domingo, 8 de maio de 2016

Maratona PGTA, que maravilhoso foi correr no Gerês

Escolhi estas duas fotos para começar este relato porque representam aquilo que foi a prova de trail mais linda que já fizemos. O Gerês é mesmo um sítio lindíssimo, arrisco a dizer que é a zona mais bonita do nosso país.
A primeira foi tirada a meio da prova no cimo da serra depois de vários quilómetros a subir, a vista é tão linda e brutal que só sorrio.
A segunda é tirada já perto do final da prova, na travessia de um rio mais bonita que já fizemos e aquela que melhor soube ao corpo. Água 100% límpida, num dia de calor soube tão bem atravessar este rio e molhar-nos até à cintura.

42 km passaram num instante, demasiado rápidos. Só apetecia ficar lá a semana toda. Passei a semana cheia de inveja da malta que por lá ficou a fazer o PGTA 8 dias.

Mas vamos então ao relato daquela que para mim e penso que para o Vítor também foi a prova mais bonita que alguma vez fizemos.

=)

Fim-de-semana prolongado graças ao 25 de Abril é para aproveitar.
Assim que vimos que o Peneda Gerês Trail Adventure tinha uma versão de 1 dia, que eram 42 km corremos a inscrever-nos. E uma prova organizada pelo campeão Carlos Sá é uma prova bem organizada.

Por isso sábado fizemos a nossa viagem para cima rumo à bonita vila de Arcos de Valdevez.
Levantámos os dorsais e as nossas sweat-shirts com capuz. Lindas! E podíamos escolher a cor :) Eu escolhi cinzenta, o Vitor escolheu azul escura. Ainda tivemos direito a um buff do PGTA :)
Depois passeámos pela vila.
No local onde ficámos alojados estava outro atleta que nos reconheceu de outras provas e do blogue.
Aqui vão as fotos tal como prometido :)

Arcos de Valdevez.
Partida e chegada da Maratona PGTA.
Lindo, não é?

Um amigo que eu fiz :)

O dia da prova amanheceu solarengo e a adivinhar-se mais quente que o previsto.
A partida foi dada na ponte sobre o rio.
Venha mais uma aventura!

Selfie pré-prova :)

Houve uma volta inicial por dentro da vila e depois seguimos rumo à serra. E cedo começámos a subir. Tínhamos olhado para o gráfico de altimetria da prova e sabíamos que até aos 20 e poucos seria praticamente sempre a subir...
Não sabíamos é que cedo teríamos a companhia do vassoura e muito menos sabíamos que teríamos a honra de ter como vassoura o grande Quim Sampaio.

Com o atleta vassoura, o grande Quim Sampaio.

Ainda nos 1ºs km's e já lá vem uma subida...

Estes primeiros km's foram feitos ainda em modo aquecimento, com algumas dores nos gémeos mas nada que não se aguentasse e nada que não tenha passado.
Até ao abastecimento, ao km 8, fomos sempre na conversa com o Quim Sampaio, ficámos a saber que também já conhecia a Anabela e o Paulo :) e falámos um pouco sobre o seu percurso, sobre a sua vida e o grande sonho que ele tem do Tour des Geants.
Um senhor!
Chegados ao abastecimento disse-nos que podíamos seguir que ele iria atrás a recolher as fitas, a partir daí nunca mais o vimos.

Um pequeno filme feito no 1º abastecimento :)

Seguíamos agora os dois sozinhos. Apesar de termos gostado muito da companhia do Quim, também era bom seguirmos só os dois.

Alguma água e lama também estiveram presentes ao longo do percurso.
Os meus novos melhores amigos, os bastões.

Por esta altura começávamos a avistar as primeiras montanhas mais altas e começava a meter algum respeito. Ao mesmo tempo estava a ficar calor e tivemos que despir as camisolas de manga comprida e ficar só com as t-shirts.
Estávamos a entrar no Parque Nacional Peneda Gerês pela Porta do Mezio, onde se encontrava o segundo abastecimento. Nesta altura aproveitei para comer também algum sal pois o dia estava a ficar mesmo quente.

Depois da Porta do Mezio adivinha-se a pior parte da subida. Agora é que ia ser! Isto foi o que nós pensámos e fomos a pensar durante muito tempo... Subíamos, subíamos, subíamos mas a acharmos sempre que não estava a ser nada de especial...Não de certeza que a pior subida ia aparecer a qualquer momento...Nunca apareceu =) Ou então estamos mesmo em boa forma... =P

As pequenas cascatas e os riachos foram uma constante.

Amigos.
Outro amigo :)

O que eu sei é que à medida que nós subíamos a paisagem ia ficando cada vez mais bonita.
Íamos deslumbrados com a beleza e grandeza do Gerês. A natureza no seu estado mais puro, os animais, os riachos, o verde.
Nem tenho palavras. Apreciem.

Que cores minha nossa!!!!!

Entretanto tivemos um encontro com estes amigos e olhem que eles estavam mesmo ali ao pé...alguns a atravessarem o caminho uns metros à nossa frente.

Este estava com ar de poucos amigos...
Isa a pensar "És muito lindo mas deixa cá pirar-me
 que esses cornos metem muito respeitinho..."

E depois do encontro com os bois, vinha o encontro com os cavalos.
Mais uma vez gostava mas não encontro palavras suficientes para descrever os sentimentos que tive quando nos vimos naquele prado no cimo da montanha, só nós e os cavalos selvagens.
Foi um momento mágico.

Se repararem ao fundo no canto direito apanhei (e só mais tarde reparei) um cavalo a rebolar-se.
A natureza no seu melhor.
Foi simplesmente lindo!

Aquele que ainda agora estava sentado na erva, rebola-se agora.

Bebé lindo!

Passámos por eles o mais silenciosamente possível e até nos desviámos um pouco do caminho para não os perturbar.
Para quem como eu adora animais foi um momento mesmo lindo.

Estávamos a chegar ao terceiro abastecimento onde aproveitámos para encher as mochilas. Este abastecimento era só de líquidos e nesta altura foi o que bastou pois precisávamos mesmo de encher as quase vazias mochilas e o calor estava a apertar. Uns quilómetros à frente haveria o quarto e último abastecimento, aí aproveitámos para comer algumas coisas boas, entre as quais um doce típico da zona e um bolo bem bom. Este abastecimento situava-se junto a um restaurante com vista panorâmica. Faço ideia as pessoas a verem os atletas a passarem e a enfardarem junto à tenda :)
E então uma família sai do restaurante, uma senhora aproxima-se da tenda e comenta "Deixa cá ver o que esta gente come..."...MUITO BOM! "Esta gente" não foi dito de forma alguma em tom depreciativo, foi mais num tom de "deixa cá ver o que estes malucos que andam a correr nos montes comem" :) Foi uma cena bastante engraçada.

Depois deste abastecimento o percurso começava a descer e até era bastante corrível mas continuava a ser lindíssimo e com muito verde.

Olá cachena!
(ainda bem que estás desse lado do muro...) ;)

Íamos nós com 30 e muitos km's e chegamos junto a este rio:

A sério!?!
Já viram água mais transparente que esta?
Mesmo apetecível!

Com uma água tão transparente apetecia mesmo dar um mergulho...
E de repente vemos um homem vestido com um fato de mergulho e a indicar-nos o caminho da prova...

YUPI!!!
Ah assim sim!
Tão boa e tão fresquinha!
Isa nas sete quintas :)

Vocês nem imaginam o quão bem nos soube atravessar aquele rio com aquela água e tão fresquinha!
Foi tão bom que saí de lá a sorrir e continuei a sorrir. Estava a ser a prova mais espectacular de sempre!

Estávamos já perto de Arcos de Valdevez e da meta mas ainda passámos pelo monumento do Paço da Giela.

Paço da Giela.
Arcos de Valdevez.

Estávamos a chegar e nem queríamos acreditar no tempo que íamos fazer.
8h27m, o mesmo tempo (até foi menos 3 minutos) que os Trilhos de Almourol, só que a Maratona PGTA tinha o dobro do D+ de Almourol! =)
Ao mesmo tempo aquilo soube-me a pouco. Já ia acabar? Eu queria mais! =)

No final aproveitámos para molhar as pernas no rio Vez. Tão bom!

Foi uma prova fantástica! Nunca sonhámos que fosse tão linda! Nem nunca imaginámos que iríamos acabar tão bem.
Passei a semana toda a pensar nos atletas que lá ficaram para os 5 ou os 8 dias do PGTA. Deve ser mesmo brutal fazer o PGTA todo! Um dia :)

Após 42 km prontos para a banhoca :)
Após um dia fantástico a correr pelo Gerês =)
Em suma foi uma prova brutal, sinto-me mesmo compelida a dizer que foi a mais fantástica que fizemos até hoje. Duma beleza pura como poucas.
A três semanas da maluquice de São Mamede não podíamos pedir melhor.