quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Trail Nocturno Lagoa de Óbidos, correndo à noite no meio do mato

ESPECTACULAR!
É como resumo o TNLO.
Mas porque é que não fomos aos 50 km?
É a pergunta que fizemos um ao outro após a prova.

Mas vamos por partes.

Confesso que estava um pouco apreensiva com este trail.
Correr à noite pelo meio do mato apenas com uma luzinha na cabeça? Eu? Uma pessoa que se esbardalhou em plena luz do dia no piso lisinho do EUL...Sim, estava com medo de dar uma bela duma queda à noite no meio do mato. E correr com uma luz na cabeça? Por favor! Não deve ser nada confortável! E começar a correr quando já está quase na hora de ir mas é dormir? Isto não vai correr nada bem...Pensava eu...

E depois para ajudar à festa umas horas antes da prova foi isto:

Ginginha em copo de chocolate e pastel de nata de chocolate...

E isto:
A criança brinca...

Como me portei mal, e estava proibida de andar no baloiço por já estar um pouco acima do limite de idade para o parque infantil, fui condenada...


Ninguém me compreende.... =P

Deixemo-nos de palhaçadas (oh porquê???) e vamos mas é relatar a corrida nocturna algures no meio do mato envolvente a Óbidos.

Os amigos João e Mafalda vieram conosco até Óbidos aproveitando para ir também à Feira Medieval e claro para nos apoiarem. Obrigada! É preciso muita paciência para estar até às 2 e tal da manhã à nossa espera :)

Por volta das 20h e tal fomos equipar-nos. Só o trabalhão! E como raio é que se põe esta coisa na cabeça? 
Mas isto aperta a cabeça! Como é que vou correr cerca de 4h com isto na cabeça?

Passado meia-hora....
Finalmente prontos para enfrentar a noite no mato.
Com o companheiro João Lima.

Enquanto a nossa partida (26 km) era só às 22h, os grandes atletas que foram aos 50 km partiram 1h antes e aproveitámos para assistir e dar uma força a estes atletas, aplaudindo-os enquanto passavam. Depois dirigi-mo-nos para a nossa zona de partida onde nos encontrámos com a Rute e assim completámos os 3 elementos dos 4 ao km participantes desta prova.

Os 4 ao km presentes: Vitor, eu e Rute.

Às 22h foi dada a partida simbólica, uns metros depois o Vitor ia dando uma queda, o piso estava muito escorregadio graças à chuva miudinha. Felizmente não foi nada de grave, embora tenha dado um jeito no pulso. Seguimos os 3 correndo pelas ruas de Óbidos, o piso muito escorregadio, era preciso ir com muito cuidado. Passado um pouco estávamos à entrada de Óbidos onde seria dada a partida oficial quando todos os atletas estivessem presentes, o que não tardou muito. Aqui vamos nós! 

O inicio tinha algum alcatrão e eu queria era meter-me mato adentro para testar bem a minha luzinha. Pronto, o nome correcto é frontal. Eu acho mais piada dizer luzinha! E assim, ainda com o pelotão muito compacto, enveredámos mato adentro. Ao principio ainda ia a testar para onde deveria apontar a minha luz e a resmungar internamente por ter de correr com aquela coisa na cabeça mas não tardou muito, tal como a mochila, a fazer parte de mim. Ao inicio ainda íamos os três mas a Rute cedo seguiu e ficámos os dois.

Confesso que a memória já me atraiçoa e já não me recordo de todo o percurso. Mas no geral lembro-me de muita coisa e vocês não se safam de uma longa leitura ;) (não quero cá batoteiros, a saltarem partes).

