quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

São Silvestre Amadora

Nada como terminar o ano com uma muito agradável corrida.

O meu dia prometia...

Segunda-feira é dia de eu ir ao canil onde sou voluntária. Não sou obrigada, vou porque quero, mas como voluntários temos uma grande responsabilidade em cima e, sendo a única pessoa às segundas-feiras para limpar e lavar a parte exterior, só falto quando não tenho mesmo hipótese.
Limpar o canil é uma actividade muito cansativa, física e psicologicamente e se for comparar as limpezas do canil com por exemplo uma corrida de 10 km, o que posso dizer é que enquanto uma corrida de 10km cansa, mas apenas enquanto vamos a correr. Depois quando acaba recuperamos, tomamos banho e estamos relativamente bem, sem grande cansaço. Limpar o canil é o contrário. Enquanto estou lá estou entretida, vou fazendo as coisas e nem dou pelo tempo a passar. Quando chego a casa estou de rastos.

Como ontem tinha a corrida às 18h, tive de ir mais cedo à Focinhos&Bigodes. Foi um sossego, não apareceu absolutamente ninguém o dia todo e ainda consegui ir passear alguns cães antes de começar a chover. Porque é que não são todos os dias assim??? Por volta das 15h30 vim-me embora. Apanhei uma molha. Chegada a casa foi só tempo de lanchar, trocar de roupa e sair de casa. Já tinha decidido ir a correr até ao local da partida, pois (e penso que não estou enganada) acaba por ser mais rápido do que eu ir daqui até ao metro e depois ainda estar à espera do metro, mais o tempo da viagem até Amadora Este. E de facto demorei pouco mais de 15 minutos de minha casa até ao local da partida. Sempre a chover.

Quando cheguei andei a ver se via o João, mas encontrei foi o Eberhard e a Analice. Pouco depois encontrei-me com o João e com a Mafalda e pouco depois com a restante equipa dos "4 ao km" e Nuno.

Acabei o ano com um convite....um convite para fazer parte da equipa dos "4 ao km" e que aceitei com grande satisfação. Fui apanhada um pouco de surpresa, mas estou muito contente porque se há equipa com que me identifico é esta. Correm por prazer, pela alegria de correr e são todos bons companheiros.
Sinto-me profundamente agradecida por este convite e é uma honra fazer parte da vossa equipa!

Continuando o relato da prova.

Estava entusiasmada porque pela primeira vez iria fazer uma prova de noite e, também pela primeira vez, iria fazer uma prova com chuva (esteve sempre a chover).

Nesta prova as mulheres partem 10 minutos antes dos homens. Juntei-me à Sandra e à Lúcia e um pouco antes das 18h foi dado o tiro de partida. E foi mesmo um tiro! Até me assustei. 
Nada como começar logo a subir (bem me tinham avisado...). Foi uma verdadeira festa. Haviam imensas pessoas a aplaudir e a apoiar conhecidos e desconhecidos. Isso ajudou. Acaba por distrair um pouco e não dei tanto pela subida. Basicamente, e pelo que eu me lembro, os primeiros kms foi um sobe e desce. Por volta do km 4 (não tenho a certeza) fomos ultrapassadas pelos homens que, relembro, partiram 10 minutos antes de nós...O que é isto???? Parece que vou a andar e eles parecem gazelas. Uma velocidade de doidos! Somos praticamente as únicas mulheres a correr no meio daqueles homens-gazela e felizmente algumas pessoas apoiam-nos e gritam "Força senhoras" ou "Força raparigas". Não sei onde ano (não conheço muito bem a Amadora e ainda por cima à noite) e não sei em que km vamos. A certa altura a Lúcia começa a ficar um pouco para trás e diz para seguirmos. Segui com a Sandra e foi quando chegámos à famosa subida dos Comandos, a subida mais dura da prova. Foi um alívio quando cheguei ao cimo. A partir daqui penso que já só havia mais uma subida e depois foi sempre a descer. ALÍVIO! Num determinado momento havia uma família com umas crianças e as raparigas, para que não houvessem dúvidas, gritavam especificamente para as raparigas. Solidariedade feminina =)
Ainda fomos dar a volta às Portas de Benfica e acabámos a prova de braços levantados e com 57m01s. Fiquei muito satisfeita. Foi o meu segundo melhor tempo aos 10km, apenas destronado pelos 55m11s que fiz nas Estafetas da Maratona de Lisboa. Ajudou e muito a companhia da Sandra e a constante animação e apoio dados pelas gentes da Amadora.

No final água, barrinha, sumo e medalha.
Ainda conheci pessoalmente a Henriqueta e também me encontrei com a Lígia. Pouco depois foi tempo de conhecer pessoalmente o Tiago.

Gostei mesmo muito desta prova. E lembrar-me-ei sempre dela com carinho pelas mais variadas razões aqui referidas. Para repetir!

Algumas fotos para a posteridade:


Obrigada pela companhia Sandra

Depois disto seguia-se a passagem de ano. A noite toda de saltos altos.
Não há milagres e não há pés que aguentem um dia assim. 
Tenho os pés num estado mauzinho. Ontem tinha-os num estado lastimável. Hoje estão ligeiramente melhores, mas por muito boa vontade que tenha acho que só vou conseguir correr amanhã ou sexta. Mais vale conter-me do que arranjar para aqui algum 31.

Para o ano fico sossegadinha em casa e depois vou tomar o primeiro banho do ano a Carcavelos. Alguém quer vir comigo? Ando há anos com esta ideia na cabeça, mas nunca arranjei alguém suficientemente maluco para vir comigo. Se alguém quiser, fica então combinado para dia 1 de Janeiro de 2014 na Praia de Carcavelos! ; )

Um excelente 2013 para todos. Corram muito e tentem ser felizes! Sabemos que não será um ano fácil, mas pelo menos temos de aproveitar os bons momentos. Podem ser poucos, mas aqueles pequenos, mas grandes momentos de felicidade devem ser vividos intensamente para aproveitar ao máximo.

22 comentários:

  1. Olá Isa!

    Pois tens razão! Nem me apercebi que os teus 57.01, num percurso duro e selectivo, foram o teu 2º melhor tempo!!!
    Vê só até onde vais chegar... :)

    E esse tempo, como disse num percurso duro e selectivo, ainda mais com o esforço do meritório trabalho que fazes no canil.

    Quanto ao convite, deixa-me dizer-te que para nós é que é uma honra ter-te na equipa! :)

    Parabéns pela prova e pelo fantástico primeiro ano e esse punho na meta demonstra bem o que sentias! :)

    (Como sempre) Fazes uma óptima descrição do que aconteceu e terminas com um parágrafo muito bem escrito.

    Quanto ao teu convite para Carcavelos 2014, pois posso ir lá como já fui algumas vezes. Mas sempre e só a apoiar... :)

    Beijinhos e um excelente 2013

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada João. Gostei muito desta prova. Tu e todos tinham toda a razão.
      Já consegui apoio para Carcavelos e já não é mau, mas quero é companhia para um mergulhinho :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois... com essa é que não me convences!
      Apoio vou dar, a Mafalda pode fazer reportagem fotográfica mas... mergulhinho... só se ligares lá um esquentador! :)

      Força para esse desafio. Olha que diz quem lá mergulha que raramente se constipa!

      Eliminar
    3. A água não pode estar assim tão gelada...Só um bocadinho...
      Parece que já tenho companhia. É só meninas corajosas :)

      Eliminar
  2. Fantástico ISA!
    Excelente tempo para uma prova dura.
    Vais ver que daqui 1 ano farás a prova mais perto dos 50 min ;)
    Um beijo Grande e Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lígia. Espero bem que sim :)
      Beijos e boas corridas

      Eliminar
  3. Isa, acreditas que à mesa de jantar no dia 1 fiz esse exacto convite para alguém se juntar a mim num mergulho no mar dia 01-01-14 (depois de ver algumas pessoas a fazer isso na tv). Estranhamente, ninguém se mostrou muito receptivo... :p Fica já aqui combinado, vamos fazer isso!!! (É que é difícil encontrar "malucos" que alinhem, temos de nos unir lol)
    De resto, estas São Silvestre são uma maravilha, e mesmo com chuva e sobe e desce fizeste um óptimo tempo! E depois ainda passar a noite de 31 a dançar, assim é que é! ;)

    Beijinhos e um óptimo ano de 2013!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está combinadissimo! =D
      Sim, parece que as São Silvestres têm outra mística.

      Mas agora são os meus pés que estão a pagar...estou velha para isto =P, para o ano quero outras aventuras (o tal banho em Carcavelos).
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  4. Olá ISA,

    Antes de mais os meus parabéns pelo teu maravilhoso Blog :)

    Depois, foi um prazer enorme ter feito esta prova contigo e com a Lucinha (para a próxima a Lucinha acompanha-nos até ao fim... sim porque ela tem muito mais capacidades que eu) :)

    Depois, tal como disse o João, é um prazer enorme ver-te nos 4 ao Km, que será para sempre o meu clube do coração.

    Quanto ao banho em Carcavelos... fica prometido :)
    Vamos experimentar depois de um treininho, boa? :)

    Um excelente 2013 para ti e que todos os teus sonhos se realizem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra :)
      Gostei muito de correr convosco. A São Silvestre da Amadora é mesmo uma prova especial.

      Para o ano então Carcavelos ;)

      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  5. Mais um excelente relato Isa. Realmente (tirando a chuva) a prova foi muito porreira e o apoio do público é espetacular. Espero poder repetir este ano. Boa recuperação dos pés para voltares rapidamente aos treinos.
    Quanto à companhia para o mergulho a 1-1-2014 também não tens sorte por estas bandas. :)
    Beijinhos, bom 2013 e foi um prazer conhecer-te pessoalmente.

    PS- Os "4 ao km" fizeram uma excelente contratação. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma daquelas provas a que queremos sempre voltar.
      Também gostei de te conhecer, até uma próxima.

      Se por excelente contratação entendermos uma pessoa apaixonada por correr então sim, fizeram uma excelente contratação :) Estou muito entusiasmada.

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  6. Espectacular tempo Isa. Estou a referir-me aos 57:01 e não ao outro tempo.
    Quer dizer, com aquele público nem se dá conta da chuva.
    Recupera depressa dos pés.

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vitor.
      Um público inesquecível, sem dúvida.
      Bjs

      Eliminar
  7. Parabéns pela prova, e espero que este ano de 2013, nos surpreenda, e nos brinde com coisas boas...
    Quanto ao banho em Carcavelos, já lá fui várias vezes, com o meu grupo das bikes, mas nunca tive coragem de ir ao banho, ficava só a ver :)
    Mas quem sabe, para o ano, pode ser que experimente...
    Feliz 2013
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Eu nunca fui lá, mas vejo sempre na televisão e fico sempre a pensar que para o ano vou também, mas depois nunca convenço ninguém a ir comigo.
      Um bom ano para ti.
      Beijos

      Eliminar
  8. Olá!

    Ainda bem que a prova correu bem! Eu estava em casa a ver e a ouvir chover torrencialmente e lembrei-me dos "desgraçados" que iam correr...

    Mas mesmo assim conseguiste fazer um excelente tempo, 57m naquele percurso e naquelas condições é muito bom! Eu gostava de poder dizer o mesmo da minha S. Silvestre de Lisboa mas ficar dois meses sem treinar tem as suas consequências :P

    Beijinhos e bom ano!

    PS - Tu lembraste-te de ir dar um mergulho e a mim passou-me pela cabeça tentar a meia. Faltam exactamente 12 semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente enquanto corríamos não chouveu torrencialmente, foi sempre uma chuvinha até agradável.

      Força para a Meia!Começa já a treinar e vais ver que vai correr tudo bem.
      Beijinhos e um bom ano.

      Eliminar
  9. Grande prova Isa, ainda por cima depois de um "trabalho" louvável.
    A Lígia fala em ficares perto dos 50m no próximo ano. Eu arrisco o desafio de bateres os 50m. Bolas, ainda falta um ano. ;)

    Quanto ao mergulho, quem sabe... brrrrrr...............

    Beijos e feliz 2013!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, mas se fazer abaixo dos 50 minutos já me parece muito difícil, quanto mais nesta prova com tanto sobe e desce.
      O mergulho não custa nada ;)
      Beijos e bom ano.

      Eliminar
  10. É uma prova de que gosto muito, fiquei pelos Olivais e mais uma vez não tive a oportunidade de a conhecer pessoalmente, vou colocar para 2013 esse objectivo, vamos ver se o consigo alcançar, vou ter de meter o João ao barulho.
    Parabéns pela prova, para quem a conhece tão bem como eu devo dizer que foi um excelente tempo alcançado, ainda por cima para quem começou à pouco tempo a correr e a participar em provas. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.Eu gostei muito desta prova. Fiquei fã.
      Eu irei no dia 13 a S. Domingos de Benfica, depois Luzia Dias e depois Fim da Europa. Pode ser que nos conheçamos pessoalmente numa dessas provas, se for a alguma.
      Beijinhos

      Eliminar