quarta-feira, 11 de maio de 2016

Trail Nabantino, bonitos trilhos nas margens do Nabão

No passado dia 1 de Maio fomos até Tomar para fazer 30 km, o último ensaio longo antes do UTSM.
Acabou por ser mais duro do que esperávamos, em parte porque não era tão corrível como esperávamos, mas principalmente devido ao calor que se fez sentir.
Esta prova foi o oposto do Gerês. No Gerês foi um prazer, aqui foi um sofrimento.

Após levantarmos os dorsais encontrámos um colega do Vítor, o Paulo Santos.

Paulo Santos, eu e Vitor

Após um briefing, foi dada a partida não oficial na pista do estádio do União de Tomar e corremos pelas ruas de Tomar até à entrada da Mata Nacional dos Sete Montes.

Briefing

Já na Mata Nacional dos Sete Montes.
Ainda agora íamos a começar e eu já ia a resmungar com o calor e com as mini subidas...

Depois de corrermos pela mata e subirmos em direcção ao Convento de Cristo, seguimos em direcção ao Aqueduto de Pegões.

Aqueduto de Pegões

Aos poucos começo a sentir as pernas mais soltas, toda a maneira com o calor que se fazia sentir não se pode dizer que alguma vez me tenha sentido mesmo bem.

Apanhados por um fotógrafo da organização.

Tipo...já chegávamos ao abastecimento...

Depois do abastecimento fiquei a sentir-me melhor apesar de não terem melão ou melancia. Sim, porque eu vinha os km's anteriores só a sonhar com fruta fresca e vinha mesmo com desejos de melão ou melancia. Havia muita coisa boa mas não havia os frutos desejados.
Prosseguimos caminho, agora até era a descer e até havia umas zonas corríveis.
Aqui o Vitor cometeu o erro de dizer que isto até podia ser considerado corrível...óbvio que um pouco à frente haviam umas subidas que o fizeram arrepender-se do que tinha dito.

Olha uma delas...
Eu a arrastar-me rampa acima...e a pensar "Mas porquê?"

O calor não ajudou absolutamente nada. As subidas já não eram fáceis, curtas mas inclinadas. E inclinação com aquele calor...

Finalmente chegámos às margens do rio, uma zona plana mas algo técnica, continuava sem dar para correr muito. E depois passa este pessoal a divertir-se no fresquinho...

Quase a chegar ao abastecimento começamos a subir, uma subida inclinada técnica no meio de arvoredo. Disse algumas asneiras, o calor não estava a ser nada agradável e já me estava a irritar com as subidas. O que vale é que pouco depois chegámos ao abastecimento na Praia Fluvial do Agroal, bem bonita.
Este abastecimento soube que nem ginjas e os voluntários foram todos bastante simpáticos.

Praia fluvial do Agroal

Depois do abastecimento seguimos novamente junto ao rio mas agora na outra margem, por sinal bem mais corrível que a outra.
Um pouco à frente passámos junto a uma fábrica abandonada que mais tarde viemos a saber ser a antiga fábrica de papel. Um cenário algo estranho, o bonito rio Nabão e a feia fábrica abandonada.

Entretanto chegámos ao último abastecimento onde mais uma vez foram extremamente amáveis conosco, disseram-nos que a partir daí sim, seria corrível. E assim foi, mas com aquele calor a quem é que apetece correr? Mas lá nos esforçámos, intercalando com alguma caminhada. Ia completamente esgotada, só comentava com o Vitor que os 42 do Gerês com muito mais desnível tinham custado bem menos.
Já com uns 30 km (a prova devia ter 30...) cruzámo-nos com um rapaz de bicicleta e perguntámos se faltava muito para Tomar ao que ele respondeu "Não, não é longe...mas ainda falta um bocadinho..."

Esses quilómetros finais foram algo sofridos.
Quando finalmente avistámos Tomar e o pavilhão da meta foi um alívio!

Assim que acabámos tivemos direito a uma bebida e uma bifana. Juro que me pareceu a melhor bifana que já comi! Estava deliciosa!
Tive que me sentar a comê-la pois estava um pouco tonta do calor. Nada que uma bifana e posteriormente um duche não resolvam :)

No final várias pessoas da organização vieram ter conosco enquanto comíamos a perguntar se tínhamos gostado da prova.
A prova está mais que aprovada, muito bem organizada, bons abastecimentos, bons trilhos a alternar entre zonas mais corríveis e zonas mais técnicas e com umas boas subidas pelo meio. Foi pena o calor que realmente não nos deixou desfrutar da prova como ela merecia.

Sofremos mas terminámos :)
Foram 33 km desde a partida não oficial, por isso foi mais um treino para São Mamede. E foi principalmente um excelente treino mental.

Venha São Mamede!
AI CA MEDO!

1. Apesar de não terem desfrutado da prova como queriam, acabou por ser bom pois neste momento o treino mental é o mais importante :)

Foi bom ter revisto em fotografia tanto e tanto local da minha infância!

Beijinhos, abraços e em força para o vosso dia de glória!

1. Sim, o treino mental é fundamental.
      Locais bem bonitos naquela zona.
      Beijinhos e abraços e obrigada :)

Eliminar
  2. Passaram na Matrena! A frente da fábrica, virada para a estarda, está com muito melhor aspecto, apesar do abandono.

Esse calorzinho estranho a 1 de Maio confundiu mesmo toda a gente, é como hoje, esta húmidade superior a 100% que bate com força nos vidros das janelas eheheh.

Bora para o Alentejo, terra da frescura!

Bjs e abraços

1. Sim, hoje teve um dia muita estranho. E parece que em São Mamede vai estar semelhante, pelo menos vai estar frio, principalmente à noite...
      Mas bora para o Alentejo! :)
      Beijinhos e abraços

Eliminar
  3. Também não me dou nada bem com o calor, mesmo nada bem! Mas é curioso como mudamos ao longo dos anos: antigamente corria com calor sem problema nenhum!
    Como diz o João Lima foi um treino mental que é algo de fundamental! Eu até sou da opinião que são aqueles treinos e provas que nos correm pior que são os mais importantes pois dão-nos aquela força mental para enfrentar os piores momentos das provas. Beijinho e abraço para o Ultra Casal!

1. Concordo Jorge.
      Os treinos e provas mais difíceis e duros são aqueles que nos ensinam lições mais importantes e que nos dão mais força
      Beijinhos e abraços :)

Eliminar
  4. Reconheço algumas das zonas, mas, quando fiz essa prova, acho que era mesmo mais corrível!
    Pensa assim, foi um belo treino! E adaptação, caso esteja calor em São Mamede. Se bem que com este tempo ultimamente, é uma incógnita!
    Força! O trabalho está feito. :)
    Beijinhos

1. Só pode! Este ano não achámos isto lá muito corrível :)
      Foi um belo treino da parte psicológica, mas não vai estar calor em São Mamede, as previsões são até de frio para durante a noite...
      Obrigada pela força Rute :)
      Beijinhos

Eliminar
  5. O problema chamou-se calor, de resto a prova foi bem bonita e com um percurso bem variado.
    Aliás, todas as provas feitas nesta zona tem sido muito boas.
    Foi mais uma etapa para o nosso grande desafio do fim de semana.
    Vamos conseguir!!!

Beijos uuuulllltra gigantes

1. Esta zona deve ser aquela em que mais corremos em trilhos :)
      Qual grande desafio do fim de semana??? Não sei do que estás a falar...MAS TEMOS QUE CONSEGUIR CARAGO!