quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Diferentes variantes de treinos

Para se treinar para duas provas tão distintas como o Grande Trail Serra d'Arga e a Maratona do Porto é preciso variar bastante os treinos.
E é isso que temos feito. 

Na segunda-feira da semana passada fui treinar sozinha. Apesar do plano seguido ser igual para os dois, por norma estes treinos mais curtos fazemos sozinhos. E assim, com 5 km para fazer, lá fui eu dar uma volta aqui por Benfica. Praticamente já conheço as ruas todas de Benfica, por isso resolvi inventar e fazer uma volta diferente do habitual pelo menos em parte. E assim comecei o treino a subir. O que vale é que depois era a descer e deu para soltar bem as pernas. Como me sentia bem, fui-me entusiasmando e acelerando. Fiz 5 km rápidos, média de 5.48m/km e fiquei super satisfeita.

Na quarta-feira fomos correr os dois juntos, queríamos correr 12 km por Lisboa com algum sobe e desce. Começámos perto do EUL, seguimos até Entrecampos, fizemos a Avenida da República até ao Saldanha, descemos até ao Marquês, Avenida da Liberdade, tudinho até cá abaixo junto ao Terreiro do Paço e depois começámos a viagem de volta. Agora é que seriam elas! Subir a Almirante Reis todinha até ao Areeiro! E queríamos fazê-lo sem paragens. E conseguimos! :) Depois seguimos pela Avenida de Roma, virámos à esquerda e descemos até à rotunda de Entrecampos e depois toca de terminar o treino novamente a subir. Esta rampa mais curta mas mais inclinada. Ufa! Mas lá conseguimos outra vez. Acabaram por ser 13 km. 13, o número da sorte? ;) Treino excelente!

Quinta-feira fui rolar as pernas para depois fazer vários exercícios de reforço muscular. Foi um treino bastante curto mas também foi rápido, numa descida entusiasmei-me e ia a 4 e 50 e tal ao km, o que para esta rapariga é mesmo muito rápido!

E sexta-feira fomos ao EUL com os amigos João e Mafalda para os habituais exercícios de skipping, que são cada vez mais e mais variados. Alguns são deveras aborrecidos...o que não fazemos por Arga...
Foi também a primeira vez que treinei com a Mafalda e posso-vos dizer que temos atleta! :) Está no bom caminho e ainda nos vai surpreender a todos mas principalmente vai surpreender-se a ela própria.

4 atletas, 2 casais, todos dos 4 ao km :)

E chegámos a domingo, ao treino longo. Eu e o Vitor mais o João Lima e o João Cravo planeámos um treino com começo e final em Belém, com o ponto alto no Jamor. Nem eu nem o Vitor estávamos nos nossos dias, mas lá fomos correndo. No Jamor, o João Cravo deixou-nos voltando para trás e os três restantes continuámos embora sem grande energia. Quando chegámos à zona do cross e que parece ter cada vez mais areia, começou a dar-me uma dor na zona da coxa esquerda e também no joelho do mesmo lado. Não sei o que terá sido, eventualmente algum jeito que dei, infelizmente a dor não mais me deixou até ao final do treino que acabou por ser mais cedo do que o planeado mas mais vale prevenir....Lesões é que não! Mesmo assim ainda fizemos 14 km. Felizmente a dor acabou por passar e esta segunda voltei a treinar normalmente.

Única foto do treino de domingo...
Patos à sombra da bananeira...
pronto não é uma bananeira mas é uma árvore =p

Nesse dia o João ainda fez 20 km, o que para ele foi muito importante devido aos treinos que tem tido. Da nossa parte, apesar de tudo, consideramos ter sido um bom treino. Ainda há muitos fins-de-semana pela frente até Arga e mais uns tantos até ao Porto.

No próximo fim-de-semana teremos um longo que nos está a entusiasmar bastante pois foi um pouco em cima do acontecimento que decidimos fazê-lo. Vou armar-me em Carlos Cardoso e manter o mistério =P Só digo que vão ser 25 km num sítio onde nunca corremos...e será um treino deveras quente....quiçá o mais quente do ano ;)

15 comentários:

  1. Cheira-me que vão até ao reino dos Algarves...

    ResponderEliminar
  2. Olha lá ó moça, não te metas comigo, carago!!! :)
    Vão correr numa Sauna??? Quentinho....achas que eu fico curioso com estes "joguinhos"? Nada disso....
    Andam a treinar bem...metam muitas subidas (rampinhas, escadarias) na coisa, que em Arga vai fazer um jeitasso ;)
    Beijinhos e bons treinos, principalmente o tal longo, misterioso, que será quente, quiçá o mais quente do ano....não e não, a mim não me consegues provocar curiosidade.

    P.S. Anda lá, deixa-te de coisas e diz lá o que treininho é esse...sabes que sou velhinho e me pode dar uma coisa ruim, não sabes? Não queres ser responsável por isso, pois não? Então anda daí...tou à espera.... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah :) Fartei-me de rir com o teu comentário.
      Rampinhas e escadarias...nem me digas nada....ultimamente não fazemos mais nada...

      Moço, eu não digo mais nada...já dei muitas pistas...não te dá coisa ruim nenhuma...podes esperar até à próxima semana....até lá....bom treino misterioso! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Continuem a semear (treinar) bem agora para nos próximos meses colherem grandes alegrias nesses dois grandes objectivos.

    Que tenham uns bons 25 kms (hidratem-se bem e muito protector solar!) :)

    Beijinhos amiga e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo João, vamos continuar a lutar pelos nossos objectivos.
      Muita água e muito protector solar, check :)

      Beijinhos amigo e obrigada pela força.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Treinos bons e variados!
    Não estamos a facilitar, sabemos que não é altura para desleixos.
    O treino de 4ª f foi moralizante, algumas zonas difíceis e feitas a um ritmo bastante razoável.
    Foi pena no domingo não estarmos no nosso melhor, mas não foi mau de todo.
    Estou ansioso pelo treino longo do fds, talvez o mais quente do ano;)
    Aliás, estou ansioso por todo o fds.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O treino de quarta foi mesmo espectacular!
      O do próximo fds será ainda mais espectacular! Mal posso esperar que chegue o dia :) Vamos divertir-nos imenso.
      Beijos grandes

      Eliminar
  5. 25 kms no local quem sabe mais quente de Portugal ???? Quer-me parecer que vai ser um treino lá para os lados de Castelo Branco, entre Malpica do Tejo e Monforte e voltar (25 kms).

    Se for podem contar comigo como guia e para vos acompanhar no 1º km, pois estou com as rotações (entenda-se bpm) limitadas.

    Nas próximas semanas irei ter acesso limitado à internet (isto por aqui anda tudo limitado, não sei o que se passa), pelo que quero desde já desejar-vos umas óptimas semanas de treino, de férias (se for o caso disso) e disser-vos que tenho a certeza que AMBOS vão conseguir fazer 2 provas excelentes.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando!

      Obrigada pela oferta, mas posso já adiantar que o treino não será nessa zona...
      Obrigada pela força!
      Estamos também a torcer por ti, que isso não seja nada e que possas correr feliz.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. mas é em Portugal? de certeza? pode ser marrakech, sevillha, beja, estremoz, olha...belo treino, partem cá de baixo, sobem ao castelo e voltam, isto às 13.00 da tarde, ui, isso é que era...
    Agora que estive a ler com a tenção o "poste" volto a repetir, Arga vai-me custar tanto...andam a faltar-me os longos e ... bom...o que interessa é que lhe andam a dar bem :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei...não sei...será em Portugal?.... ;)

      E achas que Arga não nos vai custar? São 10h de tempo limite! Vamos ter que ir a voar! Acho que vou comprar um paraquedas...
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  7. Boa Isa!! Continuem... Mas não digas que ainda faltam muitos fins-de-semana para a Arga. Está quase aí. O tempo corre mais que nós. Acredita!
    Beijinhos e continuação de bons treinos!

    E acaba lá com o suspense, vá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo isso para me convencer a mim própria porque na realidade já fiz bem as contas e não faltam assim tantos fins-de-semana....Mulher, tu não me deixes mais nervosa!!!!!

      E tu sabes que também estamos a torcer por vocês! Por ti em particular por ser a tua estreia. Dá-lhe!

      Beijinhos

      Eliminar