segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Trail Transfronteiriço de Barrancos, uma prova bem bonita

No passado sábado, dia 28 de Novembro, estávamos em Barrancos a alinhar à partida dos 55 km de mais uma ultra.
O meu maior receio era um ataque de frieiras, mas felizmente na sexta-feira, milagrosamente, comecei a melhorar. Apesar de melhor, ainda tinha algumas frieiras e tinha receio que elas piorassem com o frio. O tempo previsto para este dia até era uma temperatura perto dos 20ºC (em finais de Novembro!!! o tempo está mesmo louco!), o problema eram as mínimas e logo de manhã estava cá um friozinho que o Vitor (e quase todos os atletas) teve logo a ideia de nos colocarmos ao sol enquanto não começava a prova.
Na partida encontrámos o Sílvio Horta, que já havíamos visto no dia anterior, pois ele jantou no mesmo restaurante que nós, e ele falou-nos que havia um corte a meio....mau mau Maria...tentei não ligar muito mas a verdade é que já me começo a passar com regulamentos que existem só para enfeitar, visto que depois as organizações os alteram a seu bel prazer...


Estamos nós na partida a tentar ouvir o briefing mas é impossível pois o barulho dos atletas é muito e o som da organização é muito...baixo...quando olhamos para o lado e vemos 3 atletas agarrados a um cabo e com a frase "Me atrevo". Quando percebemos que o atleta do meio era invisual até nos caiu tudo. Uma pessoa cega a fazer trail! Claro que entretanto já fui pesquisar sobre este grande atleta e não há palavras. É de uma coragem enorme e de uma vontade de viver incrível! E ainda andamos nós às vezes a queixar-nos de coisas que não interessam nada. Mais informações sobre o Emilio aqui. Simplesmente brutal!!!

Emilio, ao meio, e os seus companheiros de aventura.
Foto tirada do Facebook da prova
Ora, vamos lá então à prova. Às 9h é dada a partida e aí vamos nós. Muitos espanhóis a darem alegria à prova. Cedo ficamos no grupo de trás, junto a alguns espanhóis, o atleta vassoura segue conosco e vai comentando que os primeiros 20 km são de muito sobe e desce e muito massacrantes, também fala no tal barramento....mas nem tivemos paciência para nos chatearmos. Ora não é que os senhores queriam que fizéssemos 41km em 7h? E o melhor de tudo é que isto está tão bem organizado e tão bem distribuído que depois tínhamos 5h!!!!!!! para fazer apenas 14 km!!! Qual é a lógica disto? Alguém me explica?
Por isso, para não me chatear, segui caminho feliz por estar a viver mais uma aventura ao lado do meu companheiro.
Começa a fazer calor, cedo tive que tirar as luvas, a gola e a fita "tapa-orelhas". Apesar de algum calor, as frieiras ainda se fizeram notar nos joelhos e ombros, embora sem grande transtorno.

Km's iniciais.
Vista para Barrancos.
Apesar do trail se chamar "transfronteiriço", este ano não foi possível irmos a Espanha mas passámos mesmo ali ao lado como podem ver pela seguinte foto.

Fronteira.
Ali é Espanha.
Aqui é Portugal.

Se nos km's iniciais, apesar de algum sobe e desce, até íamos a um bom ritmo, a seguir havia uma zona bastante técnica onde era quase impossível correr, apesar de até ser mais ou menos plana.
Entretanto chegámos ao primeiro abastecimento e era um daqueles mesmo bons! Só coisas deliciosas :)


Lá começa isto a subir...

Ora bom dia burritos lindos!
E olá cavalitos giraços!

Começámos a descer e em sentido contrário vinham muitos caminheiros. Entrámos numa zona junto ao rio bem bonita e onde nos cruzámos com vários caminheiros em sentido contrário. Não muitos km's depois chegámos ao segundo abastecimento onde se fazia a separação das prova. Seguimos rumo aos 55 km. Zona mais corrível onde aproveitámos para dar corda aos sapatos mas com a tal história do barramento, não nos parecia que conseguíssemos, por isso decidimos aproveitar a aventura ao máximo. Ao menos seríamos felizes na distância que nos permitissem fazer. E fomos =)

Chegámos então a uma zona lindíssima junto ao rio. A paisagem era espectacular e a descida bem a pique. Só pensava no Emilio...se nós íamos com mil cuidados, então como faria o Emilio? Apesar de ter duas pessoas a guiá-lo e a ajudá-lo, não pode com certeza ser fácil, mas mesmo assim ele superou tudo o que os restantes atletas superaram. 

Das zonas mais bonitas da prova
 e das mais bonitas que já vimos em qualquer prova.

Lindo, lindo, lindo!
A paisagem e o rapaz de amarelo ;)
Alentejo puro.
Uma vaca atravessa a estrada uns metros à nossa frente.
Outra olha para nós com certeza a pensar
"Mas ca raio fazem estes maganos aqui no meio do nada?" ;)
E de repente no meio do nada, um desfile de carros antigos!?!?!

A rapariga até estuga o passo embasbacada com esta cena.
Chegamos a mais um abastecimento onde falamos com outros atletas, pergunto a um atleta espanhol de onde é. É de Mérida.
Seguimos novamente caminho, rumo ao Castelo de Noudar, onde seria o tal barramento. Podemos ser barrados mas até lá nada nem ninguém nos impedirá de desfrutar destas paisagens magníficas e de tantos animais a alegrarem o nosso caminho.

Uns porcos pretos tentam entrar na prova a meio.
Assim não vale! Têm que alinhar à partida tal como todos!
Deixa cá tirar uma fotografia a estes gajos.
Não se vão escapar! Vou denunciá-los à organização!
Os infractores! =P

O habitual.
A Isa enternecida a olhar para animais.

E já se avista o castelo! E nós com quase 7h de prova e ainda nos 33 km...

Castelo de Noudar.
É ali que temos que chegar.
Entretanto a miúda passa-se e vai a voar.
Parece que apesar de já calcular que vão ser barrados, ela está apostada em divertir-se.

E chegamos ao castelo, mais à frente vejo o pessoal da organização a falar com os atletas que seguiam à nossa frente e percebo que lhes estão a explicar do barramento...
Chegamos junto ao pessoal da organização e começam-nos a explicar que como vai haver um corte ao km 41 que também é ali no castelo de Noudar, estão a avisar as pessoas que já não queiram seguir mais, pois estamos no km 35 mas faltam menos de 10 minutos para o limite. É humanamente impossível fazermos 6 km em menos de 10 minutos, toda a maneira como o corte oficial é só aos 41 km não nos podem impedir se quisermos dar esta volta de 6 km (para depois sermos barrados de qualquer maneira)....Não nos queríamos chatear mas não consegui evitar fazer algumas perguntas, sendo a primeira a óbvia, "Onde está isso no regulamento?", respondem que foi amplamente divulgado...pergunto onde visto que foi tão amplamente divulgado mas não chegou a todos os atletas, no Facebook respondem...Ah e tal sabemos que nem toda a gente tem FB mas foi amplamente divulgado e até foi dito no briefing antes da prova....Ora, pensem comigo, de que me serve que me avisem de um corte intermédio no briefing da prova...quando já estamos mais que inscritos e prontos a correr? Para além disso nós e muitos outros atletas não conseguimos sequer ouvir o briefing.

Eu tentei, continuei a perguntar porque não estava no regulamento, porque estas informações têm que constar do regulamento! Respondem-me que não está (admitem) e jogam a sua última cartada, no regulamento está escrito que a organização pode fazer alterações por razões bla bla bla bla. 
Explicam-me ainda que este corte é apenas por segurança, para evitar que os atletas façam uma zona perigosa já de noite...Respondo que deviam ter pensado nisso antes, ou os atletas passavam nessa dita zona mais cedo no percurso ou então nunca tinham colocado que as pessoas tinham 12h para completar a prova. "Pois, tem razão, mas foi para segurança dos atletas."
Acabei por desistir de argumentar. Foram super educados comigo, mas parecia que tinham sempre uma desculpa sempre que eu fazia uma nova pergunta.
Ficámos ali, barrados com mais não sei quantos atletas.
Não deixa de ser curioso três factos:

  • A tal ampla divulgação, foi de facto apenas no FB e já fui à procura e o que encontrei foi apenas um comentário em resposta à pergunta de alguém a dizer que vai haver um corte ao km 41 às 7h de prova. Amplamente divulgado como podem ver;
  • No regulamento tinhamos 12h para completar a prova, é no mínimo curioso que o último a chegar o tenha conseguido em 10h e pouco;
  • O corte faz tanto sentido, que tínhamos que fazer 41 km em 7h mas depois estávamos à vontade, com 5h! para fazer apenas 14 km.

Aceitamos cortes, aliás aceitámos muito bem nos Abutres, mas são cortes que estejam no regulamento no momento da inscrição e que não sejam inventados após as pessoas já estarem inscritas.

Finalizada a nossa participação na prova, regressámos juntamente com mais 4 atletas numa carrinha da organização. Mas ainda estavam no mínimo 3 atletas atrás de nós e com certeza ainda vários entre o km 35 e o 41, portanto estamos a falar ainda de num número significativo de atletas que foram de propósito a Barrancos, fizeram centenas de km's para serem barrados por algo que não constava do regulamento.

Castelo de Noudar, onde fomos barrados.

Findo este assunto, tomámos uma bela banhoca, jantámos no restaurante "A Esquina" que recomendamos amplamente ;) e no dia seguinte aproveitámos para passear. O nosso país tem mesmo locais lindíssimos.

Foi mais uma aventura deste casal :)
Apesar do barramento, adorámos a prova, muito bonita, bons abastecimentos e dura qb.

Os famosos touros de Barrancos.
Vista de Barrancos.
Sem dúvida um sítio a regressar.
Mourão, com o Alqueva e Monsaraz ao fundo.
Monsaraz, lindo, lindo, lindo!
Monsaraz.
Homenagem ao Cante Alentejano.

14 comentários:

  1. Já são várias vezes a suceder o mesmo e não pode acontecer. Um regulamento é um contrato entre a organização e o atleta. E se o atleta tem que o cumprir, sob pena de desclassificação, o mesmo se coloca à organização que tem que seguir o que regulou.
    O barramento tinha que estar explicito no regulamento ou então fazerem uma adenda a ele.
    Depois de todos inscritos, não é correcto alterar as regras do jogo, a menos que seja uma questão de segurança. Mas neste caso especifico, a organização sabia de antemão o que ia acontecer, não foi um imprevisto, por isso não se justifica a surpresa do barramento.
    É que o esforço dos atletas é enorme, e realço bem a aventura do Emilio, que obrigatoriamente perde mais tempo que os restantes em certos pontos, para depois serem surpreendidos com um barramento não constante do regulamento. Não se brinca com o esforço dos atletas!

    Parabéns pelo vosso esforço e espírito (o vosso é o correcto, pois o tal apregoado espírito do trail acho que anda muito arredado)

    Beijinhos

    ps - O Emilio é um super herói da vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João.
      O tão falado espírito do trail é um bocado treta, existe sim senhor entre alguns atletas um espírito de camaradagem, mas na estrada também existe.
      E penso que quanto mais popular o trail se torna pior vai ser, as pessoas vão-se tornar mais competitivas e as organizações também.

      Enfim, foi uma prova bem bonita e mais uma bela aventura.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olha Isa, a história desta "barragem" não faz qualquer sentido como bem dizes. As organizações trabalham nas provas com muito tempo de antecedência, e sabem (ou deviam saber) que nesta altura do ano escurece a determinadas horas, etc, e tal ... por isso só tinham que alterar o percurso de forma a que cumprissem o regulamento das 12 ou 15 horas como limite. Claro que os regulamentos são feitos de forma a proteger as organizações, normalmente tem uma clausula que permite tudo. E pelo que se saiba não houve nenhum fenómeno anormal que tenha obrigado a esta alteração, como foi o caso dos Abutres. Quanto ao "amplamente divulgado" - quando fazemos as inscrições temos que indicar os nossos endereços mail - o que custa fazer um mailing a todos os inscritos? Nada, digo eu!
    Mas pronto, vejo que encararam a coisa com espirito positivo, curtiram um trail que me parece bem catita e passaram um belo de um fim de semana romântico - por isso valeu a pena.
    Quanto ao Emilio já tinha visto ... impressionante ...
    Beijinhos para ti e um abraço para o Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é isso mesmo. Eles já sabiam de antemão alguns factos sobre a prova. Mas a quantidade de provas de trail que eu vejo a alterarem o regulamento (que nem sequer é uma alteração mesmo escrita no regulamento) uns dias ou semanas antes da prova....a verdade é que na estrada não se vê isso.

      Mas claro que aproveitámos ao máximo mais uma aventura :) Tem que ser esse o espírito!

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  3. mMito pouco a dizer para além do já escrito...assim vocês mantenham o espirito descontraido e com vontade de realçar o positivo.

    Nas próximas provas que não tenham barramentos no regulamento passam a questionar antes de se inscrever.

    Ficam com a prova ;)

    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que é mesmo isso que vamos fazer!

      Apesar de tudo, ficamos com boas memórias desta prova.

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  4. Foi um fim de semana espectacular!
    A prova tem paisagens lindíssimas e muitos animais durante o percurso, impossível não tirar algumas fotos:)
    Foi pena o tal barramento, que não foi amplamente divulgado.
    Mas foi a única coisa negativa.
    O Emílio é incrível, nunca pensei ser possível aquilo que ele fez!
    E aquilo dos carros clássicos foi demais...um desfile em Barrancos?!!!
    Come-se muito bem naquela zona:)
    Adorei a nossa aventura Isa!

    Beijos ultra gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um fim-de-semana espectacular! :)
      Esta prova teve realmente alguns pormenores que nunca mais iremos esquecer.
      Temos que voltar a Barrancos, nem quer seja só para ir à "Esquina" :)

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar
  5. O que interessa é que soubeste aceitar bem essa situação e aproveitaste da melhor forma os kms possíveis. Não é fácil, acredito que revolte um bocado...
    Já tinha visto um artigo sobre esse atleta invisual, espectáculo mesmo!
    Beijinhos e continuação de boas aventuras a dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pouco revoltante mas decidimos aproveitar ao máximo a experiência que no fundo é o mais importante.
      Ele é mesmo fantástico!
      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  6. Parabens!!
    O importante é desfrutar o mais possivel das provas e serem felizes...

    "barramentos" , "cortes"... já sabes a minha opinião sobre isso... para mim tem que ser uma questão de bom-senso. Das organizações e dos atletas.

    Não sei qual é a dificuldade para as organizações de provas das regras serem feitas "preto-no-branco".
    Nunca podia haver duvidas nem caso para "discussão" , depois ficava á responsabilidade de cada um decidir o que fazer.

    Seja como for , encarar com esse espírito de aventura e de aproveitar o máximo da experiência , é uma vitoria e máí nada... ;)

    Muita força para os novos desafios
    bjs e abrç
    Artur

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Artur.
      Aceitamos sempre desde que estejam devidamente explícitos no regulamento. Mas o que lá vai lá vai, e o importante é a aventura e as próximas que virão :)

      Um excelente 2016 para ti Artur!
      Muitas e boas corridas!

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  7. Olá Isa, há muito tempo que não passava aqui pelo teu blog. Agora que decidimos retomar o nosso vim dar uma vista de olhos pelo que se andava a escrever no teu e em particular sobre o trail de barrancos. Nós também participamos e por acaso lembro-me perfeitamente de passar por ti (as tshirts ajudam bastante) mas na altura estava-mos a fazer um subida daquelas ai ai ai... e nem consegui dizer um olá :( mas lembro-me que estavam a tirar uma foto. Uma dessas fotos é a que tem a legenda " lá começa isto a subir..." aquele que vem atrás de ti, todo partido já, e com as mãos nos joelhos sou eu ;)
    Era só para agradecer a foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Que coincidência!
      Foi uma prova bem bonita.
      Bem-vindos de volta aos blogues :)
      Boas corridas!

      Eliminar