terça-feira, 27 de novembro de 2012

Semana menos boa e "Following Atticus"

Normalmente ando sempre aqui a chatear-vos com os meus treinos, quanto tempo corri, onde corri, o que senti. 
Se já há alguns dias que não digo nada, não é porque não tenha nada para dizer, é porque os treinos não têm corrido lá muito bem e o meu portátil não tem colaborado. 
Ele já é velhinho e o ano passado por esta altura começou a deitar fumo (literalmente), foi para arranjo e lá se tem aguentado. Mas agora tem demorado bastante a arrancar e até aceder à net tenho de esperar 30000 anos. Depois de tudo estar ok, funciona normalmente. I don't get it.

Mas falando em corridas.
A semana passada foi uma semana de emoções fortes, por outro lado, para o final da semana também foram daqueles dias que só as mulheres sabem como são...
Não sei se devido a uma destas coisas ou a ambas, os treinos não correram lá muito bem.
Vontade e motivação não me faltaram. Apesar do tempo que esteve eu tinha vontade de ir correr, mas quando começava a correr, as pernas parece que não colaboravam, assim como o resto do corpo. Parecia que não tinha forças.

Quinta-feira fui correr, mas sentia uma moleza enquanto corria que só corri escassos minutos.

Sexta-feira à tarde saí de casa cheia de pica para ir correr. Ia toda entusiasmada, mas aos 10 minutos tive de andar um bocadinho. Corri durante 1h10, ou melhor, o treino durou 1h10, corrida propriamente dita deve ter sido 1h, pois por algumas vezes andei durante uns segundos.

Depois domingo tinha combinado um treino com um amigo meu na Mata de Queluz. 
Sabe-se lá como, o S.Pedro deu umas tréguas e não choveu durante o treino que fizemos. Começámos logo em grande, com uma subida, e a respiração parecia não querer colaborar e só consegui estabilizar a respiração e as pulsações quando a subida acabou e começamos a correr a direito.
O piso era bastante irregular, muitas pedras soltas, troncos de árvores, folhas caídas no chão e, claro, muita lama (tanta que cheguei a casa e tive de lavar os ténis).
Haviam mais algumas pessoas a correr, umas quantas de bicicleta e outras a fazerem a sua caminhada matinal ou a passear os cães.
A certa altura deparámos com um labrador preto a ladrar-nos. Parámos para lhe tentar fazer umas festinhas (porque eu disse que estava muito cansada e só conseguiria continuar se fizesse umas festinhas a um cão...coisas à Isa...) e os donos disseram que ele era meiguinho e não fazia mal a ninguém, mas quando nos tentámos aproximar, ele começou a correr como que a fugir de nós (se calhar queria brincar à apanhada) e acabámos por desistir.
Seguimos caminho, sempre com muita atenção a ver onde colocávamos os pés. Por algumas vezes escorregámos, embora sempre sem cair.
Andámos por lá às voltas, ora subindo, ora descendo. 
A minha parte favorita foi quando ouvimos um rebanho de ovelhas. Digo "ouvimos" porque a mata de Queluz fica entre "muralhas" e não conseguimos ver para fora, por isso só ouvíamos o tinir dos badalos das ovelhas. Naquela altura senti-me no campo. Muito bom.
Corremos durante 45 minutos. Foi um treino bom, no sentido que treinei subidas e em terreno bastante inconstante, mas podia ter sido melhor se eu me sentisse a 100%. 

Estamos numa nova semana e espero estar com as energias renovadas e que os treinos voltem a decorrer normalmente.
Veremos já daqui a umas horas.

Provavelmente por estar a entrar numa nova fase da minha vida, tenho andado muito pensativa e muito espiritual.
Decidi voltar a ler um livro que tinha lido aqui há uns tempos e que me marcou. E muito.
Este livro tem tantas coisas que me dizem muito.
É fantástico, pois é uma história real. E gira à volta da amizade e companheirismo entre um homem e um cão e de como um dia esse cão leva um homem anteriormente sedentário a tomar uma decisão que mudará a sua vida para sempre.
Pode não ser sobre corrida, mas é sobre comunhão com a natureza. Uma busca pelo sentido da vida, chamemos-lhe assim. Penso que tem tudo a ver com corrida, apesar de não ser sobre corrida.
É um livro muito espiritual.

Fica aqui um vídeo. Pode ser que vos desperte curiosidade. Acho que o livro só há em inglês.

" I knew the moment I looked from Atticus to the surrounding mountains that  I'd never forget that day. My life had changed." (Tom Ryan - Following Atticus)


"Something was happening to the two of us in the mountains, and we were about to see the world in an entirely different way."(Tom Ryan - Following Atticus)

p.s. Outra coisa que adoro nesta história real, é que contra todas as probabilidades, um homem com excesso de peso e um cão minúsculo, fazem aquilo que outras pessoas ou cães que aparentemente têm uma melhor capacidade física e estão em melhor forma não fazem. Só prova uma coisa muito importante, se tivermos vontade e força a nível mental e espiritual CONSEGUIMOS!

15 comentários:

  1. Imagens muitos bonitas no Trailer do livro.

    E sim, a vontade a nível mental e espiritual move montanhas!!! muitas vezes a dificuldade está em mantermos bem viva e firme essa vontade, mas se acharmos que vale a pena, mesmo com momentos de menos vontade, lá se vai caminhando pelo caminho escolhido. Fundamental é não desistirmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é.
      O debate mental que por vezes se passa na nossa própria cabeça é que nos impede de progredirmos.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  2. O que te aconteceu é perfeitamente normal após um período alto de emoções, a que se segue a natural e inevitável descompressão.
    Podias estar cheia de vontade para correr mas o corpo não estava para aí virado, por razões que ele sabe.
    A mim também me aconteceu na primeira quinzena de Setembro estar cheio de vontade de correr, começar bem e logo a seguir ficar sem energia. Também tinha passado por um momento de emoções fortes mas, no meu caso, negativas, completamente oposto às tuas muito positivas.
    A seguir, essa falta de energia passou e em boa hora pois foi quando comecei a preparação para a Maratona (16/9).

    Nós somos um todo e assim a nossa forma tem altos e baixos, consoante tantos e tão variados motivos.

    Boa sorte para o treino de hoje. Que te saiba muito bem! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas razão. E tens com certeza, pelo que dizes e pelo que já tenho lido e também vivido, estas fases por vezes acontecem. Só espero que seja uma fase mesmo passageira e que esta semana já esteja tudo "normal".
      Obrigada João.
      Beijinho

      Eliminar
  3. O treino tem destas coisas os seus altos e baixo é perfeitamente normal!
    Eu tenho uma coisa engraçada: muito raramente tenho vontade de correr quando vou para o treino mas depois sinto-me bem mas se for para o treino cheio de vontade ele corre-me mal! Enfim manias:

    Esse portátil está a necessitar de reforma o pior é o Pai Natal ter sido roubado.
    Eu se não tivesse sido a solidariedade e o engenho de um amigo já estava nas "trevas"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vim mesmo agora de uma corrida de 50 minutos que me soube tão bem =)Mente e corpo trabalharam em conjunto e o resultado foi uma corrida muito agradável.

      Pois está...por enquanto ainda dá para desenrascar. Espero que ele não me pregue nenhuma partida.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ainda bem que te correu tão bem! :)
      Vais ver que foi aquilo que te disse.

      Também cheguei agora do meu que cumpri o que estava planeado. Agora tem que ser cumprido ao milímetro, mesmo que me apeteça mais ou mais rápido, tenho que me controlar.

      Beijinhos e boa continuação de preparação para o teu contributo à melhor equipa de estafetas! :)

      Eliminar
  4. Eu acho que esse seria um filme de puxar mesmo à lágrima!! O que não é difícil, que eu sou uma chorona com filmes destes... :)

    Esse treino na mata de Queluz pareceu-me bem interessante, uma simulação do campo em plena cidade!

    Quanto a dificuldades... um ano depois de começar a correr ainda há dias que até 5km me custa fazer... Temos que nos concentrar na evolução e aceitar estes dias.

    Beijinhos e melhores corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois seria. O livro já puxa à lágrima.
      Foi um treino interessante, diferente. É bom de vez em quando variar.
      Bjs e bons treinos

      Eliminar
  5. Olá!!
    É normal depois de um período intenso, a adrenalina baixa e nós nos sentimos down. Terminaste uma fase da tua vida: fizeste e defendeste uma tese que te permitiu atingir um marco: seres Mestra :)
    Agora, dá tréguas ao corpo. Ele tem várias maneiras de dar força e ao mesmo tempo por-nos KO.
    Apesar de o Mental dominar o físico, o emocional /espiritual domina o mental e o físico.
    Quando queremos, podemos!
    Um beijo e bons treinos
    Dia 9 essa equipa vai ser Fantástica!
    Go Girls!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força Lígia :)
      Os treinos já estão a voltar à normalidade. Esta semana já fiz dois e senti-me muito bem em ambos. Foi apenas uma fase curtinha felizmente.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  6. Olá Isa.
    Depois da corrida de domingo, só hoje é que corri. Também fiquei um pouco em baixo. Mas hoje no trabalho só pensava que tipo de treino ia fazer. Acabei por fazer um de velocidade.
    Ainda bem que já treinas normalmente.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, ontem também fiz um treino mais de velocidade.
      Felizmente esta semana já me sinto bem. Parece que foi uma fase passageira. Felizmente.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá, creio que estamos no fim de uma fase em que todos os que gostamos desta actividade física temos de passar. A descoberta da liberdade que significa correr e a integração nesta actividade física, a seguinte que nos aponta já o caminho a seguir e a preocupação de procurar a melhor forma para o conseguir. É esta porta que agora se está a abrir no seu horizonte, os amigos que a têm rodeado e apoiado vão continuar por perto e serão o empurrão decisivo para esta nova fase que aí vem. Vontade e força não lhe faltam e prevejo que em 2013 vai viver grandes experiências ao nosso lado que enriquecerão a sua paixão e satisfação. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força.
      Eu espero que sim, que 2013 seja um ano de novas experiências, sempre com grande prazer e paixão pela corrida.
      Beijinhos

      Eliminar