domingo, 28 de outubro de 2018

Trail de São Mamede, o regresso

Este ano decidimos regressar ao Trail de São Mamede. 

Vários factores contribuíram para esta nossa decisão e felizmente que estávamos na mesma onda.
Se nós gostamos desta serra, de Portalegre, desta prova, do percurso, dos abastecimentos, de tudo! Então por causa dum infeliz episódio em 2016 e por causa de apenas uma pessoa vamos deixar de fazer uma coisa que gostamos? É que nem pensar! Nós sempre dissemos que gostamos desta prova.

O que lá vai lá vai. Vida há só uma e há que aproveitá-la. Bora lá correr naquela bonita serra!

E lá fomos nós até Portalegre para correr os 44 km do Trail de São Mamede.

Este ano o percurso estava diferente. Partíamos de São Julião em direcção a Alegrete, para terminar em Portalegre. O desnível positivo também era maior o que já fazia adivinhar uma prova mais dura. Estudámos o gráfico e aparentemente a parte pior (com maior D+) era a inicial, até chegarmos ao 1º abastecimento. Oh como nos enganaram bem!

Na zona da partida.

A prova começou na escola em São Julião e os primeiros km's foram muito bonitos, sempre junto a um rio, ora passando para um lado, ora para o outro. E de repente surge-nos à frente a primeira subida da prova. E que subida! Uma autêntica parede! Mas possivelmente por ainda estarmos "frescos" a coisa até se fez razoável. A partir daí foram cerca de 13/14 km quase sempre a subir, por isso qual não foi o nosso espanto quando chegámos ao 1º abastecimento e comentámos "Foi só isto? Até nem foi assim tão mau."

Mas se aqueles primeiros km's em teoria seriam os piores por terem mais desnível positivo, na realidade mais à frente teríamos "A Besta" e outras mais suaves, chamemos-lhes "bestinhas". 

Ainda nos primeiros km's metemos conversa com um atleta que nos disse que ainda viriam piores subidas, sendo que uma delas seria "A Besta". Um nome destes não augurava nada de bom, mas ainda era cedo, ainda íamos com poucos km's nas pernas. 


Chegada às antenas, o ponto mais alto da Serra de São Mamede.
Que vista!
É por isto que vale a pena!

O percurso estava bastante interessante e variado. Estávamos a adorar!
A certa altura, e ao iniciamos uma descida algo inclinada, vimos uma bombeira (que vinha a subir) a soltar um arrepiante grito/suspiro. Até pensei que estivesse a sentir-se mal e que nós é que ainda teríamos que ir socorrer a bombeira, mas não. Estava só a soltar um sentido suspiro de sofrimento e depois soltou uma frase onde desabafou que não sabia como raio é que os atletas da prova faziam aquilo. Eh eh eh =P

Chegados a Alegrete para mais um excelente abastecimento. Nesta altura fazia-se sentir muito calor. Entrámos nesta simpática vila e conquistámos o castelo mas "A Besta" nem vê-la... Começava a temê-la. A coisa já começava a custar e pensar que o pior ainda estava para vir....

Castelo de Alegrete


A seguir a Alegrete a coisa começou a complicar. Apanhámos uma subida bonita, muito verde, mas mais técnica. Seria "A Besta"? Não sabíamos. Lá no fundo esperávamos que sim mas temíamos que ela ainda estivesse para aparecer.

Já com uns 30 km ela apareceu. Só podia ser aquilo! E o pior é que primeiro ainda íamos descer mais para depois voltar a subir tudo! Mas ca ganda besta!!! Não temos como ter a certeza absoluta que aquela subida era "A Besta" mas só podia! Até ao final da prova não houve pior que aquilo.

"A Besta" era um corta-fogo. 
Portanto, imaginem, hora de maior calor, sem sombras e uma subida longa e super inclinada.
Juro que a meio da subida olhei para o nosso lado direito e havia uma série de árvores e lembro-me de pensar que era só andar uns 50 metros e sentava-me ali numa rocha ou num tronco à espera que alguém me viesse buscar. Mas não, não podia desistir! Tinha que continuar! Foi um longo arrastar até ao topo, com vários palavrões e resmungadelas pelo meio =P 

Depois de ultrapassada "A Besta" ainda faltavam alguns km's e eu estava estoirada. O Vitor não estava fresco mas estava melhor que eu.

Já só queríamos acabar o mais rapidamente possível e, se possível, fazer abaixo das 9h. Em tempos fizemos aqui 7h45m mas o percurso era bem mais fácil. Este ano foi claramente mais duro mas nós gostámos na mesma do percurso.

Ao avistarmos o estádio um sentimento de grande satisfação atingiu-nos. Estava feita!

8h55m depois cortámos a meta de mãos dadas. Estoirados mas satisfeitos :)


Obrigada pelas fotos Orlando Duarte

No final estava mesmo estoirada e tive de me sentar um bocado nuns degraus.

Quando chegámos ao quarto estendi uma toalha por cima da cama e deitei-me tal era o cansaço.
Mas nada que um bom banho e uma refeição farta no "O Escondidinho" não tenham resolvido ;)

Fomos novamente felizes em São Mamede.

6 comentários:

  1. Em boa hora regressámos ao UTSM!
    Sempre gostámos desta prova e de Portalegre, o que lá vai lá vai.
    Este ano foi muito dura, mas conseguimos e com um tempo melhor do que esperávamos.
    E a refeição no "Escondidinho"...Espectáculo!!!

    Beijos ultra gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom regressar a um lugar onde já fomos felizes e voltar a ser feliz.
      Este ano claramente mais dura mas fez-se :)
      A refeição no Escondidinho é sempre merecida ;)
      Beijos ultra gigantes

      Eliminar
  2. Bem bom … tem uma malta Perneta que quer voltar em 2019 para os 100km e me andam a desencaminhar. Mas acho que a minha decisão irá para outra prova de 3 dígitos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano o percurso foi mais duro, mas nós gostámos bastante.
      Então já tens uma na manga ;) Força nisso!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar, parabéns pela decisão que não sei se teria coragem de a tomar mas os vossos argumentos dizem tudo e bem.
    Em segundo lugar, parabéns pela excelente prova contra coisas do estilo besta! (imagino o fazer-se uma prova a pensar que irá haver uma besta mais à frente! eh eh)
    Em terceiro lugar, o Escondidinho... (altura para salivar!)

    Em resumo, foram muito felizes e isso vale tudo. E mostraram o vosso carácter :)

    São grandes! Não fossem o Ultra-Casal :)

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo :)

      Foi uma grande angustia pensar que ainda havia uma "besta" pela frente eh eh eh =) e então quando ela apareceu nós nem queriamos acreditar!

      Beijinhos e abraços

      Eliminar