Lembro-me que os primeiros 5 km não foram nada de especial, algum alcatrão alternado com terra batida, algum sobe e desce e algumas zonas planas. Nas descidas eu ia a ajeitar o frontal pois os saltinhos faziam aquilo deslizar ligeiramente para baixo. Passámos dentro dumas povoações, numa delas fui surpreendida por alguém a gritar por mim. Não consegui ver quem era, mas agradeço o apoio :)

Lembro-me que logo nesses primeiros km's vimos duas ou três pessoas lesionadas! E até havia umas senhoras a avisarem-nos para termos cuidado pois vinha aí uma descida perigosa onde já se tinham lesionado dois. Wow! Até ficámos com medo. A descida era de facto algo inclinada e escorregadia mas com muito cuidadinho lá se fez.

Parámos pouco tempo no primeiro abastecimento pois este era só de líquidos e continuámos rumo a um grande engarrafamento. Pois é...íamos nós muito bem a correr com as nossas luzinhas pelo meio do mato quando damos de caras com um engarrafamento digno da 2ª Circular. Tudo por causa duma subida que nem era nada de extraordinário. Pára, arranca, pára, arranca. Foi assim que fizemos aquela subida e entre o km 5 e o 6 fizemos o km mais lento de toda a prova. Eu que estava cheia de pica e queria testar aquela subida ao ritmo Arga ou seja, ao ritmo mais rápido possível, tive que me conter e ficar ali parada no trânsito. Mas como todos os engarrafamentos, este chegou ao fim e podemos continuar a correr em zonas algo técnicas e onde tinhamos que ver bem onde colocávamos os pés pois o piso não era propriamente plano e tinha sempre umas raízes e uns troncos pelo meio. Aos poucos estava a começar a adorar correr à noite com uma luzinha na cabeça. "Isto é mesmo fixe!" pensava eu.

Recordo-me de algumas subidas, nenhuma por aí além mas o suficiente para nos dar algum gozo.
No briefing inicial já tinham avisado os atletas que este ano o percurso seria diferente, com menos estradões e mais sobe e desce. Assim sim! :)
Já não me recordo bem do percurso entre o primeiro e o segundo abastecimento. Sei que íamos bem e a ultrapassar algumas pessoas, principalmente em subidas ou zonas planas. Já sabem que nas descidas as coisas revertem-se ;)

Lembro-me que algures depois do segundo abastecimento e até ao terceiro foi quase sempre a correr junto à lagoa. Estava uma noite agradável, um pouco quente mas de vez em quando caíam uns chuviscos que refrescavam. Corremos, corremos, corremos, a maior parte do tempo em terra batida, numa ou noutra zona havia um pouco de areia, o suficiente para pensarmos o quão loucos/heróis são as pessoas que fazem a UMA, 43 km em areia! Vocês são doidos, desculpem lá! Mas admiro-vos muito :).

E corremos tanto nesta zona que já estávamos fartos de correr! Já desejávamos uma subida! E é nestas alturas que eu penso sempre, isto dos trilhos é um espectáculo e é duro para caramba mas correr continuamente...upa upa...
Quando já íamos a correr há uns km's junto à lagoa passámos por cima duma pontezinha de madeira e começámos a subir uma escadaria que nos levaria ao terceiro e último abastecimento. Chegados lá, comecei a varrer a mesa com os meus olhos e o que vi? Algo tão belo....algo que não via desde S.Mamede...SIM!!! ERA ELE!!!! Ai ca coisa mai boa! TOMATE COM SAL!
Completamente cega de amor fui direitinha a ele. As saudades eram muitas. Só depois me virei para as batatas fritas, bolachas e bananas. Foi um momento de reencontro muito emocionante, mas este não me soube tão bem como o de São Mamede. Em São Mamede estava calor, em São Mamede o tomate era diferente, era especial. Mas deu para matar saudades ;)

Depois disto seguimos caminho sozinhos. Apesar das luzes o mato ainda parecia mais escuro, pois naquele momento íamos sozinhos. Pouco depois estávamos a descer uma mini-arriba com a ajuda duma corda. São estas coisas que dão um toque aventureiro a estas provas. Passado o obstáculo continuámos caminho. Algumas subidas, algumas descidas, algumas zonas planas. Alguns obstáculos, essencialmente pequenos troncos, estávamos sempre a dar jeitos aos pés.
A certa altura aparece-nos uma poça grande de água enlameada que ficava num buraco talvez com 1 metro e pouco de altura. Estava lá um senhor a ajudar-nos a descer. Ora bem, todas as pessoas que desceram à minha frente conseguiram descer direitinhas aos braços do senhor e assim ficaram sequinhas dos joelhos para cima...Comigo....com Vitor e senhor prontos para me ajudarem...eu consegui a proeza de escorregar por ali abaixo e cair direitinha...dentro da água suja....
Toda molhada até à cintura....porquê eu??? Porquê?

Já íamos com 20 e poucos km's, já não faltava muito...onde estava o castelo? Por esta altura ainda mal sabíamos o que a organização nos tinha reservado para últimos km's....

Ufa, a conquista do castelo seria complicada!
Uns trilhos bem técnicos em curva e contra-curva, com montes de ramos, mais dois ou três sítios em que tinhamos que escalar com auxílio a corda. Esses últimos km's voltaram a ser lentos, o terreno tinha alguns obstáculos o que tornava difícil correr. Já avistávamos o castelo mas ele ainda parecia tão longe...

Finalmente estávamos a subir a encosta do castelo, mas este pessoal da organização de trails tem sempre um humor distorcido e fazem-nos andar ali aos esses, por vezes até descendo, e o castelo lá em cima.
Gritei bem alto "Caraças! Nós vamos conquistar o castelo!!!" Não estou a brincar! Era um grito de guerra. Podem-nos colocar os obstáculos que quiserem, o castelo era para conquistar! Mesmo que tivessemos que subir uma escadaria com cerca de 100 degraus para o conquistar! E assim fizemos! E era já ali.

Epá, é já aqui!
E somos logo fotografados pela Mafalda.
Isa, conseguimos!
Conquistámos o castelo!
Epá, nem vos conto...este castelo
estava difícil de conquistar...ufa...
A manjar :)
Ai que sopinha quentinha tão boa!

E foi mais uma aventura deste casal. Mais uma na excelente companhia do Vitor. Foram quase 27 km, já todos sabemos que nos trails acabamos sempre por ter uns metros ou até km's surpresa.
Adorei esta prova! Gostei muito mais do que estava à espera. Estava com receio pela luz, pela hora mas tudo correu muito melhor do que esperava. E no dia seguinte já comentávamos que devíamos era ter ido aos 50 km...Malucos...eu sei... ;)

16 comentários:

  1. Isa, foi um dia/noite espetacular!
    Primeiro pelo passeio por Óbidos, depois pela partilha das dificuldades no Trail.
    Contigo é sempre ao pormenor, falaste de tudo o que aconteceu:)
    Portaste-te muito bem, nunca tinhas corrido com a luz do frontal e não tiveste problema algum.
    Mais uma vez, estavas com a força toda, esta prova deu-te muita confiança para o que aí vem.
    E como já disseste, se calhar os 50 km até se faziam bem;) Para o ano, vamos ao ultra trail.
    Isa, adorei a prova, correr a teu lado é sempre um prazer, estou ansioso pelos próximos desafios a dois.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que esta cabecinha não falha ;)
      Foi um dia mesmo bom e a corrida só nos deu mais força e garra para Arga ( e medo também....mas isso não contamos a ninguém ;)....).

      É que não tenhas dúvidas, para o ano são ultras atrás de maratonas :) Sempre ao teu lado.

      Beijos grandes

      Eliminar
  2. Isa, que espectáculo de texto! Não sei se haverá batoteiros que saltam partes, duvido, pois começa-se a ler e não se quer perder uma única letra deste tão bom e divertido texto. Estavas bem inspirada!!!

    É sempre um prazer ter a vossa companhia numa viagem e mais prazer foi ter-vos visto chegar tão bem e satisfeitos por mais uma prova conquistada, desta vez com conquista dum castelo e tudo (apesar de teres estado aprisionada durante a tarde!)

    Sei que vai ser muito difícil mas estou 100% convencido que vão conquistar Arga. Os dois juntos, são imparáveis e quando vos mete uma na cabeça... ui... :)

    Beijinhos e força. Continuem assim que estão no bom caminho rumo ao grande sonho, Admiro-vos muito! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João, ainda bem que gostaste tanto de ler.
      Mais uma vez nós é que agradecemos a vossa companhia e apoio.

      Ufa, que aquele castelo estava difícil de conquistar...
      Daremos o nosso melhor em Arga, nem que tenhamos que ir a rebolar nas descidas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parabéns Isa e Victor! Vocês estão lá!
    Também sou fã do tomate com sal. É a melhor coisa que me podem dar.
    Gosto de vos ver assim, juntinhos... A chegar a um castelo... Hum... Romântico... ;)
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela.
      Ai o tomate com sal. Só de pensar...

      Para a próxima fico no castelo e ele vai ter que correr pelo meio do mato para conquistar o castelo e a princesa ;) Assim é mais romântico!

      Beijinhos grandes e FORÇA!

      Eliminar
  4. Fantástico texto, Isa, bem escrito, bem humorado de tal forma que, se houver batoteiro que salte partes só pode estar a castigar-se a si próprio, de tão agradável leitura. Parabéns pela aventura nocturna, que fica bem gravada na nossa memória e pela excelente narrativa. Beijinho, Isa e, se não fôr antes, até 13 de Setembro. (Estou para ver se não apareces!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Fernando.
      Claro que apareço! Já estou inscrita :) A Meia das Lampas é obrigatória.
      Beijinhos e parabéns pelos 50 km!

      Eliminar
  5. Hehehe...gostei muito do texto, bem divertido :) ....então a dar mergulhos nas pocinhas às tantas da madrugada :) ....esta está na minha lista desde que descobri o trail, mas até à data ainda não deu para ir. Neste sábado até estive para dar aí um saltinho (estive na Marinha Grande) para dar um abraço à malta, mas depois acabou por não dar. Ahh...e antes que me esqueça...Parabéns por mais esta ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi...há quem dê um mergulho no mar...eu dou em poças de água enlameada... =P
      Para o ano não podes faltas!
      Beijinhos e bons treinos Carlos!

      Eliminar
  6. Parabéns pela prova! Este trail tem mesmo um ambiente especial. Para o ano tornamo-nos a ver, nos 50! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rute! E parabéns a ti, duas semanas depois da ultra estiveste muito bem :)
      Para o ano 50 claro!
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  7. Ah! Tanto esperei por este relato e depois escapou-me, só o li agora eheh Boa prova! Para o ano têm que ir aos 50, a passagem nas praias é espetacular :) Sabes que agora sempre que vejo tomate com sal nos abastecimento lembro-me de ti? eheheh Beijinhos e força para Arga, já falta pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano será definitivamente 50 :)

      Lembras-te de mim quando vês tomate com sal?...Não percebo porquê...eu nem gosto nada disso.... :)
      Beijinhos e obrigada pela força, só não digas que já falta pouco que me assustas!

      Eliminar
  8. Parabéns Isa, na verdade a versão dos 50 kms é mais atractiva mas também muito difícil, nada que não consiga fazer, mas acredita que estás a ser muito prudente, e também inteligente, na abordagem ás distâncias maiores, é esse o caminho. Para o ano vamos partir juntos, na grande, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joaquim.
      Estamos entusiasmados por participar em provas mais longas mas também estamos a ir com calma, pois queremos evitar lesões.
      Já temos algumas ultras no calendário mas com a devida distância entre elas :)
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar