sexta-feira, 21 de junho de 2013

O primeiro...

Quando nos metemos numa aventura como esta sabemos que irão haver muitos obstáculos, alguns dias menos bons e dificuldades que nos deixarão mais em baixo, MAS isso faz parte e o gozo disto tudo é podermos seguir em frente e continuar a dar o nosso melhor e NUNCA desistir. Eu não desisto. Posso ir-me um bocado abaixo, podem passar-me várias coisas pela cabeça, mas desistir não é uma delas.

Agora, um desses treinos que correm mal podia era não ter sido logo o primeiro. Mas tudo bem, o último a rir...

João e eu no ínicio do nosso 1º treino oficial
O João já escreveu sobre o nosso treino, por isso quem ainda não tiver lido pode ler aqui.
Tal como ele diz há duas formas de ver as coisas, podemos tentar ser optimistas e ver a parte boa do treino ou então vermos a parte negativa. 
O treino que tinhamos planeado para ontem era de 23km, apenas corremos 18 km....O ritmo de corrida também ficou aquém das expectativas. Nos últimos km's de corrida eu empurrei um muro. Se era "o" muro, não faço a mínima ideia, mas eu estava sem forças nenhumas e tentei continuar, mas decidimos que arrastar-me e rastejar ficará guardado para o grande dia. Até lá não faz sentido estar já a dar o tudo por tudo não vá dar-mos cabo de tudo. Quanto ao lado positivo e algo impressionante da coisa foi que estivemos cerca de 4h30 entre o correr e o andar, vistas bem as coisas nunca tive um "treino" tão longo na minha vida. E com aquecimento, corrida/treino propriamente dita(o) e "arrefecimento" acabámos por fazer até mais do que 23km. O "problema" é que desses mais de 23 km, só 18 foram feitos a correr e a correr mesmo devagarinho.

Passemos às potenciais causas para este treino ter-me corrido tão mal. 
1. Começamos a correr ao meio-dia, acabando por dar por terminado o meu tormento por volta das 14 e tal. Plena hora de maior calor. Não havia uma única nuvem no céu.
2. Falta de água. Tinhamos água conosco, mas por volta dos 12 km acabou e tivemos de parar no PD para comprar mais. Rapidamente acabámos com essa água e depois disso estávamos num "deserto" onde não se via nenhum "oásis".
3. Percurso monótono e feio. 
4. Piso irregular.

A que conclusão é que eu chego? Eu já sabia, mas tenho mesmo de fazer muitos treinos com calor para habituar-me.

Quanto à descrição do treino vou tentar ser o mais breve possível. Era suposto termos começado às 11h, mas conversa para aqui conversa para ali, xixizinho e aquecimento só começamos a correr "a sério" já era praticamente meio-dia. Infelizmente as dores nas canelas têm voltado e durante a primeira meia hora do treino não me largaram. A história das canelas teve alguns desenvolvimentos e embora sem certezas o que vos posso dizer é que parece haver aqui um "defeitozinho de fabrico", daí as minhas canelas serem mais sensíveis do que as da maioria. 

Continuando com a descrição do treino. Nós começamos numa ponta do Parque das Nações e seguimos em direcção a Lisboa tendo como objectivo fazer 12 km e depois voltar para trás até chegarmos aos 23 km. Após sairmos do parque passámos por uma zona de fábricas e afins. Uma zona feia, abandonada e onde a maior parte do tempo tivemos de correr em cima do passeio. Meus ricos joelhos! Continuámos até Santa Apolónia onde a ideia era irmos às casas de banho encher as nossas garrafas, mas quando lá chegámos as casas de banho eram pagas e para entrarmos lá para dentro teriamos de colocar uma moeda de 0.50€ para abrir uns torniquetes. Ai Portugal, Portugal... Lá seguimos até ao Cais do Sodré com a mesma ideia de encher as nossas garrafas no wc da estação de comboios mas, mais uma vez, pagava-se para se ter acesso ao wc...Optámos por comprar duas novas garrafas no Pingo Doce. 
Estava na altura de voltar para trás. Rapidamente esgotei a água e a partir daí a coisa, que já não ia bem, tornou-se ainda mais complicada. Não sei o que é o muro, mas ontem eu empurrei um muro durante alguns km's. Eram duas e pouco da tarde, o sol incidia sobre nós, o percurso era chato e o chão agressivo. A certa altura queria comer alguns dos cajus que tinha levado (também levei marmelada, mas já tinha ido toda), mas mal conseguia mastigar, simplesmente não tinha forças. Então, eu, que nunca gosto de parar, disse ao João: "Vou andar um bocadinho enquanto como os cajus". Assim o fizemos, eu sentia-me esgotada, mas passado um pouco retomámos o passo de corrida (ou de arrastamento no meu caso). Não aguentei muito tempo. Voltámos a andar mais um pouco. 

Uns quilómetros antes eu já tinha dito ao João "AINDA faltam x km's?!?!", ao que ele de imediato se apressou a corrigir-me dizendo "JÁ corremos y km's! É assim que tens de pensar e não ver o que ainda falta para correr".

Após mais um bocado a andar, retomámos a corrida, mas aquilo não era corrida não era nada. Vendo o meu estado o João disse que era melhor irmos só até aos 20km, mas vejam só o meu estado que quando voltámos a andar mais um pouco eu já não consegui voltar a correr...Demos por terminado o treino com 18 km e 595m. Vistas bem as coisas foi a melhor opção. Se ao menos tivessemos água talvez as coisas tivessem sido um pouco diferentes, mas naquelas condições não fazia sentido eu continuar a arrastar-me já sem forças. Para terem a noção quando parámos a 1ª vez para eu comer os cajus, eu mal conseguia mastigar. Não tinha forças. Mastiguei muito devagarinho. 

Após termos dado por finalizado o treino de corrida, estávamos ainda a cerca de 5 km do carro do João, portanto ainda tinhamos pela frente longos 5 km. Entretanto lá encontrámos um café e pedimos garrafas de água e dois bolos de arroz. Aquele café foi o nosso oásis. Sempre a andar fomos falando, ou melhor, o João foi falando. Eu só ouvia e dizia "sim" ou "humhum". Aos poucos as forças foram reaparecendo e passado um pouco já ambos falávamos. Em pleno Parque das Nações fizemos nova paragem e comprámos dois gelados. Quando finalmente chegámos ao carro é que reparámos que estávamos a andar/correr há 4h30. E em plena hora de calor. Pessoas perfeitamente sãs.

Tirando um escaldão no ombro esquerdo (coloquei protector solar, mas pelos vistos falhei essa área) e algumas dores de costas (do piso? de 4h30 sempre em movimento?) estou bem. 

Se eu estava à espera de ter tantas dificuldades logo no primeiro treino? Não, não estava. Já tinhamos feito 2 treinos de 20 km e aquele de 24 km há alguns meses e todos correram bem sem dificuldades de maior. Todas as minhas meias-maratonas correram muito melhor que os 18 km de ontem. Tudo o que posso pensar é que o grande problema é o sol/calor/hora e a quantidade de água insuficiente. Mas isto só prova que pelo menos eu tenho de me preparar muito bem para um possível cenário de calor no dia da maratona, porque no dia 6 de Outubro de 2013 eu vou correr uma maratona! Nem que vá a rastejar, nem que seja a última, mas VOU CORRER UMA MARATONA!

Venham os próximos!


20 comentários:

  1. O que disse no blogue do João estende-se a ti, Isa! Lancei lá um desafio, por isso... Vai lá ver e toma nota! ;)
    Por outro lado, se este treino não correu assim tão bem, não te dá mais vontade de "lutar" no próximo?? Claro que sim!

    Beijinho e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela.
      Dá MUITA vontade de lutar ainda mais no próximo :)
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Percebo-te perfeitamente. Mas quero acreditar que são treinos destes que nos tornam mais fortes! E o próximo já vai ser muito melhor, é sempre assim! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que sim :)
      Obrigada pela força.
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Acho que para um 1º treino, a escolha do percurso foi algo infeliz. É que essa vai ser sem dúvida a parte mais chata do percurso (tirando o pouco que se faz no PdN).
    Mesmo assim, e com menos kms do que era planeado, fizeram um bom treino. E isso dos treinos para a Maratona custarem a fazer é mesmo assim, se fosse fácil não tinha piada =P

    Já agora em relação ás canelas, já experimentaste fazer isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=hafXc1THHiI
    Houve uma altura em que também tinha umas dores nas canelas e fiz aquilo todos os dias, e em menos de uma semana a coisa foi-se. Agora apenas faço 2x p/semana só para prevenir.

    Bjs e bons treinos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, se fosse fácil não tinha mesmo piada nenhuma :)
      Obrigada pelo vídeo, eu andava a fazer um exercício parecido, mas esse se calhar pode fazer mais efeito, vou experimentar. Obrigada pela dica ;)

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Eu tenho uma teoria um bocado estranha: o que faz um maratonista e um ultra maratonista não são os treinos agradáveis e fáceis que acabam bem mas sim os outros que correm mesmo mal e em que sofremos como tudo!
    Não, não sou masoquista (!) mas é com os treinos que correm mal que aprendemos com os erros e vemos a forma de os corrigir e além disso é nos treinos complicados que se fortalece a parte psicológica que é fundamental a qualquer corredor de fundo!
    Outra coisa que acho errada no vosso treino foi a hora do mesmo!
    Claro que a ideia era adaptarem-se ao calor mas embora não tenha muitos poucos conhecimentos sobre a forma de o fazer tenho a certeza que a melhor opção não é por começar por fazer um treino longo ao meio dia!
    A adaptação tem de ser gradual e não é dessa maneira bruta que lá se chega!
    Mas foi um excelente treino para aprenderem e venha o próximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Jorge. Eu tenho essa noção, mas claro que ficamos sempre mais em baixo quando o treino não corre tão bem como queríamos, mas faz parte.
      Quanto à hora penso que tens razão, fomos demasiado ambiciosos e deviamos ter feito ido aumentando gradualmente, assim foi mais "terapia de choque" :)
      Obrigada pela força.
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  5. Um treino potente!! Muito útil sem dúvida, para "enrijecer" a parte psicológica, que acredita, tem um papel fundamental a partir dos 30km de prova!
    Quanto à questão da hidratação e, tendo em conta a altura do ano em que se realiza a maratona, será conveniente ir fazendo alguns ensaios de como gerir os líquidos; na maratona de 2012 optei por correr sempre de garrafa na mão e ir bebendo aos poucos, via no entanto outros corredores que apanhavam a garrafa, bebiam metade e despejavam o resto na cabeça, enfim, há que ver qual o método mais eficaz!!
    Bons treinos e sem stress!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Provavelmente daqui a uns meses vamos olhar para trás e ver os benefícios que este treinos nos trouxe.
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  6. Este pode ter deixado aquém das espectativas mas eu tnho a certeza que os próximos treinos serão muito melhores, porque agora tens uma coisa em mente "ora bolas, tenho de dar uma cossa ao último treino!" :D
    E darás certamente :D
    A vossa força de vontade dará cabo de todos os obstáculos que possam surgir! :D
    Força "padrinhos" :D
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que tenho mesmo!
      Obrigada afilhada :)
      Beijinhos, bom estudo e tudo a correr bem nos exames!

      Eliminar
  7. A partir de agora é sempre a melhorar. Isto só aumenta a tua determinação.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah a determinação pode ter ficado ligeiramente abalada na altura, mas depois volta ainda mais em força!
      O caminho é em frente.

      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  8. Olá Isa

    Sei que já te contei esta história mais do que uma vez, mas repetida à luz de ontem tem outro significado.

    Em Maio de 2012, já em pré-preparação para a minha estreia em Maratona, fui à Meia de Setúbal. Correu-me muito mal, em especial os últimos 7 que foram quase patéticos da maneira como arrastei-me.
    Cheguei nas lonas e, ao verem-me em tão mísero estado, dois bons amigos atletas aconselharam-me a desistir da Maratona, preocupados com o meu bem-estar.
    Claro que essa hipótese nem passava pela cabeça um segundo que fosse.
    Meses mais tarde, dias após a glória de ter cortado a meta ao fim de 42.195 metros e fazendo um balanço de tudo o que aconteceu, concluí que dos momentos mais importantes para o sucesso foi a desgraça dessa Meia.
    O que esse momento me ensinou e preparou foi impagável.

    Não duvido que, quando daqui a uns 3 meses e meio fizeres o teu balanço após o sonho cumprido, vais agradecer tudo o que se passou ontem. Confia em mim! :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu lembro-me sempre dessa história e doutras. São óptimas para restabelecer a confiança :)
      O que não nos mata torna-nos mais fortes.
      Obrigada pela força João.
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  9. Olá Isa,
    belo treino, não só para as pernas mas essencialmente para a mente (que nestas coisas da Maratona tem a mesma importância que as pernas). Uma boa hidratação é muito importante, esse é o aspecto com o qual eu tenho mais cuidado - na Maratona não vais ter esse problema, pq de x em x ks terás abastecimentos - eu ando sempre com uma garrafa na mão nas provas (é uma questão de hábito que se treina), prefiro chegar ao proximo abastecimento com uma garrafa meio cheia do que sofrer durantes 2 ou 3 kms por falta de água.
    Gosto da tua determinação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura foi desmotivante não conseguir fazer a distância planeada, mas agora consigo ver as vantagens que este treino me trouxe e tenho noção que poderão haver mais treinos assim, só não queria era que fosse logo o primeiro.
      Sim, na prova será diferente, mas como diz o padrinho João Lima é melhor estar preparada para o pior, assim se o melhor acontecer até corremos mais facilmente.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Fico à espera dos próximos relatos. Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos mais relatos virão :)
      Obrigada e boas corridas também para ti.

      Eliminar