quarta-feira, 16 de outubro de 2013

E agora? O que se segue?

Para não estar para aqui a enrolar vamos já falar de Sevilha e de como esta ideia surgiu.
Uma coisa que tem acontecido ao longo destes meses e que tem imensa piada é a sincronização de ideias entre mim e o João. Tenho uma ideia, comento com o João, ele responde que tinha pensado exactamente na mesma coisa. O João tem uma ideia, comenta comigo, eu já tinha pensado nisso também. Uma dessas ideias foi precisamente a maratona de Sevilha. Um dia ao desfolhar uma revista vejo a anunciarem a Maratona de Sevilha, uma maratona em Fevereiro, plana e a passar nos pontos túristicos da cidade. Outro ponto positivo, não é só rectas! É curva para aqui, curva para ali e o tempo passa que nem devemos dar por ele. Pensei "Hummm...porque não? Sevilha não é assim tão longe. E até lá ainda tenho tempo de pôr algum dinheiro de parte." 
Mal sabia eu que João Lima tinha ficado a pensar a mesma coisa ao desfolhar a mesmíssima revista! 
Um dia...mais precisamente no dia da Corrida do Tejo... no treino que fizemos em grupo após a prova ia eu a correr só com o João a meu lado e os nossos companheiros vinham um pouco atrás, comento com ele que ando a marinar Sevilha na cabeça. Responde-me que tinha pensado exactamente a mesma coisa. Estamos mesmo em sintonia. Digo-lhe que não é ainda para andarmos por aí a gritar aos quatro ventos. Nem me vou inscrever ainda sem sequer saber se consigo ou não correr a de Lisboa. 
Concordamos que só veremos isso depois de dia 6 de Outubro...
Os dois safaditos às escondidas um do outro...após esta conversa foram cuscar mais informações à net sobre a dita cuja. Poucos dias depois recebo email do João "Ah e tal não te zangues comigo mas já andei a ver umas coisas sobre a maratona de Sevilha". Repreendo-o "João! Não foi isso que combinámos...Era suposto só vermos isso depois de dia 6!.........Eu também já andei a ver umas coisas..." Hehehe =)

Ainda eu não tinha corrido a minha primeira maratona e já andava entusiasmada com outra. Só posso mesmo ter uns parafusos a menos. Uma coisa que concordámos a sério foi que a inscrição seria apenas após a minha estreia. Eu tinha os meus receios como é natural. E se corresse mal? E se eu não conseguisse correr uma maratona? Assim decidimos que eu daria o aval final após correr a maratona. No dia a seguir ou após ter corrido a primeira. 

E foi assim que apenas uns minutos depois de ter terminado a minha primeira maratona estava a dar luz verde ao João para ele nos inscrever na Maratona de Sevilha. 

Desta vez os planos são outros. Os treinos semanais serão mais "rigorosos" e quero fazer menos de 5h. Se não conseguir não é grave, mas gostava de fazer menos de 5h em Sevilha. Veremos. 
Por agora ainda estou na fase de recuperação. Embora já me sinta a 100% tenho de ir com calma e nas próximas semanas é ir aos poucos retomando os treinos habituais para depois iniciar novo plano de treinos.

Agora...para além de Sevilha....já há outra maratona na manga mas uma de cada vez que eu não gosto de colocar a carroça à frente dos bois.

Vou é já revelar aqui um plano que tenho para 2016. Para quê esconder algo que já meti na cabeça que vou fazer? E que para variar a única pessoa que já sabia desta minha ideia (desde esse treino do Tejo) é o João.

Primeiro, e para que não se assustem, quero dizer que tenho plena consciência que aquilo em que me vou meter (apenas em 2016) é extremamente duro, requer muito, imenso treino! E não bastam os treinos que tenho feito até aqui. Tenho consciência que, por muito bem que me prepare, as hipóteses de alguma coisa correr mal são grandes. No entanto, acredito que aquilo que planeio já para os próximos meses me irá começar a preparar para aguentar "aquilo" em 2016. Gosto de pensar nas coisas com tempo, gosto de planear as coisas com cuidado e não sonhar demasiado alto demasiado cedo por isso delineei o ano de 2016 como o ano em que farei esta prova. Muito tempo até lá para continuar, com cabeça, a aumentar progressivamente os km's, o tempo de corrida. Muito tempo para acrescentar outro tipo de treinos quer de corrida quer de natação, que quero passar a incluir no meu plano semanal.

Antes de revelar os meus planos para 2016 vou contar-vos uma coisa. Assim ficam já a perceber que esta ideia já anda nesta cabecinha há muito tempo...Quando fui a Paris em Janeiro andei em livrarias a cuscar livros sobre corrida. Ora o orçamento era limitado por isso só tinha possibilidade de escolher um livro. Queria trazer um livro que fosse quase como uma biblia e que demorasse tempo a ler. Comprei um livro da autoria de Guillaume Millet e que se chama...............
"ULTRA-TRAIL. Plaisir, Performance et Santé". Pois... =)
O livro tem vários capítulos, vem ainda com um DVD e o seu único problema é estar escrito em francês...língua que não domino na perfeição. Apesar disso consigo perceber as ideias gerais e quando tenho dúvidas consulto o dicionário. Quando comprei o livro em Janeiro obviamente ainda não me passava pela cabeça correr uma ultra-maratona. Pelo menos no momento. Nunca sem antes ter corrido uma maratona de estrada. Ora, se agora já corri uma maratona sinto que posso começar a dar asas aos pensamentos que já me assolavam a cabeça. E o João bem o sabe.

