terça-feira, 8 de setembro de 2015

Trilhos dos Templários, ou 50 km com altos e baixos

Surpresa!
Passadas 3 semanas da Rocha da Pena os malucos foram a outra ultra....Craaaaazyyyyyy....

Calma, não ralhem conosco, eu posso explicar.

Já estávamos inscritos há imenso tempo, desde inicio de Julho. O ano passado fizemos esta prova, versão 30 km e gostámos muito, achámos relativamente acessível. Esta ano soubemos que havia uma versão com 50 km. Precisamos de ultras nas pernas se queremos o que queremos para 2016 por isso esta pareceu-nos uma boa opção. Dentro do estilo ultra, 50 km ainda é uma distância aceitável. Para além disso havia outros factores a favor, o desnível positivo não era nada de extraordinário e não haviam tempos limites. Bora nessa!
Ora se já estávamos inscritos 2 meses antes não íamos desistir antes mesmo de tentarmos!

Entretanto fomos às outras duas ultras, Óbidos com 57/8 km que terminámos mas que não fomos classificados e Rocha da Pena em que tivemos que desistir ao km 41.
Apesar de não estarmos classificados, temos os pratos de finisher de Óbidos que entretanto nos foram gentilmente enviados :)

Dois pratos (ou travessas como preferirem)
que nos enchem de orgulho.

Mas retomando este relato. Depois da desistência na Rocha da Pena, a pressão sentida para completar os Templários era notoriamente maior, daí nem termos dito nada aqui no blogue. 
Tínhamos que conseguir terminar isto! Duas desistências seria um enorme balde de água fria. Teríamos que lutar mais do que nunca e provar a nós mesmos que apesar de não estarmos na nossa melhor forma ainda temos a força de vontade suficiente. 

No sábado depois de almoço pusemo-nos a caminho de Tomar, onde ficaríamos alojados a apenas 7 km de Santa Cita. Fomos levantar os dorsais números 14 e 15, passeámos um pouco pela bonita cidade de Tomar e depois fomos jantar obviamente massa...e queijo, e pão e azeitonas...e sobremesas.... ;)

Lembram-se desta árvore?
Ver aqui no artigo do ano passado :)
Rua pedonal em Tomar, lá em cima o Convento de Cristo.


Numa parede de Tomar...
Como se de um aviso se tratasse...se amanhã não conseguirem... a culpa é vossa.

Não pensem que trabalho no Turismo de Portugal, sempre aqui a promover os locais por onde passamos :) Mas é porque gostamos de aliar o turismo ao desporto e através do blogue podemos mostrar como o nosso país é lindo.

Dia da prova

Por volta das 7h da manhã estávamos a chegar a Santa Cita. Estava fresquinho mas tal como no dia anterior a previsão era de bastante calor, com temperaturas acima dos 30ºC.

A habitual selfie pré-prova.

Após um briefing onde nos explicaram que, tal como no ano passado, as primeiras centenas de metros seriam percorridas atrás de dois cavaleiros dos templários, foi então dada a partida.
No briefing tinham-nos dito que os primeiros 15 km seriam em comum para as três provas (50, 30 e 15 km) e que seriam os mais difíceis da prova. Ao menos despachávamos logo a parte mais difícil enquanto ainda estávamos frescos.

Os cavaleiros dos templários prontos a partir.
Foto da organização

Após umas poucas centenas de metros percorridos dentro de Santa Cita entrámos nos trilhos e numa fábrica abandonada para logo depois começarmos o sobe e desce pelos montes.

Numa das raras zonas de alcatrão.
Foto da organização
Foto da organização

Vantagens de ir na cauda do pelotão, chegados ao cimo de um pequeno monte de onde se avistava o Convento de Cristo em Tomar, um membro da organização informou-nos que ali era um local histórico, as tropas de Napoleão tinham passado por ali. Por vontade do senhor tínhamos ficado ali a falar a manhã toda mas tivemos que seguir o nosso caminho, não sem antes ele nos informar que para o ano a organização tinha uma ideia para enriquecer ainda mais a prova. Mas mais não vou dizer pois é uma surpresa ;) Inscrevam-se para o ano e logo vêem ;)

Entrámos depois numa zona lindíssima de trilhos bem verdes e vegetação cerrada.

Como assim?...
Ufa!
Há uma ponte :)

Ao longo da prova passámos por várias zonas destas com rios e ribeiros e pontezinhas de madeira.
Alguns dos sítios já tínhamos passado na edição do ano passado e nos Trilhos de Almourol.
Provas nesta zona têm tudo para ser um sucesso.
As placas com palavras de encorajamento não faltaram também desde "Megulha", a "Salta" até "Puxa" nas subidas. Também haviam placas informativas dos km's de 3 em 3 km.







Entretanto chegámos a uma zona toda queimada por um recente incêndio de finais de Julho como nos foi informado no 1º abastecimento aos 5 km.
É triste ver as nossas serras assim mas é também um alerta para que cuidemos das nossas matas e serras, para que mantenhamos as matas limpas. Ficam as imagens.
Soubemos que devido a este incêndio tiveram inclusive de fazer alterações ao percurso mas mantiveram este troço e até acho que fizeram bem para que possamos todos dar ainda mais valor à natureza.





Depois de repormos as energias seguimos novamente caminho em nova zona arborizada e onde por volta do km 7 ou 8 fomos ultrapassados pelos primeiros atletas dos 30 km, entre eles o grande campeão Hélder Ferreira. Passaram várias dezenas de atletas até passar finalmente a primeira mulher. Alguns quando percebiam que éramos dos 50 km ficavam admirados, uns  gabavam-nos a coragem outros comentavam uns metros à frente e pensando que já não ouvíamos... "50 km e ainda vão aqui? Nem amanhã lá chegam!" 
Ehehehe :) Pois podemos informar que ainda chegámos no próprio dia =P



Entretanto regressámos ao local de partida, aos 15 km tivemos o 3º abastecimento, o 2º de sólidos mesmo ao lado da meta. A meta ali tão perto...mas ainda nos faltavam 35 km...
Siga que pra frente é o caminho!

No regresso, a chegar ao km 15.
Foto da organização
Foto da organização

Seguimos num estradão e passámos ao lado destes amigos.


A ver ser eles não são espertos.
Alguns estavam deitadinhos à sombra e outros estavam dentro de água!

Fiquei cheia de inveja. A gente ali a correr ao sol e ao calor e eles ali sentados à sombra. Boa vida!
Chegámos ao 4º abastecimento por volta dos 22 km onde havia a separação dos 30 e dos 50 km e a partir daí seguimos sozinhos. Estes 30 km finais foram praticamente iguais aos 30 km do ano passado. Reconheci vários locais, corremos bastante e íamos num bom ritmo para atingir o nosso objectivo pessoal: acabar antes das 10h de prova. O Vitor, o optimista...chegou a sonhar com as sub 9h. E a verdade é que à média que íamos dava perfeitamente para 8h e 50 e tal. Mas eu, a realista da coisa, disse logo que tínhamos que contar com o calor que estava a chegar em força e com eventuais quebras. E quem é que tinha razão?...Infelizmente eu.

Corremos em zonas familiares. A certa altura eu até já dizia ao Vitor o que se seguia. 





Chegámos a uma subida de que ambos nos lembrávamos perfeitamente, é uma subida bastante inclinada que no ano passado tinha uma corda para auxiliar, mas este ano não vimos corda nenhuma.
Provavelmente a pior subida da prova mas entretanto com a experiência que já temos, pareceu-nos aceitável. O que é isto ao lado duma Rocha da Pena ou dum LouzanTrail?




Depois disto continuámos em zonas bastante corríveis, com algum sobe e desce mas nada de especial.
Chegados a mais um abastecimento por volta do km 28 voltámos a comer laranjas, melancia e batatas fritas. Soube bem mas fazia falta qualquer coisa mais substancial. Seguimos caminho e completámos 30 km em 5h. Portanto tínhamos muita margem para fazermos 9h e pouco, quiçá as 8h e muito. Mas o calor...o calor dá cabo de muita gente e então eu que me dou tão mal com o calor.

O rio Tejo.

Chegámos a mais um abastecimento ao km 34, em Tancos junto ao rio Tejo, onde enchemos as garrafas e bebemos cola-cola. Aqui estava um atleta que estava ali parado há cerca de 1h, contou-nos que tinha quebrado e teve que parar para recuperar mas que ia continuar. A sua esposa tinha seguido e ia com 1h de avanço.
Seguimos caminho e ainda avistámos o castelo de Almourol ao fundo mas entretanto metemos para dentro, em trilhos novamente familiares como o Trilho do Casal do Pote.
Gostava de ter tirado mais fotos, mas a foto anterior foi mesmo a última que tirei em toda a prova.
A partir dos 30 e muitos km's a força já não era muita, estava imenso calor, eram umas 2 da tarde. Já não conseguia correr sempre, nas zonas planas, por vezes tinha que caminhar. Mas a coisa lá se foi fazendo.

