segunda-feira, 29 de julho de 2013

E o caminho para a maratona continua

Depois dos 26 km feitos em Milfontes e mesmo com um dia de descanso na segunda-feira não foi fácil ir correr (apenas!) 5 km na terça-feira. Os gémeos ainda estavam um pouco doridos. É que na corrida de 26 km eu esqueci-me de levar as meias de compressão, o que tem o seu lado bom e o seu lado mau. 
Lado bom - Dá para perceber que com ou sem meias eu consigo correr distâncias mais longas. 
Lado mau - Mas as ditas cujas dão muito jeito pois ajudam a prevenir o aparecimento de dores nos gémeos e aceleram a recuperação dos músculos. Se não as colocarmos acontece o que aconteceu num mero treino de 5 km...

Na terça saí de casa para correr apenas 5 km. 5 km fazem-se num instante (ou fariam se uma pessoa não estivesse com os gémeos tão presos) e por isso saí sem uma "rota" traçada e fui correndo sem pensar onde me dirigia. Dei uma voltinha aqui pela zona e terminei nas hortas num filme policial. Não era mas parecia... 
Eu explico. Ia eu a correr com as pernas pesadas e a pensar como raio ia fazer longos 5 km (...) quando de repente pára um carro da polícia no meio da estrada e saem de lá 4 polícias a correr em direcção ao jardim das hortas. Não sabia o que se passava por isso resolvi ir primeiro ao bebedouro e só depois avaliar a situação para tentar perceber se podia ou não ir correr no jardim ou se tinha de dar a volta.  Quando fui avaliar a situação estavam cerca de 10 polícias meio atarantados no jardim à procura de alguém ou de alguma coisa. Avaliei a situação, percebi que apesar da forte presença policial o que quer que fosse que tenha acontecido já tinha passado, pois as pessoas passeavam pelo jardim, andavam de bicicleta e até passeavam carrinhos de bebé. Entrei no jardim. Corri a ouvir a minha musiquinha enquanto os policias andavam por ali a falar com uns miúdos, depois foram-se embora. Eu terminei o meu treino com 4 km e tal. Não aguentava mais.

No dia seguinte tinha planeado um treino de 10 km com o João.
Há uns tempos atrás tinha comentado com ele que gostava de treinar na Mata de Benfica mas que tinha algum receio de ir lá correr sozinha, então ele propôs-me juntar-se a mim. Yeah! Ando para correr na Mata de Benfica há séculos! E porquê? Porque tem umas belas dumas rampas! 
Na quarta-feira o João veio ter comigo a Benfica ao fim da tarde e lá fomos nós dar uma voltinha bastante agradável. As pernas ainda não estavam a 100%, mas estavam muito melhor e ao ritmo confortável que seguimos fez-se bem. Começámos por nos dirigir ao pequeno jardim que há junto ao mercado, depois então seguimos para a mata de Benfica. Aquilo é entrar pelos altos portões e começar logo a subir. Depois há algumas zonas planas (não muitas) e depois pode-se descer para depois se voltar a subir. Demos duas ou três voltas por lá para fazermos algumas rampas e depois concordámos que seria algo aborrecido fazer ali 10 km pois a Mata de Benfica é relativamente pequena. Uma coisa com que fiquei surpreendida foi com a quantidade de pessoas que lá andavam. Pessoas mais idosas, crianças, pessoas a passearem cães e também gatos! Afinal a mata ainda é algo povoada. Da última vez que eu lá tinha estado não tinha visto quase ninguém mas acho que era Inverno. Agora fiquei convencida a ir lá mais vezes para fazer uns bons treinos de rampas.
Saímos da mata e seguimos pela rua junto à linha de comboios até quase Sete Rios. Aí passámos por cima da linha e entrámos em Monsanto. Mais à frente saímos de Monsanto em direcção ao Califa e às hortas. Acabámos o treino com 10 km certinhos.

Na sexta-feira tive um dia em que não parei e quando cheguei a casa não me apetecia nada ir correr. É que eu já me sentia cansada e cheia de vontade de tomar um banho. Ainda tinha de ir correr? Forcei-me a ir correr, porque já sei que às vezes não apetece mas assim que começamos ficamos satisfeitos por ter ido correr. E foi o que aconteceu. Uma corrida suave mas agradável.

Sábado foi dia de BodyBalance, a minha última aula pois em Agosto não irei mais ao ginásio.

E domingo tinha 27 km para fazer.Novo recorde de distância. 
Apesar de bastante entusiasmada com a maratona e com os treinos longos eu tenho-me mantido calma. Não tenho sentido um grande nervosismo por ir correr "tanto". São 27 km? Um novo recorde de distância? Ok, tudo bem. Nas calmas há-de fazer-se. Sem stress. Tento não pensar que vou correr de Cascais a Belém e depois ainda voltar para trás até Algés. Vou apenas correndo e fazendo a coisa por etapas. 

Às 9h já estávamos os 3, eu João e Vitor, na estação de comboios de Algés. Tirámos os bilhetes e às 9h e pouco apanhávamos o comboio até Cascais. Às 10h estávamos a aquecer junto à linha que marca o ínicio da maratona.

É só estilo...Em minha defesa tenho a dizer que estava a aquecer
quando esta foto foi tirada.
Às 10h e pouco demos inicio ao treino. Primeiro por umas ruas dentro de Cascais e depois então já junto ao mar no paredão do Estoril. Os primeiros km's foram ainda a convencer a "máquina" que tinha de correr. Mas passado um pouco já ia com a passada mais solta e já me sentia mais leve. Ainda fomos brindados com chuva sensivelmente entre o 2º e 3º km e soube bastante bem. Foi nesta altura também que reparei que atrás de nós vinha um pai a correr com o seu filhote ainda pequeno. O miúdo vinha a correr alegre e com uma passada de atleta. Comentei com eles a situação e todos achámos piada ao puto. Aos poucos começaram a aproximar-se e o João virou-se para trás e incentivou o miúdo a ultrapassar-nos. Juntos e de mãos dadas pai e filho ultrapassaram-nos. Claro que o miúdo ficou todo contente. Foi quando começou a chover e aí o pai pegou no filho ao colo e correu mais depressa para se abrigarem, mas a cara do miúdo dizia tudo. Estava feliz. E era uma felicidade genuína, uma felicidade que não se vê na cara de miúdos a verem televisão ou a jogarem playstation e coisas do género. Há tempo para tudo mas cada vez mais as crianças passam mais tempo em casa do que ao ar livre. E podemos ter momentos felizes entre paredes mas os momentos de genuína felicidade são geralmente ao ar livre.

Nós corremos nas calmas. O objectivo não era o tempo mas sim os km's. Chegámos a Carcavelos bem depressa ou assim me pareceu. Três pessoas na conversa, o tempo agradável e uma vista de mar fizeram com que a distância entre Cascais e Carcavelos passasse num instante. E num instante estávamos em Oeiras, na praia de Santo Amaro, a encher as nossas garrafas de água. Duas para cada. Foram 27 km em que corremos sempre com uma garrafa de 0,5L em cada mão. Pode parecer incómodo e claro que não é cómodo, mas não é assim tão mau como isso. Aguenta-se bem e a certa altura aquele peso extra parece quase a continuação dos nosso braços. E o melhor de corrermos com algum peso extra é quando chegarmos ao dia da maratona e não tivermos este peso todo. Vamo-nos sentir tão levezinhos que até voamos para a meta! =)

Falámos sobre tudo um pouco e assim o tempo foi passando. Até que chegou aquela que foi para mim a pior parte. Entre Caxias e Algés. Aquele passeio junto ao rio é muito quente. Claro que entretanto o sol tinha aparecido e já devia passar do meio dia, mas aquela zona tem ali qualquer coisa. Eu referi que devia ser por ser tão "aberto" e exposto. O João falou nas pedras serem brancas e até o chão. Olhem, eu não sei que estranho fenómeno se passa ali mas que de facto fomo-nos um bocado abaixo e o calor parecia atacar mais, lá isso parecia! O João, ainda não completamente recuperado da semana anterior, ia mais cansado. Para o motivar relembrei-lhe do bolo que eu tinha levado e que estava no carro dele, uns dois km's à frente. Para além disso também iriamos trocar as garrafas já quase vazias por novas e fresquinhas águas.

Chegados ao carro parámos um pouco para trocarmos as águas e para comermos bolo de laranja. Eu só comi metade de uma fatia pois não estou habituada a comer bolo a meio dos treinos e não sabia se o meu próprio bolo me poderia estragar o treino. Mas os receios eram infundados pois todos comemos do bolo e não aconteceu nada. Se calhar até nos deu energia para aguentar-mos os 6 km finais. 
Agora era só seguir até Belém e depois voltar para trás. Sentia-me cansada, claro, mas bem. Foi quando o João, nem vi bem como, bateu com o pé nalguma coisa e ficou a queixar-se. Ficámos apreensivos mas ele lá conseguiu retomar a corrida. Queria que eu e o Vitor seguissemos mas nós também não o queriamos deixar. Quando chegámos perto da estação de comboios de Belém era altura do retorno. Agora era só voltarmos para trás. Piece of cake!

Na ida já tinha passado por cima do mapa em frente do Padrão dos Descobrimentos, na volta voltei a passar. Ainda ia com energia e até brinquei dizendo que já tinha corrido no Vale da Morte. 217 km fizeram-se num segundo hehehe =P

Com 25 km e picos o João lá nos convenceu a seguir e assim lá segui com o Vitor. O João seguiu mais atrás mas sempre que olhávamos para trás ele ia a correr.

Quando chegámos ao pé do carro do João iamos com 26,700km. O Vitor continuou directo ao carro dele para ir buscar umas bananas e umas bebidas energéticas. Eu voltei para trás e fui buscar o João. Acabámos os 27 km juntos e eu tinha vontade de continuar. Claro que estava cansada e isso notava-se ainda mais quando parava mas o Vitor já tinha comentado que sentia que conseguiria fazer mais 3 ou 4 km e eu sentia o mesmo. Aquele não era o meu limite. Foi o que eu senti e isso deixou-me muito satisfeita e ainda mais confiante no cruzar da meta no dia 6 de Outubro. Claro que cada dia é um dia, claro que a partir dos 30 km é que começa a maratona a sério. Mas fazer 27 km que até então nunca tinha feito e acabar com a sensação de que podia continuar é uma sensação fantástica.

Sem a companhia do João e do Vítor não tinha sido a mesma coisa. Os km's voaram!
Obrigada pela vossa companhia!

Hoje merecido descanso. 
Amanhã treininho suave de recuperação.
Mas estou já desejosa de mais treinos longos =)
Antes do treino -
Venha ele que a gente quer é correr!
Depois do treino -
Cansados mas satisfeitos
Mazelas do treino: 

  • Cara um pouco mais avermelhada que o normal. Não é queimadura mas fica a meio caminho. Coloquei protector em todo o corpo mas como estou sempre a molhar-me é possível que o protector na cara tenha escorrido mais facilmente;
  • Bolha num dedo do pé. Não me causou qualquer incómodo no treino. Só reparei nela ontem à noite.
  • Uma unha (ao lado da outra que caiu), que já não anda com boa "cara" há algum tempo, está com uma "cara" um pouco mais feia. Pelo sim pelo não já me comecei a mentalizar que também esta poderá cair.

19 comentários:

  1. Pronto Isa! A Rute e a Anabela já vão ficar doentes ao lerem a tua última frase! (ih ih ih - não se ofendam que é só brincadeira)

    O estares já a dividir mentalmente os treinos por etapas, vai dar-te uma enorme vantagem na Maratona.

    E sim, sou testemunha que já correste no Vale da Morte! Eu vi!!!

    Gostei muito, imenso, de ver como fizeste o treino ontem. É que a sensação que me deu foi que, para ti, foi mesmo o tal piece of cake que falaste acerca do retorno.

    Estás muito bem!!!

    Beijinhos e força rumo ao sonho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hihihi. Eu acho que é melhor prepará-las para o que possa vir a acontecer. Eu cá já me mentalizei.

      A maratona é que não vai ser piece of cake, mas ainda bem pois não teria metade da piada :)

      Beijinhos e obrigada pela força padrinho!

      Eliminar
  2. Já comentei no blogue do João e repito aqui: a diferença entre o 'antes' e o 'depois' é evidente. Mas as vossas carinhas larocas no 'depois' mostram bem a satisfação estampada nos vossos rostos e dissipam o cansaço do treino.

    E mais uma vez reitero: DÁ PARA PARAR DE FALAR DE UNHAS NEGRAS??? LOL

    Beijinhos e força! Essa maratona vai ser canja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anabela, vou tentar não falar mais do "assunto tabu" :) Mas é melhor mentalizares-te que são coisas que acontecem....hehehe

      Não vai ser canja senão também não tinha piada mas já estive mais pessimista.

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns aos 3, pelo excelente treino. Com companhia tudo corre melhor.
    Beijinhos e continuação de uma excelente preparação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com companhia não se dá tanto pelo tempo a passar. O tempo voa!
      Espero que os teus treinos também estejam a correr bem. Tens andado mais desaparecido do blogue.
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  4. LOOL Vocês assustam uma pessoa com as unhas negras ahaha :D
    Ainda bem que ainda não fui batizada com nenhuma :D
    Que belo treinooo e é bom saber que percorrias mais!! Só prova que estás num bom caminho!! :))

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe =)
      Foi um treino muito agradável e que me deixou mais optimista.
      Beijinhos e força nesses treinos!

      Eliminar
  5. Relato muito bom e pormenorizado do treino de domingo.
    Quem é aquele emplastro ali na esquerda? (2ª foto):)

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que comigo vai tudo bem pormenorizado hehehe.
      Não sei....foi alguém que se colou a nós no final do treino ;)
      Beijinhos e continuação de bons treinos.

      Eliminar
  6. Bom treino! Assim a maratona vai ser canja!
    Bj e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canja não digo. E também não tinha piada ;)
      Mas há-de fazer-se.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  7. e o caminho vai muito bem...excelente. E digo-te já, dos 3, analisando o antes e depois és a que estás com melhor cara :)
    Beijinhos e boa continuação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu disse para eles sorrirem mas foi isto que saiu =)
      Mas olha que o Vitor estava muito bem, ele também disse que conseguia continuar.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  8. Olá, o caminho faz-se caminhando, e com certeza no dia 6 de Outubro, esse caminho vai te trazer uma satisfação enorme....

    Este fim de semana têm treino longo? Sábado ou domingo?
    Estávamos com vontade de vos acompanhar durante um bocado se não se importarem :) :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Eu e o João vamos fazer um treino mais curto. 15 km no domingo e em principio serão no Jamor numa mistura de trilhos e alcatrão. Só que como temos de nos habituar a correr à hora de almoço, estamos a planear começar o treino só às 13h.
      Se puderem e quiserem juntar-se a nós diz alguma coisa que é para combinarmos ponto de encontro.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Vamos então deixar para outro dia...Domingo é dia de almoço em família, e na hora de calor apetece menos...
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso é já adiantar que no domingo seguinte (11 Agosto) estamos a planear treino de 25km pela manhã e na ciclovia que há entre Cascais e o Guincho.
      Talvez possam juntar-se a nós nesse dia :)
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  10. Olá Isa,
    O guincho é um bom sitio para treinar pois tem rectas que parecem não acabar, no sábado passado fiz lá 27Kms e no próximo domingo são mais 27.
    Tenho optado por começar bem cedo, cerca das 0700, já fiz treinos com temperaturas superiores a 25 graus e o que provocou foi um desgaste enorme e acho que mesmo treinando com temperatura elevada nunca vamos estar preparados, temos é que forçosamente ir mais devagar se no dia M fizer calor, o desgaste provocado pela alta temperatura é evidente.
    Força, faltam dois meses, espero que seja um grande dia.
    Bons treinos.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar