quinta-feira, 28 de agosto de 2014

5h na Serra de Sintra

Olá a todos!

Cá estou eu a relatar os nossos treinos.
Mas antes disso quero dizer umas coisas.

Primeiro: A amiga Anabela está hoje (neste momento) a correr nos Alpes, na OCC (53 km) e que está integrada nessa tão famosa prova que é o Ultra Trail  du Mont Blanc. O amigo Paulo já ACABOU a sua prova de 119 km!!! PARABÉNS PAULO!
Para eles vai toda a minha força. São uns corajosos que não temeram o desafio! 

Segundo: Hoje falta 1 mês para eu e o Vitor irmos à Serra d'Arga. Fazer quantos km's é que só saberemos no dia...pois é....cada vez mais, e apesar dos treinos, achamos (mais eu que ele, pois ele ainda está optimista e eu estou cada vez mais....realista!) que será muito complicado (quase impossível) que consigamos fazer os primeiros 33 km em menos de 5h. Para um desnível positivo tão elevado parece-me uma tarefa difícil. Nem são as 10h para os 53 km, é mesmo as 5h para os primeiros 33. E se não chegarmos ao marco dos 33 km antes das 5h de prova, bye bye ultra! 
Como sou uma pessoa precavida pelo sim pelo não já tenho um plano B e até um C. E esses planos são outras provas ainda este ano na qual nos poderemos tornar ultras caso Arga falhe. Pelo sim pelo não...
Mas pode ser que não seja preciso visto que apesar do enorme desnível positivo, a prova até será corrível....

Feitas estas considerações tenho a dizer que no passado fim-de-semana a ideia era fazer novamente um longo em Monsanto, mas no sábado conversámos e concordámos que Sintra seria mais duro e diversificado. Para não falar do efeito novidade que nos poderia manter mais motivados para o treino que queríamos fazer. 5h de treino. Não interessa quantos km's, queríamos correr e andar durante 5h. 

E assim após pesquisas por tracks na net e com algumas ideias em mente, partimos da Barragem do Rio Mula no passado domingo às 8h30. Estava bastante vento, um vento frio. Para contrariar este frio nada como começar logo a subir nos primeiros km's. 

Barragem do Rio Mula



Ainda íamos com poucos km's e já íamos maravilhados com as paisagens. Não seguimos nenhum caminho em específico, fomos correndo. 

Tenho uma história engraçada para contar que aconteceu logo nestes primeiros km's. Não havia muita gente pela serra mas de vez em quando lá nos cruzávamos com alguém ou a caminhar, ou a correr ou de BTT. A certa altura parámos um pouco e de repente olho para o chão e vejo um bicho!!! De pêlo ruivo! Num segundo estava a dar um gritinho histérico, no segundo seguinte já estava a rir-me e a tentar fazer festas a um cãozinho muito afável que ia a correr com o seu dono. Não gozem, ok? Mas assim de repente ver um bicho mesmo ali ao pé de nós no meio de nenhures....


Também encontrámos um grupo grande que ia a correr e que até nos deram uma dica sobre uma fonte meio escondida e que esconde uma água TÃO fresquinha!!! Em dias quentes deve saber tão bem.

Hihihi, o que a gente se riu =)
Nesta altura já íamos a seguir as indicações de percursos pedestres que iam dar à Peninha e lá chegámos. As vistas eram soberbas!

Foto tirada por um simpático grupo de BT'Tistas
após lhes termos tirado também uma a eles.
Vista da Peninha para o lado do Cabo da Roca.

E depois da Peninha descemos, descemos, descemos com intenção de depois voltarmos para trás para subirmos, subirmos subirmos.

O barulho veio dali Vitor!!!!!!


Depois de termos descido por trilhos lindissimos eis que consegui espetar um pico num joelho. Com jeitinho o Vitor lá me tirou o pico e prosseguimos viagem já em zona plana e acabando por ir ter a uma estrada que pensamos ser a do Fim da Europa e que vai dar à Azoia. Concordámos em voltar para trás que era para subir aquilo tudo e assim fizemos. Voltámos à Peninha, passámos na tal fonte escondida e que tinha água mesmo muito fresca e que bem que soube passá-la pela cara. 
Depois, para não voltarmos pelo mesmo caminho e porque ainda faltava muito tempo para as 5h, virámos à direita em certo ponto e comecámos a descer em direcção a uma aldeola. Andámos ligeiramente perdidos, até que encontrámos um grupo de caminhantes e lhes perguntámos o caminho para a Pedra Amarela. Lá nos indicaram mais ou menos e eventualmente lá conseguimos dar com o caminho. Mas primeiro ainda andámos perdidos por aqui:


Como podem ver pela foto...nem sequer se vê um trilho...andámos literalmente no meio de arbustos porque pensámos que a Pedra Amarela era aqui (tanta rocha...só podia ser, certo?...). Após vários arranhões nas pernas lá chegámos à conclusão que ali era impossível ser a Pedra Amarela. Mas valeu a pena a incursão a esta zona pois para lá chegarmos tivemos que trepar por umas rochas e se vamos a Arga tem que ser, não é verdade?

Agora sim!
Na Pedra Amarela!




Eu sei, eu sei...tirámos montes de fotos com os telemóveis....E acreditem que tirámos muitas mais...no blogue só estão para aí metade ou nem isso...Mas em Arga haverá muitas menos pois não poderemos perder muito tempo com isso se queremos chegar ao controlo dos 33 km antes do tempo limite...Estou a falar muito neste assunto dos 33 km? Não sei porquê...eu nem estou nada preocupada com isso...

A descer da Pedra Amarela.

Depois da incursão à Pedra Amarela acabámos por encontrar o caminho de volta à barragem do Rio Mula. Bem, mais ou menos... algures pelo caminho seguimos por um trilho diferente e fomos lá dar na mesma só que por um caminho mais longo. Ups!
Quando chegámos à barragem íamos com 4h e pouco, ainda tinhamos que inventar mais tempo e lembrámo-nos que tínhamos passado de carro à porta da Quinta do Pisão e lembrámo-nos de ir lá cuscar ;)

E vejam só as coisas mais lindas que por lá encontrámos :)


"Andá cá à Isa."
"Lindos meninos."
"Merecem muitas festinhas."
E o cronómetro parado...



"Agora é a minha vez de fazer festas."

Depois de alguns minutos a fazer festas a estes bonitões (ou bonitonas) retomámos o cronómetro e continuámos a explorar a quinta, seguindo as indicações o Estábulo do Refilão (não sabia que o Spike tinha um estábulo ;)....hehehe).


Fomos encontrar um prado cheio de cavalos e burros. Muito bonito.



Por esta altura já estávamos no pico do calor e já custava um bocadinho mas lá explorámos um bocadinho mais da quinta (e mais haveria a explorar, mas fica para uma próxima) e depois saímos e voltámos ao carro com 5h de treino! Ufa! Tava a ver que não!

Foram 5h, 28 km e 1000m de desnível. 
Ora bem, assim de repente e analisando a coisa conseguimos fazer 28 km em 5h e não 33! Tudo bem que parámos algumas vezes para tirar fotos, tudo bem que andámos perdidos no meio de arbustos onde mal se conseguia andar quando mais correr..., tudo bem muita coisa mas 33 km em menos de 5h parece-me...complicado....não sei se já o tinha dito....

Foi um treino fantástico onde começámos com um vento gelado mas acabámos com bastante calor. Apanhámos algum nevoeiro nas zonas mais altas, vimos paisagens bem bonitas e vistas fabulosas e corremos por sítios técnicos e outros menos técnicos mas não menos interessantes. 
Será claramente para repetir, só não sabemos quando pois neste fim-de-semana teremos que fazer um treino em estrada (Maratona do Porto a aproximar-se a passos largos) e no seguinte vamos a Tomar, aos Trilhos dos Templários, e no seguinte será a Meia-Maratona das Lampas e o seguinte a esse já será o ÚLTIMO fim-de-semana antes de Arga!!! Mas está tudo bem, ninguém está nervoso...

12 comentários:

  1. Belo passeio. Estou plenamente convicto que vocês conseguiram fazer os 33km em bem menos de 5 horas. Esse treino em Sintra foi feito em modo relax, com tempo e certamente num ambiente mais competitivo, conseguem sem grande dificuldade, fazer o percurso mais rápido :)

    Bjs e continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua confiança. Mas não te esqueças que estamos a falar de trilhos...e de um desnível positivo de 3000m!
      Mas tens razão numa coisa, em ambiente "competitivo" será diferente. Vamos ver :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  2. Mais um excelente e divertidamente bem escrito artigo.

    Eu sei que toda a lógica está contra as vossas pretensões de conseguirem passar nos 33, mas a lógica é por vezes uma batata e eu acredito convictamente que vocês vão passar!

    Muita força, lutem tudo o que têm para dar!
    Por vezes operamos verdadeiros milagres (e escuso de te dar um exemplo). Esses ditos milagres vêm duma força imparável dentro de nós e é isso que vos vai levar à meta.
    Eu acredito!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por acreditares em nós João. Veremos.
      Mas uma coisa é certa, iremos lutar até ao fim!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei este treino Isa!
    A serra de Sintra é linda, temos de voltar.
    Foi um treino muito importante para o desafio Arga, temos de continuar a pensar que é possivel.
    O que interessa é que será mais um desafio na tua companhia.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso...vamos continuar a pensar que é possível. Nunca se sabe...eles até dizem que é corrível... ;)
      O importante é que estarás ao meu lado em mais um grande desafio.
      Voltaremos com certeza a esta bela serra.

      Beijos grandes

      Eliminar
  4. De onde é que eu conheço esses locais?? Ihihih... :)
    A piece of heaven aqui pertinho.
    Parabéns pelo treino!
    E força para Arga, temos de acreditar (embora, cá p'ra nós que ninguém nos ouve, também esteja com "receios"... :D)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um "piece of heaven" :) Gostámos muito.
      Temos que acreditar Rute mas...há aquela dúvida, aquele nervoso miudinho...
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  5. MAs que bonito treino!! Sim que imagens fantásticas :D

    E toca ma s é a ACREDITAR!!!! Mau!!!
    Estou a ver que tenho de te dar na cabeça!!
    :)

    ACREDITA!!!!

    :)

    Eu cá ACREDITO!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A serra de Sintra é mesmo bonita.
      Eu acredito (às vezes....) mas temos que estar preparados mentalmente para a possibilidade de não chegarmos a tempo.
      Mas eu acredito! Não quero levar nas orelhas da minha afilhada ;)

      Beijinhos amiga

      Eliminar
  6. Parte desse percurso também me é familiar. É uma paisagem que transmite muita calma. Grande treino. Força rumo a Agra :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma paisagem de facto muito relaxante.
      Obrigada pela força Inês.
      Beijinhos

      Eliminar