quinta-feira, 27 de junho de 2013

E os treinos continuam a correr bem

Depois do fabuloso, fantástico, espectacular treino que fiz no domingo eu fiquei mais optimista e mais feliz. Mas sou realista sei que há muitas corridas boas, mas como aquela há poucas. Por isso na terça-feira tinha 10 km para correr, mas apenas queria conseguir fazê-los e sentir-me bem. Mas bem não é a mesma coisa que espectacularmente bem, como o foi no domingo. Como as expectativas não eram muito altas acabou por ser bom, pois o treino correu acima das minhas expectativas.

Combinei ir ter com o João ao Passeio Marítimo de Oeiras às 18h do dia mais quente do ano até agora. O João não estava nos seus dias, mas mesmo assim começamos a um bom ritmo, indo baixando (aumentando a velocidade) progressivamente. Fomos na direcção de Carcavelos, mas apesar de ser um dia de semana as praias estavam cheias e os passeios igualmente, por isso corremos um bocado aos esses, serpenteando entre as pessoas. Voltámos para trás e na zona da Praia da Torre ambos começamos a perder um pouco a velocidade. O João não estava mesmo nos seus dias e a certa altura tivemos de parar um pouco para ele recuperar. Desta vez foi a minha vez de entreter o João com conversa e continuámos o treino a um ritmo mais confortável. Acabámos o treino com um sprint =)
E eu acabei sentindo que podia ter continuado. Apesar do muito calor eu senti que podia ter continuado =)
Escusado será dizer que o prognóstico melhorou ligeiramente para o dia da maratona. Ainda há muitos km's para correr, mas aos poucos vou considerando o calor como um obstáculo ultrapassável.

Hoje fui novamente correr. Foram apenas 5 km (estou a cumprir o plano de treinos, reduzi a carga pois sábado aumento novamente visto que tenho os 15 km da Corrida das Fogueiras mais 2 ou 3 de aquecimento). 5 km passam num instante, por isso fui até Monsanto, fiz a minha subida preferida e depois voltei para casa.

Sábado irei pela primeira vez à Corrida das Fogueiras em Peniche, quem já lá esteve diz que é uma corrida imperdível. Não querendo estar a falar antes do tempo, digo apenas que pelo menos hoje não estou doente...será que é a minha primeira prova de 15 km em que estou a 100%?...Não perca o próximo episódio...

26 comentários:

  1. A corrida das fogueiras é, para mim, a melhor prova de estrada em Portugal. O apoio do público durante TODA a pova é algo do outro mundo. Sábado vais ver... :)

    Boa recuperação e até Peniche!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ansiosa para ver como é e, claro, para correr :)
      Bjs e boa corrida.

      Eliminar
  2. Esta semana não fiz nenhum treino de jeito. Acho que o fim-de-semana de casório (abusos alimentares e não só...) deu cabo de mim. E depois este calor também não ajudou. Foram os chamados treinos em modo "a arrastar-me".

    Vemo-nos em Peniche! ;) Boa prova para ti, Isa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, de vez em quando todos temos desses treinos.
      Beijos e boa corrida.

      Eliminar
  3. É isso Isa, coloca kms nas pernas. Como é que está a ser seguir um plano de treinos? É a primeira vez não é?
    Beijinhos e boa Corrida das Fogueiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser...algo diferente.
      Normalmente eu já seguia um "plano" por mim elaborado e em que a ideia era a mesma, treinos mais curtos durante a semana e treino longo ao domingo. Mas não era tão rigoroso como este, se me apetecesse correr mais, corria mais ou se me apetecesse parar, parava. Agora estou a levar a coisa mais a sério, tendo em conta que é a preparação para a minha primeira maratona. Mas sempre a desfrutar do prazer da corrida :)
      Obrigada e bons treinos para ti.
      Beijos

      Eliminar
  4. Até agora está a ser muito bom (no meu caso, o único fraco, esse de 3ª, ambos sabemos bem a razão que nada teve a ver com forma).

    E a intenção de correr ao calor está a ser positiva pois hoje já o consideras um factor ultrapassável. Imagina como o considerarás daqui a 3 meses. "Calor? Pff... qual o problema?" :)

    Beijinhos e até sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo assim aguentaste bem.

      Eu e o calor ainda não somos grandes amigos, mas pode ser que daqui a 3 meses já estejamos mais à vontade um com o outro =)

      Beijinhos e até amanhã.

      Eliminar
  5. A Corrida da Fogueiras é de facto imperdível. E eu este ano vou "perdẽ-la"...mas teve de ser :(

    Vais adorar! Tens aluns sobe e desces, mas o ambiente é fantástico, quer dentro de Peniche com imensa gente, quer na zona escura, onde só somos nós, o som e o cheiro (e os salpicos) do mar e as fogueiras de quando em quando. Adoro essa parte. Adoro tudo nessa corrida! Tudo...quer dizer menos a sardinhada oferecida no final. É gente a mais e quando é dado e é muita gente...é uma cena vergonhosa...mas isso já não é a Coriida. A Corrida das Fogueiras é fantástica! Aponta aí e aposto que vais concordar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobes e desces é o que se quer :)
      E o ambiente toda a gente fala tão bem que estou mesmo curiosa para ver como é.
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  6. Parabéns, o calor é dos obstáculos mais complicados de superar! Custa-me muito, na segunda-feira era para ter feito 8km e terminei aos 7 e TREZENTOS, só para veres o meu estado. :P É bom estares a recuperar a confiança, a parte mental há-de dar-te força!

    Beijinhos e continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vamos no ínicio do Verão, penso que com o passar das semanas vamos conseguindo habituar minimamente o corpo ao calor. Mas claro que há sempre treinos que não correm tão bem e em que sofremos um bocado.
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  7. Correr às 18h, num dia de praia no passeio marítimo é dose, principalmente com o calor que estava. Uma das enormes vantagens de treinar acompanhado é termos alguém a puxar por nós e vice versa, mantendo a motivação e a disciplina para "cumprir" o plano. Por falar em plano não querem partilhar o vosso plano? :) Boa prova no sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é bom treinar acompanhada. Eu adoro correr sozinha e continuo a fazer a maioria dos treinos sozinha no entanto, e tendo em conta que este projecto é em conjunto com o João Lima, faz sentido fazer alguns treinos com ele.
      O plano está numa folha Excel, não sei se dá para colocar aqui. Hei-de tentar.
      Obrigada e bons treinos Rui.

      Eliminar
  8. Também tenho ouvido falar maravilhas das fogueiras e espero poder amanhã comprovar tudo o que de bom têm dito desta prova. Continuação de bons treinos e até amanhã em Peniche. :)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então até amanhã!
      Com certeza que vai ser uma agradável corrida.
      Beijos e se não nos virmos boa corrida!

      Eliminar
  9. Só posso desejar boa sorte para a corrida das fogueiras :D Beijinhos e força nos treinos

    ResponderEliminar
  10. Ainda não é desta que corro em Peniche, talvez para o ano.
    Boa prova e diverte-te.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de ir. É uma prova única. Passou a ser da minhas favoritas.
      Beijinhos e tudo a correr pelo melhor em Almonda.

      Eliminar
  11. Amanhã também será a minha estreia na Corrida das Fogueiras. Dizem que é uma corrida mesmo imperdível e onde o apoio de quem assiste é qualquer coisa de extraordinário. Estou muito curiosa em relação a amanhã. Tudo a correr bem e boa corrida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma prova única, não é?
      Claramente para voltar.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  12. Eu não perco o próximo episódio por nada deste mundo! Ainda para mais trata-se da noite magica de Peniche também conhecida por Corrida das Fogueiras.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova em si é bastante interessante, as fogueira dão-lhe aquele toque mágico, mas o que eu mais gostei do apoio das pessoas. Simplesmente único!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. ...estou a adorar ler estes "relatos" dos treinos para a M !!

    ...afinal ainda vais ser "maratonista" antes de mim ! :D ...eu vou-me estrear na do Porto (3 Novembro) :)

    ...boa continuação de treinos , e espero que a das fogueiras tenha corrido bem !! Eu adorei correr em Peniche !! :D

    muita força e tudo a correr bem...
    parabens Isa

    Ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Tudo indica que sim. É o que dá eu ter um parafuso a menos. Oh quem quero eu enganar..vários parafusos a menos...
      Obrigada pela força e força também para ti.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar