segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cada treino, um percurso diferente

Ultimamente tenho sentido alguma vontade de quebrar a monotonia nas corridas. Quase sempre vou para o mesmo lado e invariavelmente acabo em Monsanto. Claro que Monsanto é um sítio espectacular para se correr, mas a certa altura apetece variar um bocado, ver outras paisagens, correr por outros trilhos ou estradas. E a verdade é que uma pessoa no momento em que põe os pés fora de casa pode seguir diversos rumos. Pensem no que estou a dizer. Possivelmente quando saiem de casa para irem correr podem seguir para o lado direito ou para o esquerdo ou até seguir em frente. Mas como estamos habituados a um determinado local de treinos acabamos por seguir na grande maioria das vezes pelo mesmo sítio.
Esta semana tentei variar um bocado e em dois treinos acabei por ir correr por sítios onde nunca tinha corrido e um desses sítios até fica bem perto de minha casa. E sabe tão bem quando saímos para correr sem nenhum local programado. Vamos correndo e logo se vê onde as pernas nos levam. Foi assim que há pouco mais de 1 ano descobri Monsanto, fui correndo e um dia cheguei ao pé de Monsanto e pensei "porque não?" e continuei a correr sem fazer a mínima ideia onde me ia meter. Quero continuar a descobrir novas ruas, novas estradas, novos trilhos. Vamos ver até onde me levam as pernas esta semana (para além dos 23 km na quinta-feira que mais coisa menos coisa já sei onde serão percorridos).

Vou então passar à descrição dos treinos da semana passada. Treinos mais ou menos ligeirinhos tendo em conta que a partir de agora será a doer.

Terça-feira
Claramente o pior treino da semana devido a algumas dores nas canelas. As malditas não me deixam em paz de vez!
Dirigi-me, lá está, para Monsanto pelas ruas habituais. Corri muito pouco em Monsanto e voltei pelo mesmo caminho. Quando vinha junto ao Califa encontrei a Henriqueta e aproveitei para cumprimentá-la, ela queria convencer-me a fazer um treino com mais pessoal mas como eu já tinha ido e vinha com algumas dores nas canelas recusei. Ela ainda me apresentou algum pessoal, mas não retive o nome de muita gente e acabei por voltar para casa entre o andar e o correr. Este treino durou cerca de 45 minutos.

Quarta-feira
O percurso no primeiro 1/4 de hora foi bastante semelhante ao do dia anterior. Chegada a Monsanto optei por seguir pela ciclovia até Sete Rios, algo que também já fiz diversas vezes em treinos anteriores. Só que normalmente chego a Sete Rios e volto para trás ou vou um bocadinho até ao Parque do Calhau. Desta vez olhei em frente e como estava naquela fase em que as pernas começam a dizer-me "agora sim, isto de correr até que não é mau" decidi continuar pela ciclovia e fui até ao cimo do Parque Eduardo VII. Basicamente é sempre a subir (tão bom!) até aqui:
Beautiful view.
A foto não lhe faz justiça.
Estava bastante calor e após beber água e comer um pouco de marmelada iniciei o caminho de regresso. Foi um bom treino, gostei das subidas até ao Parque Eduardo VII e adorei a vista. Foi um treino bastante agradável de 1h30.

Sexta-feira
Farta de seguir sempre para o mesmo lado quando saio de casa segui para o lado contrário e segui até à Estrada de Benfica, fui até às Portas e continuei sempre em frente pela Venda Nova e fui até à estação de metro da Amadora Este, depois voltei para trás, mas por outro percurso. Vi que havia uma ciclovia onde haviam várias pessoas a fazer caminhada ou corrida e seguir por aí. Passei ao lado da Brandoa (acho eu, pelo menos era o que dizia num sinal de trânsito numa rotunda e que indicava a Brandoa do meu lado esquerdo). Comecei a descer e passei ao lado da Pontinha e depois era sempre em frente e ia dar ao Hospital da Luz. Foi quando passou por mim um....Ferrari! A roncar bem alto. Um pouco à frente parou num semáforo. Ok, Isa, é agora ou nunca. Esta pode ser a única hipótese que alguma vez vais ter de ultrapassar um Ferrari a correr! Acelera, acelera, acelera! E reza para que o semáforo não abra entretanto. Acelera, acelera! O semáforo passa a verde. Pode ser que ele demore a arrancar...claro, Isa, claro...Deixa estar fica para a próxima. 
Este treino acabou por ser circular e durou cerca de 1h, 1h e pouco. Não sei ao certo pois esqueci-me de levar o relógio o que também foi libertador.

Sábado
Não, não fui correr. Fui assistir a uma corrida. Algo completamente novo para mim. Fui assistir à Marginal à Noite e apoiar o João Lima, o João Branco, o Nuno e a Sandra.
Assistir a uma prova foi bastante giro, pois dá uma visão bem diferente das coisas. Fiquei com a Mafalda Lima e com o Carlos dos 4 ao Km, mais tarde o meu pai juntou-se a nós. Ficámos a ver a partida e entre os primeiros e os últimos a partirem passaram uns 5 minutos. Nunca mais acabavam de passar. Depois ficámos algum tempo à espera que chegassem os primeiros e quando chegou o primeiro vinha com tal distância dos seguintes que até se deu ao luxo de dançar e saltar ao cortar a meta. A primeira senhora chegou uns minutos à frente da segunda! Ver a primeira senhora chegar e ver vários atletas a passarem e a segunda atleta sem chegar foi impressionante! 
Outra coisa que me impressionou foi a velocidade a que os primeiros chegavam. Como a parte final era a descer vinham bem embalados. Aquilo é que era voar! 
Com um tempo excelente chegaram os dois Joões e ao que parece a Sandra e o Nuno chegaram mesmo antes deles, só que nós não os vimos. Resumindo ficámos vários minutos a ver se eles chegavam e o tempo a passar e eu a achar estranho mas não arredava pé determinada a estar lá para apoiá-los quando eles chegassem, quando eles já tinham chegado...Enfim...
Foi uma experiência bastante interessante, já disse à Mafalda que vou querer ir a outra prova para assistir com ela. Gostei da experiência de assistir.

Estou para aqui a escrever e tenho a impressão que isto já vai longo, por isso vou parar.

Esta semana terá um dia que ficará para sempre para a história. O 1º dia de treinos oficial para a maratona. E é já na quinta-feira! Venha ele!

18 comentários:

  1. Já fiz treinos assim. Começo a correr pela cidade sem saber o destino. Ainda outro dia fui pela Av. Almirante Reis abaixo, dei uma volta ao Terreiro do Paço e voltei.
    Desculpa lá, para a próxima não acelero tanto o Ferrari :)

    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas voltinhas não planeadas sabem muito bem e parece que até custam menos.

      Ah eras tu...não se faz...acelerar daquela maneira... =P~

      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  2. 1º dia de treinos na 5ª feira? Então, como se diz na gíria teatral (e neste contexto dá que rir): PARTE UMA PERNA! LOL

    Beijinhos e bons treinos! Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Vou tentar não partir nenhuma hehe.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  3. Belo relato! Fiquei curioso com o treino de 5f...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio.
      O treino de 5f vai ser em plena hora de maior calor e em parte do percurso da maratona de 6 de Outubro.
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Segundo soube de fontes bem informadas, o Ferrari antecipou a partida e foi só por isso que não o passaste!

    Venha a 5ª feira e o cortarmos a fita para inaugurarmos o período oficial de treinos para a Maratona. Estou desejoso!
    Sei que vamos sofrer, alturas haverá que vamos equacionar se estamos sãos, mas a recompensa final vai ser (espaço dedicado a sem palavras!) :)

    Beijinhos (só me preocupa é as tuas canelas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O arranque do Ferrari é que é muito mais rápido que o meu...já sabes como eu sou a arrancar...lenta... =)

      Sim, segundo o Carlos vai ser sofrer, sofrer, sofrer!
      Mas estou pronta para as sucessivas batalhas.

      Ontem a minha mãe fez-me ver que o problema das minhas canelas já pode ser "defeito de fabrico". Depois explico-te.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. A propósito da tua fotografia, não sei se conheces a história dessa enorme bandeira portuguesa.
    Foi um miúdo com 12 anos que tinha ido com os pais a algumas capitais europeias e quando regressou decidiu escrever ao presidente da república, na altura Jorge Sampaio, constatando que em cada capital tinha presenciado uma enorme bandeira do país mas que tal não existia em Portugal.
    Baseado nessa constatação, Jorge Sampaio decidiu colocar uma bandeira, com o tamanho que conhecemos, no cimo do Parque Eduardo VII, algo que deverá ter ficado marcado para sempre nesse rapaz que deve estar agora com uns 20 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia a história.
      Espectáculo! Grande miúdo!

      Eliminar
  6. Boas Isa, muita força aí para a preparação da Maratona. 5ª feira é o grande dia....a primeira pedra...emocionante não é?
    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito emocionante!
      Hoje também vou correr, ontem também fui. Mas quinta-feira é o 1º dia oficial dos treinos de preparação e isso deixa-me bastante feliz e ansiosa para que chegue o dia :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  7. E agora, com o aumentar dos kms, vai ser bom, e até ajuda, explorar percursos diferentes!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :)
      Vai ser muito importante fazer treinos em longas rectas, mas também vou querer variar um bocado durante a semana.
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  8. ...é sempre bom variar os locais de treino , mas "criar" rotinas tambem é importante ! :D

    ...não sei bem qual "nos" ajuda mais nos treinos , mas acho que isso depende de atleta para atleta ;)


    Ora então , ainda não te tinha dado os parabens e muita força para essa nova "etapa" a começar 5ªfeira !! :D

    bons treinos e força nisso...

    Ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, mas às vezes sabe bem quebrar essa rotina.

      Obrigada Ajb. Vamos ver como corre esta aventura.

      Boas corridas.

      Eliminar
  9. Bom início do Treino "oficial". Estás mais que bem dar lhe dar "início". Tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      Amanhã passa a ser oficial. Vamos ver como corre.

      Boas corridas.

      Eliminar