terça-feira, 24 de novembro de 2015

Meia Maratona da Nazaré, e já lá vão 16 meias

No domingo, dia 15 de Novembro, fomos com o amigo João até à Nazaré para corrermos uma das meias mais emblemáticas do nosso país, aquela que é denominada de "Mãe". Ora, eu fui lá pelo 3ºano consecutivo, sendo que no ano passado fizemos a mini. Assim, esta era a primeira vez que o Vitor ia à Nazaré fazer mesmo a meia.

Infelizmente durante a viagem o tema de conversa foi muito triste. Os atentados em Paris na sexta-feira anterior deixaram-nos a todos em estado de choque. Como sabem ainda este ano lá estivemos para correr a belíssima Maratona de Paris. É triste ver o mundo assim. 
Esta Meia não nos correu muito bem. A nenhum dos três, mas todos sabemos como isso pouco importa. O facto de estarmos vivos e podermos celebrar a vida correndo é algo pelo qual estamos extremamente agradecidos e continuaremos a correr enquanto as nossas pernas o permitirem.

Chegados à Nazaré fomos levantar os nossos dorsais e vimos algumas caras conhecidas.
Depois de um breve aquecimento e dos habituais xixis =P, seguimos para a grelha da partida onde foi feita uma homenagem surpresa ao speaker, um senhor que muito tem feito por esta corrida ao longo dos anos.



Com os meus companheiros de equipa, o amigo João e o meu Vitor :)

Alinhámos à linha da partida, cada um com os seus receios mas confiantes. 
O João seguiu sozinho e eu segui atrás da minha lebre. "Calma Vitor, vamos a 5 e pouco! Isto não são 10 km, é uma Meia!". Mas íamos a sentir-nos bem, com as pernas leves. Esquecemo-nos que já eram 11h da manhã e que estava um autêntico dia de Verão...
Este ano, devido a umas obras, a prova tinha uma ligeira alteração mas no geral estava semelhante aos anos anteriores.

Km's iniciais.
Ainda a correr com alegria.

A volta inicial à Nazaré foi feita a bom ritmo e a sentirmo-nos bem mas depois acabámos por acalmar um pouco. Já em direcção a Famalicão, numa subida, oiço de repente um som vindo de cima. Era uma ave de rapina a planar acima de nós. Uma imagem bonita. Seguimos em direcção a Famalicão já com muito calor a fazer-se sentir e fomos vendo a malta conhecida a passar já no retorno à Nazaré.
Havia ainda bastante malta nas ruas a apoiar, mas nesta altura já não íamos com a pica toda. Aliás, aos poucos estava a ver o meu objectivo de fazer 2h e pouco a ir por água abaixo. 
Ainda por cima percebemos logo que a prova não ia ter os 21 km mas sim à volta de 22 km pois por cada km que passávamos avançava mais uns 100 m. 
A quebra completa veio por volta do km 16, o calor estava a começar seriamente a afectar-me. Acho que o problema foi o facto de já estarmos em Novembro e o corpo ter-se desabituado de calor.
Tive que andar. Interessa é continuar em frente.
Daqui para a frente alternámos entre corrida e caminhada. Por várias vezes me lembrei das vítimas dos atentados em Paris. Ia a caminhar numa meia, ia estafada e só queria atravessar a linha da meta. O Vitor ia igual. Mas é algo a que damos imenso valor, o facto de simplesmente podermos correr, por muito que às vezes custe muito, por vezes que às vezes seja mais correr em sofrimento do que correr em alegria.

E assim continuámos em frente, até ao fim.

Quase a chegar à meta.
"Tchiiii Vitor...já viste isto? Vamos acabar com um tempo da treta!"
"E tu, tás a olhar pra onde?" =P

Foram 22 km feitos em 2h20m. Mesmo com o km a mais esperávamos um tempo melhorzito mas está-se bem. Terminámos mais uma meia e isso é algo de fantástico. O Vitor vai sei lá já com quantas (nem ele sabe...mas devem ser mais de 30) e eu já tenho 16 meias. Há 3 anos e pouco fiz a primeira :)
E o melhor de tudo é que terminámos mais uma meia pelas nossas próprias pernas e não pelas dos outros... mas enfim isso são histórias que não são para aqui chamadas. Apenas quero dizer que acho muito triste falcatruas no desporto. O desporto é alegria, é esforço, dedicação e por vezes sofrimento. 
Por isso tenho um grande orgulho nas nossas 2h20 e nas 2h07 do João. São tempos menos bons? Que sejam! Mas foram feitos com as nossas pernas e com o nosso suor.

Os 22 km são rapidamente perdoados quando vimos esta maravilhosa foto
do colorido na Nazaré.

Apesar de ter tido 1 km extra, nós sabemos que esta meia é fantástica na mesma. O percurso é bonito e variado e tem muita gente a apoiar junto às localidades. E na Meia mais antiga do país, não é por uma edição correr menos bem que isso nos fará esquecer tudo o que já foi feito para trás e todo o carinho que nos é transmitido nesta corrida

Sempre que possível voltaremos à "Mãe". 

8 comentários:

  1. Muito bem escrito! Como sempre, tens razão em tudo, sobre a Nazaré, sobre o correr com as nossas pernas (...) e, infelizmente, com o que referes da mais bela cidade do mundo, Paris.

    Pró ano a prova volta a ter os 21.097 metros e a gente vinga-se no tempo e depois come outro belo peixinho :)

    Quanto ao verão que referiste, agora é que parece que já se foi mesmo. Hoje está "bué da" frio!

    Beijinhos e em força para o que aí vem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo :)
      É sempre bom regressar à meia da Nazaré.

      Num fim-de-semana estávamos nós de manga curta, no outro ando de gorro e estou cheia de frieiras..e depois ainda há pessoas que não acreditam nas alterações climáticas. O tempo está louco!

      Beijinhos e obrigada pela força

      Eliminar
  2. A " mãe" ter tido um km a mais é muito mau! Não pode ser possível a Meia Maratona mais antiga cometer esse pecado! O que interessa é que foi mais uma para o currículo e meteram kms nas pernas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um excelente treino com 22 km :)
      É uma situação muito aborrecida a prova ter mais 1 km mas desde que lá vou é a primeira vez. E no trail já estamos habituados a 3, 4 km a mais...eheheh =P

      Eliminar
  3. Nem sempre pode correr bem .. mais uma para o currículo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo correu mal, mas a coisa não correu bem como tínhamos previsto.
      Mas foi um bom treino longo.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Apesar de não ter corrido bem, gostei muito de ter terminado a Meia Maratona da Nazaré, a Mãe das Meias Maratonas.
    Foi pena o percurso não ter os km correctos, mas de certeza que não volta a acontecer.
    O tempo final não é o mais importante, o que importa é podermos fazer o que adoramos, há quem infelizmente não possa.
    Foi um dia muito bem passado, com o João e com a minha Campeã.

    Beijos ultra gigantes;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente já tens a "Mãe" no teu currículo :) E já lá vão dezenas para ti!
      Foi um bom treino com 22 km tendo em conta o calor. E há coisas bem mais importantes que tempos.
      Apesar da prova mais fraca foi um dia muito bem passado.

      Venha a próxima aventura!

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar