segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mas quando? Quando vou eu fazer um treino longo?

Não, ainda não foi desta que fiz o meu tão desejado treino longo.
Claro que estou triste e frustrada, mas quando finalmente for fazer um treino longo, acho que vou fazer uma dança no final. Não há a dança da chuva? Eu vou inventar a dança da corrida! =P

Sexta fui fazer um treino de cerca de 1h com a Menina no Parque das Nações. Foi um treino agradável e nem dei pelo tempo a passar. Obrigada pela companhia!

Agora vou enumerar os erros que cometi (mais para mim do que para vocês, que é para eu não voltar a repetir os mesmos erros):

  1. Enquanto corríamos esteve sempre uma chuva miudinha. Eu tinha o impermeável, mas a certa altura a chuva abrandou e quase que nem se dava por ela e como o capuz já me estava a fazer calor tirei-o. Não chovia, mas caíam algumas pingas, inclusive das árvores.
  2. Depois da corrida tivemos paradas e sentadas num café à conversa com a Carla, que gostei de conhecer =). Mais de 1h a arrefecer, embora na altura a conversa estivesse boa e como é óbvio na altura eu sentia-me bem.
  3. Depois disto ainda fui ao Colombo. Diferenças de temperaturas...
  4. Outro erro fundamental que cometi foi ter-me esquecido do quão "florzinha de estufa" sou, ou seja, durante o Outono-Inverno eu adoeço sempre umas 2 ou 3 vezes. É um facto.
Tudo junto numa bela sopa o que é que deu?
1+2+3+4 = Isa doente

Os sintomas da gripe começaram logo sexta à noite e pioraram sábado à tarde. Dores de garganta, febre e um mal estar geral. Não me sentia com forças para nada. 
E domingo tinha combinado um treino com o João Lima, a Lúcia e a Menina! Um treino longo! E em parte do percurso da maratona de Lisboa.
Fui resistindo a cancelar a minha ida. Ainda tinha esperança de ficar melhor. Foi quando apareceu a febre. 
Com muita pena minha tive de avisar o João que não iria poder fazer-lhe companhia.

O fim-de-semana teve altos e baixos. Ora me sentia melhor, ora sentia-me outra vez enfraquecida. Foi um fim-de-semana nada produtivo. Não fiz nada de útil. Ainda não estou a 100%. Passei a noite com alguma tosse, mas agora de manhã pareço estar melhor. Pelo menos sinto-me melhor e a prova disso é que até me apeteceu escrever no blog.

Pelo menos tive um pequeno momento de alegria quando soube que o João tinha conseguido atingir o seu objectivo. Mais uma vez parabéns!
Dia 18 não quero faltar ;)

Isto tudo só serviu para eu ficar ainda mais desejosa de um treino longo. Mas tenho de ter alguma paciência. 

Boa semana e bons treinos!

16 comentários:

  1. Oi Isa!

    De facto temos mesmo de ter alguns cuidados antes, durante e após nossos treinos/corridas.
    Meu marido goza sempre comigo, pois eu chego a casa, depois dos alongamentos 'a porta de casa, directa para a cozinha e bebo 2 copos de agua, em seguida banheira. Saio de la como nova.
    E quando vou para mais longe que Monsanto, o trato e' ele levar-me (Belém, Parque das Nações) e quando termino vir logo para casa. Pois no inicio nao ligava a essas coisas ate que um dia fiquei doente. Disse: nunca mais.

    Agora tens de fortalecer teu sistema imunitário. Benerons e muito chá de alecrim com mel. O Alecrim limpa os pulmões, trata da garganta e nariz e ao mesmo tempo fortalece o sistema imunitário. Se não tiveres febre nem frio vai fazer um treino leve mas sem chuva. Deste modo o corpo faz uma purgação natural.

    Desde que comecei a correr e a ter esses cuidados não sei o que e uma gripe ou constipação. A semana passada fiquei admirada pelo bicho da gripe do meu marido não ter passado para mim... ate deve ter passado mas as minhas defesas combateram bem.

    Come muita fruta e bebe muita agua.

    Dia 18 la estaremos para dar apoio ao João.
    Dia 11 vais a corrida da Ajuda?

    Um beijinho e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu não gosto de tomar medicamentos. Só tomei um comprimido para baixar a febre, porque são mais os efeitos secundários que os benéficos. É preciso eu estar mesmo muito mal para tomar medicamentos. E chá não gosto, cai-me sempre mal. Bebi foi 2 sumos de laranja e também tomei mel com limão. Água e fruta é um dos cuidados que tenho todos os dias.

      Obrigada pelas dicas.

      Não corro assim há tanto tempo, mas desde que corro já tive 2 vezes doente. Esta é a segunda. Desta vez cometi mesmo vários erros, mas da outra vez não.
      O meu sistema imunitário não é dos melhores que anda por aí. E desde pequena que tenho alguns problemas de amigdalites.

      Não, dia 11 vou à Corrida Sempre Mulher apenas caminhar e à tarde espero fazer finalmente um treino longo, mas já não digo nada...

      Beijinhos e obrigada pela força

      Eliminar
  2. Olá Isa
    Eu também tenho uma enorme tendência para me constipar no inverno mas isso nunca se deveu a um treino!
    Nunca me constipei por correr com chuva!
    A solução nem passa por impermeáveis mas apenas e somente não arrefecer depois do treino e tomar imediatamente um duche quente.
    Quando digo imediatamente e mesmo assim e nalguns casos até faço os exercícios de flexibilidade já debaixo do chuveiro!
    Antigamente em treinos longos, com muita chuva, e em que chegava ao balneário do Estádio Nacional todo ensopado cheguei a apenas tirar os sapatos e despir-me debaixo do duche com água quentinha!
    A grande asneira, que provocou essa valente constipação, foi o arrefecimento depois do treino!
    Mesmo sem chuva esse arrefecimento para mim é fatal!
    A não ser que seja no pino do verão tenho sempre um velho blusão que assim que chego a casa visto, e nalguns casos chego a despir a t-shirt, secar-me minimamente, vestir uma camisola seca mais o tal blusão velho e depois calmante fazer a flexibilidade e recuperar um pouco antes de ir para o banho.
    Não adianta ir correr “cheio” de roupa para não ter frio se depois arrefece-mos com a roupa toda molhada de suor ou chuva em cima da pele.
    Por isso já sabes a solução passa por não arrefeceres depois do treino com a roupa molhada e ou tomas imediatamente banho ou vestes alguma coisa seca.
    Já viste que no futebol quando um jogador é substituído assim que chega ao banco dão-lhe logo um blusão para vestir!?
    Beijinhos e rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão.
      O problema não foi mesmo correr à chuva, foi o arrefecimento e o tempo que demorei até finalmente tomar banho. Na altura não pensei...
      Erros de principiante.
      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar
  3. Oi Isa.

    Todos somos diferentes mas vou passar-te aquilo que sempre fiz, quer no futebol durante 20 anos quer mais recentemente nas corridas.
    No final do treino o importante é secar e agasalhar, mesmo com temperaturas mais amenas. Quando corro mais longe de casa levo sempre roupa seca e uma toalha que serve não só para secar mas também para pôr debaixo do rabo e não suar o carro. ;)
    Se os sintomas de gripe começarem a aparecer costumo fazer um treino bem agasalhado e, sem arrefecer, ir para a banhoca bem quentinha. Isto acompanhado por uns Cêgripes.
    Normalmente resulta.
    Desejo as tuas rápidas melhoras.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos conselhos.
      Na altura não pensei, mas aprendei com o erro e não volto a cometê-lo =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Respondendo ao título do artigo, é dia 18! Mas olha que depois fica à espera de ver uma dança da corrida! :)

    Rápidas melhoras!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas dia 18 ainda está tão longe...sem querer estar com demasiadas esperanças, mas queria fazer um treino longo já no próximo domingo. Veremos se já me sinto a 100%.
      Dia 18 claro que lá estarei e fica prometida uma dança da corrida =P
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  5. Olá! Espero que já estejas melhor! O problema foi mesmo aquela esplanada no meio das correntes de ar! Realmente uma pessoa na altura nem pensa, mas na conversa o tempo vai passando e... De qualquer forma, gostei da companhia, temos de repetir outro fds desdes em outro lado diferente. Vamos correr a cidade todaaa! :)

    Mas agora espera uns dias antes de tentares um treino mais longo, para dar tempo ao organismo de recuperar. Até sábado já estás boa e sempre podes fazer um treino maior antes da Corrida da Mulher! Não desesperes!

    Beijinhos e põe-te boa!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me sinto melhorzita. Mais uns dias e já estou a 100%.
      A minha ideia é essa, no fim-de-semana fazer um treino longo, O treino longo. Veremos se até lá me sinto a 100%, mas penso que sim.
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  6. As melhoras!
    Tens 1 mês para ficares a 100% ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Espero estar a 100% bem antes desse dia ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Isa, espero que estejas melhor, o facto de estarmos transpiradas e nos sujeitarmos a mudanças de temperatura, tem sempre essa desvantagem, para a próxima, já sabes, 1º é o banhinho quente, e depois a converseta :) Beijocas e as melhoras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, já estou melhor obrigada.
      Lição aprendida =)
      Beijinhos e uma boa semana.

      Eliminar
  8. As melhoras Isa.
    O treino longo espera por ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar