segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Como a Corrida da Linha me pôs na linha

A duas semanas da maratona ganho algum juízo e desço à Terra. Se no dia 6 de Outubro estiver calor como estava ontem será muito complicado. Mais do que nunca acho que as 10h05m para a partida de uma maratona são muito tardios. Até os primeiros já vão chegar depois do meio-dia e a grande maioria chegará depois das 13h e 14h...num percurso em que sombras nem vê-las...
Vai ser duro, duro, duro.
Sei que normalmente sou uma pessoa até bastante optimista, mas ontem desci à Terra. Se eu chegar ao fim antes das 6h de tempo limite já será um milagre.
Tudo o que quero é ir correndo e sempre que necessário andar um bocado. Ir percorrendo km após km e ir pensando "1 km já está, 2 já cá cantam, 3 já eram..."e por aí fora até ao 42.

Após 3 meses de treino em que a grande maioria dos treinos correram bem retenho na memória dois que correram mal, o primeiro de todos e o de ontem. Vou então relatar o meu treino de 18 km com Corrida da Linha/Destak incluída.

Por volta das 8h30 já estava na zona de partida com o João, Lúcia e Eberhard. Conversámos um bocado, entretanto também se juntou a nós o Isaac, um atleta já conhecido de outras corridas e um pouco depois o Vitor.

4 ao km presentes: Lúcia, Eberhard, eu e João.
Um pouco antes das 9h eu, o João e o Vitor começámos o nosso treino de pois haviamos planeado correr os 8 km antes da prova. Corremos pelo passeio marítimo de Carcavelos e de Oeiras e também pela Marginal que aquela hora já estava fechada. Nenhum de nós ia a 100%, eu e o João sentiamos as pernas presas, o Vitor ia com algum receio que uma dor no pé se manifestasse mas apesar disso fizemos os 8 km mais ou menos bem.
Regressámos à partida da corrida onde não esperámos muito até ser dado ínicio da prova. Já estávamos bem transpirados e o calor fazia-se sentir cada vez mais forte apesar de ainda serem 10h, hora que relembro será a hora da partida da maratona.

Começámos bem cá para trás, aliás nem me lembro de alguma vez ter começado uma prova tão para trás, e decidimos ir nas calmas pois a maratona está aí à porta e não nos apetecia fazer grandes avarias. Nem tinhamos chegado ao 2º km (para nós já 10º) e eu comecei a sentir-me sem energias. Não tinha forças, sentia-me quente e demasiado transpirada. Não ia bem. O ritmo começou a abrandar, eu comecei a desejar que aparecesse o abastecimento. Não ia nada bem e só pensava que havia de fazer os 10 km mas ia ter que andar, não havia hipóteses. Por muito que a parte psicológica seja fundamental, se a parte física se sente esgotada valerá a pena tentar dar-lhe a volta psicologicamente? Não será melhor dar ouvidos ao que o "físico" nos está a dizer? Valerá a pena arriscarmos demasiado só porque queremos? O corpo estava-me a dar sinais que não estava bem, por alguma razão era.
Por volta dos 4 km havia o primeiro abastecimento, foi como se estivesse a olhar para um óasis. Mas mesmo assim não melhorei muito. Pouco depois havia uma bomba de gasolina, o João convenceu-me a fazermos esse desvio para eu ir-me molhar bem e encher a garrafa. Lá me convenceu e foi assim que fizemos os 3 um desvio para eu tomar um duche...lendo a coisa até pode ter piada, mas na altura não teve piada nenhuma.

Depois deste ligeiro desvio retomámos à Marginal e andámos um bocado. Era mais seguro assim, eu não queria abusar. Nesta altura eu mal conseguia falar, confesso que por estar um pouco emocionada com o gesto dos meus dois companheiros. Viram que eu não ia bem e seguiram sempre comigo, desviando até o caminho só para eu me ir refrescar. Logo a seguir o Vitor lembrou-se que levava um cubo de marmelada com ele e depois de eu comer a marmelada e de estar bem mais refrescada comecei aos poucos a sentir-me melhor e com um pouco mais de energia. Ia bastante sensibilizada pela amizade e companheirismo destes meus dois anjos da guarda que durante a corrida foram nomeados por mim de santos =)
É nestas alturas de maior dificuldade que mais valor damos aos actos das pessoas e o facto de ambos terem permanecido sempre comigo, a dar-me força, marmelada e água, epá não há palavras. Apenas um

MUITO OBRIGADA JOÃO E VITOR.

Depois de tanta água e de um cubo de marmelada que me soube mesmo muito bem comecei a arrebitar, comecámos a conversar mais descontraídamente e a rir. Rir é bom sinal =)
Ainda andei mais duas ou três vezes porque não queria mesmo estar a esticar a corda a 2 semanas da maratona. Mas por volta do km 8 comecei a acelerar, finalmente sentia-me com energia, à passagem do km 9 ainda ia melhor. Os meus dois companheiros perceberam que eu estava bem melhor e lá seguimos os 3 a uma velocidade já mais composta e ainda chegámos a ultrapassar várias pessoas nesse último km. 
Conseguimos fazer um tempo espectacular ;)1h13m13s! Tempo mega espectacular! =P
Mas se no ínicio falámos logo que íamos nas calmas pois era dia de treino e a maratona está a apenas 2 semanas, quando me deu aquela falta de energia (para mim foi um muro) eu comecei a ver a coisa preta, por isso ter terminado e não termos sido os últimos foi para mim uma grande vitória. 

Por acaso no fim eu até sorri algumas vezes mas quando vi a Mafalda a tirar fotografias
fiz esta cara de "estava a ver que a tortura não acabava...."
Esta foi claramente a minha pior prova até hoje, o que me deixa um pouco apreensiva para a maratona.
Já o disse mas reafirmo, o que me deixa com mais medo para a maratona não é a distância em si. Eu acredito que consigo correr 42,195 km. Caramba eu fiz vários treinos acima de 20 km e um de 30,5 e acabei sempre bem! O que me deixa com medo é o calor. O calor será o grande obstáculo. O calor é que pode lixar tudo. Com calor as coisas podem tornar-se bem complicadas. Depois há outro factor, o sol. Porque pode estar calor mas estar nublado. E também pode estar sol mas não estar assim tanto calor. Seja como for o sol (mesmo que só estejam 20 e poucos graus) a incidir sobre uma pessoa durante mais de 5 horas seguidas pode ser bem complicado. 
Sei que vocês leitores deste blogue estão a torcer por mim, sei que vão deixar aqui palavras de incentivo (e já deixaram tantas ao longo destes meses) e estou-vos imensamente grata por isso mas tenho de ser realista. O importante é terminar e terminar bem dentro dos possíveis. Mas eu sei que eu e o calor não fomos mesmo feitos um para o outro. Eu sei que se estiver calor as coisas não vão ser fáceis. Se correr uma maratona só por si não deve ser fácil, então com a agravante do calor e de um percurso quase sem sombras é que não será mesmo fácil. Claro que isto tem um lado bom, se eu conseguir correr esta, consigo correr outras :) 
A Isa lutadora e determinada está cá, só ajustou um pouco os parafusos para descer à Terra.

Provavelmente o que correu mal no Destak foi o facto de eu não ter comido nada antes da prova. Corremos 8 km, e depois seguimos para os 10 e a última vez que eu tinha comido já tinha sido à 3 horas, ao pequeno-almoço...Assim que comi a marmelada que o Vitor me deu notei a diferença, arrebitei. Mas também sei que estava muito calor ontem e que isso não ajudou nada, pelo contrário só me deitou mais abaixo.
No dia da maratona não vai haver esse risco pois vou levar marmelada para comer antes da prova e terei geis ao longo de todo o percurso para não falar de bananas se achar que preciso. Mas se estiver calor meus amigos...olhem...como diz a Mafalda...será com uma perna à frente da outra e hei-de lá chegar ao pórtico que diz Meta. Hei-de lá chegar.

p.s. S. Pedro imploro-te que no dia 6 de Outubro de 2013 esteja fresquinho e nublado, um ventinho ligeirinho e uns chuviscos serão muito bem-vindos. Muito obrigada.

35 comentários:

  1. É, sem dúvida, o grande ponto de interrogação. Que tempo vai estar? Já fiz uma prova com 40 graus (250 anos de Oeiras) e sempre ao sol mas... eram 10 kms. Estar a série de horas que vamos estar com calor forte e raios de sol a pique, vai ser complicado. Mas... vamos ter esperança no S. Pedro.
    Tenho que confessar que tenho mais medo desta do que da primeira, exactamente por esse factor, mas tudo há-de correr bem.

    E acho que o dia de ontem foi muito positivo pois ensinou-te uma coisa. Mesmo que estejas a bater no fundo (como chegaste a estar que nos assustaste aos dois), devidamente tratada consegues recuperar como o fizeste. Para quem te viu na bomba e depois no último km, a comparação é abismal. O que prova que se pode bater num muro mas há saída.

    E não te esqueças que um mau ensaio geral resulta sempre numa grande estreia! :)

    Força! Vamos lutar com o que temos, o que não temos e o resto inventa-se! Vamos fazer da união a nossa força! :)

    Beijinhos



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim João, é impossível não ter mais medo de uma maratona com sol e calor.

      Pois...eu sei que vos assustei. Eu também me assustei.
      Nem se compara. Na bomba eu estava completamente sem energia e depois a energia voltou. Consegui saltar por cima do muro, só espero também o conseguir na maratona.

      Grande estreia João? Achas? A grande estreia aqui será simplesmente terminar. Essa será a maior das vitórias.

      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
    2. Isa, quando disse grande estreia é venceres. E venceres é cortar a meta. Acredita que vai ser uma grande vitória! :)

      Eliminar
    3. Eu sei João.
      E é tudo o que eu quero. Apenas correr e terminar a maratona. E de preferência ser feliz nesses 42 km, pelo menos ser feliz durante alguns kms.

      Eliminar
  2. Cheira-me que já é a fadiga acumulada a dizer-te "olá, estou aqui". Repousa sempre que possível, reforça a vitamina C e bebe muita água nos próximos dias. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode até ser isso. Mas eu tenho descansado bastante, não noto que esteja mais cansada e durante a semana os treinos correram bem.
      Acho mesmo que foi falha de reposição de energia depois de ter treinado 8 km e depois ter-me abalançado a correr mais 10 com o calor que estava e sem ingerir mais nada para além de água.

      Já estou a reforçar desde a semana passada, com muito suminho de laranja graças à tua dica :)

      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar
  3. Isa, para além do calor, pode ter sido claramente a falta de comida/açucar que te deitou abaixo. as previsões apontam para 21ºC, mas pode ser que haja um ventinho bom a vir do mar. :)
    Agora desceste com os pés à terra mas dia 6 vais voar baixinho. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o João e o Vitor poderão se calhar confirmar isso melhor que eu porque eles viram como eu acabei por recuperar após muita água e a marmelada.
      O problema é que as previsões estão sempre a mudar...mas vamos manter-nos optimistas.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Boa tarde. Eu ainda não tenho a experiência da maratona (espero vir a tê-la em Sevilha em 2014) mas tenho a experiência do triatlo longo e dos longos treinos para a fazer. E nestas provas de triatlo, há 4 segmentos: a natação, o ciclismo, a corrida e ... o consumo de energia. Se este último segmento for mal planeado ou efectuado, todos os outros podem ficar seriamente comprometidos.
    Isto para dizer que, se me permite a sugestão, essa água é claramente insuficiente para garantir a hidratação para essas distâncias e para garantir uma reposição de minerais e nutrientes perdidos no suor, que com este calor, é muito.
    Faltam 2 semanas e ainda há tempo de fazer alguns testes nesta semana. Eu sugeria pensar seriamente em hidratar com isotónico (ou pensar na marca que possa haver na prova) ou pensar em levar uma garrafa com o isotónico que estamos habituados. Além disso, sugeria pensar seriamente em ingerir 2 ou mesmo 3 gel durante a prova. Mas isso é algo que tem de ser feito agora para se saber qual o melhor saber e evitar desarranjos na prova. Entre muitos e muitos à venda, eu sugeria ingerir 2 da Maxpower (á venda na Decathlon, p.e.), dos que têm 210mg de Sódio. Isso deverá ser o suficiente para compensar a elevada transpiração e prevenir o aparecimento das indesajadas cãibras.
    Força!
    Luis Santos
    http://makejetomossoonsports.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, muito obrigada pelos conselhos. Concordo plenamente, água é insuficiente e estou farta de saber isso mas desta vez falhou-me. A falha foi minha e isso não vai acontecer na maratona.
      Quanto à maratona eu irei consumir geis ao longo de todo o percurso, já foram testados em meias e em treinos longos e sei que resultam e que funcionam comigo.
      Obrigada pelos conselhos e pela força.
      Bons treinos!

