quarta-feira, 23 de outubro de 2013

2h de corrida solitária ou I'm in heaven

Isa is back! =)

Mas vamos com calma. 
Colocando para trás das costas a semana menos boa, comecei esta semana com o pé direito e decidida a voltar aos treinos "a sério". 
Ontem fui correr. O objectivo eram só 30 a 45 minutos, tipo treino de recuperação. Não resisti a fazê-los em Monsanto. Sim, devia estar tudo enlameado. Sim, não deveria haver muitas pessoas por lá. Sim, está perfeito. Não me demorei por lá muito tempo mas soube-me bem correr no pulmão de Lisboa. Corri cerca de 40 minutos e não foram espectaculares mas souberam-me bem. Entretanto durante o treino comecei a magicar um treino para hoje. Tinha a manhã livre o que é coisa rara. E se eu fosse simplesmente correr por aí? Ao ritmo a que a corrida me levasse? Sem a pressão do tempo pois tinha a manhãzinha toda só para mim. Talvez umas duas horas? Mas ir rolando e logo se vê onde as pernas me levam.

Quarta-feira de manhã, ou seja, hoje =)
Acordo cedo, saio com a minha mãe, ela vai trabalhar, eu vou correr. 
Monto o "acampamento" no estádio universitário. A senhora do pavilhão já me conhece. Equipo-me e saio para correr. Não sei como estarão as minhas pernas. Não sei como estará a minha cabeça, o meu coração. Não me interessa. Vou correndo até onde as pernas me levarem.

Começo então a correr. Corro um bocadinho na zona de terra batida do EUL, depois abro asas e voo dali para fora. Ah que saudades disto! Correr sozinha por Lisboa. 
Atravesso a Cidade Universitária, o Campo Grande. Sinto-me bem. Ainda é cedo para o afirmar, mas já sinto que vou correr mesmo à volta de duas horas. Há bastante trânsito, há várias pessoas nas paragens. 
Um autocarro passa por mim. 755. Ai queres desafio? Desafio aceite! Vou umas quantas paragens a par com o autocarro. Ora me ultrapassa, ora o ultrapasso. Graças a paragens e semáforos pelo meio. Vamos nisto algum tempo. Quando finalmente o perco de vista sorrio. Que gozo enorme!

Sigo correndo. Já vou na Avenida de Roma e sigo em direcção ao Estádio 1ºde Maio. Penso para mim "já que estou aqui tão pertinho, dou por lá uma voltinha". E dou. Acabo por aproveitar mais uma vez a zona de terra batida. Para alcatrão e passeio já me basta o resto do percurso. 

Saio do estádio. Não sem antes ter aproveitado para beber água. Sigo no percurso inverso ao da antiga maratona. Penso (e quando penso....provavelmente quer dizer que um dia vou fazê-lo...) para mim que gostava de fazer a antiga maratona de Lisboa. Ou seja, o percurso anterior, o do ano passado. Para já não. Mas um dia hei-de fazer esta maratona. Em treino.

Continuo a correr e à medida que vou correndo vou lembrando-me do percurso e sigo sempre por ele. Chego à Almirante Reis. Descer a Almirante Reis é quase tão mau como subi-la. Não. Acho que é pior. Desço, desço, desço e nunca mais avisto o Martim Moniz. Passo por tanta gente. Continuo a descer e penso que subir a Almirante Reis é mais rápido que descer. Eu até vou a uma boa velocidade mas parece que nunca mais acabo de descer. 

Finalmente chego ao Martim Moniz. Já bebia água. Não vejo nenhum chafariz. Viro para os Restauradores. Decido iniciar a viagem de regresso mas por outro percurso. Vou pela Avenida da Liberdade. Avisto um chafariz. Água!!!!! Não. Não tem. Sei que há um no Marquês mas subir aquilo tudo quando já vou cheia de sede? Pois lá terá que ser. Ainda por cima tinha comido um cubo de marmelada e alguns frutos secos que levei comigo e ia mesmo com sede. Lá fui subindo e quase já no Marquês lá descobri um chafariz com água. Agora sim. Siga. 

Continuo a subir até ao Saldanha. Alterno entre momentos de garra com momentos de cansaço. Começa a chover. Aleluia! As pessoas correm a abrigar-se, eu corro feliz da vida à chuva. Saldanha, Campo Pequeno, EntreCampos. Entretanto parou de chover. Campo Grande. Estou quase a chegar ao meu ponto de partida e também ponto de chegada. Fiz um percurso mais ou menos circular. Volto a beber alguma água no Campo Grande e sigo para a etapa final. O Estádio Universitário é já ali. Chego. 2h depois de ter começado. Não corria tanto desde a maratona. Mas fez-me bem. Física e psicologicamente. 

Horas mais tarde tenho uma agradável surpresa do João. Um vídeo feito por ele com toda a minha viagem até ao dia da minha estreia na maratona. Mais uma vez obrigada. Adorei!

Decididamente um dia bom.

Sexta vou fazer séries com o João. Ganda abada que lhe vou dar =P

22 comentários:

  1. Este é um artigo que nos coloca um grande sorriso na cara :)
    Isa is back! :)
    Espectacular treino que lava a alma!
    E sim, aquele percurso da antiga Maratona era muito bom! Ficou-me no coração!

    Quanto à abada... venha ela... mas que vou dar luta, vou! :) (he he he)

    Beijinhos e como é bom ver-te assim bem disposta! :)

    ResponderEliminar
  2. Assim está bem! Voltou a verdadeira Isa.
    Já fiz esse percurso. Também começo assim, sem saber bem por onde ir, vou correndo até me apetecer.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =)
      Soube-me tão bem. Tenho de fazer isto mais vezes. Claro que é bom seguir um plano de treinos mas de vez em quando é bom fazer um treino assim sem planos, ir correndo.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Esse treino só pode ter sido excelente, e quando acabei de o ler fiquei com vontade de calçar os ténis e ir fazê-lo, isto apesar de estar na Margem sul, de passar da meia-noite e de provavelmente "não ter ainda pernas" para esse percurso todo.

    Poder correr por aí sem destino e ir aonde as pernas nos levam é provavelmente das melhores coisas que se pode fazer. Infelizmente as nossas obrigações pessoais e profissionais obrigam-nos a encaixar os treinos de forma "apertadinha" no nosso dia-a-dia.

    P.S. - Esta semana fui fazer séries (brevemente irei colocar esse treino no meu blog) e descobri que devemos fazê-las com mais duas pessoas: uma mais rápida que nós (coisa que fiz) para sermos "puxados" para ritmos superiores, e outra pessoa mais lenta (coisa que não fiz), para não nos sentirmos mal e demotivarmos.

    Votos de um bom regresso e de bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernando.
      Soube-me muito bem este treino. De vez em quando faz bem fazer um treino deste género, mais livre e sem tempos, distâncias ou percursos definidos.
      Bons treinos!

      Eliminar
  4. Welcome back Isa!!! Assim sim, a malta gosta de te ver...belo treino sim senhor.
    Não achas que seria melhor levares uma garrafita de água contigo, não tinhas a "pressão" de andar atrás de um chafariz...principalmente em treinos longos.
    Beijinhos e boas series...agora quero saber quem deu uma abada a quem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de levar uma garrafa e também não levei a mochila de hidratação. Para a próxima a ver se me lembro.

      Ah não tenhas dúvidas de quem vai dar uma abada a quem ;)

      Beijinhos e bons treinos encaixados entre a vida de papá :)

      Eliminar
  5. Muito bem, Isa! Excelente regresso!
    Fiz isso uma vez, sair de casa e correr sem destino e sem fim à vista... Ir correndo... Mas não tive um final muito feliz: corri para tão longe que o regresso fez-se com dificuldade... Enfim, disparates de iniciada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pelo sim pelo não levo sempre o passe e algum dinheiro comigo. Em caso de emergência dá sempre para comprar água ou comida ou então voltar para casa de transportes :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  6. Belo treino, sim senhora! Nem a chuva foi obstáculo! O percurso da antiga maratona bem merece um treino, gostei muito em 2012! A janela do meu gabinete fica para a Av da República e durante o dia vejo passar muitos(as) atletas a dar a sua voltinha, se calhar ontem foste um desses atletas! Que inveja!
    Bom regresso aos treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro correr com chuva por isso ela foi mais que bem-vinda.

      Olha se calhar fui :)
      Obrigada e bons treinos.

      Eliminar
  7. Nestes treinos não levas uma garrafita ctg? Eu, se fico com sede e não tenho água por perto, começo a entrar em stress e o treino começa a tornar-se difícil. É uma coisa que tenho de treinar.
    Belo percurso! Não faz confusão o trânsito?
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes levo mas desta vez esqueci-me. Mas em caso de emergência parava num café para comprar. Só não o fiz pois sabia que haveria por ali um chafariz algures :)

      Corri sempre pelos passeios e nem liguei ao trânsito. Ia na minha, ia a correr, o trânsito é normal aquela hora, só tive de ter mais atenção quando atravessava a estrada.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  8. Lindo :)
    Sabe bem não sabe, calçar as sapatilhas e ir :) ?

    ResponderEliminar
  9. AHHHHHHHHHH que feliz ue estou com a ISA DE VOLTAA!!!!
    Estás FELIZ e não com a birra :D
    Assim sim é a Madrinha que conheço :D
    Grande treininho.... hoje também me está mesmo a apetecer sair e não ter hora de voltar... talvez a faculdade dê uma trégua e eu consiga :D
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHHH que feliz que eu estou com o comentário da minha afilhada :)
      Aconselho a pelo menos de vez em quando fazeres um treino destes sem destino certo, sabe muito bem.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  10. Que inveja!
    Das duas horas, da liberdade e não do percurso porque já não sou um corredor urbano mas sim rural (ou um ex corredor rural...). Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corredor rural é muito melhor do que ser corredora citadina :)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ahhh, parece que "corri contigo" ;)
    ...agora que estou um pouco cansado e mais em repouso (activo) , mas em fase de "suavizar" os treinos até dia 3-11 , ler os teus relatos e a tua alegria a correr , é um balsamo para mim !

    Obrigado Isa

    continuação de bons treinos... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico sempre feliz por saber que gostam de ler o que escrevo e que consigo levar-vos numa viagem :)
      Já está bem pertinho o grande dia... nervoso miudinho? Mas tu consegues.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar