segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Meia-maratona de S.João das Lampas, dura para caramba!

O título já diz tudo.... Mas esta meia merece um relato bem pormenorizado e bem longo. Longo...tal como foi a minha prova...longa....

Uma coisa é certa, esta foi a prova de estrada mais dura que fiz até hoje. Já houve provas que me correram pior e que me custaram mais. Mas se tentar olhar para as coisas de forma objectiva tenho que ser sincera. Esta prova é dura. Não é fácil.
Se há um ano atrás em vez de me ter estrado na meia da Vasco da Gama tivesse antes feito a estreia nesta prova provavelmente teria ficado um pouco traumatizada. São subidas atrás de subidas. A prova é um sobe e desce constante. Do ínicio ao fim! Sim...que algumas pessoas disseram-me que o que custava mais eram os primeiros km's, até por volta do km 13. Para mim não foi assim. Mas como eu também vivo as coisas de uma forma estranha pode ser que o problema seja eu. Mas definitivamente não imaginei, não estava com alucinações! A partir dos 13 km continuam a haver rampas. Durante o km 18 há uma boa rampa. Portanto elas existem praticamente até ao fim. Os últimos km's (2 ou 3) é que de facto já são a descer, e isso nem sempre é uma coisa boa....

Posso estar a levar-vos a crer que não gostei da prova. Nada disso!!! Eu adorei! Se não fosse dura não tinha tanta piada :) Mas há que dizer as verdades e a verdade é que esta prova é daquelas a não perder mas que são duras para caraças!

Vou então relatar a minha prova.

Chegada a S. João das Lampas com o Quarenta e com o casal Nuno e Sandra (obrigada pela boleia) encontrei várias pessoas conhecidas e outras que não conhecia mas que passei a conhecer. Esta é uma das coisas boas de ter um blogue. As pessoas reconhecem-nos, vêm falar conosco, trocamos palavras de incentivo e isso deixa-nos mais bem-dispostos. Para mim as provas valem muito por isto, o convívio. E eu estava cheia de saudades de uma prova. A última foi a meados de Julho! Quase 2 meses! 
Ainda não tinha começado a corrida e eu já me sentia bem-disposta e feliz só por estar ali naquele ambiente. 
Neste período pré-prova algumas pessoas disseram-me (e também já tinha lido) que o pior é o inicio, entre os 6 e os 13. Que depois melhorava, depois fazia-se... (not for me).
Fiz um aquecimento com o Nuno, Sandra e Eberhard. 
Foto AMMA:
A aquecer com o Eberhard, a Sandra e o Nuno
 e aqui também o Pedro Carvalho se juntou a nós.
Na linha da partida estava desejosa que dessem o sinal de partida. Ficam algumas fotos que tirámos:
Foto tirada pelo Nuno:
Eu e a Sandra.
Por trás destes sorrisos ambas escondíamos algum nervosismo.
A apenas uns minutos da partida.
E eis que começou. Segui perto deles os 3. Depois a Sandra e o Nuno seguiram e eu no meu habitual período de "as pernas ainda estão a tentar perceber o que quero que elas façam" deixei-me ficar com o Eberhard. Passado um pouco juntou-se a nós o João Cravo e seguimos os três juntos durante 2 ou 3 km. Esses km's foram muito agradáveis. Ia acompanhada, iamos na conversa, iamos nas calmas e tinhamos uma vista brutal! Ah e íamos a descer! =) Momentos bons.
O João deu a ideia das fotos e eu tirei estas duas com o telemóvel. Daqui para a frente não voltaria a tirar mais nenhuma foto. 
A descer...Mas,tal como disse o Eberhard, o que se desce depois sobe-se...
Na foto não dá para perceber mas lá ao fundo há um carreirinho de formigas, perdão pessoas,
a subir a encosta.
Na tal descida longa.
Foto AMMA:
De amarelo quem mais poderia ser? De branco os dois homens que me acompanharam nos
primeiros km's. De boné laranja o Eberhard, de boné branco o João Cravo.
Descemos, descemos e a paisagem era muito bonita mas já víamos muita gente na primeira grande subida que nos esperava. Nesta altura já ia quente por isso meti nova mudança e acelerei. Claro que não acelerei grande coisa mas foi o suficiente para deixar os meus dois companheiros para trás e seguir sozinha. Ia bem, ia a apreciar a vista, ia a desfrutar da dureza da subida. Quando acabou sentia-me bem e continuei a acelerar embora pouco. Ultrapassei algumas pessoas mas nada de extraordinário. Senti uma espécie de 2º fôlego a querer levar-me mais depressa mas não quis abusar. A maratona está aí à porta e ainda não sabia o que as Lampas tinham ainda reservadas para mim por isso decidi poupar. 

Já tinha visto que o Joaquim Adelino seguia um pouco à frente e aos poucos fui aproximando-me até o alcançar. Fui alguns km's na conversa com ele. Muito mais experiente que eu, é um ultra-maratonista. Não ia a 100% e só por isso é que o consegui alcançar. Foi-me explicando o que ainda nos esperava e apontou para uns pinheiros dizendo que ali iriamos iniciar mais uma boa subida. Mas até lá descíamos. Foi mais uma boa etapa esta em que corri com o Joaquim. 
Acho que foi depois desta subida e já na descida que descolei do Joaquim. A descida tinha um declive que faz favor! Se uma pessoa não tem cuidado embala por ali abaixo e acaba toda partidinha no fim da descida.
Segui então novamente sozinha. Mas o Joaquim acabaria por me alcançar já a uns 2 ou 3 km da meta e acabaria uns minutos à minha frente.

Tenho estado a esquecer-me de referir uma coisa muito importante. Importantíssima! O apoio das pessoas.
Durante toda a prova foi uma festa, com as pessoas a aplaudirem os atletas, a gritarem um "Força!" ou "Força menina!" ou um "Vai mulher!". Podia já ir cansada mas agradeci sempre, ou dizendo obrigada ou acenando ou simplesmente sorrindo. Numa subida ouvi um comentário engraçado, um homem vendo o estado dos atletas que iam a subir (eu incluída) perguntou para o ar "Alguém precisa de oxigénio?". Hehehehe =) A cara com que devíamos ir...E um senhor que estava com ele a assistir respondeu "Eu preciso, que já estou aqui há muito tempo a gritar e a aplaudir." Ahahahahahah. 
Eu não precisava de oxigénio (apesar de estar constipada senti sempre a respiração controlada) mas não me importava que alguém me tivesse lançado uma corda e me puxasse por ali acima =P.
Outra coisa muito útil foram os "chuveiros" ao longo de todo o percurso. Tudo obra dos expectadores! De vez em quando lá passava lá por baixo para me refrescar. Embora não estivesse calor, como uma pessoa aquece bem nas subidas sabia bem refrescar um pouco.

Entretanto há um atleta que já há algum tempo ia a correr perto de mim e acabou por meter conversa e fomos juntos mais alguns km's.  Esta prova foi gira também por causa disso. Ora ia sozinha, ora corria uns km's com companhia. Esses km's que fui com ele também ajudaram a distrair. Chegámos então ao km 13, novamente na vila de S. João das Lampas. Tal como eu, ele estava a estrear-se nesta prova e tinha as mesmas informações que eu, ou seja, o pior já tinha passado. Garanto-vos que para mim o pior ainda estava para vir. Mas o que me vale é esta teimosia (pronto chamem-lhe os nomes bonitos que quiserem). Não quero andar, não vou andar, não ando! Posso demorar 50000 anos a chegar ao fim mas vou sempre a correr. Corro à velocidade do caracol. O caracol desliza mais rapidamente que eu mas não vou a andar!

Dentro da vila passo por algumas pessoas conhecidas que me dão força. O Gil e também a Carla que me tira algumas fotos (Carla depois envia se faz favor).
Haveria mais à frente de passar também por mais algumas pessoas a puxarem por mim. Algumas não reconheci, presumo que leitores do blogue. Agradeço-vos.

Mais uma fase em que corro sozinha. Mas desta vez não sou eu que deixo ninguém para trás. É o tal atleta que segue o seu caminho. Vão aparecendo algumas rampas de vez em quando e eu já me estou a passar. Falo sozinha.

Por volta do km 17 ou 18 chego então à última subida da prova, embora não o saiba. Subida ainda algo longa (mas os últimos 4 km eram pacíficos....). Não estou esgotada mas não estou propriamente cheia de energia. Subo nas calmas. Segue-se então uma descida em que o vento frio está de frente. Desejei uma subida!
Como não gosto muito de descidas mais inclinadas sou ultrapassada pelos loucos que se lançam por ali abaixo. Não tinha planos nenhuns de tempo para esta prova. Queria era chegar bem. Só nesses dois últimos km's é que comecei a fazer contas e já que estou perto vou tentar fazer abaixo das 2h15. Sim! Leram bem! 2h15! É para verem (quem não estava lá) o quão dura é esta prova. 
Já via a meta. 2h14m20s depois de ter partido cruzei a linha da meta. De braços no ar e com um sorriso na cara. Porra que foi duro! Mas sobrevivi!!!
Foto AMMA:
Por enquanto ainda não encontrei nenhuma foto minha mesmo na meta,
mas esta foi tirada apenas uns metros antes.
Vêem como sobrevivi? =P
Chegada à meta reencontrei o Joaquim e juntos demos os parabéns ao Fernando Andrade pela óptima organização da prova. Reencontrei também o Vitor e o Tiago. Só os tinha visto antes da partida. Ambos me informaram dos seus fantásticos tempos. E entretanto fui comer. Não vale a pena estarmos aqui com rodeios. Eu sou uma comilona! 
Como é possível não querer voltar a esta prova? Uma pessoa acaba e dão-nos biscoitos caseiros, batatas fritas Titi, gelado e melancia!!!!!!!!!!! Epá, estou nas nuvens! Valeu a pena ter ultrapassado montes e vales para chegar aqui. Se eu soubesse o que me esperava de certeza que teria corrido bem mais depressa. Se calhar até tinha ganho... =P

A menina Sandra e o Nuno já tinham chegado há algum tempo e lá os reencontrei. Sabem que há pessoas que me chamam doida por ir correr uma maratona.... Dão me muita força, torcem por mim mas chamam-me doida. Pessoas que dizem não gostar de rampas mas que depois fazem 2h08m nesta prova. Pessoas chamadas Sandra Martins! Grande Sandra! Eu bem gritei por ti lá naquele vale :)

Considerações finais sobre a Meia das Lampas (também conhecida pela Meia das Rampas vá-se lá perceber porquê...):

  • A NÃO PERDER!
  • Dura como o raio mas faz-se.
  • Organização impecável - partida dada a horas; 4 abastecimentos, de 5 em 5 km; mais água no final, muita comidinha boa no final; percurso bem assinalado e com corte de trânsito; paisagem bonita (principalmente na primeira grande descida e consequente subida); altimetria sobe e desce que assim é que é bom.
  • Apoiantes ao longo de todo o percurso, pessoas que não nos conhecem de lado nenhum mas que nos incentivam e ainda nos refrescam.
  • Muitas rampas.
  • Muitas rampas.
  • Comidinha boa no fim.
  • Muitas rampas.
Se quero lá voltar no próximo ano? 
OH YEAH!!!

33 comentários:

  1. Mais um excelente relato Isa. E parabéns pelo resultado. Esta prova deve de equivaler a um treino de 30km num percurso plano. Como dizes e bem "Porra que foi duro!", mas já está feita e prova que os treinos para dia 6 de Outubro estão a correr muito bem.
    Beijinhos e continuação de bons treinos.

    PS- Quanto à foto da meta, consegui "ver-te" nesta (http://www.ammamagazine.com/fotos/2013/09/07-jg/photos/JG130907_3388.html) e na anterior apareces lá ao fundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Lima disse-me que equivalia pelo menos a 25! =)
      Também vi essa foto mas nem me apanharam a cara. E antes de cortar a meta eu fiz ganda festa por isso tinha esperança que tivessem registado esse momento mas parece que não.
      Beijinhos e parabéns pela tua prova! Sub 2h! Grande Tiago!

      Eliminar
  2. Belo relato e bela prova...mas olha lá, isto é uma corrida ou é para ir na conversa com uns e outros, hein? :)
    Mais um passo em direcção ao grande objectivo...
    Beijinhos "Doida" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe =) Isto para mim era mais um treino, não tenho corridas até à maratona. Conta tudo como se fosse um treino.
      Na converseta passa-se muito melhor o tempo ora essa!
      E dizes mais um passo? Mais uma data de passos queres tu dizer! ;)
      Beijinhos e bons treinos nesta semana pré sub-1h30!

      Eliminar
  3. Oi!
    Pelas fotos parece um percurso bem "arejado" e bonito. E o que fica na memória são as coisas fora do vulgar e também as mais dificeis,embora na altura a gente diga mal da nossa vida.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Se não fosse difícil não tinha piada.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. É sempre óptimo ler os teus relatos! E este é delicioso (vá se lá saber porquê!!! Comidinha boa e tal ahaahaha melanciaaaaa nhami!!)...
    Vejo que foi realmente dura a prova, mas esse teu sorriso na foto final mostra que apesar de dura foi uma excelente prova!! E aproveitaste-a bem!! :D
    ehehe
    Muitos beijinhos madrinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de lá ir para o ano :)
      Sempre que aparecia um fotógrafo eu sorria, depois voltava ao sofrimento hehehehe.
      Beijinhos afilhada.

      Eliminar
    2. Olha que vou mesmo ahahaha :)
      Tantos relatos que já li, e todos eles fantásticos, que já fiquei com o bichinho da curiosidade!!! :D
      beijinhos*

      Eliminar
  5. Oh Yeah! As Lampas são mesmo assim, uma espectacular Meia que dá cabo de nós e que nós adoramos! :)
    Grande prova, Isa, e grande relato. Revi tudo o que contaste, sentindo-me dentro dessa Meia que tanto gosto.

    Beijinhos e até domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podemos ser mesmo loucos! Para adorarmos uma prova que dá cabo de nós ;)
      Beijinhos padrinho.

      Eliminar
  6. Fizeste uma grande prestação numa prova que eu acho das mais fáceis de se fazerem!
    O treino para ele é que pode ser mais trabalhoso mas quem vive em Lisboa não tem desculpas!
    Olha experimenta fazer o percurso da carreira de eléctrico 28 a correr (ida e volta), é um bom começo! hi hi hi hi
    Beijinhos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das mais fáceis???....hehe
      Um dia experimento Jorge, está prometido ;)
      Beijinhos padrinho.

      Eliminar
  7. Mas que belo relato, Isa! Já tinha ouvido dizer que, realmente, se trata de uma das (senão a!) meia maratona mais difícil do nosso país. Mas depois de este relato e mesmo com a descrição de todas as dificuldades... Até estou curiosa :) Beijinhos e até à corrida do tejo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então para satisfazeres essa curiosidade tens de ir lá para o ano! :)
      Beijinhos e até domingo!

      Eliminar
  8. Se calhar até aos 13km o carrossel até podia ser maior mas a verdade é que aos 18km, bem, já levamos 18km nas pernas, por isso coisas aparentemente menos duras tornam-se desafios.
    O que interessa é que foi superada, e as coisas difíceis sabem melhor! ;) Muitos parabéns!
    Não tenho dúvidas que a tua Maratona vai ser memorável. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer. Quanto mais difícil for melhor! Mais prazer nos dá conquistar o desafio.
      Ai que já falta tão poucochinho para dia 6...respeitinho.
      Beijinhos e até domingo!

      Eliminar
  9. ...mas que belo relato e descrição de uma tarde bem passada a correr :)

    Parabens Isa , adorei ler :)

    ...e que bela prova , parabens , vencer essas rampas , é sempre um desafio e dos bons , daqueles que nos faz bem á alma , (ao corpo já é outra conversa) ;)

    ...estou contigo no "OH YEAH!!!" :D

    continuação de bons treinos...

    Ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de tratar bem a minha alma. Mas o corpo não sei porquê por vezes queixa-se... ;)
      Também foste, não foi? Brutal esta prova!
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  10. Como de costume, um relato em que não falta nada.
    Vou atualizar o meu relato, esqueci-me de falar no gelado e na melancia (como foi possível?)
    O tempo não foi o mais importante, ultrapassar as dificuldades do percurso é que foi.
    Já tinha pensado nisso, esta prova deve equivaler a um treino de pelo menos 25 km.
    Em 2014, além da MM também tens de fazer os trilhos. Duas provas a não perder.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande falha Vitor... ;)
      Em 2014 não falho os trilhos!
      Beijinhos e boa semana também para ti.

      Eliminar
  11. Já apanhaste o "bicho" de S. João das "Rampas"! Agora só vais falhar quando não puderes mesmo ir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apanho os bichos todos! O bichinho das corridas. O bichinho das "Rampas". :)
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  12. Olá Isa, adoro ler os teus relatos.
    Eu também fui, como já te disse comecei a correr à 3 meses e meio, fiz 1h48m20segundos acho eu, fiquei maravilhada, pois foi a primeira estreia em tudo, nunca entrei numa prova, nunca sequer uma de 10km, mas adorei, muito difícil, mas gostei muito, e agora feita maluca também vou á Maratona dia 6 de outubro, ai ai.
    beijinhos e parabéns
    Ana Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Grande tempo! Muitos parabéns! =)
      Quanto à Maratona aconselho-te a pensares bem nisso pois não é muito aconselhado correr-se uma maratona só com 3 meses e meio de corridas. O aconselhado é cerca de 2 anos...Não quer dizer que não consigas mas estás a saltas etapas e a arriscar lesões. E a preparação para uma maratona especificamente é normalmente de pelo menos 3 meses e tu ainda agora começaste a correr por isso pensa bem nisso. Percebo o teu entusiasmo mas tenta respeitar o corpo e as etapas devidas.
      Caso decidas ir em frente pesquisa muito para ver se há casos de pessoas como tu que tenham arriscado uma maratona com tão pouco tempo de corrida.
      Força nisso!!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Parabéns pela excelente participação !!!!
    Esta é uma das que vou colocar no meu calendário do ano que vem.....
    Estás uns kms mais perto do teu objectivo :) :)
    Já sabes como vais fazer o treino para a semana? Vai ser incorporado na corrida do Tejo, certo?
    Conta-me tudo, gostava de vos ver......
    Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano tens de ir!
      Eu depois digo-te. Tens de me dar o teu mail ou então dou-te o meu para falarmos melhor. O meu é isadorabrazcosta@gmail.com.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Isa,
    Gostei muito do teu relato. No ano passado era para ter participado, apesar de ter lido que era "durinha", com muita pena minha não deu. Este ano, com tanto Km para fazer optei por deixar também de lado a ideia. Para o ano que vem é uma daquelas que gostava de experimentar, vamos ver.
    O incentivo das pessoas ajuda bastante, principalmente quando já vamos um pouco cansados, ainda bem que existem provas destas.
    Boa Corrida do Tejo, depois é começar a descansar, para poderes enfrentar os quilómetros da maratona.
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, esta é mesmo imperdível. Dizem que quem faz esta faz todas :)
      Sim, no dia do Tejo farei o meu último treino acima de 20 km. A maratona já está bem perto.
      Bons treinos!

      Eliminar
  15. Enquanto durou gostei da companhia, que bem está a Isa no controlo da sua corrida, fiquei-me logo após o 2º abastecimento por precaução mas ia a apreciar bem por perto a corrida da menina de amarelo que nunca perdi de vista, servia também para guiar a minha corrida e foi só a partir dos 13 kms que forcei um pouco e me aproximei progressivamente da Isa, não fiquei desta vez com a sua companhia porque levava em mente e à vista um "rival" já antigo (na véspera tinha chegado ao seu escalão) e por isso havia que ser comemorado, hehehe. Fiz questão de aguardar junto à meta a sua chegada e juntos felicitarmos o fernado Andrade pela excelência da sua prova.
    Agora menina Isa desejo-lhe a melhor sorte para a Maratona (parece que assim o entendi na sua bela crónica), não estarei lá porque na semana anterior tenho uma ultra de montanha para fazer de 46 kms. mas vou procurar estar no local e se puder farei companhia nos últimos kms da Maratona. Entretanto bons treinos e até lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim.
      Sim, a 6 de Outubro irei estrear-me na maratona. Bem devagarinho mas é para terminar.
      Se puder será uma bela motivação a sua companhia.
      Bons treinos. 46 km em montanha não deve ser nada fácil. Tudo a correr bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Excelente relato, Isa. Muito obrigado pela apreciação que faz da prova. Ficamos mais felizes quando vemos que as pessoas gostaram do nosso trabalho. Volte sempre. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernando.
      Eu é que agradeço a excelente organização da prova. Tenciono voltar sim senhor! E para o ano também quero ir aos trilhos:)
      Beijinhos

      Eliminar