      Eliminar
    2. Eu sei que com o calor é muito mais complicado.
      Eu já fui um corredor que me aguentava bem com calor e agora nem pensar!
      Mas temos que ver que a partir dos 5 km vai haver abastecimento de 2,5 em 2,5 km se o calor apertar a "técnica" vai ser para além da hidratação normal deitares uma garrafa de água pela cabeça abaixo! Podes crer que te vai ajudar muito.
      Não sou grande apologista da marmelada durante a prova nem antes da mesma embora o tenho usado nas 12 horas mas era um tipo de esforço completamente diferente. Com um bom pequeno almoço antes da prova (igual ao que fazes normalmente antes da provas) e com os géis que vais tomar durante a prova (que, como sabes, foram recomendados um grande especialista no assunto) mais os líquidos acho que te safas na perfeição. Eventualmente podes comer uma banana antes da prova (mas tens que testar isso antes) que é uma autentica barra energética, ou então ires petiscando umas bolachas simples tipo água e sal (e mais para enganar o nervoso que se pode traduzir na sensação de "fome").
      Deves reforçar os hidratos de carbono nos dias antes da prova (massa, arroz batatas, alguns doces mas cuidado com eles para não ter algum desarranjo intestinal) e beberes muito água.
      Como sabes eu até corria alguma coisa antigamente ( para um atleta de pelotão) e olha que fiz as minhas 3:10:27 na maratona sem nenhum abastecimento solido! Mas sei que eram outros tempos e que também segui um regime alimentar especifico na semana antes da maratona para carregar a "maquina" de hidratos de carbono (depois podes perguntar ao João como era mas não é para imitar que isso implica fazer experimentações e já não tens tempo!).
      Mas vais ver que o São Pedro vós vai dar uma dia à maneira!

      Eliminar
    3. Obrigada Jorge.
      Quanto à água é o que eu já faço sempre, bebo um bocado e despejo um bocado em cima.
      Estou a contar não haver problemas de hidratação e de reposição de sais durante a prova, mas o calor piora sempre as coisas e após tantos treinos que fizemos mesmo no pico do calor este foi pior e não foi no pico do calor...estou convencida que foi mesmo falha minha não comer nada antes da prova.

      Espero que o S.Pedro nos brinde com nuvens e fresquinho mas estou preparada para o pior.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Epa eu sou melhor é com o calor! Este fim de semana acho que estava mais calor do que na Corrida do Tejo e melhorei novamente o meu tempo de 10km! A seguir à prova fiz mais 8km e já estava uma brasa... Parecia que tinha voltado ao meu Alentejo, foi difícil mas tinha de ser, estava planeado no meu treino fazer 18km. Dou-me bastante bem com marmelada, é o que vou usar na Meia Maratona, mas também prevejo correr só 1h39m no máximo. Treino difícil, combate fácil é o que a minha profissão ensinou! Beijinhos e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê-se mesmo que és alentejano ;)
      Só tu é que te dás melhor com o calor e isso é uma grande vantagem.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Vê-se mesmo que és alentejano ;)
      Só tu é que te dás melhor com calor do que com frio. Isso é uma grande vantagem, não ires abaixo com o calor.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Isa, o dia de ontem já foi. Mais alguma experiência se adquiriu para dia 6/10. O calor é que não está nas nossas mãos, esperemos que esteja muito diferente de ontem.
    De resto, foi um prazer correr contigo e com o João.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vitor.
      Para mim é que foi um prazer correr convosco. Se não fossem vocês, tinha sido bem mais complicado.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Madrinha!! Minha querida Madrinha!!!
    Como eu te compreendo em relação ao sol\calor! Aliás não serei a única porque sinceramente julgo que não haverá pessoa que adore correr com calor! Ontem foi dia de treino e era para correr 10 e fiquei pelos 5k...eram 9:30 quando os terminei e lembrei-me de vocês! O calor sem dúvida que é um inimigo. Bom os pedidos especiais ao S.Pedro pela minha parte estão feitos, e julgo que as previsões para os próximos dias serão de baixa das temperaturas, era bom que assim continuasse.
    Não deixes que a prova\treino de ontem mexa muito contigo psicológicamente. Tu sabes mais do que ninguém o quanto estás preparada para enfrentar a Maratona, e eu sei que vais á luta. Sei que se estiver calor será uma prova dura de roer, mas também sei que és determinada e lutadora e não é um calor irritante que te vai fazer baixar as asas!
    Por isso minha querida Madrinha daqui em diante trata de cuidar de ti, alimenta-te bem, repousa MUITO BEM!!!! (muito importante) Porque o treino está feito!!
    Um grande beijinho com muita força aqui da afilhada :)
    E lembra-te: O que não nos mata torna-nos mais fortes! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afilhada, já animaste muito a tua madrinha com as tuas palavras =)
      Obrigada por toda a força. Eu vou conseguir!
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  8. Compreendo muito bem o que sentiste!! E, de facto, é uma sensação horrível, como se nos estivessem a sugar a energia... Se calhar o não te teres alimentado convenientemente também ajudou, ai ai! :)
    De qualquer forma, respeitando a distância, um quilómetro de cada vez, essa meta vai ser cruzada e conquistada! Além de que o tempo vai estar muito melhor, só pode!!

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ontem falei com o João sobre isso e estou convencida que aquilo foi uma espécie de muro, felizmente consegui dar-lhe a volta o que me deixa mais optimista. Mas tens razão, a grande falha foi não ter comido qualquer coisa, marmelada, banana, antes da prova.
      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
  9. Isa,

    também eu embarquei recentemente nesta aventura da Maratona, e talvez por isso estou mais atrasado, pois tenho como objectivo fazê-la no Porto em 2014, estando neste momento a fazer treino base e a começar a aumentar a distância para a Meia Maratona.

    Antes demais quero desejar uma boa prova e que possas rapidamente ultrapassar este mau "treino/prova" e utilizar os seus ensinamentos em teu proveito.

    Como já dito acima a alimentação antes e durante a prova, e a hidratação são fundamentais, e isto dito de alguém que tinha a mania de fazer provas/treinos de 10 kms em jejum, o que estou a mudar pois a maratona são apenas mais 32 kms. (Ainda me lembro da minha primeira meia maratona, ou melhor, primeira tentativa, quando ao km 14 comi um cubo de marmelada que me soube como um manjar dos deuses, eu que não gostava de marmelada. Hoje é algo que não despenso em provas longas).

    Confesso que muito recentemente comecei a seguir o teu bloque e não sei como foram os treinos, mas para além do que já foi dito queria apenas partilhar a minha experiência, ainda que neste campo o tempo já seja muito curto até à prova, mas poderá servir para outras:

    Há cerca de 1 mês e meio apercebi-me de que as maratonas normalmente começam às 10h, o que somando 4h30, ou 5h ou 5h30, fazem com que apenas se termine a prova lá para as 14h30 ou 15h ou 15h30, pelo que estaremos a correr no período mais quente do dia, ainda que seja na Primavera ou no Outono, e ainda que possa vir a calhar um dia quente.

    Assim, e inspirado pelo recente feito do Carlos Sá na Badwater aproveitei as férias para realizar alguns treinos de 12 a 13kms entre as 10h30 e as 11h40, em Agosto, na zona de Castelo Branco, em estradas com pouca sombra e com temperaturas de cerca de 30º a 33ºC.

    O objectivo destes treinos (nem todos foram feitos nestas condições) serviram para me habituar a correr em condições de calor. Faço tenções de ir incluindo treinos semelhantes ao longo do processo de preparação para continuar essa mesma habituação.

    Não será alheio a estes treinos que depois de ter regressado tenha conseguido correr 22 kms na manhã da Corrida do Tejo, em condições razoáveis e que esteja a treinar distâncias de 15 kms, com subidas, como se de 10 se tratassem.

    Penso que habituarmos o corpo às condições (temperatura, altitude, desnível, etc) que podemos vir a encontrar em prova é fundamental para que no dia possamos estar mais confortáveis e preparados fisicamente.

    Força nestas 2 semanas que faltam e votos de uma Excelente prova, querendo com into dizer, terminar em condições razoáveis.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas das maratonas no estrangeiro começam às 9h ou até mais cedo Fernando. E a Maratona de Lisboa quando era organizada pela Xistarca começava às 9h...o que me parece ser uma hora mais apropriada.

      Quanto aos meus treinos se leres os meus artigos de Julho, Agosto irás reparar que fiz alguns longos a horas bem impróprias...;) alguns em plena hora de almoço e até correram bem. O objectivo foi precisamente esse que dizes, habituar o corpo às condições que poderá vir a encontrar.
      No entanto cada dia é um dia e estou convencida que por alguma razão neste domingo não aguentei tão bem o calor, falha provavelmente minha por não ter comido nada antes da prova para além do habitual pequeno-almoço mas que neste caso já tinha sido há 3 horas atrás...

      Enfim, aprendemos com os erros e resta-me ter mais atenção no dia da prova.

      Obrigada pela força.

      De acordo com o que descreves pareces estar a fazer uma boa preparação para a maratona. Por isso força aí, tu também vais conseguir! =)

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  10. Como eu te compreendo Isa, também sofro muito com o calor!
    Prefiro mil vezes o frio!
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! 1000 vezes o frio!
      Mas há-de tudo correr bem.
      Força com esses treinos.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Todos temos maus dias, e não será com certeza este pequeno revés que te vai derrubar...tratou-se apenas de mais uma aprendizagem, neste momento estarás mais atenta às questões da alimentação.
    Não sei se te vejo antes da maratona, mas conto estar lá no dia, para gritar pelo teu (vosso) nome !!!
    Beijocas e muita força
    Esqueci-me de dizer....já falei com o S.Pedro...vais estar como tu pediste ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Derrubar não, mas fazer-me descer à Terra sim!
      Obrigada pela cunha :) Espero que tenhas razão.
      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Isa,

    Acredita que pelo facto de teres a coragem de te apresentares na meta, já és uma grande vencedora! Nada tens a perder, vais nas calmas ....
    Nesse mesmo dia, estarei a tentar fazer a minha 1ª meia, em Ovar.
    No meio de tanto Km, lembrar-me-ei de ti e dar-te-ei força mental! :)

    Bjinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana.
      É mesmo isso, vou nas calmas, quando lá chegar cheguei.

      Então tudo a correr pelo melhor nessa estreia :) Vou lembrar-me também de ti e enviar-te boa energia :)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Isa,
    Aconteceu-me mais ou menos o mesmo, fui ao trail á ericeira(30km) também no domingo e aí a partir dos 15, 16 km comecei a quebrar, o meu marido disse que foi pelo facto de não me alimentar bem, ou seja no 1º abastecimento comi meia barra de cereais, no segundo meia banana, e só no terceiro(aos 25km) e quase obrigada por ele comi um cubo de marmelada(não comi mais nos outros porque estava meio enjoada, cansada e não me apetecia mais nada), mas pronto lá acabei em 3h26m mas no fim estava mesmo fraquinha.
    O calor que estava é demais, dou-me pessimamente mal com este calor a correr, estou como tu, só espero que na maratona esteja bem fresquinho(vamos todos pedir ao são pedro para ser amigo).
    Mas obviamente que vais conseguir, já és uma vencedora.
    Beijinhos
    Ana Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos sempre a aprender com os nossos erros, não é?
      Eu dou-me mal com calor seja a fazer o que for, mas a correr custa mais.
      Aconteça o que acontecer no dia da maratona o importante é terminar bem e sobretudo desfrutar da corrida. Eu até já disse ao João, quanto mais tempo demorarmos melhor, é da maneira que prolongamos aquele estado de entusiasmo por estarmos a correr uma maratona :)
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  14. O calor, nos últimos 2 anos tb tem sido uma barreira para mim, por isso evito correr com calor. Mas quando tem de ser, há que ir prevenido, sobretudo ao nível da hidratação e reposição de sais minerais.

    Tens de ver esse episódio como uma oportunidade de aprendizagem: na Maratona, penso que apesar de me faltar experiência nessa distância, a alimentação é uma prioridade de topo, além dos isotónicos. Nestes casos, falhar um posto de abastecimento nunca é uma boa opção.

    Força, o pior já passou (meses e meses de treino). O dia da maratona será apenas um belo dia de passeio, em que concerteza a adrenalina será um excelente aliado para ultrapassar os km extra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo que quero encarar a maratona, um belo passeio :) mas com algum sofrimento pelo meio hehehe.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  15. Olá Isa,
    A próxima semana vai ser muito importante pois temos que ter ainda mais cuidado com a nossa alimentação, acho que é isso que vai fazer uma grande diferença. Acho que por teres tido dois dias maus não quer dizer que as coisa corram mal no dia 6, mesmo com calor, existem maneiras, como já foi dito anteriormente, para minimizar o seu impacto. Nós já corremos em treinos longas distancias que nos prepararam para enfrentar a distancia, agora resta não estragar nada até dia 6 e esperar que tudo corra bem. Afinal andámos a treinar para quê?


    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Manuel. Nós treinámos, agora só temos de ter algum cuidado na última semana e dar o nosso melhor no grande dia.
      Beijinhos

      Eliminar