terça-feira, 1 de abril de 2014

Trilhos do Pastor, que aventura tão variada!

Eu e o Vitor a tirarmos uma selfie antes da partida.
Foto da organização.

Vamos lá então ao relato de mais uma aventura a dois.

No domingo deslocámo-nos a São Mamede (curioso...), localidade perto de Fátima, para participar nos Trilhos do Pastor. Fomos recebidos de forma calorosa e logo ficámos surpreendidos e sorridentes com a recordação oferecida, uma das ovelhas do rebanho do famoso pastor ;)



Estava bastante frio o que me levantou algumas dúvidas quanto à vestimenta. Eu ia de calções mas tinha levado umas calças pelo sim pelo não. E agora o que fazer? Levava antes as calças? Estava mesmo cheia de dúvidas e o Vitor lá teve a ideia de eu levar as calças na mochila. Assim se a meio da prova tivesse muito frio podia sempre vesti-las. E assim lá as guardei, juntamente com um boné que poderia ser necessário caso aparecesse o sol. Sol? Claro Isa...claro...

Tirámos então a selfie:



Na partida reparámos em dois atletas de 4 patas. Um labrador e um rafeiro. Qualquer um deles chegou à nossa frente...Grandes atletas!
Às 9h estávamos a iniciar a nossa aventura.
Primeiros 2/3 km em plano mas mesmo assim consegui achar maneira de por duas ou três vezes tropeçar nos vários ramos no chão. Felizmente não resultou em queda.
Depressa chegámos às Grutas da Moeda. Se a prova tivesse acabado à saída das grutas eu já me daria por feliz pois a passagem dentro destas bonitas grutas já valia a pena. Espectacular! Lindo! Único! Passar dentro de umas grutas em plena prova é uma experiência que vale muito a pena. Adorámos!

Em plena gruta.
Os atletas a subirem umas escadas dentro das grutas.

Depois de sairmos das grutas, seguimos durante algum tempo a correr. O percurso era relativamente plano e fazia-se mais ou menos bem.


Mas claro que a parte plana não podia durar muito e acabámos por chegar à primeira subida digna desse nome. Muita pedra, muita rocha, alguns troncos de árvores para transpor. Muito bonito também. Vistas bonitas do cimo da serra, muito verde, uns moinhos.




Apesar de irmos a subir, íamos bem. Fizemos 10 km quase sem dar por isso. Mal sabíamos que as verdadeiras dificuldades viriam a partir dos 20 e poucos...
Começámos a descer e fomos dar a um sítio do mais pitoresco que há, a Pia do Urso. Tenho imensa pena de não termos tirado fotos mas estava a chover e queriamos evitar molhar os telemóveis. Assim só temos uma foto e nem se vê as casas de pedra da Pia do Urso. É uma pena. Na Pia do Urso andámos numa espécie de circuito pitoresco onde até vimos um urso! A sério!!! Não era é verdadeiro.... =P

A única foto tirada na Pia do Urso.

Neste circuito que havia, o chão era em madeira e escorregava para caramba! Foi feito com muito cuidadinho.
Depois de sairmos da Pia do Urso, e se bem me lembro do percurso, houve mais uma zona boa para corrermos. Corremos uns 3 km talvez e confesso que já desejava uma subida só para podermos andar um bocadinho. E ela lá me fez a vontade e apareceu. Foi nesta altura que começámos a subir em direcção ao Parque de energia eólica. E foi mais ou menos a partir daqui que deixámos definitivamente para trás os atletas que vinham perto de nós e daqui para a frente seguiríamos sempre isolados. Mas assim é que é bom, sentir que estamos sozinhos no meio da serra.

Aí vamos nós numa pequena mas muito inclinada subida
após termos passado debaixo dum pórtico natural formado
por uma árvore tombada.
É só estilo a subir....ou não...

Quando chegámos ao pé daqueles gigantes e ainda por cima com o vento que estava...metia muito respeito. Um barulho que mais parecia trovoada, para não falar que à velocidade a que as gigantescas pás rodavam eu só pensava que se uma cai em cima de nós cortava-nos logo em pedacinhos. Bora sair daqui!

Eu no meio dos gigantes.
Debaixo de um gigantão!
Impressionante!

E começámos a descer, mais coisa menos coisa, sim porque era a descer mas volta e meia subiamos um bocadinho. No final da prova cheguei à conclusão que os senhores da organização tinham um sentido de humor interessante.

Já tinhamos passado os 20 km e abastecimentos nem vê-los. E até aqui tinham havido já 2 ou 3 mas eram só de água. Apesar de carregarmos conosco geis, barras, marmeladas e pistácios (houve alguém que se apaixonou por pistácios nesta prova) já nos apetecia umas bananas ou uns bolinhos.
Continuámos a descer e fomos dar a uma terra onde estava finalmente o abastecimento. Não havia bananas mas havia gomos de laranja, biscoitos e cavacas. Estávamos nós descontraídos a comer, pensando que ainda dava na boa para fazermos cerca de 4h30 ou pelo menos fariamos abaixo das 5h de certeza...quando o Vitor perguntou a um homem da organização se a prova tinha 28 ou 30 km. Pequeno sorriso matreiro e diz-nos que tem mais perto é de 31 km. Perguntamos se ao menos era corrível. Só nos 3 km finais, até lá ainda íamos subir um bocado e só no final é que era a descer. Ainda com um biscoito na mão virei-me para o Vitor e disse "Vamos".
Depois do que o senhor nos tinha dito, tinhamos que nos despachar se queriamos chegar antes das 5h. Oh inocentes, inocentes!
A partir daqui seria a subir por carreiros bem estreitos, só os perdoei quando vi o Buraco do Roto, uma espécie de buraco na rocha, passámos dentro do Buraco do Roto e continuámos sempre a subir. Na maior parte do tempo subi toda curvada tal era a inclinação.

E foi quando depois de ainda termos subido um bom bocado chegámos à descida mais perigosa que eu alguma vez fiz na minha vida. E foi aqui, e após percebermos que depois de descermos ainda íamos voltar a subir, que deixámos de querer saber das sub-5h. Só em sonhos...

A descida...vou tentar descrever mas só lá estando. 
Imaginem uma escadaria natural formada pelas rochas, imaginem que essa escadaria é relativamente estreita. Depois imaginem que do vosso lado direito está um precipício. E a única coisa que vos separa desse precipício é uma corda. Como se isto já não bastasse juntem-lhe uma boa dose de chuva e vento. A escadaria bem escorregadia. ASSUSTADOR! 
Nunca tive tanto respeito durante uma prova como tive naquele momento. E por respeito quero na realidade dizer medo, muito medinho. 
O pior de tudo foi que não havia ninguém ali, ninguém da organização estava presente. Penso que era o mínimo que se pedia. Um membro da organização presente a certificar-se que tudo corria bem com os atletas.
A melhor opção foi descer aquilo de costas, sem largar a corda um segundo e do outro lado ia-me agarrando também aos arbustos. Just in case. Na altura pareceu-me que aquilo nunca mais terminava. Quando acabou foi um alívio. A coisa fez-se mas só mesmo com muito cuidado. Ufa, metemo-nos em cada uma!

Depois desta descida, havia uma subida, mas nada de extraordinário. Nem demos por ela, íamos demasiado ocupados a reclamar da descida. Quando voltámos a olhar para lá vinham uns atletas a descê-la com mil cuidados. Graças a todos os santinhos que já nos livrámos daquilo! Só para terem uma noção estes dois km's foram feitos em 18 e 25 minutos respectivamente....Acho que isso diz tudo...

Depois de subirmos estávamos novamente junto do parque eólico e depois começámos a descer. Chovia e fazia vento. Estava a ser uma grande prova de resistência. Íamos com muita atenção aos sinais do corpo e sempre a mexer as mãos pois estávamos com algum receio de hipotermia. O corpo ia encharcado e as mãos começavam a ficar frias. Enquanto corria ia abrindo e fechando as mãos para o sangue circular.
Descíamos, por vezes havia umas zonas mais planas, de vez em quando ligeiras subidas mas no geral estávamos já a descer para a meta. Iamos bem mas estávamos desejosos de um banho quente!

31,200 km e 5h34 depois chegámos finalmente à meta. Chegámos bem, felizes. Foi uma prova que nos pôs bem à prova e que nos deixou mais confiantes quanto à nossa resistência e mais optimistas quanto a futuras provas.

No final o banho quente foi a cereja no topo do bolo. De referir uma coisa que nos aconteceu a ambos e que mostra bem o que foram aqueles últimos km's à chuva e ao frio. Quando estava a tomar banho e tentei espremer os frascos do shampõ e do gel de duche as mãos não conseguiam fazer esse simples acto. Estavam ainda geladas. Mete muito respeito. Nem sequer se pode dizer que estivesse muito frio, já apanhámos mais frio noutras provas mas a chuva gelada e o vento, as duas coisas conjugadas deram este resultado.

O balanço desta prova é muito positivo. Percurso do mais variado que há, passagens em locais belíssimos e bem originais como as grutas, a Pia do Urso ou o Buraco do Roto. Percurso muito bem sinalizado (apesar de algumas pessoas mais distraídas quase terem seguido pelo caminho errado por duas ou três vezes ;) ...), abastecimentos suficientes embora na minha opinião o abastecimento dos sólidos já tenha vindo um pouco tarde (só apareceu por volta dos 22, 23 km), duches quentes no final e pessoas simpáticas na organização. 
O único ponto negativo que tenho a referir é mesmo a falta de alguém da organização naquela descida perigosa.

E pronto, adorei esta prova! 

25 comentários:

  1. A tua última frase diz tudo. Adoraste a prova, está tudo bem!

    Também conheço a Pia do Urso e o Buraco Roto, sítios bem bonitos.

    Quanto ao ponto negativo, pois tem que ser devidamente corrigido pois a segurança de todo e qualquer atleta tem que estar salvaguardada. É certo que quem vai a uma prova deste calibre sabe que há alguns riscos mas esses são os normais e não os desnecessariamente perigosos para a vida dum atleta. Tal como ouvi o prof. Mário Machado dizer há uns meses atrás num colóquio "qualquer dia há uma tragédia e depois é uma chatice". Com a vida dos atletas não se pode brincar nem facilitar. A bem deles e das provas futuras.

    Mas tirando isso, foram felizes e isso é que conta!
    Terminaram os 17 Kms de Porto de Mós mas, felizmente, com ele não acabaram as passagens nas grutas, como sucedeu nesta corrida. Deve ser um momento único!

    Continuem assim a correr felizes e boa sorte para domingo!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo até se faz. Mas acho que para um mínimo de segurança fazia falta ali alguém da organização. E a chuva e o vento é que pioraram a coisa.

      Continuaremos a correr felizes sim senhor!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Como é diferente a noção dos tempos em trail, não é? Nunca sabemos quanto tempo demoramos a fazer 5km.
    Tinha dorsal para esta prova, mas com os preparativos para a MDS não deu. Agora fico com muita pena.
    Beijinhos e parabéns a ambos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Anabela.
      Para o ano tens que ir! É um espectáculo esta prova!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito bom o artigo!
    Como sempre, vais ao pormenor. Não há dúvida que aquela descida, foi uma das mais difíceis que fiz em trilhos. Na parte final, o frio foi o grande adversário. Mas conseguimos!!!
    Volto a repetir, aquilo foram pequenas distrações e não enganos :)
    Como de costume, gostei muito da tua companhia.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguimos pois!
      Foram pequenas distracções...claro...vou fingir que acredito nisso em pleno Dia das Mentiras... :)
      Claro que também adorei a tua companhia, mas há dúvidas? :)
      Beijos grandes

      Eliminar
  4. Como já disse no blogue do Vitor, só a passagem nas grutas já vale a pena! De resto, nestas provas uma pessoa já sabe que vai a certos perigos, é mesmo preciso ir com cuidadinho, o tempo com que se terminar é irrelevante.
    Beijinhos e continuação de provas felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo Rute :)
      O problema maior nem era a situação em si, foi a falta de alguém da organização ali. O Joaquim diz que estava lá um carro dos bombeiros, mas quando lá passámos não estava...
      Beijinhos e força para Almourol!

      Eliminar
  5. ola, lamento mas já comentei no blogue da concorrencia, muito mais rapido:) a fazer o relato ;).
    Realmente o correr à chuva não é problemático, o problema foi terem sido mais de 5 horas. Assustador como uma coisa simples pode ter consequências tão sérias, não foi o caso felizmente.
    Dizem realmente que essa zona é linda, já estive para lá ir de bicicleta mas...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah :) Adorei essa! Mais rápido a escrever mas só desta vez :)
      Aquela chuva fria e o vento não ajudaram mas tornaram-nos mais fortes.
      Para a próxima tens de ir.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Foi de facto uma prova bem bonita e também muito bem relatada, para quem se está a adaptar ao trail esta é uma das que recomendo, muito acessível e sem grandes problemas a transpor. A descida das cordas é do que há de mais espectacular nesta prova, é por ali que os amantes da Natureza fazem as suas caminhadas, é preciso muita atenção e cuidado quando se desce aquilo, só em caso extremo ou de descuido é que pode haver ali acidente, de alto a baixo existem cordas onde agarrar para melhor segurança, o senão daquilo tudo foi a chuva e o piso (pedras e calhaus) escorregadio onde sobressaía a madeira para piorar as coisa. A vigilância estava a cargo dos bombeiros que ao fundo da rampa nos observavam, em caso de eventual acidente eles estavam por perto. Há 3 anos uma atleta chegou ali ao alto e ao observar aquele abismo ali a seus pés acabou por desistir da prova porque teve medo de descer por vertigens, amigos que vinham com ela insistiam mas ela preferiu ficar ali, por isso aceito que aquilo meta respeito a qualquer um mas está longe de imaginarmos que a organização nos deixa à nossa sorte com riscos para a nossa própria vida. A segurança está lá, o nosso cuidado faz o resto. bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorámos a prova.
      Quanto aos bombeiros, não estavam lá quando passámos...por isso achei uma situação perigosa. Se lá estivessem os bombeiros quando lá passámos já seria outra coisa, os atletas sentiam-se mais seguros.
      Seja como for, achei a organização da prova bastante boa e com pessoas muito simpáticas e prestáveis.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Boaaaa Isa....grande prova, belo relato. Parabéns!!! O nível de exigência nas vossas provas está a aumentar, e vocês dão bem conta do recado :)
    Esta prova parece ter tido um percurso muito bonito....e subidas e decidas duras e perigosas fazem parte...a segurança é que não deve ser descurada de forma nenhuma, e parece que a falha das organizações neste aspecto tem sido geral (com raras excepções), e eu tenho sido critico nesses pontos. Quanto ao abastecimento sólido tardio, tb estou de acordo contigo....ainda no Paleozóico foi igual, e critiquei esse aspecto....às vezes parece que só pensam nos atletas que vão lá na frente.....os campeões passam aos 20km com 2h e nós, atletas do último terço demoramos quase o dobro....é diferente...este problema é fácil de resolver...basta umas bananas (que até estão baratas) e uns bolitos secos num abastecimento por exemplo aos 10km.
    Quanto ao frio....conheço bem isso que acontece com as mãos...ainda no domingo, ao fim do meu treino longo (e foram só duas horas), queria carregar no comando para abrir a porta do carro e não conseguia :)...nada como usar a técnica de "mãos nas nádegas", que tudo se resolve num minuto ;)
    Beijinhos e mais uma vez parabéns pela prova e pelo texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova foi bastante variada e relativamente acessível, principalmente até aos 20 e poucos.
      Naquela descida que relatei o Joaquim Adelino diz que até estavam lá os bombeiros, mas quando nós passámos não estavam.Isso e a chuva e o vento foram os maiores obstáculos. Obstáculos esses que felizmente ultrapassámos :)
      Venham mais aventuras destas!
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  8. Parabéns pelo empeno! Também gostava de ter ido a essa prova... Boa recuperação. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio :)
      Para o ano tens que ir.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Pronto, depois de ler isto já estou com vontade de me meter noutro trail.. :\ e vai ter que ser para breve! Obrigado Isa....muito obrigado...... :\ eheh

    ResponderEliminar
  10. E pronto..já estou inscrito no trail de 21km de Sesimbra eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :)
      É um prazer ter-te "empurrado" para Sesimbra :) Também lá estaremos.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  11. Parabéns , belo relato e bela prova !
    ...e é mesmo isso , nas "dificuldades" é que se vê a valentia e do que somos feitos !! :D

    mais uma prova superada e a exigência\dificuldade e as distancias em trilhos a aumentar ! Tudo bons indícios :D

    Força , boa continuação...
    bons treinos e boas provas...

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Artur.
      A prova foi muito bonita e variada. E sem dificuldades não tinha piada :)
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  12. Isa. Tenho tanta pena de não ter ido. Houve um imprevisto e não consegui ir. Buahhhh. Pelo teu relato parece ter sido bastante interessante. É pena essa falha na segurança. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena Inês :(
      Para o ano não faltas :) E entretanto há mais umas belas provas no calendário.
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  13. Bem.... estou 6 dias atrasada!!!! :(((((
    Que grande falha... :((((
    Mas aqui estou eu eheheh
    Ora muito bem... fiquei muitooooo feliz por ler o teu relato e perceber que foi dura mas fizeste e bem feita :))) Aliás como eu nunca duvidei :D

    Estás em grande e és um orgulho enorme.

    Aquelas pás meteu me piada pois onde moro tens montes delas e realmente aquilo é assustador ahahahaah :D

    Cá para mim para o ano vou experimentar este amigo Pastor!!!! :D ehehhee

    Beijinhos enormes e gostei da ultima parte que diz "E pronto, adorei esta prova! " ficou tudo dito :D

    Beijinhos enormes querida Madrinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estava a achar estranho. Então a minha afilhada não diz nada? ;)
      Para o ano tens que ir visitar o Pastor, o gaijo é porreiro hehehe :)
      A prova é um espectáculo, bem variada e com passagens em sítios bem engraçados.
      Beijinhos grandes minha querida afilhada.

      Eliminar