quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Trail de Grândola, um bom regresso aos trilhos mas planícies alentejanas nem vê-las ;)

No passado fim-de-semana fomos até Grândola para o nosso regresso oficial aos trilhos.
Na semana seguinte à maratona já tínhamos andado por Monsanto, até para eu estrear a minha nova mochila de trail. Mas até à ultra que temos no final deste mês queríamos uma prova assim entre os 20 e os 30 km por trilhos que ainda nos dessem algum trabalho.

À primeira vista a primeira edição de uma prova de trilhos em Grândola pode parecer pouco apelativa. Porque temos aquela ideia que de Lisboa para baixo não se fazem provas de trilhos e que no Alentejo é só planícies...nada mais errado. Mas quando vimos que os 25 km ainda tinham 1100m de desnível positivo percebemos que a coisa não seria fácil. Mas nada como ir experimentar e voltar de lá agradavelmente surpreendidos (e tão doridos que nem me lembro da última vez que ficámos assim...).

A cereja no topo do bolo é que a prova estava inserida nas comemorações da Feira do Chocolate de Grândola. Oh amigos não é preciso dizer mais nada, pois não? ;)

A prova tinha uma ultra com 50 km que partiu às 8h, o trail longo partiu às 9h. E ainda tinha uma caminhada.

Pouco depois das 8h já estávamos a postos, houve tempo para a habitual ida à casa de banho e para algumas fotos.





O Verão de São Martinho este ano chegou um pouco mais cedo e no dia 8 e às 8 e tal da manhã já estava calor. Adivinhava-se uma prova dura e quente. 
Tudo bem organizado, um breve briefing (e este era daqueles que se ouviam bem! lembro-me por exemplo do briefing dos Abutres deste ano que lá para trás ninguém ouvia nada) e depois vamos lá correr pelas planícies alentejanas...ai ca porra que afinal não vi planícies nenhumas! =P

Já nos tinham avisado que os dois 1ºs km's eram em alcatrão, depois é que entrávamos pelos trilhos da serra. E quando entrámos, entrámos em grande. Começámos a subir, embora esta subida ainda tenha sido aceitável. Mesmo assim lá de cima já se avistava Grândola e as paisagens em redor. Mais acima até se avistava o rio Sado e a Serra da Arrábida!




Grândola lá em baixo.
Sobe!
Agora desce e vai a derrapar...

Depois descemos e embrenhámo-nos na serra. E ficámos agradavelmente surpreendidos com tanto verde e tanto riacho.

Depois de mais algum sobe e desce chegámos ao 1º abastecimento de líquidos. Água, coca-cola e siga caminho! Deste abastecimento já avistávamos a pior subida desta prova...mesmo ao estilo duma Rocha da Pena, com uma inclinação dos diabos...são as "planícies" alentejanas =P

Ah vamos subir aquilo...
Eheheheh....brincadeira com certeza...Isto não pode ser o Alentejo...
Cerca de 10 km percorridos e ca raio é isto???
Isto é Alentejo???
Lá subimos aquilo fazendo algumas paragens pelo meio mas quando estava quase no cimo pensei "Ah caraças Isa, agora vais fazer este último troço de seguida!" e arranjei força nas pernas e lá trepei aquele bocado restante.

Agora visto mais de perto...a tal subida...

Mas ca raio é isto???
Eheheheh =P
Tipo...meto-me em cada uma...

Depois disto voltámos a descer e a embrenhar-nos na serra, mas não faltaria nova subida puxada, desta feita mesmo no meio do arvoredo.

Sim, este sítio lindo é Alentejo!




Chegados lá acima nova vista espectacular sobre a serra, o rio Sado ao fundo e a Serra da Arrábida.
E pouco depois o segundo abastecimento, o único com sólidos. E este é o único ponto menos bom que tenho a apontar à organização, em 25 km bem duros poderiam haver dois abastecimentos sólidos. Mas de resto prova impecavelmente bem sinalizada com fitas ou a giz no chão. Percurso duro qb, paisagens bonitas e bom ambiente na prova.

Mas íamos no abastecimento...e que bom abastecimento. Laranjas, tostas com mel, bolos, mas uns bolos deliciosos!!!! E o pessoal que estava neste abastecimento 5*, malta alentejana animada que gosta de conversar :)


Lá ao fundo vê-se o rio Sado e a Arrábida.

Lá seguimos o caminho em novo sobe e desce mas as piores subidas já tinham passado. A certa altura o vassoura chama-nos a atenção e uns metros acima de nós estava um javali ainda jovem, mas ele apressou-se a esconder-se atrás da vegetação.
Fiquei logo toda contente de ver o javali pois como bem sabem, eu adoro animais :)




Íamos todos na conversa, nós, o vassoura e outro atleta que também ia conosco, quando vemos outro atleta mais à frente e alguém diz "Bora, vamos apanhar aquele." Lá chegámos ao pé desse senhor e mais à frente também apanhámos mais dois atletas. Acabámos por seguir todos juntos durante um bocado e o vassoura até chegou a dizer que iríamos acabar todos juntos num grande grupo. Mas chegados ao último abastecimento, de líquidos, a malta separou-se. Uns seguiram mais à frente e nós até ficámos para trás. E depois mais à frente quando já avistávamos Grândola e era já uma zona bastante corrível, nós e outros dois atletas acabámos por deixar definitivamente para trás os outros dois amigos que seguiam juntos.

E entretanto completámos...25 km! Surpresa!!!! Um trail com mais distância que a anunciada! Que grande, enorme, surpresa.... Acabaram por ser praticamente 28 km :)

E entretanto novas paragens para fotos :)



"Olá! Eu sou a Isa! Tudo bem?
Humm...importas-te de sair da frente para nós passarmos...
é que eu não queria estar a passar por trás de ti e sujeita a levar um coice...
És um cavalinho lindo, és."


Já em Grândola haviam alguns voluntários a indicar o caminho e a animar a malta. E alguém gritou para um dos atletas que seguia conosco que a filha já o aguardava junto à meta.
Pouco à frente testemunhámos uma cena emocionante que quase me levava às lágrimas.
A filha do tal atleta, já crescida, adolescente, quando vê o pai a chegar grita por ele e começa a chorar emocionada. Foi tal a emoção da rapariga que até me vieram as lágrimas aos olhos mas lá me aguentei para não desatar a chorar que nem uma madalena.

A rapariga juntou-se mais o cão (que mais tarde soubemos chamar-se Benfica :) eheheh) ao pai para correrem os últimos metros e decidimos deixar passar o senhor e dar-lhe algum espaço para cruzar a meta sozinho e ter aquele momento só para si pois percebemos que era da terra.
Depois de cruzarmos nós a meta com 5h e uns pozinhos, tivemos direito a uma coca-cola que nos soube super bem. E depois do banho tomado siga almoçar à Feira do Chocolate para a qual tinhamos entrada gratuita por termos participado na prova.

Pensam que é só o Carlos Cardoso a comer bem? ;)



Ai que era mesmo isto tudo que eu precisava para repor as energias perdidas
depois de 5h nos montes :)

E estão com sorte de não termos fotos dos chocolates... =P

Gostámos mais desta prova do que estávamos à espera. E estava bastante bem organizada.
5*!
E claramente, mais uma vez, ficou provado que o Alentejo não é só planícies. O Alentejo tem serras e bem bonitas, com muito verde e riachos.
Uma prova que foi do agrado deste casalito :)
Venha o próximo trail! Ao que parece é uma ultra... ;)

21 comentários:

  1. Então o Alentejo é só planícies não é? Pois .... mais um belo de um "treininho" do casal maravilha :) ... Boa!! Tb já chegava de alcatrão não era? :)
    Olha lá ... queres desafiar o Carlos Cardoso com fotos de comidinha? Não te metas nisso ... olha que o gajo é lixado ;) ... esse queijinho, aiiii ... e as azeitonas e broa ... isso estava incluído na inscrição???
    Beijinhos e um abraço ao Vitor (estou fartinho de ler as crónicas dele :P)

    P.S. Tenho pena é do desgraçado do cão .. mas que raio de nome lhe puseram ... vê-se logo que não gostam dele ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estávamos com imensas saudades dos trilhos! Temos que andar sempre a alternar que isto de ter dores amores dá muito trabalho ;)
      Não, não estava incluído na inscrição. Tínhamos uma entrada para a feira mas lá dentro tínhamos que pagar o que comprássemos.

      Beijinhos e abraços (e o Vitor está fartinho de escrever... =p)

      p.s. Vê-se logo que são pessoas com bom gosto =P

      Eliminar
  2. Tive mesmo para ir a essa prova... Até Barrancos então!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito fixe :)
      Barrancos? Quem falou em Barrancos?... ;)
      Até lá então!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Se isso são planícies... imagino a serra, porra! :)

    Beijos e abraços!

    ResponderEliminar
  4. alentejo=planicies, check ahahahahaha

    Olha e já agora e se o quiseres escrever, que mochila nova?

    Preciso de uma nova urgente e embora tenha umas em vista nem sequer as experimentei e uma review rapidinha dá sempre jeito. :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma da Asics. Comprei-a porque queria mais espaço de arrumação para o Inverno (impermeável, etc...).
      Mas o Vitor também comprou uma nova da Kalenji e também a experimentei e é bastante confortável, pequena mas ao mesmo tempo com muito espaço de arrumação.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olha também andei a explorar facetas diferentes do Alentejo neste fim de semana, mas foi em Nisa! eheh Também acordei no dia seguinte bastante empenado, deve ser do Alentejo! Ou então da falta de treino... eheh Parabéns por mais uma boa prova, no espírito certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos acreditar que é do Alentejo... ;)
      Também tivemos para ir a essa. Também parecia ser um espectáculo.
      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  6. O Alentejo tem esse efeito das planícies ;) Não fui fazer a prova, mas conheço bastante bem essa serra. Sem dúvida que tem umas subidas bastante interessantes! Continuação de boas provas ;) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem cá umas subidas! Mas a paisagem lá de cima vale a pena o esforço :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Hum... não se enganaram no local? Essa é aquela Grândola que fica no Alentejo? Não haverá uma mais para o centro ou norte? É que ele é cada "subidita" :)

    Parabéns por mais uma

    Beijinhos

    ps - Eh eh, numa coisa enganaste-te tu. Não foi no passado fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nos enganámos mesmo! É mesmo a Grândola Vila Morena!

      Pois claro que me enganei...é o que dá começar a escrever logo a seguir à prova e só concluir a escrita na semana seguinte :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Excelente regresso aos trilhos Isa!
    E logo nas planícies Alentejanas, ficámos empenados para a semana toda:)
    Uma prova muito bonita, bem organizada e ainda com direito à feira do chocolate;)
    Adorei o fim de semana Isa!
    Venha a próxima grande aventura!

    Beijos ultra gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ca ganda empeno!!!
      Foi mais uma excelente prova e um óptimo fim-de-semana e agora venha a próxima e seja o que a nossa senhora das ultras quiser :)
      Metemo-nos em cada uma...Nem sei de quem partem estas ideias...

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar
  9. Se há montes, o pessoal dos trails descobre-o! :P
    Muitos parabéns por mais uma aventura juntos e venha a próxima! Por sinal uma ultra... :)
    Beijinhos
    PS: Com entrada num festival de chocolate e ninguém me avisa??! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não avisámos porque foi na altura que andavas a percorres o Caminho de Santiago :)
      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  10. Adoro o Alentejo! O meu Alentejo...
    E que sorte com o dia. Estava lindo e tiveram direito a tudo: sol, subidas, comidinha da boa!! Que boooooommmm!!!
    Parabéns a vós, casalinho-maravilha!
    Continuem! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava um dia bonito e sem nuvens, tivemos a sorte de ver aquelas vistas fantásticas da serra.
      Obrigada amiga Anabela.
      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar