segunda-feira, 13 de maio de 2013

Meia-maratona de Setúbal e os treinos semanais

Não tive uma boa semana. Não tive. 
Mas nada como correr para aliviar o coração e a mente. 
Não estou a dar-vos nenhuma novidade. Vocês sabem como é. Correr nem sempre resolve as coisas, mas alivia-nos.

Na semana passada fui correr terça e quinta-feira. Aproximava-se a minha quarta meia-maratona.
Terça fui correr 45 minutos a Monsanto. Gosto muito de correr acompanhada, mas quando estamos em baixo há poucas coisas melhores do que correr sozinhos e sem um rumo certo. Vamos indo. E então no meio da natureza é ainda melhor. Teve um efeito calmante em mim. É nestas alturas que eu duvido que alguma vez vá deixar de correr. Correr é demasiado bom. Demasiado.

Quinta-feira fiz o oposto do treino de terça e fui correr na passadeira do ginásio. Acabei por optar por uma espécie de fartlek para melhor passar o tempo. Fui alternado ritmos e lá me aguentei 40 minutos.

As coisas foram melhorando ao longo da semana e eu fui ficando mais animada. Felizmente tinha 21km para correr no domingo. E o ambiente de uma corrida anima sempre uma pessoa. Fui com a Mafalda e com o João, ambos uma excelente companhia. E chegados a Setúbal encontrámos várias pessoas conhecidas, algumas deste mundo dos blogues, outras não. Gostei de os ver a todos.

Fui aquecer com o João e encontrámos a Ana que se juntou a nós. Mais tarde o Vitor também se juntou a nós. Após dado o sinal de partida, rapidamente perdemos a Ana e o Vitor, ou seja, eu e o João ficámos confortavelmente para trás. O plano era irmos nas calmas. Porque raio eu não me fiquei por este plano? Mas já lá vamos.
Eu e o João seguimos nas calmas e juntou-se a nós outro atleta que eu não conhecia, o João Martins, um ultra-maratonista! Mete respeitinho, não mete?
Fomos os 3 nas calmas sempre na converseta. Logo no ínicio passou por nós um atleta com um grande futuro (memorizem bem, pois ele tem um grande futuro!), um puto ainda novinho que ia cá com uma pedalada e ia na boa. Claro que o pessoal ia todo a incentivá-lo e a torcer por ele. Mais à frente ultrapassámo-lo, mas olhem que ele ia bem e continuou a correr. Não sei se correu só umas centenas de metros ou se correu mais, mas eu achei o puto com pinta de futuro maratonista :)
Os primeiros kms eram pelo meio da cidade e nalgumas zonas haviam várias pessoas a apoiar-nos. Povo de Setúbal, vocês são uns porreiros!

Depois de dada a voltinha à cidade metemos por uma estrada sem fim. Daquele género que eu não gosto nada. É o "sempre em frente" e depois "volta tudo para trás". Fomos sempre na conversa até por volta do km 8/9 onde eu comecei a correr ligeiramente mais depressa e o João disse-me para eu seguir. Not the plan! Eu disse que não, mas ele insistiu e eu lá fui. Fui, admito, com alguma esperança na probabilidade de bater novamente o meu recorde na Meia. Estava delirante (deve ter sido da cabeçada que dei na sexta e que me deixou com um grande galo). Quando deixei os Joões, o João Martins disse-me "Vai. Aproveita bem que eu já te apanho.".Pensei que ele estava a  brincar...

Fui correndo e comecei a passar por várias pessoas que já vinham no retorno, vou ver se não me esqueço de ninguém, mas se alguém falhar peço imensa desculpa. O Sílvio passou por mim e eu nem o via, mas ele lançou-me um "Força Isa" e eu olhei para trás e lá o reconheci e retribui com um "Força Sílvio". Também passei pelo bluesboy, pelo Pedro, pelo Vitor, pela Ana e por mais pessoas, algumas não reconheci, possivelmente leitores do meu blogue. A todos acenei ou disse um "força". Nesta altura eu ia bem, ia feliz, ia a correr bem, sem grande esforço. A recta ainda era longa e estava calor, o meu velho amigo. Cheguei ao retorno bem e iniciei a volta. Cruzei-me com os Joões e segui bem. Por volta do km 13/14 comecei a perder um pouco o gás. Não ia mal, mas já não tinha o gás inicial. Felizmente os abastecimentos não falharam e eu tive sempre água para beber e molhar-me. Antes do último abastecimento havia uma subida ainda puxada, mas lá a fiz. O percurso desta prova é essencialmente plano, mas ainda tem algumas subidas e consequentes descidas. A paisagem é bonita, pois vamos junto ao Sado e com vista para a Arrábida. Ainda olhei algumas vezes para o rio a ver se via golfinhos, mas não os avistei.

Penso que foi depois do abastecimento que comecei a ouvir passos atrás de mim...
Ele não estava a brincar...
O João Martins apanhou-me! 
Seguiram-se 5 km de loucos. O João Martins (daqui para a frente apenas João) convenceu-me que eu conseguiria fazer abaixo das 2h (estava em delírio também =P). E agora reparem neste pequeno pormenor: "Temos 25 minutos. É só fazermos 5min/km.". A Isa ainda delirante do galo na cabeça convenceu-se que talvez fosse possível. Mas a Isa de hoje, com o galo a desaparecer, sabe que 5min/km é demais para ela, ainda por cima com calor, ainda por cima depois de mais de 15 km em cima.
Portanto, o que aconteceu? Colei-me como uma lapa (quase) ao João. Num ritmo que para mim é de doidos. Até na subida do viaduto corri a uma velocidade claramente elevada para mim. O João ia dizendo que era possível, ia dizendo para eu não desistir, ia dizendo para eu ir com a minha mente para outro lado, para imaginar que estava na praia, ia dizendo para eu respirar bem. Eu queria abrandar e comecei a ficar para trás, mas sempre que eu começava a ficar para trás, ele dizia um "Não desiste!" ou um "Anda!" e não me dava hipótese. O que pensei eu para mim? "Porque não fiquei sossegadinha com o João?!?". Mentalmente fui-me um bocado abaixo, mas lá continuei sempre a correr. Eu senti-me um bocado na tropa, confesso. Ele era implacável. Mas foi 5*. Quando percebemos que não dava para fazer abaixo das 2h, ele perguntou-me qual era o meu melhor tempo numa Meia e convenceu-se que conseguiriamos baixar esse tempo. Aquele ritmo era demais para mim e eu disse-lhe a palavra (que eu não gosto nada de usar, mas usei) "É impossível". Ele disse que não era. Mas como eu já vinha claramente a quebrar, e era só ver a minha cara para o perceber, as pernas não obedeciam e eu não conseguia dar muito mais. 
Outro pensamento que me passou pela cabeça enquanto corria claramente em esforço foi que não queria bater o meu recorde assim. A Meia de Almada foi perfeita, senti-me sempre tão bem, corri tão bem. Qual o gozo de batermos o recorde mas sem o verdadeiro prazer da corrida? Por isso, estou muito feliz por não ter batido o meu recorde. 

Quando finalmente cruzámos a Meta, o ultra-maratonista ia na boa, eu estava de rastos. O meu relógio marcava 2h03m58s, o meu segundo melhor tempo numa Meia e claramente uns 5 ou 10 minutos melhor do que eu estava à espera para esta prova.

Eu gostei bastante desta prova. O povo sadino a apoiar nas ruas, os abastecimentos não falharam, os quilómetros todos marcados, o percurso é bonito apesar da recta ser monótona e se não estivesse calor talvez os km finais não tivessem sido tão custosos. O João Martins foi 5* e nunca me deixou, sempre a puxar por mim. 

No final tomei uma bela banhoca e depois seguiu-se um agradável picnic com o João Lima e a Mafalda Lima.

A próxima prova é daquelas para fazer na boa e para desfrutar do "passeio", a Corrida do Guincho.

Fotos para mais tarde recordar:
4 ao km
Foto tirada pela Mafalda Lima
No convívio com o casal Lima, o Pedro e o filhote e a Carla.
Foto tirada pela Carla
Com a Ana Pereira e o João.
Foto tirada pelo pai da Ana.
João Martins, João Lima e eu, primeiros kms.
Foto tirada pela Carla
Lá vimos nós ainda nos primeiros kms.
Foto tirada pela Mafalda.
Chegada à meta.
Do lado direito o João a liderar,
do lado esquerdo a amarelinha a ficar para trás...
Foto tirada pela Mafalda

24 comentários:

  1. Parabéns pela tua prova!! :-D
    Eu foi um dos que chamou por ti!! lol
    Bem sei o que sentis-te nesses utimos km's... o calor não ajudou nadinha... mas melhores provas virão! :-)

    Beijinho e boas corridas*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Bem me parecia que eras tu =) mas não tinha a certeza.
      Pois, aqueles últimos kms não foram fáceis, mas é como dizes há mais provas e melhores virão.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  2. Ontem surpreendeste-me imenso. Deu-te o 2º folego e quando disse para seguires era porque já estavas mesmo a seguir sem dares conta :)
    Pela maneira tão solta como te vi, pensei que, e atendendo às condições, 2.06 era um grande tempo. Ora 2.03 foi ESPECTACULAR! Puxada ou não, fizeste naquelas condições aquele tempo.
    Sei que já disse n vezes isto mas a verdade é que tens um enorme potencial!

    Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu começo a sentir-me mais levezinha e mais solta e deixo-me ir :)
      Obrigada padrinho :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  3. Considero a corrida uma boa conselheira.
    O dia pode ter sido terrivel, nada parece correr bem, mas assim que meto pernas a caminho parece que penso melhor e que tudo parece não ser tão negro.
    Continua assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Correr é terapêutico!
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  4. A Turbina Amarela atacou novamente!
    Temos rapariga para 1:45 / 1:40 seguramente.
    Tudo é uma questão de treino e calma!
    E nem quero imaginar o que um treinador profissional faria de ti!
    És um diamante em bruto por lapidar!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a Turbina Amarela já vinha muito cansadinha no final.
      Obrigada padrinho :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
    2. O Jorge Branco tem razão. Com trabalho ... e prazer, se tiveres vontade para isso, chegas lá, e esse record ainda vai ser batido por largos minutos!

      Eliminar
    3. Obrigada Ana :)
      Eu também acredito que sim, por isso é que até fiquei feliz por não ter sido em Setúbal. A de Almada correu-me tão bem, corri tão feliz que é mais que merecido que o recorde fique por lá mais um bocadinho :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Parabéns por mais esta Meia...muito bom, olhando que o percurso não era do agrado e o calor que estava. Gostei do relato, especialmente da "tua Luta" final, com um "militar" a puxar por ti...eu gosto desse "sofrimento" final (se não for demasiado claro), do esforço e chegar ao fim a saber que se deu tudo...maravilha. Olha, por este andar vais bater de longe o recorde do teu "padrinho" em nr. de provas...agora é prova atrás de prova, é? Fazes bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O militar puxou e puxou bem :)
      Ainda vou longe para bater recordes de provas.Ele tem muitas corridas no currículo. Mesmo muitas!
      Estou a aproveitar agora, pois quando vier o Verão não há quase provas nenhumas.
      Beijinhos e Força para a Geira Romana!

      Eliminar
  6. Olha, parabéns. Para as condições que estavam foi uma excelente prestação, mesmo com reboque (sei o que isso nos faz). ;)

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pedro.
      Espero que a tua corrida tenha corrido bem, ias muito bem quando passei por ti.
      Beijinho e boa semana!

      Eliminar
  7. Os problemas não desaparecem com a corrida, mas parece que ficam um pouco mais pequenos.
    Quando puxarem por ti num dia com menos calor e em que estejas mais animada, facilmente fazes abaixo das 2h.

    Beijinhos e uma semana melhor que a outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Correr ajuda sempre.
      Obrigada Vitor e uma boa semana também para ti.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Isa, no teu relato (que gostei imenso de ler, estava ansiosa pelo desfecho da história!!) tens uma frase que para mim faz muito sentido. Escreves assim: "Qual o gozo de batermos o recorde mas sem o verdadeiro prazer da corrida?"

    E mais não digo. Apenas te felicito pela tua excelente prestação na prova!

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, eu gosto de manter um pouco o suspense =)

      Foi exactamente o que eu senti enquanto corria, assim não tinha gozo, por isso o recorde que fique para uma corrida em prazer do inicio ao fim.

      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar
  9. Se estivesse menos calor eu acho que era POSSÍVEL!!! Já não falta assim tanto! Pelos vistos os bons tempos estão pela Margem Sul... ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez fosse. Mas o importante é que cada corrida é uma corrida diferente e temos que nos ajustar às circunstâncias.
      As sub-2h não estão longe, mas agora vão ficar adiadas porque tão depressa não há uma Meia por estas bandas =(
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  10. Ora muito bem... deixa cá ver... gostei especialmente que não quissesses bater o teu record "assim". Porque se é bom puxarem por nós, se é bom superarmo-nos, convèm não esquecer o razoável, o possível, porque às vezes há impossíveis sim! Não que não se alcancem noutro dia, noutras circunstâncias, mas é bom conhecermos os nossos limites, o nosso corpo, as condições do momento, e agir em conformidade com tal. Correr não é sofrer assim como estavas a descrever. Não se batem records a passear na avenida, mas tem de haver um equilíbrio entre o esforço e o prazer. Se na balança só está o esforço e a dor...então...não creio que sirva de alguma coisa correr. :)

    Também senti alguma perda de gás naquela recta de regresso... mas lá me aguentei relativamente bem.

    Eu também ia para fazer uma prova "nas calmas" e acabei por fazer menos que em Almada. Almada era sobe/desce mas Setúbal tinha o calor e as rectas...que fazem do percurso monótono. "Perdi-vos" logo na partida e ...fiz a prova toda sozinha. Mas foi bom! Como sempre é bom correr! Por isso também não me vejo a deixar de correr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com o calor que estava, pelo menos para mim, era mesmo impossível.
      Mesmo assim fiz uma prova muito melhor do que estava à espera.

      Tu aguentaste-te muito bem. Quando passei por ti ias muito bem :)

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  11. Parabéns, mesmo com o calor foi um GRANDE tempo. E avaliando pela tua excelente forma quando nos cruzámos, é treinares para o manteres o mais possível durante uma meia-maratona e não só baixas das 2h, como chegas à 1:50 num ápice.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Quando nos cruzámos eu ia muito bem, depois lá quebrei um bocadinho no fim. Para ser 5* tinha de ter sido como em Almada que consegui manter até ao fim. Mas as provas não podem ser todas iguais, não é? Senão qual era a piada? :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar