sábado, 18 de outubro de 2014

Meia-Maratona da Moita em dia de tempestade

No passado domingo fomos à Meia-Maratona da Moita. Foi a minha 11ª e a sabe-se lá quantas do Vitor. Ele não sabe bem, mas são seguramente perto de 30 já.
Eu tenho um gostinho especial pela distância. Claro que uma maratona é super especial mas isso é um caso à parte. Para mim uma meia-maratona mistura velocidade com resistência e acho que é por isso que gosto tanto desta distância. Sempre que poder irei sempre a meias-maratonas, duas semanas após Arga pareceu-nos aceitável corrermos uma meia-maratona. Não íamos com objectivos nenhuns, no fundo iria funcionar como um treino para a Maratona do Porto. Combinámos que iríamos começar de forma mais lenta e acelerando se nos sentíssemos bem mas sem abusos!

Chegámos à Moita um pouco em cima da hora, o que não é nada habitual mas desta vez atrasámo-nos. Como tal só houve tempo para uma ida rápida ao wc , um aquecimento rápido, a habitual foto de equipa e estávamos na linha da partida. Quando demos por isso tinhamo-nos esquecido dos geis. Se fosse num dia de calor poderia ter sido desastroso.

Os 4 ao km presentes:
João, eu e Vitor.

Agora já estava 3,2,1, partida...

O tempo estava bastante duvidoso por isso decidimos correr com os nossos impermeáveis mas cedo decidimos tirá-los pois não chovia e faziam calor. Impermeáveis à cintura, toca a correr que a meta ainda vem longe. O João cedo se destacou mas fomos sempre com ele debaixo de olho ;)
Cruzámo-nos com mais amigos, entre eles a Sandra e o Nuno com quem corremos um pouco. Pouco depois começou a cair uma carga de água daquelas! Vestimos os impermeáveis à pressa e a partir daí foram sempre vestidos pois de vez em quando caía uma boa carga de água. E o vento? Nalgumas zonas de repente vinha o vento de frente e não era fácil progredir contra a força do vento mas lá nos aguentámos mantendo sempre um ritmo mais ou menos constante. 
Íamos a correr bastante bem e nem estávamos a forçar muito. 

Por volta do km 18 chegámos a uma povoação que se chamava Sarilhos Pequenos. E de facto vinham aí sarilhos. Mas eram mesmo pequenos :) Uma subida algo longa mas sem ser muito inclinada acabou por se fazer mais ou menos bem apesar do vento de frente. 
Por esta altura comecei a pensar que sem me ter esforçado muito para isso talvez conseguisse novamente fazer o meu terceiro melhor tempo numa meia-maratona. E então de repente lembrei-me, passado 1 mês, que o meu terceiro melhor tempo tinha sido na Meia de Setúbal e não nas Lampas como referi aqui no artigo sobre a Meia das Lampas! Em Setúbal tinha feito 2h03m, portanto as Lampas tinham sido o meu 4º melhor tempo. Ridículo só me ter lembrado disto 1 mês depois e em plena corrida. 
Enfim...toda a maneira ainda ia a tempo de conseguir o meu terceiro melhor tempo (desta vez era a sério) e assim, lutámos contra o vento de frente na subida para depois embalarmos na descida e cortarmos a meta com 2h03m07s. Agora sim o meu terceiro melhor tempo de sempre numa meia-maratona num total de 11 meias :)

Fiquei muito satisfeita por este tempo com as condições adversas que estavam.
O amigo João Lima fez um tempo de loucos como já devem ter lido no seu blogue. Quem é que o apanhava? 

Esta prova estava bem organizada, com abastecimentos mais que suficientes, muitos voluntários, cruzamentos bem cortados, sempre com voluntários ou polícias a cortar o trânsito, os km's todos marcados dos 0 aos 21. O percurso era variado e nalgumas zonas bem bonito, corremos junto ao rio e nalgumas zonas mais rurais com algum verde e animais. No final da prova deram-nos uma bonita camisola e uma maçã deliciosa.
Uma prova a repetir!

Amanhã é a Corrida da Água mas iremos aproveitar para correr mais 10 km para fazer um treino de 20 km, o último "longo" antes da Maratona do Porto. Ai minha nossa senhora das corridas que daqui a duas semanas vamos alinhar à partida da nossa terceira maratona!!!! AI CA MEDO!!!

14 comentários:

  1. Esta Meia é uma Meia "à antiga" no que de positivo esta frase engloba, e fizeram uma prova à maneira, escassas duas semanas após a Ultra d'Arga. Estão de parabéns e não é pouco e revela a força e a preparação que isto tudo vos está a dar!:)

    Quanto ao que referes da nossa senhora das corridas, pois é, o tempo voa e já estamos em cima do grande dia em que vamos os três ser tri-maratonistas :)))

    Força para esta etapa final!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo :)
      E tu também fizeste uma grande prova!

      Ai que falta tão pouco tempo!!!!!!!! Mas vamos ser tri-maratonistas carago!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Isa, parabéns pela boa marca que fizeste!
    E em condições difíceis, choveu bastante e não levámos os géis.
    Foi uma meia feita só com água, foi um grande treino.
    Mais uma vez, ias a puxar bem, tive de dar o máximo, os teus finais de prova...vai lá vai:)
    Grande corrida do João!
    Uma prova a repetir, contigo e com os amigos.

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós até corremos benzinho :)
      Se vejo que dá para boas marcas, vou buscar forças onde supostamente já não havia forças. E tu claro que ajudas ;)
      Beijos gigantes

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pelo terceiro melhor tempo (desta vez a sério)! :)
    Beijinhos e força para a M. do Porto, sem medos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, desta vez é que foi :)
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. É engraçado que mesmo a fazer ultra trails nada me intimida mais do que uma maratona! Imagino que convosco seja igual :) Está quase quase, força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma maratona é algo de inigualável.
      Intimidados?!? Achas???.... ;)
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Uma tempesteada na Moita é do melhor.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez em quando até sabe bem uma tempestadezinha ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Força nisso, boa sorte para a maratona! Também fiz a minha há 3 semanas atrás!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns , mais uma para o curriculum !! :D

    Diz-me uma cena:
    ....os vossos "impermeáveis" são mesmo ?? ...ou é só de nome ?? ihihi

    Sabes porque pergunto ?
    Diz-me a experiência , que a não ser por causa do frio , (mas mesmo frio) , que isso dos "impermeáveis" não ajuda nada !! :D

    Sabes aquele "dito" : "Our skin is the waterproof" ?? ;)
    ...olha que é uma grande verdade ! :D

    Parabéns pelo terceiro melhor tempo !! ihihi
    (é incrível como consegues manter isso tão organizado) ;)


    Que venha essa Maratona do Porto , vai ser espectacular !! :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo impermeáveis Artur, não deixam entrar água :)

      Está tudo organizado na minha cabeça, por isso é que da outra vez me enganei. Mas também tenho uma folha em Excel com tudo organizado :)

      A maratona vai ser brutal!!!!

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar