quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Correndo cantando e "competindo" com os autocarros

Ainda não completamente recuperada do treino de domingo, terça-feira fui correr 5 km. Um pouco perra mas a corrida fez-se mais ou menos bem. Segui pela Estrada de Benfica, fui até cerca de metade da mesma e depois voltei para trás. Acabei o treino nas hortas.

As hortas citadinas de Benfica
Na quarta-feira tinha planeado um treino de cerca de 10 km. 
O calor voltou e mesmo a correr ao final da tarde é impossível fugir do dito cujo. Os primeiros 2 km custaram um pouco mais. As pernas ainda se estavam a soltar e eu, apesar de primeiro ter dado uma voltinha aqui na zona, comecei a subir a Av. Colégio Militar até Carnide o que custou um bocadinho. Mas depois era sempre a descer pela Estrada da Luz. Olha que bom! Bem, não era sempre a descer...descia e depois era plano mas depois daquela subida logo no inicio soube bem. Quando falo em subida não estou a falar duma rampa propriamente inclinada mas sim do género de subidas que não gosto, pouco inclinadas mas com algum comprimento. 
Mas continuando com o relato deste treino. A partir da descida eu já ia mais solta e apeteceu-me começar a cantar. Na maior parte das vezes cantei para dentro. Ia simplesmente a correr e a cantar para mim mesma. É um óptimo truque, é que uma pessoa vai entretida a cantar e nem dá pelo tempo a passar. 

Antes de sair de casa eu já tinha traçado mais ou menos o meu treino, queria ir conhecer o Parque Bensaúde. Outro dia passei lá ao pé e fiquei espantada. A apenas uns 3 ou 4 km de mim e eu nem sabia que aquele parque existia! Grande falha! Mas é por isso que é tão bom correr, estamos sempre a descobrir sítios novos. 

Nesta altura ia a cantarolar feliz da vida e ia com a pica toda. Viro à direita e começo a subir a Rua dos Soeiros, precisamente o estilo de subida que gosto, inclinada mas mais curta. Oh hapiness! Depois virei à esquerda e entrei no Parque Bensaúde. Como não conheço não sei para onde ir. Sigo em frente.

Tirei só uma fota mas para a próxima tiro mais.
O parque não é muito grande mas o suficiente para eu explorar um bocado. Ah aqui não tem saída...volta para trás. E um chafariz para eu beber água?... O piso é predominantemente uma mistura de terra batida, erva e algumas zonas têm bastantes pedras. Fui dar a uma rampa que faz favor....Comecei a subi-la a correr mas nos metros finais tive de andar pois ela inclinava mais. Uma boa rampa! Voltei à entrada do parque e segui desta vez rumo a uma esplanada, felizmente logo em frente havia um chafariz para me refrescar. 
Eu estava convencida que o parque deveria ter uma entrada/saída para a Estrada da Luz por isso decidi descer uma escadaria. E depois mais outra. E depois mais outra....Fui dar a umas hortas. Não havia saída por ali. Volta tudo para trás. Toca de subir a escadaria a passo de corrida. Chego ao cimo. Ufa! 
Saio do parque e desço nova escadaria que vai dar à Estrada da Luz/ das Laranjeiras. Estou bem-disposta. Continuo a cantar para mim (na maioria das vezes...). 

Chego a Sete Rios. Volto para trás pela Estrada de Benfica. Na paragem de autocarros vejo quanto tempo falta para os próximos autocarros. 1 minuto para o 758, 1 minuto para o 746, 13 para o 716. Tenho que ser rápida se quero chegar à próxima paragem antes destes dois que estão a um minuto de distância. Mas já sabem que o meu rápido não é lá muito rápido....O que me vale é que o rápido dos autocarros está dependente de semáforos e de passageiros a entrarem e sairem nas paragens. 
Primeira paragem. Não passa por mim nenhum autocarro. Segunda paragem. Autocarros nem vê-los :) 
Vejo ao longe a terceira paragem. O 758 passa por mim. Sorrio pois já foi bem bom ter corrido a distância de quase 3 paragens sem passar nenhum autocarro. Mas não desisto. O autocarro vai parar na terceira paragem e eu tenho uma oportunidade para alcançá-lo. Corre Isa, corre! Estou quase lá, vejo o autocarro a fazer o pisca para a esquerda. Vai retomar a marcha. Não o alcanço. Ele foge-me. Safadito. 
Há pelo menos um semáforo até à paragem seguinte e há a paragem. Ainda posso alcançá-lo. A esperança não morre. Corro e já não canto. Só ouço umas guitarradas do Jimi Hendrix mas já não vou concentrada na música. Já vejo a quarta paragem e o 758 está lá parado. Vou alcançá-lo. Alcanço-o! Vitória! Infelizmente estou algo cansada e preciso de beber alguma água no chafariz que ali há junto ao parque infantil senão poderia ter ganho algum avanço. A razão impera. Páro para beber água. O autocarro arranca. Deixo-o ir. Conheço o trajecto dali para a frente. Sei que será complicado conseguir manter-me a par do autocarro. Quando avisto a paragem seguinte, a quinta, o autocarro já nem está lá. Por muito que eu corra feita doida já será quase impossível alcançá-lo. Vou simplesmente continuar a correr sem qualquer motivação extra. 

Mas eis que à chegada da 5ª paragem surge outro autocarro, agora é o 746. Ah, assim sim! Catch me if you can 746! Alguns metros passados e yes he could...Continuo a correr. Não desisto. Quando vou a chegar à 6ª paragem o 746 está lá parado. O problema é que eu tenho de atravessar uma passadeira com semáforo e neste momento está verde para os carros e há demasiados carros para eu me aventurar a atravessar a estrada. Aguardo enquanto mantenho o autocarro debaixo de olho. Finalmente os carros param, eu arranco, o autocarro também já arrancou mas logo de seguida teve de parar num semáforo. É a minha oportunidade pois agora vou cortar algum caminho (se calhar deveria ser desclassificada da competição =P...). Atravesso um parque de estacionamento, entro na ciclovia, dou a volta ao centro comercial Fonte Nova e quando chego a mais um semáforo, que felizmente está aberto para mim, o autocarro está parado na 7ª paragem. Corre Isa, corre! 
Sensivelmente a meio caminho entre a 7ª e 8ª paragem sou ultrapassada. Mas ainda há esperança. É só ele apanhar o semáforo fechado. Mas está aberto... Talvez o consiga alcançar na paragem. Já não consigo. Mas ainda há esperança. É só ele apanhar o semáforo seguinte fechado. Mas está aberto...Agora é que já é muito difícil apanhá-lo e toda a maneira eu vou virar à direita. Dou por encerrada a competição. Foi bastante divertido!

Sigo para casa já mais nas calmas e quando estou prestes a dar por terminado o treino vejo este amor:


Já ia com mais de 10 km por isso parei para ver se ele era meiguinho. Ele cheirou-me e começou a querer brincar comigo. 


"Isso, dá cá essas mãozinhas para eu te arranhar um bocadinho..." 
"Vá deixa-me dar-te uma trincazinha..."

Ele estava deitado em cima de um colchão e, à medida que brincávamos, ele ia escorregando. Quando ele já tinha metade do corpo fora do colchão e estava prestes a dar um belo tralho despedi-me dele (ou dela, acho que era uma menina).

Foi um belo treino e deixou-me muito bem-disposta.

10 comentários:

  1. ehhehe ufa até ja estou cansada ahahahah :D
    Essa tua "competição" com os autocarros é super divertida :D Pena que moro numa zona onde eles são escassos eheheh :)
    Uma bela maneira de nos distrair-mos enquanto corremos :D

    E esse gatinho (ou gatinha) um amor sem dúvida :D

    Beijinhos e continuação de bons treinos (competições com autocarros) :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não sei se será uma pena. Deve ser bom viver numa zona mais calma e com menos trânsito e poluição. Por isso é que gosto de ir para Monsanto pois é mais sossegado. Embora também goste de variar e correr pelas ruas e assim sempre posso brincar um bocadinho e correr contra os autocarros :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  2. Já competes com autocarros!!! :)

    Divertido treino! E com uma bela gatinha no final.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...pelo menos durante umas paragens.
      Hoje vou lá passar a ver se a vejo outra vez.
      Beijinhos e bom treino logo!

      Eliminar
  3. Também não conhecia esse parque, e há tantos aí por correr!!
    Essas competições são boas para motivar nos dias em que seja preciso um impulso extra! ihih :)

    Beijinhos e boa continuação de treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pequeno mas é muito giro e tem umas boas rampinhas...
      Beijinhos e boa prova logo!

      Eliminar
  4. Esses treinos com os autocarros é um tipo de Fartlek :) ... tás uma máquina Isa.
    Gostei desse gatinho(a) no fim .. gosto de gatos pretos e esse tinha um belo pelo brilhante :)
    Beijinhos e continua dar coça aos autocarros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gato é lindissimo. E outro dia voltei a vê-lo e estava uma senhora a dar-lhe uns petiscos.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Desculpa mas quero lá saber do teu treino! Eu adorei foi o gato(a)!
    hi hi hi hi hi
    Beijinhos.

    ResponderEliminar