Chegámos a mais um abastecimento por volta do km 40 e ah como eu estava mesmo a precisar daquela melancia fresquinha!!!
Depois de repostas as energias (pensava eu) seguimos caminho. Se até aqui a coisa ia mais ou menos normal apesar do calor, os 5 km seguintes foram o descalabro! Demorámos quase 2h para os percorrer!
Pra aí 1 km depois do abastecimento comecei a ficar sem energia nenhuma. A mais pequena subida era um suplicio, comecei a pensar que não ia aguentar. Não podia desistir! Outra vez não!
Tive que parar a meio de uma subida e foi quando o Vitor olhou para a minha camisola e viu tudo branco. Quando também eu olhei para baixo até me assustei! Tinha perdido imenso sal! Tinha a camisola com grandes manchas brancas. Já nos aconteceu nalgumas provas com mais calor mas nunca foram manchas tão grandes. O Vitor estava super preocupado e só dizia que se fosse preciso desistíamos outra vez. Não estamos aqui para sofrer, disse ele. Lembrei-me então que tinha uma saqueta com sal na mochila. Ingeri umas pedrinhas de sal e voltei a ingerir mais umas. Estava um pouco mal disposta mas senti que me tinha feito bem pois senti-me ligeiramente melhor.
Entretanto mais à frente tive que me sentar numa espécie de tronco a descansar. Só precisava de me sentar um bocado. Fomos alcançados pelo tal senhor e pelo vassoura. O atleta tinha recuperado e agora seguia a caminhar mas em bom andamento. O vassoura foi 5* conosco, disse para seguirmos ao nosso ritmo e para pararmos sempre que quiséssemos, tranquilizou-nos sempre dizendo que tínhamos tempo.

Eu ia mal, precisava de chegar ao abastecimento e comer mais a sério. Até lá ainda custou mas quando lá chegámos o pessoal foi todo 5*.
Sentei-me logo numa pedra, bebi água, isotónico, comi laranjas, banana e batatas fritas cujo pacote me passaram para as mãos. Estive ali sentada uns 10 ou 15 minutos e foi a melhor coisa que podia ter feito!
Depois disto senti-me nitidamente melhor e até à meta já não tive nenhuma quebra. Já não tinha energias para correr e até à meta foi sempre a caminhar, mas pelo menos já não estava a morrer como há meia hora atrás.
Mas ficámos com alguma pena de não termos podido aproveitar mais, pois esta prova até era bastante corrível.

Seguimos caminho, sentia-me rejuvenescida apesar do cansaço e dos km's em cima.
Era pra acabar caraças!!!! ÍAMOS CONSEGUIR!!!

Chegámos ao último abastecimento, ao km 47, faltavam supostamente 3 km. Mas já sabem como é isto dos trilhos, tem sempre mais uns pozinhos.
Quando completámos 50 km segundo os nossos Garmin ficámos satisfeitos. Mesmo com a quebra tínhamos conseguido fazer os 50 km em menos de 10h, com 9h58m.
Avistámos a última placa, faltava 1 km!!!!
Fiz uma pequena festa e o vassoura riu-se.
Última descida, última subida/escalada com corda e depois sempre plano até à meta a apenas uns metros de distância.
Na meta estava a esposa do outro atleta e um voluntário a baterem palmas.

Nem acreditei que tínhamos conseguido! Estávamos estoirados. Eu então estava mesmo toda rebentada. Só me queria sentar e o atleta vassoura foi um querido e foi-me buscar uma cadeira.
Foram cerca de 51,5 km percorridos em 10h20.
Sentadinha a comer melão é que eu estava bem! :)
Incansáveis, foram ainda buscar-nos gelados.
Acho que balbuciei uns obrigados mas com o cansaço que estava só comecei a despertar depois de tomar banho, comer um caldinho verde e um arroz doce.
Mil obrigados a todo o pessoal. Foram todos 5*.

Foi uma prova e tanto! Fui-me completamente abaixo, tive uma quebra enorme mas lá consegui recuperar para terminar.
Foi a nossa 10ª prova com 42 km ou mais :)

Prova muito bem organizada, bem sinalizada, muitos abastecimentos, percurso variável e bem bonito, voluntários amáveis. Único ponto menos bom foi a pouca variedade de comida. Para uma prova com 50 km feita com tanto calor acho que se pedia mais qualquer coisa, bastava tomate com sal e já fazia toda a diferença. O sal é fundamental quando está tanto calor. Mas este é mesmo o único ponto negativo a apontar pois de resto foi tudo positivo. A A.C.R. de Santa Cita está de parabéns pela prova organizada e é nossa vontade regressar.


Agora é que é, estamos de "férias" dos trilhos.
Durante uns tempos temos que focar-nos na estrada pois aproxima-se a Maratona de Lisboa, a nossa 5ª maratona. Até lá provas e treinos sempre focados na estrada. Voltaremos aos trilhos depois de 18 de Outubro.

Agora vou ali descansar um bocadinho que ainda estou toda partidinha.
Ai as minhas cruzes!

12 comentários:

  1. Passaram junta da fábrica da Matrena, e Tancos e ...tenho mesmo que me encher de vergonha e começar a correr perto de onde cresci...se bem que correr neste calor...ahhh, pois...

    Por causa desse incêndio comentei a que o próximo Trail do Almourol ia ser mais triste (estou a fazer figas, atá agora não tenho nada marcado para essa altura :)) mas esqueci-me que os Templários também passa por zonas muito queimadas...

    E agora...Parabéns!!!!!

    Mas controla-me esses níveis de sais minerais, rapariga, nem que leves saquetas de electrólitos para misturares na água ou então comprimidos.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passámos nesses dois sítios sim :)
      Sítios lindíssimos os sítios por onde cresceste :)

      Obrigada, vou ter mais cuidado para a próxima. Preciso é de comida à séria! Sandochas e croquetes! Já vais ver pra próxima! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Desta vez conseguimos!!!
    Foi difícil, passámos por muitas dificuldades, mas terminámos mais uma ultra.
    Uma prova bonita e muito bem organizada. Concordo contigo em relação à falta de variedade dos abastecimentos, para estas distâncias é necessário algo mais do que apenas fruta e batata frita. Para a próxima tratamos nós do assunto;)
    Foi um grande fim de semana, mais um dos muitos que temos vivido.
    Agora venha a estrada, que a maratona está aí à porta.

    Beijos ultra gigantes para a minha campeã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu aguentas-te sempre melhor que eu :)
      Mas para a próxima vai correr melhor. Estamos sempre a aprender de prova para prova.

      Foi mais um excelente fim-de-semana, venham as próximas aventuras, agora em estrada!

      Beijos ultra gigantes meu campeão :)

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pela décima!!!
    Tão novinha e já com 10 Maratonas e Ultras! É obra e em menos de dois anos desde a primeira. És um fenómeno :)
    Claro que com os bons ares de Tomar e gente simpática dessa região (não sou nada suspeito...) só podia dar nesse resultado.
    Espero que daqui a 40 dias tu e os teus dois companheiros de Maratona façam uma festa na meta :)

    Muitos beijinhos e força nessa preparação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo.
      Venham as próximas 10! :)
      Claro que os ares de Tomar (ares demasiado quentes mas tudo bem...) ajudaram ;)

      Daqui a 39 dias vamos os 3 fazer uma grande festa!

      Beijinhos e continuação de boas férias

      Eliminar
  4. Ah e tal, férias e coiso .... tá bem abelha :) ...olha .. parabéns e agora toca mas é dedicar um bocadinho à estrada que a Dª Maratona não costuma fazer prisioneiros :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve que ser! Já estávamos inscritos! ;)

      Agora é 100% focados na estrada. Não temos nenhuma prova de trilhos até à maratona. Ainda principio a responsabilidade é acrescida pois temos uns ajustes de contas a fazer com esta maratona em particular :)

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  5. Mais uma excelente prestação do casal maravilha!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Espectaculo !!
    Isso agora nem precisam de treinar...é provas (e que provas) atrás de provas !! ehehhe

    Parabens, mais uma ultra no curriculum e daquelas que sabem bem terminar ! ;)

    bjs e abrçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem precisam de treinar não é bem assim...Precisamos e bem de treinar mais e melhor para não sofrermos tanto.
      Obrigada Artur.
      Beijinhos e abraços

      Eliminar