domingo, 15 de setembro de 2013

Corrida do Tejo e o apadrinhamento da Marta + último longão

Após 27 km estou ainda cheia de energia e estou cada vez mais entusiasmada com a chegada do grande dia. Vou tentar refrear este entusiasmo mas não é fácil. 3 semanas! E estou ansiosa por correr a maratona! Ainda por cima apadrinhei a Marta na sua estreia numa prova de 10 km e ela revelou-se (eu já suspeitava) uma simpatia de pessoa e com uma grande alegria pela corrida. Por tudo isto só posso falar bem desta bela manhã. 

Manhã essa que não começou da melhor maneira. Normalmente acordo com o rádio a tocar e só depois toca o telemóvel. Nessa altura é que me levanto, desta forma acordo sempre de uma forma mais suave. Pois que não sei como fiz a coisa, mas enganei-me e troquei a ordem dos dois. Assim, acordei de repente com a porcaria do despertador do telemóvel e a resmungar comigo mesma. Ok Isa acalma-te. Daqui a pouco tens uma importante tarefa em mãos e é preciso que estejas um pouco mais bem-disposta. Eventualmente lá me passou.

Pausa aqui para falar do dia anterior e de algumas experiências que eu decidi fazer nesta corrida/treino.
Achei que hoje seria o ideal para fazer as últimas experiências pré-maratona. 
Sendo assim fiz uma série de coisas que à partida não seriam as melhores antes e durante um treino longo. 
O objectivo era saber se conseguia correr mesmo com estas "aventuras". Se conseguisse então conseguia correr em qualquer circunstância.

  • Nos 2 dias anteriores não comi massa nenhuma. - não se preocupem que não vou fazer isto nos dias anteriores à maratona. Pelo contrário nos 3 dias anteriores vou abastecer-me bem de massa :);
  • No dia anterior comi favas, uma comida tipicamente pesada e que num treino no Jamor tinha feito mossa - também não vou fazer isto;
  • Na noite anterior tive numa campanha da Focinhos e Bigodes, onde estive entre as 19h e as 22h30 a distribuir papéis em pé. Depois ainda tive a acartar com pesados sacos de ração - também não vou fazer isto;
  • Hoje corri sem as meias de compressão - também não vou fazer isto no dia, foi só para testar correr um treino longo sem as meias;
  • Hoje testei novamente os geis que vou levar durante a maratona e pelo meio ainda comi uma banana, isto porque quero ter a opção, se me apetecer, de durante a maratona comer uma banana e queria ter a certeza que isso não me dava a volta à barriga - portanto esta é uma opção em cima da mesa visto que até correu bem.
E pronto que me lembre acho que estas foram as experiências que fiz para este treino longo e o resultado foi positivo. Mas já lá vamos.

Agora volto à bela manhã de hoje. Chegada a Algés vi logo o João, o João Branco e o Orlando. Depois apareceu a Mafalda. Entretanto fui apresentada a uma senhora e a um senhor que vieram de propósito, espero não me estar a enganar, de Arcos de Valdevez (se não eram daqui, eram bem lá de cima), para correr esta prova. 
E então apareceu a nossa afilhada :)
Cumprimentos, conversa, fotografias. 

Lúcia, eu, Marta, João, Sandra, João Branco, Orlando
Madrinha, Afilhada, Padrinho
Sorrisos que dizem tudo.
Breve despedimento enquanto eu, João e Vitor fomos correr 4 km. Rapidamente percebi que estava com as pernas super soltas e super leves. 4 km passaram muito rapidamente. Fomos pela marginal até perto do Jamor e voltámos para trás. E puff já está. Novamente em Algés encontrámo-nos com a Carla e o Jaime, novamente com a afilhada e esperámos pela Rute mas não a vimos. Entretanto também se juntou a nós o meu amigo Carlos.
Seguimos para a zona da partida onde o tempo passou a voar. O meu pai ainda foi ver-me na partida e em Santo Amaro estaria novamente a ver-me passar. 

Chegou então o grande momento, a hora da partida, a Marta pareceu-nos bastante calma embora entusiasmada como seria natural. Já se sabe que nesta corrida o primeiro km é sempre complicado com muita confusão e isso não permite grandes velocidades. 
A Marta acabou por ter um padrinho extra, o João Branco, e assim fomos quase até ao fim num muito animado grupo de 4.
Não quero contar muito pois acho que a Marta vai querer contar tudo aquilo que sentiu durante a corrida. Digo apenas que sempre a senti bem durante a prova, ela enfrentou a corrida com muita calma, muita alegria e portou-se lindamente. Foi uma grande alegria e um grande orgulho cortar a meta com ela. E sou uma madrinha muito babada com o feito da sua afilhada :)
Mas na realidade eu e o João não fizemos nada, apenas fomos sempre na conversa com ela e a incentivá-la de vez em quando. De resto ela mostrou uma grande força de vontade e não tenho quaisquer dúvidas que daqui para a frente ainda vai evoluir muito.
Algumas fotos para mais tarde recordar. Paparazzi Isa sempre em acção ;)

Os meus 3 companheiros desta corrida:
João Branco, Marta "Piolha" e João Lima
Vêem o que eu digo?
É só sorrisos e boa disposição.
Foto tirada pela Mafalda:
falta apenas 1 km e só se vêem sorrisos =)
Quanto à minha prova foi muito agradável. Diverti-me muito com eles. Rolei bem, sempre a sentir-me levezinha. Gostei mesmo muito da corrida que fiz com o padrinho, com a afilhada e com o João Branco.

Depois houve tempo para mais umas fotografias, despedimo-nos da Marta e reunimo-nos com a Carla, Jaime, Rute e Vítor para a continuação do nosso treino. Mais 13 km para perfazer os 27 km.
No final da corrida:
Jaime, Carla, Marta, João, eu, Rute e Vitor
Seguimos pelo Passeio Marítimo de Oeiras até Paço d'Arcos e depois aproveitámos o encerramento da Marginal para seguir pela estrada. Fomos sempre na conversa, tirámos algumas fotos e num instante estávamos em Algés onde nos despedimos primeiro da Carla e do Jaime e depois da Rute. 
Mais fotos tiradas na terceira fase do treino de 27 km:
Em plena Marginal mas em sentido contrário ao da corrida que já
tinha terminado.
Rute, Jaime, Vitor, Carla e João.
Rute, Vitor, Carla, João e eu
Segui com o Vitor e com o João até Belém onde fizemos o nosso retorno e eu e o João acabámos o treino com 27 km. O Vitor com um pouco mais, mas isso deixo para ele contar ;)
Acabei bem, muito bem-disposta e muito entusiasmada. Os treinos longos estão feitos! Para a semana ainda farei a Corrida do Destak + 8 km, o que perfaz 18 km, coisa que já não considero bem um treino longo.
Acima de 20 estão feitos! Digam lá que não dá arrepios.
Todos diziam que o que custava mais era a preparação para a maratona. Mas eu sempre me senti desejosa de treinos longos e a verdade é que o balanço é bastante positivo e tirando um ou outro treino não posso dizer que me tenha custado por aí além. Sinto-me muito satisfeita com os treinos longos que fiz. 
Faltam 3 semanas e estou super entusiasmada.

O balanço deste dia é muito bom. 
Um treino longo que correu bastante bem apesar das experiências que fiz. E isto só me faz acreditar que se consegui correr bem mesmo com todas estas experiências, algumas bastante manhosas, então consigo correr com as coisas ainda mais a favor.
E uma agradável Corrida do Tejo em muito boa companhia e onde a estrela foi a Marta que está de parabéns pelo conseguido :)

27 comentários:

  1. Uma manhã que fica na história por muitas (e todas boas) razões.

    Se ficaste mal disposta com o despertador, não se notou nada. Muito pelo contrário!!! :)

    Enfim... não sei o que dizer mais, apenas que estou muito feliz pelo dia de hoje.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando chego ao ambiente de uma corrida fico logo bem-disposta. E então quando corro não consigo ver nada que eu preferisse estar a fazer.
      Estamos ambos muito felizes e só temos razões para isso :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Só mais 3 semanas... Eu vi-vos passar na zona da meta e ainda gritei um força. Foi uma grande manhã de corridas!
    Bjnhs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi, mas obrigada pela força :)
      Espero que também tenha corrido tudo bem na tua corrida.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parabéns pela excelente manhã desportiva! Vai correr tudo bem na Maratona! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio.
      Espero que também tenhas tido uma óptima manhã.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns à Marta e aos padrinhos! :) E obrigada pela companhia de regresso. Foi uma manhã bem passada e um teste mais que superado para vocês, sobretudo com essas experiências todas maradas (favas??! Nem sem correr, quanto mais a correr). :P
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase ninguém que eu conheço gosta de favas hehehe, mas isso é porque nunca comeram as favas certas. Eu só gosto mesmo quando são feitas pelo meu pai, o que foi o caso :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  5. Alem de estares cada vez em melhor forma estás cada vez mais esperta!
    As experiências que fizeste com vista à maratona foram excelente!
    Deram-te a real percepção do que consegues correr mesmo fazendo coisas impensáveis na véspera da maratona.
    A experiência dos abastecimentos também foi fundamental.
    Alem disso todas essas experiências deram-te ainda mais força psicológica.
    Agora vem a parte pior que é a ansiedade das últimas semanas.
    Não vale a pena estar aqui a dar-te dicas pois eu ensinei tudo ao João Lima do pouco que sei e ele pode passar-te isso.
    Beijinhos e a maratona está quase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu já noto que ando mais ansiosa e entusiasmada com o grande dia. Mas tenho que esperar que chegue o grande dia e até lá é continuar com os treinos.

      Dá as dicas todas que quiseres :)
      De facto o João tem-me transmitido vários conselhos que tu próprio lhe transmitiste. Mas conselhos nunca são demais.

      Beijinhos padrinho.

      Eliminar
  6. Grande relato Isa, não te escapou nada!
    Uma grande manhã desportiva em que correu tudo bem.
    Deu para ver que estavas com a força toda :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escapam sempre algumas coisas mas o essencial está lá :)
      Sim, o entusiasmo é cada vez maior e isso vai-se notando.
      Mais um belo treino e onde tu mais uma vez mostraste que estás em óptima forma. Não duvido que farás um tempo bem melhor do que eu e o João.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Mal disposta com o despertador?!?!?! O que eu vi foi uma Isa super bem disposta :D

    Adorei este dia e muito tenhoa aagradecer a vocÊs dois!!
    E ao João Branco!!!

    Muito obrigada!!!

    E tu estás em grande forma para a Maratona Madrinha!!!
    Ela que venha que tu estás á altura! :D

    E eu vou estar lá para ver ehheheh :D

    Beijinhos grandes e mais uma vez muito obrigada!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois passou-me :)

      E nós também agradecemos por nos teres proporcionado uma excelente corrida e uma grande alegria.

      Uma coisa estou de certeza: entusiasmada!

      Fico muito contente que nos vás ver =) Mas não te esqueças leva uma cadeirinha, um chapéu e umas sandochas que ainda vais esperar por nós um bom bocado ;)

      Beijinhos afillhada.

      Eliminar
  8. Favas é tããão bom! Ali com o belo do "xórice", entremeada e uma ou outra febra de porco... nhumy!

    Parabéns pelo amadrinhamento e pelo treino-convívio. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim alguém que gosta de favas! =)
      Obrigada. Foi uma manhã especial.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Experiências e mais experiências, mas nenhuma se vai comparar com a tal de dia 6.
    Mas atenção que os treinos ainda não acabaram, não vale descurar o plano nestas 3 semanas. ;)

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah disso não duvido! =)
      Sim, não te precoupes :) Os treinos continuam até à sexta-feira anterior ao grande dia.
      Tu é que agora estás numa forma espectacular. Vais arrasar na maratona!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Daqui a nada é o dia da Maratona (penso que seja a primeira) pois 3 semanas passam a correr, e de certeza que vai correr bem.

    Tembém eu estou a pensar fazer a minha primeira maratona, mas apenas para o ano. Confesso que é imaginar os treinos longos (30 ou mais kms) que me deixa com arrepios.

    Atualmente ando a treinar cerca de 10 a 13 kms, mas hoje entre aquecimento, Corrida do Tejo e retorno fiz 22 kms. Talvez por isso venha a antecipar, lá para Dezembro, a participação numa meia-maratona, a caminho do objectivo final.

    Boa sorte para a Maratona. De certeza que vai correr bem.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo a primeira. E 3 semanas passam num instante por isso o entusiasmo cresce.

      Os treinos longos foram os que eu gostei mais :) Se arranjares companhia vais ver que se tornam mais fáceis.

      Se já consegues correr 22 km estás mais que preparado para uma meia-maratona.

      Obrigada e força também para esses treinos.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Estão todos de parabéns, em especial padrinhos e afilhada!
    Está quase, Isa...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Está mesmo quase, já lhe sinto o cheiro :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Muitos parabéns a todos. Gosto destes vossos grupinhos que se juntam para correr e se vivesse por essas bandas de certeza que num ou outro treino estava aí batidinho. Tás mesmo uma máquina....agora nem precisas de uns 5km para aquecer os motores nem nada :)...27km e cheia de energia...uauuu...fruto do teu trabalho, empenho. Agora vem a fase da ansiedade, vais sentir as pernas pesadas lá mais para o fim, mas não te preocupes que é normal.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se um dia vieres cá a Lisboa tens de avisar que é para combinarmos todos um treino em grupo :)
      Já entrei na fase da ansiedade e muito entusiasmo. Mas por fora tento manter-me calma e mostrar-me serena.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  13. Olá Isa,
    Vocês passaram por nós na descida para Caxias, lá íamos no nosso ritmo, lento mas seguro, e assim foi até ao fim.
    Foi um dia bastante agradável, finalmente consegui por toda a Familia a correr (com gosto).
    Bons treinos e nao penses muito na maratona porque as coisas vão sair bem de certeza.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O convívio é o que torna as corridas mesmo especiais.
      Não consigo evitar pensar na maratona, mas não é preocupação é mesmo entusiasmo e ansiedade para que chegue o dia :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar