segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais uma semana e... com recorde de distância

Faltam apenas 7 semanas para a maratona. O tempo voa!
Parece que ainda ontem decidi correr a Maratona de Lisboa. Parece que ainda ontem comecei os treinos oficiais. E, no entanto, aqui estou eu a cerca de mês e meio do grande dia e com mais de metade do plano de treinos realizado. What? Como é que é possível que o tempo passe tão depressa?

Depois dos 25 km da semana passada soube-me muito bem correr apenas 3 km na terça. Foi apenas para soltar as pernas e para recuperação. 

Quarta-feira fui correr com o João ao Parque da Bela Vista. Eu não estava nos meus melhores dias mas lá me aguentei os 10 km. Ainda por cima o parque é super ondulado e nós não sabíamos que era assim tanto hehehe. Ainda por cima estava super abafado. Apesar disso foi um treino agradável como são todos os que faço com o padrinho João Lima :)
Ainda houve alguns momentos que nos fizeram rir como quando estávamos na zona onde costuma ficar (pensamos nós) o palco do Rock In Rio e o João como que inventou uma letra de uma música. "Maybe, maybe, maybe....". Ahahahah =) Ainda vai ser um hit de Verão, vão ver. 

Outro momento engraçado deu-se com um bonito cão. Mais concretamente um cão da raça Weimaraner. 
Íamos nós muito bem a correr e um pouco à frente ia um casal a passear uns cães. Um deles ia solto e muito espertalhão dirigiu-se a um bebedouro e ficou lá à espera que os donos chegassem e lhe abrissem a torneira para ele beber água. Eu e o João chegámos antes dos donos e como eu ia com sede parei para beber água. Vendo que o bonitão estava algo impaciente e até já saltava para cima do bebedouro perguntei-lhe educadamente se me deixava beber água primeiro....Yah yah....Assim que abri a torneira o cão saltou e meteu logo a sua cabeçorra à frente da minha bebendo água como se não houvesse amanhã. Entretanto os donos chegaram e pediram desculpa. Estamos a falar de uma adoradora de cães, que acham que eu respondi? "Posso fazer-lhe uma festinha." Hehe =) Após termos todos bebido água e eu ter feito umas festas ao cão lá prosseguimos o nosso treino que terminaria pouco depois com 10 km feitos.
Nunca tinha corrido neste parque e gostei. Tem mesmo uma bela vista sobre a cidade e sobre o rio e um percurso com bastante sobe e desce.

Sexta tinha 5 km para fazer e fui até Monsanto. Que saudades! Adoro correr com companhia mas há algo de mágico quando corremos sozinhos. É um momento que é só nosso. E correr por Monsanto é sempre óptimo. Sinto-me sempre aventureira por ir ali a saltitar por cima das raízes das árvores e por cima dos buracos. Foram apenas 5 km mas fez-me muito bem à alma.

E eis que chega finalmente domingo. Dia de um treino de 28 km. Se tudo corresse bem eu iria bater o meu recorde de distância. 
Desta vez, e porque não somos assim tão malucos, optámos por começar o treino mais cedo e fazê-lo em Lisboa para podermos desfrutar dumas sombras. Na sexta deixei aqui o convite para quem quisesse e pudesse aparecer. Fomos 6 os aventureiros que às 8h da manhã estávamos prontos a partir num agradável treino.

Carla, Jaime, Pedro, João, eu, Vitor.
Desde já agradeço ao casal maravilha, Jaime e Carla, pelas fotografias. Desta forma conseguiram evitar o aparecimento da paparazzi... =P

Novamente levei a mochila, o que facilita imenso não só pela água mas porque posso lá meter cubos de marmelada, barrinhas, telemóvel, lenços de papel e tudo o mais que me apeteça. Dá mesmo muito jeito. Ao ínicio é um pouco estranho ir com algo às costas e faz um pouco de calor nas costas mas não é nada que não se consiga aguentar. E para estes treinos mais longos acho mesmo que vale a pena.

O treino começou bem apesar das minhas pernas irem naquele estado de rigidez habitual nos primeiros quilometros. É preciso insistir para passar ao estado seguinte, o de leveza nas pernas.
Íamos ainda com uns 2 km quando apanhámos todos um valente susto com uma queda do Pedro mas felizmente parece ter sido mais o susto que outra coisa e prosseguimos. 
Com o passar dos km's as minhas pernas foram-se soltando mais e a certa altura já ia no modo automático e já corria bem e sem grande esforço. Isto de ir na conversa enquanto corremos ajuda bastante pois distrai uma pessoa e nem se dá pelos km's a passar. Num instante chegámos a Sete Rios e estávamos a celebrar o quebrar de um recorde pessoal. O do Jaime. Já agora queriamos que eles seguissem conosco até ao Cais do Sodré para também a Carla poder bater o seu recorde pessoal. E lá continuámos. 
Num instante chegámos ao Marquês, num instante estávamos no Terreiro do Paço. E o Cais do Sodré era já ali. Corremos mais um bocadinho para lá do Cais, voltámos para trás e deixámos a Carla e o Jaime no Cais do Sodré após mais uma celebração. Desta vez da Carla. 
O recorde de distância do Jaime era de 15 km. O da Carla era a meia-maratona. Agora o de ambos é 22 km. Estão de parabéns.

Segui então com o João, Pedro e Vítor. O pior estava para vir. A subida da Almirante Reis quando já tinhamos uns 24 km em cima.
Amigos, não foi fácil mas pensei que iria ser bem mais difícil.
O Pedro ressentiu-se com uma dor e ficou um pouco para trás, com o João a fazer-lhe companhia.
Eu e o Vítor seguimos. 
Pensei que me iria custar mais, pensei que teria de andar mas isso não aconteceu. Quando chegámos a Alameda demos uma volta para fazer tempo para o João e o Pedro nos apanharem e assim foi.
O Pedro insistiu para que nós seguissemos e lá fomos os 3. Quando chegámos ao cimo da Almirante Reis foi como ter vencido uma montanha. E já íamos com uns 27 km. Como é que era possível já termos feito todos estes km's e eu até estar relativamente bem? Num instante o relógio do Vitor estava a dar as "28 badaladas". Sentia-me cansada mas estava bem, não estava estoirada, não tinha atingido o meu limite. Correcção. Ainda não atingi o meu limite. Como eu e o Vitor demos uma volta extra na Alameda, o João ainda estava 300 m atrasado. Claro que seguimos com ele. Significa isto que o meu novo recorde de distância está neste momento nos 28,3 km =)

Mais uma vez terminei com a sensação que poderia ter continuado. Não foi fácil mas também não foi assim tão difícil. 
O facto de ter mais 5 companheiros comigo ajudou bastante. Conversa para aqui, conversa para ali e nem se dá pelos quilometros a passar.
Obrigada pela vossa companhia Carla, Jaime, João, Pedro e Vítor =)

Quando chegámos à porta do Estádio 1º de Maio, a Carla e o Jaime estavam lá à nossa espera e com bolinhos e coca-cola. Tinhamos todos muito que celebrar.
Pouco depois o Pedro já estava a chegar e demos inicio ao nosso pequeno mas óptimo banquete.

28 km depois
Segue-se o treino mais longo de todos nesta preparação para a maratona. 
30 km e é já no próximo domingo! 
Mas quem é que anda a acelerar o tempo? =P

18 comentários:

  1. Acho que vou fazer vos companhia no vosso próximo longão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E serás muito bem-vindo :)
      Mas olha que nós corremos bem devagarinho.
      Depois eu anuncio aqui no blogue a hora a que vamos correr e percurso.
      Mas em principio será sábado às 7h30 com partida do Parque das Nações.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Isa, foi uma boa semana de treinos que culminou no treino espetacular de domingo. Estiveste muito bem.
    Por acaso, estava á espera de ver a paparazzi aparecer :)

    Beijinhos e até sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estivemos todos muito bem.
      Mas é por isso mesmo que a paparazzi não apareceu. Ela só aparece quando ninguém está à espera hihihihi :)
      Beijinhos e bons treinos até lá.

      Eliminar
  3. Foi uma grande manhã com tudo pelo melhor (com excepção do trambolhão do Pedro).
    E foi fundamental para o teu treino seres acompanhada pela sempre simpática dona Quechua (estive bem?)
    Corrige só a tua penúltima frase. Não é domingo, é sábado :)

    E assim vais de record em record até à meta final! Estás muito bem e os resultados dos treinos estão a fazer-se notar.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estiveste muito bem ;)
      Ai a meta final cada vez mais perto! ....
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Boa...parabéns por mais um recorde que só vai durar uma semana :)
    Beijinhos e força nessas canetas

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns a todos pelo Record de distância!!!
    Fizeram um excelente treino!!!! :D
    Continuação de bons treinos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta!
      Penso que foi o melhor treino longo que fiz até hoje e logo o mais longo de todos. Isto dá confiança e motivação mas sempre com os pés bem assentes na terra claro.
      Beijinhos e bons treinos rumo aos 10!

      Eliminar
  6. Prevejo um futuro brilhante para ti como maratonista podes acreditar! Claro que também vai depender dos apoios que tiveres no futuro porque uma coisa é fazer uma maratona para acabar outra é treinar para a fazer nos nosso limites e isso implica outros conhecimentos a nível do treino.
    Mas vejo-te como um diamante em bruto que se for devidamente "lapidado" vai longe!
    Agora não me digas, como o João Lima, que sou exagerado! Desconfio que neste comentário ele não me vai achar isso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda é cedo mas posso adiantar que tenho planos para fazer mais maratonas e sim quero um dia experimentar algo mais que uma maratona...
      Não te chamo exagerado pois estou contigo na tentativa de convencer o João a ir mais longe do que uma maratona mas digo-te já que é muito difícil e pouco provável pois ele já colocou na cabeça que a maratona é o limite. E eu não concordo. Se quisermos podemos um dia ir mais longe :)
      Mas uma coisa de cada vez. Primeiro quero simplesmente terminar a minha primeira maratona no dia 6 de Outubro de 2013. Daí para a frente se verá :)
      Beijinhos e obrigada pela força!

      Eliminar
  7. Em relação ao comentário do Jorge do "diamante em bruto", não é exagero algum pois também já o disse várias vezes, tens um potencial enorme.

    Quanto ao vosso "complot", Isa e Jorge, poupem as vossas energias. Se tivesse a tua idade, Isa, naturalmente poderia pensar nisso, que foi também mais ou menos a idade com que o Jorge ultrapassou a centena de kms.
    Tendo-me iniciado aos 46 anos, e não tendo aptidão natural para corrida apenas uma enorme vontade, e conhecedor até onde posso ir e até onde posso arriscar a ir, nem é sequer uma ambição, realizar uma Ultra.
    Talvez por ficar tão feliz com os meus feitos e extravasar esses mesmos na escrita, dê a sensação que possa valer mais do pouco que valho no computo geral das corridas.

    Deixem-me sonhar com as minhas Maratonas, ser feliz por alcançar esses "sonhos impossíveis" e não me peçam o que não procuro.

    Não posso deixar de vos dar um enorme agradecimento por terem essa (infundada) confiança que eu conseguiria.

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não insisto mais. Só estava a comentar com o Jorge.
      Mas essa história de aptidão natural...esquece lá isso. Já pensaste que alguns grandes atletas se calhar pensam o mesmo que tu? Não digas que não tens aptidão natural. Diz antes que não queres. Porque se quisesses conseguias.
      Já não digo mais nada se não ainda levo nas orelhas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Um dia destes junto-me a vós. Mesmo que não vos acompanhe em toda a distância...
    Acho que vais mesmo no bom caminho e vais fazer a maratona com confiança.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres podes já juntar-te a nós no sábado.
      Depois coloco aqui o local e hora do treino.
      Uma coisa eu sei. Vou fazer a maratona com muita calma. Quando chegar cheguei.
      Beijinhos Anabela.

      Eliminar
  9. Estão a fazer uma magnífica preparação! Continuação Isa...e quando chegar o dia...ai que bem vai saber!

    Bom treino de 30! Tudo se faz. E vocês tẽm vindo a aumentar tão gradualmente que o resultado só pode ser o esperado: a Maratona vai correr-vos lindamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai saber tão bem! Só de imaginar... =)
      Obrigada pela força e muita força também para ti!
      Beijinhos

      Eliminar