Sem mais demoras comunico que em 2016 quero fazer o Ultra Trail da.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................Serra de São Mamede.

São pouquinhos km's............são só 100.......

Porquê São Mamede? 

100 km é um número bonito e bem redondinho. 
E até lá tenho tempo para me ir aproximando progressivamente desse número com a participação noutras provas mais pequenas, mas igualmente ultras.

Depois porque tenho lido relatos apaixonantes desta prova. 
E depois porque adoro aquela zona e adoro Marvão e sei que vou adorar viver toda a aventura.

Porquê 2016?

Não sou assim tão maluca para me mandar para uma coisa deste tamanhão já para o ano. Nem conseguiria terminar. Ainda estou verdinha em trilhos e apesar da maratona ainda estou verdinha em anos de corridas. Calma lá com os cavalos!
No próximo ano tenciono ir aos 24 km, em 2015 aos 42 km e em 2016 aos 100. Quero fazer as coisas passo a passo. Ir conhecendo a serra aos poucos. Prolongar a paixão.

Mas lá por ir só fazer 24 km no próximo ano em  São Mamede isso não invalida que faça outras distâncias (leia-se maiores distâncias) noutras provas já no próximo ano...

Mas pronto. Para já ficamos assim, que isto já é muita informação e depois queixam-se que eu escrevo muito =P
Era mesmo só para vos dar conhecimento do "Projecto São Mamede" =).

25 comentários:

  1. És muito ponderada e consciente dos passos que deves fazer. Muitos jovens vão por aí fora ao sabor do entusiasmo, conseguindo o que conseguem pela força da sua juventude, mas não acompanhando o crescimento da performance com o correcto crescimento adaptativo do seu organismo, o que faz esgotarem muito cedo no que poderia ser uma longa carreira.
    Tu, todos os passos que está a dar, mesmo rápidos, são todos de forma sustentável, acompanhando correctamente a tua evolução como atleta com a adaptação do teu organismo, o que faz que tenhas à tua frente uma longa carreira, que tão bem sucedida tem sido e muito mais o será no futuro.
    A forma consciente e racional como encaras o teu plano de chegares aos 100 kms em São Mamede, prova tudo o que disse e prova igualmente a tua ambição e o quanto lutas pelos teus sonhos.
    Pela tua garra, por toda a tua determinação, não duvido que se não houver percalços nestes 3 anos, tu vais conseguir! E vai ser um lindo dia de festa, como tão bem o mereces.
    E, como sempre, conta com todo o meu apoio e ajuda no que for necessário, quer antes, quer durante.

    FORÇA ISA! És um orgulho de atleta! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entusiasmo não me falta. Mas cabecinha também não.
      E mesmo assim se tudo correr bem farei os 100 km com apenas 28 anos! O que me irá reservar o futuro daí para a frente? É continuar a progredir mas sempre com calma, muito treino e muito descanso.

      Beijinho grande da afilhada.

      E obrigada por toda a força!

      Eliminar
  2. 100km para 2016 perfeitamente possível!! Não acho loucura nenhuma, como sabes, uma vez que no meu caso ainda lhe acrescento mais kms e desnível... :) Estás a ser ponderada e com tempo, calminha, acredito que chegamos mais, e muito, longe! Não penso em S. Mamede para a minha estreia nos 3 dígitos (sim, eu penso nessa estreia, mas também não para já :P), mas quero estar lá para te apoiar (sempre quis fazer parte de uma running crew)! ihih :)

    Beijinhos e força, baby steps take us far ;)

    PS: E sub-5h para Sevilha, eu acredito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força.

      Também não duvido que um dia vás a Mont-Blanc. Se eu puder gostava de estar lá a apoiar-te, mas se não der estarei à distância a torcer por ti :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Grande Isa. Assim é que é. Grandes objetivos mas sempre com os pés assentes na terra. :)
    Como preparação para as ultras, pensa em incluir o Ultra Trail de Sesimbra em Abril. Tem 20 e 50km e o desnível positivo (D+) não é muito elevado (comparado com outras ultras.
    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei nisso. Mas como é em Abril não sei se farei já os 50 km, pois 2 meses antes tenho Sevilha... Para além disso preciso de ganhar estaleca em distâncias mais curtas antes duma ultra por isso estou a apontar uma ultra com 40's, 50's para uns meses mais tarde. Mas vamos ver...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eheheheh!! Mais uma maluquinha :))) a aventurar-se em trilhos de montanha!! Que bom! Começo a achar que o mulherio da blogosfera vai ter assunto de sobra para passar aqui o tempo todo a "papaguear" sobre trilhos, treinos, ultras...
    Muito bem, Isa! Ponderada, mas sempre a alimentar o sonho!
    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que o mulherio tem mais coragem que os homens...(isto sou só eu a picá-los, para ver se se juntam a nós =) hehehe)
      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar
  5. Espectacular, muito boa escolha a de Sevilha. Nós vamos lá fazer a nossa estreia na distância, nós e mais alguns, colegas bloguistas.
    Vamos ficar ainda mais atentos a essa preparação.
    Boa sorte e que tudo corra pelo melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que é uma óptima maratona, excelente para tempos e muito bonita.
      Força nessa estreia! E obrigada.

      Eliminar
  6. Ahhh Ninguém se queixa de escreveres muito! Aliás é sempre um prazer ler as tuas "crónicas".
    Acho maravilhoso esse teu projecto já delineado :D
    E como não poderia deixar de ser, apoio a 100%!!

    Força Isa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui...vai para aqui cada ideia...esta cabecinha pensadora não pára =)
      Obrigada afilhada.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Isa boa sorte força para todos os teus projectos de corridas. Quanto a Sevilha acredito que faças uma maratona que te agrade ainda mais do que a inesquecivel estreia. Deixo aqui a informação que o tempo limite oficial da Maratona de Sevilha é de 5 horas. Em 2012 estive lá, cortei a meta com 5h00m20s oficiais e com 4h58m50s reais , recebi a medalha, e surpresa minha ao ver a classificação , não aparecia o meu nome, por ter excedido em 20seg o tempo oficial. Mas claro , desejo-vos a melhor prova e bem acima das 5h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magro!

      Só uma pequena correcção: Pode ter sido assim no ano passado mas para este ano o regulamento é diferente. O limite são 6 horas como podes ver neste ponto do regulamento.
      "La Salida se dará a las 9,00 horas y el tiempo máximo para completar la prueba es de 6 horas, por lo que la Meta se cerrará a las 15.00 horas"

      Um abraço

      Eliminar
    2. Sim...não deve ser tão custosa como a primeira.
      Obrigada pela força Magro.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Isa, mas que grandes planos!!!
    Força com isso!!!
    Estás a planear bem a coisa, nada de precipitações.
    Quando te conheci corrias à pouco tempo, agora já és maratonista e a seguir serás ultra. Não tenho dúvidas.
    Eu e o resto da malta, estaremos cá para te apoiar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com São Mamede quero prolongar bem o namoro :)
      Aos poucos e gradualmente vou aumentando as distâncias e lá chegarei.
      Beijinhos e obrigada pelo apoio.

      Eliminar
  9. Excelentes planos! Tudo começa pela ideia, pelo sonho, depois vão-se alinhavando os passos, os métodos, e...com trabalho e muito empenho...tudo se consegue Isa!

    ResponderEliminar
  10. Isa,

    Começo a achar que o céu é o limite...!!!
    Já sabes que se entretanto quiseres vir ao Porto fazer uma provazita (sim, porque agora há provas e provas lol), o convite continua de pé, gostaria muito de vos conhecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o céu é o limite! =)

      Pronto ok...aqui só para nós...está nos planos uma provazita no Porto no próximo ano ;) Havemos de nos conhecer.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Um objectivo perfeitamente realizável! Tenho um grande amigo que te poder começar, desde já, a dar uns excelentes concelhos para 2016, o grande Mestre Joaquim Adelino. Não seria mau fazeres alguns trail mais curtos com eles para aprenderes umas coisas.
    Quanto a Sevilha só vejo um "problema" se queres baixar das 5 horas, se queres correr para tempos, então, e por muito que isso custe, vais ter que fazer a TUA maratona e o João a DELE! Muito dificilmente vocês tem o mesmo andamento e fazer a maratona a 2 há sempre alguém que vai ter de reduzir o andamento em função do outro. Mesmo que tenham um andamento muito semelhante numa maratona nunca se vão sentir ambos da mesma forma durante todo o percurso. Eu e o meu tio nuca fizemos as maratonas juntos porque cada um tinha o seu andamento embora treinasse-mos muito juntos.
    Para a primeira maratona pode haver um apadrinhamento mas depois tem de se cortar o cordão umbilical.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha na ideia pedir uns conselhos ao Joaquim. A ideia é essa, começar com trails mais curtos e ir progredindo a partir daí.

      O cordão umbilical já foi cortado logo aos 16 km da maratona de Lisboa... mas toda a maneira eu já tinha dito ao João que em Sevilha não quero prender-me a ninguém, nem que alguém se prenda por mim. Prefiro assim, depois se por acaso corrermos alguns km's juntos será um bónus, mas tenciono ir ao meu ritmo e ver no que dá.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Grande Isa, belos objectivos que não tenho dúvidas vais alcançar. Estarei aqui para acompanhar o teu caminho.
    Beijinhos

    P.S. S.Mamede é o meu sonho para 2014....informação em 1a mão. Vamos ver se a Isabel deixa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos.
      Olha, então se tudo correr bem lá nos encontraremos em S.Mamede no próximo ano, pois em 2014 tenciono ir à prova mais curta para começar a aumentar a paixão pela serra =)
      Beijinhos e tudo a correr bem.

      Eliminar