terça-feira, 17 de maio de 2016

UTSM, a desilusão

Amigos,

Como todos sabem no passado sábado fomos até Portalegre para a grande aventura do ano, os 100 km do UTSM. Infelizmente, como muitos já sabem, fomos impedidos de continuar em prova aos 97/98 km, no PAC10, após termos conseguido passar todos os PAC's onde haviam cortes oficiais descritos no regulamento. Ora segundo o regulamento e de facto o limite final eram 24h. Aceitamos. Mas esse limite era na meta! Já fizemos umas quantas ultras, umas onde fomos barrados, outras não, mas lembro-me por exemplo dos Abutres onde chegámos a um abastecimento já após as horas de corte onde deveríamos era estar já no abastecimento seguinte! E lembro-me bem do que nos disseram "Podem continuar pois aqui oficialmente não vos podemos barrar, mas serão barrados no próximo abastecimento." Isto sim é cumprir o regulamento! 
Sim, no UTSM havia um limite de 24h mas esse limite é na meta! Mesmo assim, acho deveras irónico que se defendam com essa, e depois classifiquem atletas com mais de 24h todos os anos! Inclusive que coloquem em destaque no Facebook da prova um filme com uma chegada à meta com mais de 25h!

Mais, nós não pedíamos sequer que nos classificassem, pedíamos sim que nos deixassem terminar. Custava muito que o permitissem? Mais, nós estávamos em condições de continuar e os senhores da organização viram-no. Claro que estávamos estoirados! São quase 98 km nas pernas! Mas apesar disso estávamos bem, ninguém estava a cair para o lado, e estávamos com uma vontade férrea de terminar. Nós e a atleta que conosco seguia, a Maria.

Agora, o pior de tudo!!! A arrogância por parte do director da prova! Uma coisa como eu nunca vi igual. E provavelmente se não o tivesse testemunhado também me custava a acreditar. Mas acreditem que é verdade, até o João que estava ao telefone com o Vitor nesse momento ouviu as palavras deste senhor.

Chegados ao PAC 10 onde oficialmente no regulamento não havia nenhum barramento e estando já com quase 98 km nas pernas, apesar de supostamente ali ser o km 95, somos informados pelos voluntários que não poderíamos continuar. A atleta que seguia conosco pediu de imediato para falar com o director da prova, colocaram-nos ao telefone com ele, segundo nos disse, ele desligou-lhe o telefone na cara...
Quis eu falar com o director da prova, atendem-me dizendo que o director não pode falar porque vai a conduzir a caminho do PAC onde nos encontrávamos. E para quem não conhece o UTSM, esta prova começa e acaba em Portalegre, o quão mau é sermos barrados já em Portalegre, onde já se situa o PAC 10!!! Damos a volta toda à serra e acabamos por ser barrados às portas da meta. 

Quando o director da prova chegou, pensam que foi cordial conosco? Pensam que nos explicou porque estávamos a ser barrados? Nada disso amigos, simplesmente mostrou-se sempre altivo e arrogante e a primeira frase que saiu da sua boca foi "Estou aqui para transportar os atletas até ao estádio". Começa bem...A isto respondemos os três que queremos continuar, queremos terminar, vai daí responde novamente arrogante "Se quiserem continuar vão por vossa conta e risco." Continuamos a tentar que nos deixem prosseguir, alegamos que este barramento não constava do regulamento, pelo menos que nos deixassem chegar à meta. A Maria referiu, e nós também, que tinham escarrapachado no FB deles o tempo do último atleta do ano passado, mais de 25h! Nós estávamos no PAC 10, a menos de 5 km da meta, pelo que já ouvimos dizer de atletas amigos, 5 km até relativamente fáceis! 
Referimos também que isto era gozar com o nosso sofrimento e com a nossa superação, praticamente ignoraram-nos, não foram nada compreensivos, nem uma palavra de conforto. Zero. E depois veio a melhor parte....
Quase ao mesmo tempo eu e a Maria dissemos que iríamos apresentar uma reclamação. O director da prova respondeu-nos com um gesto de desprezo com a mão e disse "Epá, façam como quiserem!" numa atitude claramente arrogante e de quem se está bem a lixar para nós. Foi duma insensibilidade incrível e duma falta de respeito que nem há palavras para definir. Não pensem que estou a exagerar, pois felizmente há várias testemunhas, estavam lá vários voluntários e inclusive nesse momento o Vitor estava a falar com o João ao telefone que ouviu tudo.

