas começaram a descomprimir, mas também porque puxei um bocado de tal forma estava irritada. Na minha cabeça pensava algo do género "Caraças, mas vocês (as pernas) pensam que são mais teimosas que eu? Eu quero correr por isso eu VOU correr!" e acelerei um pouco. Felizmente que elas responderam bem. Até aí iam a dormir e nessa altura despertaram. Às vezes temos que dar um "abanão" às pernas. Temos que fazer valer a nossa vontade. Claro que isto nem sempre é possível. Terça foi impossível. Mas ontem elas colaboraram.
Agradeço aos gajos que passaram por mim a uma velocidade superior à minha. Vocês não sabem mas senti-me desafiada e segui no vosso encalço ;) Sem sucesso é certo. Mas sem desistir.

Foi nessa altura que as pernas começaram a correr como deve ser. Finally!!!
Só que nessa altura os gajos, que seguiam numa espécie de fila indiana embora com vários metros de distância entre eles, já me tinham ganho alguma distância. Ah mas eu ia no meu 2º fôlego. Ia pelo menos tentar apanhá-los. Depois vi que eles continuaram em frente pela ciclovia em direcção à subida do Memorial Francisco Lázaro. Aquela que nunca mais acaba...Oh que seja! Segui em frente como eles. Ia bem, ia sorridente. Sabia que já não os iria apanhar pois já tinha perdido de vista os dois primeiros. O último ia na curva, a começar a subida. Que se lixe! Vou a correr bem e isso é que é o mais importante.
Enfrentei bem a subida, nas calmas e a poupar esforço para as subidas das Lampas...
Voltei para dentro de Monsanto e 2 km depois estava a terminar o treino nas hortas. Feliz.

Amanhã irei pela primeira vez à Meia Maratona das Lampas, a minha 5ª meia-maratona.
Não sei o que me espera. Mas se estiver nos meus dias esperam-me momentos felizes.
Curiosamente esta noite sonhei com a prova. Hehehe. Adoro sonhar com corridas! O mais importante é que estava a correr bem e feliz. E o melhor de tudo é que sonhei mesmo...Sim, porque há coisas que só em sonhos...Sonhei que terminava a prova com 1h58...Ahahahah...yaya...vai sonhando...Mas quando chegava à meta começava a comentar com as outras pessoas que a prova não devia ter mais de 20 km...logo não era uma meia-maratona. As pessoas concordavam comigo, por isso corri 1h58 mas não foi numa meia-maratona. Para além disso a prova desiludia-me porque não tinha assim tanto sobe e desce como isso. 
Agora a realidade mais provável é que a prova não me irá desiludir em termos de sobe e desce e claramente não farei menos de 2h. 

Ansiosa por amanhã. Ansiosa por dia 6 do próximo mês. 
Não me interessam tempos em qualquer uma das provas. 
Quero apenas viver momentos felizes e desafiantes enquanto corro qualquer uma destas provas.

Bom fim-de-semana! Boas corridas!

30 comentários:

  1. Força para a Meia das Rampas! Muita força nas subidas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está mesmo quase aí a Maratona. Falta precisamente 1 mês. O mais importante está feito e fizeste-o muito bem. Agora é começar a descomprimir e reduzir a carga.
    Vemo-nos amanhã nas Lampas e espero que chegues à meta às 18:58h. :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava muito mas não vai acontecer. Com os treinos para a maratona sinto-me mais lenta. Mas não faz mal, quero é desfrutar :)
      Beijinhos e até amanhã!

      Eliminar
  3. E é isso mesmo que admiro em ti (e ainda nem te conheço pessoalmente :) ), a tua forma de ver as provas e as corridas. Apenas viver momentos felizes. Até porque é mesmo para isso que cá andamos todos, para viver momentos elizes, para proporcionarmos momentos felizes.

    Amanha irá correr tudo bem e eu estou ansiosa por vir aqui ler tudinho sobre a prova, e quem sabe ler que fizeste os tais 1h58 do sonho... Who Knows!! :D ehheh

    Força para amanha
    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fossemos felizes a correr qual seria a piada?
      Ui...e provavelmente vais ter muito para ler, que eu gosto de contar os pormenores todos ;)
      Quanto aos 1h58 é pouquissimo provável mas nada é impossível.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Já sonhas com corridas? Isso é mesmo paixão! :-)
    Pois é, só falta mais uma semana de treinos duros e depois e pensar em descomprimir, recuperar forças, rever a estrategia para enfrentar a maratona.
    Quanto a MMSSL, vais adorar.É dura mas reconfortante para quem consegue ultrpassaer as dificuldades. Não te esqueças que a verdadeira corrida só começa aos 6 kms.
    Boa sorte para sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não foi a 1ª vez que sonhei com corridas.
      Se não fosse dura não tinha piada. Confesso que tenho um misto de respeito e curiosidade pelo que vou encontrar. Mas estamos cá é para viver experiências e há-de correr tudo bem.
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Com todos os treinos de preparação para a Maratona e a tua força de vontade amanhã vais "voar" de certeza.

    Domingo volto aqui ao blog para ler o relato dos 1:58 na Meia das Lampas ;)

    beijinhos
    João

    ResponderEliminar
  6. Pois é estimada pré maratonista o trabalho está praticamente feito e vai dar resultados.
    Vais ser muito feliz na Lampas amanhã. Aquilo não é uma meia maratona mas sim a MEIA MARATONA!
    Mas não vais conseguir ganhar-me na felicidade com que acabei a prova o ano passado. Podes, e vais fazer, melhor tempo que eu mas me felicidade não tens qualquer hipótese de me ganhares!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vou fazer melhor tempo que tu não sei não. Mas vou sorrir sempre que conseguir e vou dar o meu melhor para ganhar-te em felicidade ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Força Isa, daqui a nada és MARATONISTA, e isso é motivo de orgulho para qualquer pessoa !
    Gostava imenso de vos ir ver correr amanhã, vou falar com o Jaime e pode ser que o convença....se te vir por lá, vou gritar por ti bem alto, ok?
    Boa sorte
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla!
      Eu adorava que vocês fossem lá assistir. Serei fácil de distinguir: camisola amarela a dizer "4 ao km" =)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Sou da tua opinião, Isa! Aliás com já tive oportunidade de expressá-la lá no meu cantinho: viver a corrida de um modo feliz! Esquecendo os tempos, as médias, os ritmos, os passos... Acima de tudo: correr para ser e estar feliz! E isso, além de correr, sabes fazê-lo bem!
    Força para amanhã! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela!
      Se não formos felizes enquanto corremos então para quê correr, não é?
      Correr sempre feliz. Por vezes sofre-se, por vezes custa mas o sentimento geral é de felicidade e bem-estar :)
      Beijocas e boa prova no domingo!

      Eliminar
  9. É verdade que o tempo passa rápido mas também já muita coisa passou desde o desafio. E boa! :)
    E o que tem passado não só comprova o muito que já esperava de ti mas ainda supera! Tens uma força de vontade e motivação a toda a prova! És um grande exemplo!!!

    E amanhã, tal como já te disse, vais juntar mais uma pedra preciosa ao teu currículo. As Lampas!

    Força e DIVERTE-TE!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai padrinho padrinho. Está quase. Tem sido uma viagem incrível. Obrigada por tudo.

      Estou ansiosa pelas Lampas, estou mesmo curiosa para ver como é. Venham as rampas! =)

      Beijinhos e bom treino amanhã! Estou a enviar energia positiva :)

      Eliminar
  10. Força Isa! Gosto muito do teu blog. A minha história é a mesma: um dia descobri que adoro correr! Amanhã também vou pela primeira vez correr a meia das Lampas e no dia 6 de Outubro lá estarei para *tentar* a minha primeira maratona! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Então se me vires por lá podes ir cumprimentar-me à vontade. Estarei de camisola amarela a dizer "4 ao km" :)
      Boa corrida amanhã!
      E muita força para a estreia na maratona! Vamos conseguir!

      Eliminar
  11. Grande Isa!
    Que continues a ser feliz a correr!

    Beijinhos e até amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vitor.
      Que também sejas sempre feliz enquanto corres.
      Até amanhã!
      Beijinho

      Eliminar
  12. Já há algum tempo que não sonho com uma prova, a não ser se se considerar sonhar acordado, porque nesse caso há 3 meses que não faço outra coisa! ;) És um exemplo que preseverança!

    Boa prova amanhã e dia 6 lá nos encontraremos em Cascais!

    ResponderEliminar
  13. Isa...treinar, mais a mais para uma Maratona é mais que meter kms...fazer seriies, rampas e seguir este ou aquele método de treino. É também incluir o descanso, o tempo de recuperação, e a alimentação tem de ser regrada e adequada ao esforço que andas a fazer.

    A treinar para uma Maratona é fácil ficarmos com algumas carências, nomeadamente de minerais...

    Agora, que ando a correr mais, sinto também necessidade de alterar a minha alimentação...mesmo com os cuidados permanetentes para manter o peso, ou para perder peso... há que dar ao corpo hidratos de carbono, proteína, que a seguir a um treino longo vão permitir aos músculos se regenerar, recuperar e ficarem "mais fortes" usufruindo dos benefícios do treino em si.

    Não são poucos os atletas que a treinar para uma prova de longa distância tomam suplementos (de magnésio, por exemplo) e têm cuidados redobrados na alimentação.

    E esses cuidados fazem muita diferença! Falo por experiência própria.

    Beijinho e até amanhã nas Rampas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana.
      Falta de descanso e tempo de recuperação penso que não será o problema. Quanto à alimentação é uma possibilidade, visto que apesar de ter mais cuidados desde que corro e desde que comecei os treinos para a maratona não sigo as coisas religiosamente.
      Seja como for foi só uma coisa de 1 dia, já passou :)
      Beijinhos e até logo :)

      Eliminar
  14. E que bom é ler estes teus reports e resumos dos treinos. Com dias bons ou dias menos bons, nota-se aí uma bela força de vontade. :) Continuação de boa preparação para dia 6 e boa prova amanhã (eu estarei a acelerar no autódromo do estoril). Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a tua prova tenha corrido bem Fiona.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  15. Olá, ansiosa para ler o relato de hoje...infelizmente, não tivemos oportunidade de ir assistir à prova.
    Espero que tenha corrido bem.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O relato só devo escrevê-lo amanhã.
      Não faz mal :)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar