segunda-feira, 14 de abril de 2014

Trilhos do Almourol, que espectáculo!

Já passou mais de uma semana, mas mesmo assim consigo escrever o artigo sobre Almourol antes de outras pessoas... =P

No passado domingo, dia 6 de Abril, estivemos presentes nos Trilhos de Almourol na versão mais curta, os 25 km. Às 9h estávamos a apanhar o autocarro para Constância de onde iria partir a prova para depois corrermos tudo para trás até ao Entroncamento.

Já conhecia esta bela vila e avisaram-nos que este ano a prova teria algumas alterações e que iriamos percorrer a vila a correr antes de seguirmos pelos trilhos deste belo país.

Mas antes da partida:

Selfie :)



A partida foi dada por volta das 10h e primeiro demos uma voltinha dentro de Constância, o que meteu logo umas belas rampas e umas belas escadarias. Bom para começar em grande! 

Depois desta volta dentro da vila passámos a ponte para o outro lado do rio e começamos então a correr mais por trilhos. Passados uns 2 km encontramos uma fila enorme. Estivemos literalmente parados durante um bom bocado. Pensei que fosse algum ribeiro para atravessar mas era apenas um sítio que tinha que ser escalado com auxílio a uma corda. Uns 25 minutos perdidos neste km.

A fila interminável.

Depois desta pequena escalada e que eu adorei, corremos um nadinha em alcatrão e depois descemos para a beira do rio, novamente em trilhos. Por aqui haviam muitos carreiros estreitos, era lindíssimo ir por ali a correr junto ao rio e no meio de tanto verde. 


Eu não ia no meu melhor (Isa num dia típico, a demorar a aquecer...) e só melhorei já com uns 8 ou 9 km quando comi uma barra. A partir daí seria a felicidade e o divertimento totais, qual cansaço qual quê.

Fartámo-nos de tirar fotografias, principalmente o Vitor. Parámos várias vezes. Eu sei que é suposto correr hehehe mas era tudo tão bonito. Nalguns sítios tinhamos que parar para fotografar aqueles locais. Como aqui onde vimos uma cegonha a alimentar os seus filhotes no ninho:

São dois ninhos e duas cegonhas mamãs.
No ninho mais abaixo viam-se as cabecitas dos pequenotes.
Muito amoroso.

Muito, muito verde como podem ver.
Muito bonito.
O amarelo também predomina.
Onde está a Isa? :)

Já perto do castelo de Almourol tivemos que nos agachar para passarmos debaixo dumas canas.
Foi a diversão total.



E a seguir avistámos o bonito castelo de Almourol.

Bonita paisagem, não é?
E o modelo é demais ;)

Já vinhamos numa zona plana há algum tempo...já estávamos a estranhar...
Depois de mais umas fotos ao castelo, toca de começar a subir. Ainda não o sabíamos mas caminhávamos na direcção de um manjar dos deuses, se eu soubesse tinha subido muito mais depressa ;)
Pelo caminho ainda passámos aqui dentro:



Depois disto foi subir, subir, subir até ao abastecimento.
E que abastecimento senhores!
Disse logo ao Vitor que já não saía dali :) Tanta comidinha boa! Eu nem sabia o que havia de atacar primeiro. Amêndoas da Páscoa, batatas-fritas, amendoins, tostas, marmelada, queijo fresco, biscoitos, bananas, laranjas, coca-cola, fanta. Não sei se não estou a esquecer-me de alguma coisa. O que eu sei é que na altura não me esqueci de nada ihihih :) E quando finalmente nos convencemos a continuar caminho peguei em mais uns biscoitos deliciosos e segui caminho ainda a mastigá-los.

Ai que belos momentos passámos ali.
Lá ao fundo está a amarelinha a enfardar.

Depois do abastecimento seguiu-se uma zona lindissima com vários trilhos cujos nomes variavam entre trilho da água (percebia-se...), trilho do casal do pote, trilho das cabras, etc. Várias passagens em pontes de madeira, muita lama, algumas passagens dentro de ribeiros, muita lama, passagens dentro de túneis, alguns com água até aos joelhos, muita lama. 
Ah e não sei se disse... muita lama!!! Isto foi claramente Bucelas II. Havia zonas com imensa lama e quando aparecia um ribeiro que tinhamos que atravessar ficávamos todos contentes por lavarmos os pés e por os sentirmos tão fresquinhos para logo a seguir voltarmos a sujá-los todos. E isto foi uma constante, lavávamos, sujávamos, lavávamos, sujávamos. 





A determinada altura chegámos a uma zona plana onde dava para correr um bom bocado. Mas olhávamos para os atletas que iam à nossa frente e iam todos a andar. Muito estranho. Ultrpassámos uns 10 atletas apenas numa recta. Achámos aquilo super estranho pois se havia uma zona boa para se recuperar um bocado e correr, ali era a zona! E assim seguimos o nosso caminho deixando para trás mais alguns atletas, pelo caminho havia mais uma ou outra zona onde tinhamos que descer ou subir agarrados a cordas. A mais gira de todos foi uma completamente vertical que tivemos que descer. Mas era curto e tinha um senhor da organização a agarrar a corda e a supervisionar cada descida. Tudo muito bem organizado. Não tenho razões de queixa.

Hehehe, não sei se conhecem aquela rapariga
que vem ali atrás a deitar a lingua de fora ahahahah :)

Por esta altura começamos a passar os primeiros caminhantes. Todos eles nos dariam passagem, os bons dias ou boas tardes ou um "força!".
Alguns iam em animados grupos e mais animados ficavam quando se enterravam todos na lama. Ou quando tinham que passar aqui dentro por exemplo:



Já íamos com 20 e uns quantos km's e chegámos ao Entroncamento, ainda percorremos um parque urbano bem bonito e ao avistarmos o pavilhão de chegada percebemos que os 25 km seriam um pouco esticados. E assim fizemos 26 km, chegámos bem e com vontade de nos metermos em mais aventuras destas. Estas aventuras a dois têm sido maravilhosas e temo-nos divertido bastante. 

Esta prova foi um espectáculo! Adorámos. Muito bonita, muito verde, muita água. E muito bem organizada, percurso bem sinalizado, abastecimentos 5*, voluntários q.b. e o percurso é mesmo lindíssimo e muito variado e divertido.

p.s. Agora estou à espera do artigo de quem consegue escrever um ou dois dias após a prova ;)

20 comentários:

  1. Quem é que demora assim tanto tempo a escrever? Não estou a ver :)
    Mas vocês não param? Agora é todos os fim de semana? Já tinha ficado a gostar desse trail ao ler outros relatos da "concorrência", mas ainda conseguiste acrescentar mais coisas positivas....e as vossas fotos estão muito bem. Parabéns por mais um trail para o currículo. Maio está aí à porta, não é? ;)
    Beijinhos

    P.S. Não estou mesmo a ver, quem é que se costuma atrasar tanto nos relatos. Mas pelos vistos, isso pega-se :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como dizes muito bem, Maio está aí à porta. Não podemos facilitar. Agora seguem-se duas provas de estrada mas depois voltamos aos trilhos sempre com uma coisa em mente. E vou revelar qual é a prova esta semana :)

      Beijinhos

      p.s. pois pega-se =P

      Eliminar
  2. Sítios bem bonitos! Mas... oh dona Isa... que má educação é essa de estar a deitar a língua de fora aos seus fiéis leitores?!?
    Bom... por esta passa. O que não passa é a minha curiosidade em saber o que estavas a fazer agachada naquela fotografia... Pronto, pronto, pronto. Nem quero saber!!!

    Beijinhos e continuem assim a aproveitarem, divertirem-se e serem felizes, como muito bem o merecem :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups :) A minha intenção era deitar a língua de fora apenas ao Vitor, nunca aos meus fiéis leitores. Mas o Vitor também é um fiel leitor...epá...já me estou a embrulhar toda :)

      Ahahahahah! Eu estava apenas agachada para a fotografia, mas de facto não é uma posição muito favorável :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Opah, já tenho o track do grandinho mas ainda não analisei mas...as fotos das cegonhas são na minha terrinha!!!!
    Quer dizer, vivi aí dos 7 aos 18, a minha mãe e tia vivem lá, um pouco acima.
    Pelo que percebi voces vão sempre à beira rio até ao Almourol por isso e com as chuvas que cairam era só lama.
    As fotos no túnel por baixo da linha férrea ficaram giras, as do túnel cheio de lama...também :)
    Belo relato, bela prova que ainda não fiz mas quero fazer.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então a tua terrinha é muito bonita :)
      Sim, havia muita lama mas isso só torna as coisas mais divertidas.
      Tens de fazer, pelo menos a distância mais curta era relativamente acessível, fazia-se bem.
      Beijinhos e boas corridas

      Eliminar
  4. Foi um grande espectáculo!
    Prova linda e com muitos desafios. E os abastecimentos? Tive um trabalhão para te arrancar dali:)
    É verdade, estas aventuras a dois tem sido maravilhosas.
    Vamos lá esclarecer uma coisa, eu disse que conseguia escrever até dois dias depois de uma prova, não disse que seria sempre assim. Espero que tenha ficado tudo esclarecido. OK? :)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah :) Não tenho culpa que só tivessem coisas deliciosas no abastecimento.

      Ok, tudo esclarecido! Mas quanto tempo mais os teus fieis leitores vão ter de esperar? ;)

      Beijos gigantes

      Eliminar
  5. Espectáculo.. Por estas e por outras é que estou cheio de vontade de me meter em trilhos..

    ResponderEliminar
  6. Está explicado porque é que quando cheguei a esse abastecimento depois do castelo já quase não havia nada para comer!!!! :P Este pessoal vai todo aos piqueniques, prontoSSS! :)
    Prova lindíssima e um dia a recordar.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups... ;)
      Um dia inesquecível para ti cara ultra-maratonista :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  7. ahahha quem será que demora uma eternidade a relatar uma prova?!??! eheheh Não sei...
    :)

    Fiquei com vontade de ir lá para o anoooo :)
    Tão giro :)

    E pronto naquela foto do abastecimento aquele pontinho amarelinho de roda da comidinha não faço ideia quem seja eheeheheehe

    Ainda bem que se divertiram :)

    Beijinhos enormes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sei... ;)
      É muito giro, tens de ir!
      Beijinho grande

      Eliminar
  8. Parabéns por mais um trail no currículo! Deviam ter vindo à Ultra! Foi muito fixe, mas algo dura. Não sei porquê mas cheira me a Alentejo... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio. Parabéns é a ti caro ultra-maratonista! :)
      Fica para uma próxima...Se calhar até cheira bem... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Belas imagens , belos textos de alguém que está decididamente apaixonada pela corrida.Um grande bj meu e da Natércia e continua com essa força contagiante .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esta é daquelas paixões que já não desaparecem :)
      Beijinhos para vocês

      Eliminar
  10. Fiz asneira!
    Fui ler primeiro o relato do MESTRE Joaquim Adelino que fez a prova grande e agora este relato sobe-me a pouco!
    Para o ano os "meninos" tratem é de fazer os 42 km que não se justifica dois jovens maratonistas fazer fazerem 25 km! E nos 42 km têm mais tempo para namorar :)
    Beijinho e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Mas nós ainda somos novatos nestas coisas, principalmente eu.
      O grande Joaquim Adelino está anos-luz à nossa frente.
      Mas tens razão Jorge, vem aqui ao blogue amanhã e pode ser que tenhas uma surpresa ;)
      Beijinhos

      Eliminar