Isto para nós foi o pior de tudo! Não basta sermos barrados a meros 5 km da meta quando até demonstramos estar em condições de prosseguir e num PAC em que oficialmente não poderia haver nenhum corte, mas somos tratados de forma desumana, sem qualquer respeito pelo nosso esforço das ultimas 24h e 98 km de prova.

E é incrível que a organização respeite tão rigoriosamente os limites mas não respeite a distância..Sim, porque já ouvi falar em 102 e 103 km, se calhar se a prova tivesse mesmo os 100 km até tinhamos terminado antes das 24h...mas isso nunca saberemos.

Só sabemos que vivemos uma grande aventura que nunca esqueceremos, infelizmente terminou mal e pelos piores motivos.
Agora há mais provas, há mais corridas e sobretudo há uma certeza, não voltaremos ao UTSM.
Já fomos muito felizes no UTSM em anos anteriores e este ano até ao PAC10, mas depois da forma como fomos tratados, podem ter a certeza que não voltamos a meter lá os pés.


Abaixo o email enviado por nós à organização (se calhar demasiado respeitoso dirão alguns...pela forma como fomos tratados...mas somos nós, a Isa e o Vitor, o casal que só quer correr feliz e que nunca falta ao respeito a ninguém...é pena que nem todos sejam assim):

"Boa noite,

O meu nome é Isadora Costa, dorsal 1060 no UTSM 100 km. Participei na prova com o meu namorado Vitor Gonçalves, dorsal 1059 e vimos por este meio demonstrar o nosso profundo desagrado pela forma como fomos tratados no PAC10 do UTSM pelo director do UTSM.

Somos dois atletas que apesar de lentos já andam nisto há algum tempo, não partimos para os 100 km de ânimo leve. Já corremos umas quantas ultras, entre as quais Serra d'Arga (53 km), Sicó (65 km), Óbidos (57 km) só para dar alguns exemplos. Já fomos a São Mamede duas vezes participar na distância dos 42 km e adorámos a prova, fomos sempre bem recebidos e nunca tivemos nada a apontar à organização.

Sonho com os 100 km há pelo menos dois anos e pelo carinho especial que sentimos por esta prova sempre dissemos que gostaríamos de nos estrear nos 3 dígitos nesta prova.
Este foi o ano.
Sabíamos que seria duro. Para quem não é? Afinal de contas são 100 km, mas também sabíamos que tínhamos capacidade para a terminar. Sabemos que somos lentos, mas o desporto não é para todos? Na minha opinião o bonito de uma maratona ou de uma ultra é precisamente pessoas "normais" conseguirem concluir tamanha façanha. É necessário treino e muito espírito de sacrifício. 

Este ano partimos rumo ao sonho e tudo correu bem. 
Tudo impecável, bons abastecimentos, percurso bem marcado e voluntários 5*.

Óbvio que não foi fácil, a partir de certa altura começam a haver pequenas dores, pequenos entorses e a coisa vai custando cada vez mais. Mas fomos controlando os tempos limites e conseguindo passá-los a todos, o 1º, no PAC 3 aos 30 km passámos com cerca de 1h15m de avanço. O segundo, no PAC 6 que já surgiu aos 61 km e pouco, foi passado com cerca de 45 minutos de avanço e o últimocontrolo (segundo o regulamento), no PAC 9 que já surgiu aos 91 km, ao contrário dos 89 anunciados já foi passado com pouco menos de meia hora de avanço.
Aqui fomos apanhados pelo atleta vassoura que acompanhava a última atleta, a partir daqui seguimos todos juntos.
Chegados ao PAC10 somos informados que não poderíamos continuar pois essa era a ordem que tinham. Manifestámos de imediato a nossa vontade de continuar.
A atleta que seguia conosco pediu de imediato para falar com o director de prova. Segundo nos disse o director desligou-lhe o telefone na cara.
Entretanto tentei eu (Isadora Costa) ligar para o director ao que meu foi respondido que nesse momento não podia atender pois ia a conduzir e seguia em direcção ao PAC 10. Até aqui tudo bem.

Entretanto assim que o director de prova chegou junto de nós a primeira coisa que disse foi apenas uma declaração "Estou aqui para transportar os atletas até ao estádio" ao que de imediato respondemos que queríamos continuar, queríamos terminar a grande epopeia. Respondeu-nos sempre de forma arrogante dizendo que se quiséssemos podíamos seguir por nossa conta e risco, quando dissemos que não nos podiam barrar pois ali oficialmente não era nenhum barramento e que queríamos apresentar uma reclamação, a isto o director respondeu de forma extremamente rude "Epá, façam o que quiserem!". Isto não é forma de um director de prova falar com os seus atletas, ainda por cima tendo nós acabado de fazer 97 km.

A nossa reclamação vai precisamente nesse sentido, na forma como fomos tratados. Não faltámos ao respeito a ninguém, apenas manifestámos o nosso interesse em continuar, pois estávamos em condições de o fazer, o que até deveria ser motivo de orgulho para a organização. E o que recebemos em troca? Palavras arrogantes, rudes e um director que não olhava sequer nos nossos olhos enquanto falava conosco

Falando no barramento em si, podem alegar que o tempo limite da prova eram 24h, mas segundo o regulamento só existem 3 barramentos antes da meta, logo, a única coisa que seria admissível era deixarem-nos continuar até à meta, completando assim a distância, e nessa altura se nos informassem que não seríamos classificados pois havíamos chegado após as 24h mencionadas no regulamento, aí sim teríamos de aceitar. Mas ao menos teríamos completado a distância e os senhores estariam aí sim a seguir o regulamento.

Também não percebemos porque foram tão rigorosos este ano quando nos anos anteriores foram tão benevolentes e não só deixaram passar como até classificaram atletas com mais de 24h de prova. Então mas eles não terminaram após as 24h?...
Portanto...apesar de terem terminado após o limite até foram classificadas...logo cai logo por terra o vosso argumento das 24h.
Mais, porque têm até um vídeo em destaque no Facebook da prova onde mostram um tempo de chegada de 25:14:02 no ano passado?...
Mais, este ano há atletas classificados após as 24h...então mas em que ficamos? 

Nós não pedimos para sermos classificados, nós só queríamos terminar. Nem a medalha pedíamos. E estávamos em condições de terminar! Quem está 24h sem dormir, sempre em movimento, merece mais consideração e mais respeito por parte do director de prova.

Não está em causa, nem nunca esteve a organização geral da prova! É o terceiro ano que participamos e até este momento não tínhamos razões de queixa.
Mas a atitude e forma de estar do director de prova foram más demais e não podemos aceitar as respostas dadas, os "Epá, façam o que quiserem". Isto é uma resposta inaceitável vinda de uma pessoa com tamanha responsabilidade e supostamente com conhecimentos do que é ser atleta e do sofrimento porque passam os atletas.
Na nossa opinião gozaram com o nosso sofrimento.
E relembro que quem "faz" as provas são principalmente os atletas de pelotão, os de cá de trás. São esses que muitas vezes têm grandes histórias de vida.

O que aconteceu foi mau demais. Para nós manchou completamente o sentimento de carinho que tínhamos com esta prova. Tudo isto poderia ter sido facilmente evitado com alguma sensibilidade e bom senso.

Gostaríamos de obter uma resposta vossa.

Cumprimentos,

Isadora Costa e Vitor Gonçalves"

17 comentários:

  1. Amigos, sou testemunha da prova que fizeram, do grande esforço que praticaram, sempre completamente focados e decididos, e sou testemunha de como estavam preparados para o desafio. E a prova é como acabaram e como estiveram no dia seguinte.
    Só não concluíram porque, irregularmente, não vos foi permitido.

    Provaram o quão grandes são. O quão heróis são. O quão exemplo são de forma de vida saudável. São GRANDES!!!

    Muitos parabéns pela grande vitória de sábado!

    Beijinhos e abraços aos meus heróis!

    ResponderEliminar
  2. Isa e Vítor já muito escrevi sobre este lamentável acontecimento tanto no blogue do João Lima como no Facebook.
    Deixo aqui um dos comentários que escrevi no blogue do João Lima.
    Agora é a hora de recuperar o físico e pensarem em novos sonhos e em provas em que o vosso esforço seja respeitado e os regulamentos sejam cumpridos.
    Fiquem com a solidariedade e a amizade de um pioneiro da ultra maratona e do trail em Portugal. Um beijinho e um abraço.

    João Lima 100% de acordo com o que escrevestes. Já praticamente não corro com dorsal mas também cada vez tenho mais receio de meter em provas sem conhecer muito bem as organizações para não ter dissabores. E quanto maior é a distancia mais esse medo aumenta! Se um erro, da organização, nos destruir uma meia maratona olha faz-se outra! Se um erro da organização, nos destruir uma ultra maratona são meses e meses de trabalho, esforço e sonhos que vão por água abaixo. A voltar a fazer uma ultra tinha de ter muita confiança nos seus organizadores porque é como entregarmos um pouco da nossa vida a desconhecidos! E com a proliferação de provas de trail e de organizadores das mesmas cada vez há mais gente a dar menos garantias de qualidade organizativa! Não me parecia ser o caso da prova em questão mas no melhor pano cai a nódoa e neste caso a nódoa veio na forma do director da prova! E se uma prova é um colectivo que a organiza o director da mesma é o rosto da prova e uma atitude como a deste senhor é o suficiente para deitar por terra todo o trabalho de uma organização. Não foram só os atletas barrados que saíram prejudicados mas toda a organização do UTSM - Ultra-Trail de São Mamede que viu a todo o trabalho posto em causa devido a uma atitude arrogante e prepotente. Muita gente pode não o saber mas eu já ando nisto há uns anos e afirmo que ser director de uma prova é das funções de direcção mas delicadas e complicas que há e exige um perfil muito próprio que esse senhor manifestante não tem!

    ResponderEliminar
  3. Isa e Vítor, reitero aqui o referido noutros locais.
    No seguimento da leitura da vossa experiência no UTSM e depois da minha primeira experiência no UTSM em 2016 e das participações desde Janeiro deste ano no Hard Crono Serra Archeira, Trail dos Abutres, Trail de Bucelas, UTAX, Trail de Lousa e Trail Peneda-Gerês e para não falar das provas onde tive o privilégio de participar pelo país fora o ano passado, permitam dizer-vos que na minha modesta opinião o UTSM não fica atrás de nenhuma delas relativamente á organização.

    Reclamações de atletas haverá sempre e devem ser feitas de forma responsável para permitir às organizações melhorar, compreendo o vosso desagrado pelo que aconteceu e acredito que a organização no futuro irá tratar estas situações no regulamento de forma clara e objetiva para não suscitar dúvidas sobre as decisões que forem tomadas.

    A melhor forma de todos resolvermos este assunto é estarmos no UTSM 2017 e confirmarmos olhos nos olhos que é melhor que o UTSM 2016 e que todos demos o nosso modesto contributo para que assim fosse.

    Bons treinos para todos e em particular para quem estiver no Estrela Grande Trail que se aproxima, eu vou lá estar em mais uma festa do Trail Nacional, e até 2017 UTSM.

    ResponderEliminar
  4. Fico triste com este desfecho, mereciam ter voltado com memórias felizes do UTSM. Sobretudo sabendo o que gostavas desta serra e o quanto esta prova era especial para ti.
    Espero que obtenham uma resposta e possam encerrar este capítulo da melhor forma, para continuarem a vossa história. Haverão muito mais aventuras e novas montanhas à vossa espera.
    Apesar de tudo, não deixem que este desfecho manche o vosso feito. 97km merecem ser celebrados, isso ninguém vos tira! Muitos parabéns pela vossa força e perseverança!!!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Olá Isa,

    PARABÉNS, VÓS SOIS UNS GUERREIROS :)

    Infelizmente tenho participado em muitas provas que todos comentam que são espectaculares e depois acontece situações como a vossa!!!

    Como exemplo tenho uma que participei no ano passado, não interessa sequer dizer qual. Uma que diziam coisas maravilhosas e que acabei por ser barrado aos 46Km tendo sido anunciada de 45Km, que afinal teve 53/54/55Km. Ao certo ninguém sabe quantos foram!! O que vale é que a organização depois pediu descul... não, não pediu nada. Todos os que criticaram foram enxovalhados, até por atletas da chamada "elite". E tudo seguiu e segue como se estivesse tudo bem. Aqui falham muitas organizações por este Portugal fora!!

    Quem faz as provas são os atletas mais "lentos". São eles que, como tu, com as suas crónicas de superação, inspiram outros e os fazem inscreverem-se em provas que nunca pensariam um dia fazer. Logo a maior atenção deve ser dada ao que costumo chamar "liga dos últimos". E não ter de chegar a um abastecimento sem comida, sem água, como já me aconteceu.

    É sobretudo nas provas mais longas que se vê realmente uma organização. São estas que requerem um plano A, um plano B... e... deixa ver se encontro a palavra certa... hummmm... ORGANIZAÇÃO, é essa mesmo :)

    Mais cedo ou mais tarde, como se costuma dizer, "o mar devolve o que não presta".

    Melhores provas virão :)

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  6. Penso que tanto já foi dito, neste momento serve apenas para dar algum conforto e assim um beijinho e um abraço 100km!

    ResponderEliminar
  7. Lamentável esta situação. Tenho mesmo muita pena que isto tenha acontecido desta forma, e espero sinceramente que a organização reflita e vos dê uma resposta ao vosso mail, um pedido de desculpa que não resolve mas pelo menos atenua este triste episódio. Os regulamentos existem para serem cumpridos, por ambas as partes ... e não foi por parte da organização. Enfim ... só vos quero mandar um abraço de força, e desejar que ultrapassem isto rapidamente e voltem aos trilhos para novas aventuras o quanto antes, pois quero continuar a ler as vossas aventuras e superações. Os 3 dígitos estão aí ao virar da esquina ... e fica pelo menos a certeza que vocês são capazes (eu não tinha dúvidas).
    Beijinhos e muita força

    ResponderEliminar
  8. Parabens !
    Que grande distancia , que grande superação.

    Que a historia e aventura até esse km tenha sido divertida e de certeza que ficaram com uma bela historia para contar...

    O resto é deixar...nem vale a pena perderem muito do vosso tempo.
    As acções ficam com quem as pratica.

    Mais uma vez , muitos parabens.
    Grande abraço de admiração e estima. Força.

    ResponderEliminar
  9. Muito curiosa para saber a resposta da organização.
    Contado por ti e pelo João Lima custa a acreditar. Mas conhece-vos e sei que são pessoas de verdade.
    Volto a dizer: muito curiosa para saber a resposta da organização.

    Grande beijinho de conforto para ti e para o Vítor. O que vale é que trilhos e provas não faltam por aí...

    ResponderEliminar
  10. Amigos,
    Tenho a dizer-vos que são uns Heróis e que adorei ver-vos nesta grande aventura, com a garra que tiveram e sempre confiantes e firmes, em busca do sonho...
    Infelizmente o sonho não teve o desfecho esperado, não por culpa vossa...O que me deixou deveras triste :(
    Mas eu sei que um dia vocês terão esse sonho realizado, sem duvida nenhuma.
    Adorei ver-vos e... agora restam as boas recordações e escrever o lado bonito que vos ficou na memória e que eu quero muito ler essa aventura que vocês passaram, minuto por minuto :)
    Força :)
    Eu, o Nuno e a minha mãe adorámos ter podido estar convosco naqueles poucos minutos, mas que mexeram muito connosco, por ver a vossa garra, determinação, paixão por este mundo da corrida :)

    SÃO UM ORGULHO!

    ResponderEliminar
  11. Situação triste, e um comportamento vergonhoso por parte daquele diretor!!
    Mas se já vos admirava...depois desta prova ainda vos admiro mais.
    Fiquei revoltado com o que vos aconteceu, se houver algo que possa fazer para ajudar, ou divulgando ou de qualquer forma digam.
    Vocês são enormes...e mais uma vez provaram isso.
    beijos e abraços

    ResponderEliminar
  12. Este diretor de prova deve ter andado na escola com o Jorge Jesus. Não tem respeito nem educação.As minhas duas cadelas e o meu cão (filha duma delas e neto da outra) têm mais educação.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Isa
    Desculpe esta familiriadade de tratamento, sei que se chama Isadora, mas estou muito habituado a pensar no seu blogue como o blogue da Isa.
    Começo por apresentar-me. Chamo-me Mário Gonçalves, moro em Valença do Minho, tenho 55 anos e corro, com interrupções, há 43 anos. Digo interrupções pois dos 12 aos 19 fiz atletismo de pista nas escolas de formação, depois parei e desde os 39 que corro, seja estrada, trails ou cross.
    Tal como a Isa refere, também tenho várias paixões. Ou uma, gosto é de correr, seja que piso for.
    Há muitos e muitos anos que acompanho blogues mas sou uma pessoa que, gostando de ouvir todas as opiniões, guardo a minha para mim. É do meu feitio. Nunca comentei nenhum.
    No entanto, desde que publicou este artigo que ando mal comigo pois sinto o dever de dizer alguma coisa. Daí o atrevimento de estar a fazer este comentário, pela primeira vez em blogues.
    Isto para dizer que por mais publicidade que os responsáveis das corridas façam, a melhor é o passa palavra dos atletas.
    Foi assim que, costumando apenas fazer as minhas corridas na zona norte de Portugal, por uma questão de custos e na Galiza pela proximidade, há um ano atrás decidi inscrever-me para o U.T.S.M. deste ano, distância pensava eu de 42 quilómetros mas que depois passou a 60.
    E a Isa sabe a razão desta minha inscrição, sendo Valença do Minho tão longe de Portalegre?
    Já tinha lido o seu post de 2014 e ao ler em 2015 o entusiasmo com que falava de tudo desta prova, decidi na altura que para o ano (2016) ia lá pois parecia-me uma das que não se podia perder.
    A organização teve pelo menos uma inscrição a mais por causa da publicidade que a Isa fez desta prova. E acredito que a maneira inspiradora como a Isa escreve, tenha levado mais pessoas a essa corrida, no que é um contrasenso atendendo à paga que teve.
    Lamentávelmente, não pude ir. Há 3 semanas atrás, instigado por uns amigos, fui fazer BTT, coisa que não estava habituado e dei uma queda onde o joelho esquerdo sofreu com todo o impacto e ficou com o dobro do tamanho. Já está muito melhor mas ainda não posso correr e tive que esquecer a ida este ano.
    Mas se esqueci a deste ano, posso já dizer-lhe que também vou prescindir de ir no futuro.
    A razão? O que lhe fizeram e que não se faz!
    Li o que o Director escreveu no blogue do seu companheiro de equipa João Lima e li o que também escreveu no Facebook. Diz muita coisa e não diz nada. Não explica a verdadeira razão de vos ter impedido de prosseguir num sítio em que não estava contemplado corte. Só posso concluir que a razão foi uma não razão.
    Havia perigo de segurança? Não estavam em condições? Segundo testemunhos nada disto sucedeu.
    Para quem ama as corridas, o que esse senhor fez, NÃO SE FAZ!
    Não iam ganhar nada em termos de prémios, até disseram que podiam não ter medalha nem classificação, só queriam era acabar. É inimaginável para mim barrarem alguém a tão curta distância do final depois de quase cem quilómetros. É ter uma pedra no lugar do coração.
    Também lamento alguns comentários que foram escritos no Facebook e que demonstram o que tenho vindo a notar, que estão a chegar ao trail alguns que só pisam outros para se armarem. Tal como na vida.
    Reitero as desculpas deste meu atrevimento em comentar o seu blogue, e de forma longa, mas tinha que dizer isto.
    Desejo-lhe muitas e boas corridas, sempre junto ao seu namorado, onde fazem um par exemplo, sempre felizes por correrem. Exemplo que devia ser apreciado por quem cria provas.
    Mário Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário,

      Muito mas muito obrigada pelo seu comentário que hoje já me deixou algo emocionada.
      Neste artigo optei por não responder aos comentários, planeando posteriormente um artigo onde agradecemos a todos, mas abri uma excepção para si. Afinal de contas é a primeira vez que comenta =)

      É bom sabermos que inspiramos outras pessoas. Digo várias vezes, nós inspiramo-nos uns nos outros e isso é algo de fantástico.

      Quanto a São Mamede foi uma grande desilusão para nós após dois anos tão bons e estou 100% de acordo que no FB é que se nota que o tão falado espírito do trail é afinal de contas um mito. Ainda existe mas só para alguns, outros deturpam completamente o que é o verdadeiro espírito não só do trail mas da corrida em geral.

      Felizmente ainda há pessoas fantásticas no mundo das corridas e essa foi uma das coisas que me fez apaixonar pela corrida, por isso continuemos a correr felizes =)
      Desejos de rápidas melhoras e excelentes corridas sempre com alegria.

      Eliminar
  14. Boa tarde Isa
    Sou leitor assíduo do blog e, por isso, vou acompanhando as vossas aventuras.
    Lendo o que se passou, apenas me assola uma dúvida: porque razão não prosseguiram, à semelhança do que fizeram no Ultra Trail Noturno Lagoa de Óbidos?
    Pedro Cadaval

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Pedro,
      A sua dúvida tem razão de ser, mas desta vez fomos informados por pessoal da organização, na altura ainda nem lá tinha chegado o director de prova, que já iam começar a retirar fitas em parte do percurso que ainda nos faltava. Como ainda por cima este ano os km's finais eram diferentes dos anos anteriores, nunca poderíamos arriscar seguir sem fitas ainda por cima à noite.
      Boas corridas!

      Eliminar
    2. Isa a duvida que teve o Pedro Cadaval foi rigorosamente a mesma que eu tive e até estive para te por a questão mas acabei por não o fazer.
      Agora entendo que realmente foram barrados e impedidos de terminar a prova, ou melhor concluir a distancia, por vossa conta e risco mesmo sem serem classificados.
      A juntar a tudo o resto essa atitude de retirar as fitas impedindo-vos de concluir o percurso é inqualificável!
      Sim em teoria se a prova tinha 24 horas e passaram depois desse tempo no último PAC então a prova tinha terminado e podiam desmontar tudo que tinha a ver com a mesma incluindo desmarcar o percurso.
      Mas isso era em teoria porque se nessa PAC já não podiam ser barrados pois tal não constava no regulamento tinham de vós deixar chegar a meta mesmo sem serem classificados e tal, como é evidente, só era possível com o percurso devidamente marcado!
      Mas mesmo que a organização se baseasse na teoria errada de que a prova acabou as 24 horas e pronto toca a desmontar tudo (como aliás defende um “iluminado” do trail na pagina do Facebook da prova, “iluminado” esse que diga-se de passagem pode ter grandes capacidades atléticas mas falta-lhe em solidariedade, humanidade e inteligência) o que dizer de uma organização que numa edições classifica atletas bem para lá da hora limite estipulada no regulamento e este ano impede três atletas de completar a prova desmarcando o percurso logo em cima das 24 horas e quando esses três citados atletas estão a escassos 5 km da meta! Nem falo de serem classificados pese embora, se calhar, até chegavam dentro da tolerância dada em anos anteriores mas simplesmente poderem completar o percurso da prova!
      Uma prova tem de se reger por critérios de rigor mas também de humanidade e neste caso não houve nem uma coisa nem outra! O rigor deveria fazer com que a tolerância dada para além do tempo limite fosse igual todos os anos para que os atletas pudessem saber com o que contavam. A humanidade deveria permitir deixarem-vos completar o percurso da prova!
      Não conheço o director da prova, nem quero conhecer, mas ou nunca fez nenhum ultra maratona, e não sabe, nem sonha, o esforço que isso representa, e só assim se pode entender, mas com imensa dificuldade, que tenha tomado aquela atitude, ou então é ultra maratonista e o caso é muito mais grave pois está por dentro do esforço dos atletas e não o respeitou!
      Não havendo nenhuma resposta lógica da parte da organização para o sucedido resta-me o direito de especular: na minha opinião a organização pensa que já tem a prova consolidada, os “clientes” conquistados, que não tem necessidade de ser simpática para com os atletas dando uma grande tolerância para além do tempo limite a fim de os cativar para futuras edições e então tomou essa atitude inqualificável para convosco e foi o ano em que deu menos tolerância de tempo para além das 24 horas.
      Penso é que devias logo ter referido essa atitude da organização em desmarcar o percurso no texto que escrevestes pois ela esclarece ainda mais todo o assunto e algo de extremamente grave e inqualificável.
      As minhas desculpas por uma resposta tão longa mas este assunto “mexe” muito comigo!
      Beijinhos e abraços para o Ultra Casal!

      Eliminar