quarta-feira, 24 de julho de 2013

Correndo em Milfontes

Horas depois de ter feito o treino em grupo estava num autocarro a caminho de Vila Nova de Milfontes.
Já o ano passado quanto estive em Milfontes nas férias não descurei as minhas corridas. Sinceramente já não me vejo a parar de correr mesmo que só por uma semana e ainda por cima em plena preparação para a maratona. E ainda por cima tendo a possibilidade de correr em Milfontes =)
Para mim fazia mais sentido correr logo pela manhã antes de ir para a praia, porque às vezes ao fim da tarde sabe bem é estar na praia e para além disso à tarde há sempre mais confusão. Pela manhã sentia que tinha a vila toda para mim. Não se via praticamente ninguém nas ruas e ainda por cima podia  correr com vista para rio e mar. 

Podem-me chamar maluca por eu em plenas férias pôr o despertador para acordar às 7h (e às 6h30) mas a verdade é que só custa a sair da cama, depois de estarmos na rua sentimo-nos bem fresquinhos e muito bem-dispostos. Eu pelo menos senti-me.

Na terça-feira fui correr apenas 5 km. Acordei às 7h, equipei-me e nem comi nada. Fiz um breve aquecimento e comecei a correr. Estava uma manhã nublada e não se via praticamente ninguém na rua. Uma ou outra pessoa a passear o cão e pouco mais. Vi 0 pessoas a correr. Dei uma volta pela vila, passei junto à praia e apreciei a vista. Quem conhece a vila sabe que junto à praia há uma subida que vai dar a uma rotunda sem saída e tem de se voltar para trás. Corri pela estrada de frente para os carros por uma questão de segurança, mas a verdade é que não haviam carros nenhuns aquela hora. Só o camião do lixo. 5 km passam num instante e passado um pouco já estava de volta a casa para tomar banho e o pequeno-almoço e...siga para a praia.

Nesse dia o Carlos Sá estava a correr a Badwater. O João foi-me mantendo a par via sms e tal como vocês eu vibrava com as notícias. A primeira sms veio aos 144 km e dizia que o Carlos Sá ia em primeiro. Nesse momento eu estava na farmácia a perguntar à farmacêutica se era necessário fazer alguma coisa a uma unha que eu (ainda) tinha, mas que estava a cair. A senhora sorriu e disse que não era necessário fazer nada, nem sequer desinfectar, outra unha iria crescer. Mais descansada, passei o dia a olhar para a minha unha do pé e a vê-la progressivamente a deixar de estar na horizontal para passar a estar na vertical até finalmente cair já à noite. E foi assim que fiquei com apenas 4 unhas dos pés pintadas de azul esverdeado e com o dedo do meio com algo que se assemelha a uma nova unha já em crescimento. 
Esta unha estava negra já há meses, eu simplesmente não fiz nada e deixei-a estar. Não me passava pela cabeça que fosse cair mas ela resolveu pregar-me esta partidinha.

Continuando a falar sobre a Badwater. Ao longo da tarde o João foi mantendo-me a par do que se estava a passar no Vale da Morte. Eu nem estava descansada na praia à espera de notícias. Quando chegou uma mensagem a dizer "GANHOU!GANHOU!GANHOU!" eu soltei um "YES!" na praia.
Já todos sabíamos que o Carlos Sá é um atleta espectacular, único e muito humilde. Mas vencer a Badwater na sua estreia na prova é algo de ULTRA ESPECTACULAR! A Badwater!!!!! É um daqueles feitos que marcam para o resto da vida e que, sem dúvida, marcam o desporto nacional. A postura simples e humilde com que ele encarou esta vitória mostra bem o tipo de pessoa que é o Carlos Sá. E tenho adorado as reportagens que se têm seguido e nas quais ele fala sempre de um modo muito tranquilo e sempre transmitindo uma mensagem positiva e fazendo-nos acreditar que é possível ir mais além. Grande Carlos Sá! Muitos muitos parabéns! 

Nesse mesmo dia o Rui Costa venceu uma etapa da Tour de France, o que tornou este dia num dia ainda mais especial para todos os portugueses. Como portuguesa senti-me orgulhosa por ambos. Já há 1 ano atrás eu tinha aqui falado no blogue sobre o Rui Costa e em como acreditava que ele ainda ia dar muito que falar. E ele aqui está um ano depois a vencer duas etapas da Tour de France e a obter uma boa classificação geral. Parabéns Rui Costa! 

Inspirada por estes dois grandes feitos, mas principalmente pelo Carlos Sá, no dia seguinte acordei às 6h30, equipei-me e antes das 7 estava na rua para correr 13 km.
Saio com uma garrafa de água e quando necessário reabasteço numa torneira que há ao pé do Castelo.
Corro bem, sem dores, sem cansaço. Dou uma volta grande, vou até à saída da vila. Encontro apenas um café aberto. Muito poucas pessoas. É tão bom ir correndo e ver a vila a acordar. 
Mas quem é que não se sente inspirado correndo com esta paisagem?
Uma praia deserta e ainda por cima com aquela neblina matinal.
Que mais se pode pedir?
Umas ovelhas a pastar num pasto em plena vila.
Talvez seja melhor irem buscar uma lupa.
Entre as 7h30 e as 8h encontro-me com mais 4 ou 5 pessoas a correr. Entretanto quando ia com pouco mais de 1h a correr cruzei-me com um cão que tinha visto no dia anterior na praia. Na altura pensei que ele tinha dono, pois tinha um lenço ao pescoço, mas quando o avistei na rua sozinho percebi que devia estar perdido ou abandonado. Aproximei-me mas ele não tinha identificação. Fiz-lhe umas festas e segui caminho continuando a correr, mas o safadito veio atrás de mim e a correr! Não lhe dei um nome intencionalmente, simplesmente saiu-me da boca um "Faneco volta para trás". Ele não me ligou nenhuma e continuou a correr comigo. Cruzámo-nos com outro cão e ele ficou para trás a cheirá-lo. Pensei que tinha arranjado um novo amigo e que já não viria mais atrás de mim....Tá bem tá...Quando viu que eu tinha ganho um avanço considerável lançou-se num sprint para me apanhar. "Oh Faneco". Vem a correr comigo, só pára para fazer um xixizinho e é quando lhe tiro uma foto. Não me quero esquecer do meu companheiro de corridas em Milfontes. 
Apresento-vos o Sá.
Faneco Sá.
Corremos junto à praia e encontramos uma senhora a passear o seu cão. Pára para o cheirar e para brincarem um pouco. Eu sigo a subir até à rotunda. Na descida cruzo-me com ele mas desta vez ele não mostra qualquer intenção de me seguir.  Está entretido. Deixo-o estar. Espero que fique bem.
Uma hora mais tarde quando vou a caminho da praia com a minha mãe cruzamo-nos com um rapaz a correr e com ele vai....o Faneco! Pensei que tinhamos uma ligação e afinal ele corre com qualquer um =P
Apesar das suas patas curtas chego à conclusão que o Faneco tem alma de corredor e passo a referir-me a ele como Faneco Sá =)
Infelizmente essa foi a última vez que vi o Faneco. Espero que o dono o tenha encontrado ou que alguém o tenha adoptado.

Está quase tudo actualizado. Fica apenas a faltar o treino de 25 km que fiz em Milfontes.

Boas corridas pessoal!

12 comentários:

  1. O Faneco afinal é um galdério! :p
    Ai, que saudades de Milfontes. Adoro essas manhãs assim com neblina, lembra-me os treinos do ano passado para a 1/2 Maratona! Tens lá casa? Eu fico sempre no Camping (frente ao mercado).
    Agora estou curiosa em relação às voltas que deste para perfazer os 25km!:)

    Beijinhos e continuação de bons treinos!

    PS: Eu acho que vou manter a minha unha, está bem? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um galdério amoroso :)
      Não, não tenho lá casa. Costumo ficar nuns apartamentos.
      Para fazer os 25 km acredita que dei muitas voltas. Hehe.
      O que eu te digo é admira-a enquanto podes porque quando menos esperares....era uma vez uma unha...hehehe =P
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  2. Excelentes treinos! :)
    E até com um cão com alma de corredor

    E um recado para a Rute... comigo, quando tive uma assim... também caiu! Não quero desmoralizar, mas...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois tinha. Por isso é que ficou Faneco Sá =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Quem corre por gosto não tem problemas em se levantar cedo para correr. A corrida, além de muitas outras coisas, também nos disciplina. Menos a mim, que não consigo correr a essa hora :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até sabe melhor!
      Mas se quisesses acredita que conseguias. É como digo só custa a sair da cama :)
      Beijos e bons treinos pré-maratonista :)

      Eliminar
  4. Por favor, acabem com a conversa das unhas... Já ando em nervos... :)))
    Juro que se isso me acontece faço uma fogueira e queimo os ténis!

    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é assim tão mau como possa parecer.
      Já me está a nascer outra e nunca me doeu nada nem noto qualquer diferença a correr. Mas claro que cada caso deve ser um caso e outras pessoas poderão ter tido experiências diferentes, MAS pensamento positivo =)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Nas férias nada melhor do que levantar cedo para uma corridinha matinal...desde que comecei a correr que o faço e sabe mesmo bem - por falar nisso, para a semana é a minha vez..3 semanas, acreditas? Nem eu....YES!!!
    Ai o teu amigo Faneco Sá (lol...bela escolha) é uma "Maria vai com todos"...é giro o Faneco, é independente e inteligente e pela foto parece-me bem nutrido pelo que ou tem dono, ou pelo menos quem o alimente todos os dias.

    Quanto à unha negra...caem sempre, não há hipótese e às vezes não voltam a crescer, e depois caem os dedos tb, o que não é problema pq temos 5 em cada pé...ainda sobram muitos :D

    Beijinhos e estou a gostar de ver-te assim aplicada no teu/vosso plano da Maratona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 semanas??? 3 semanas??? Tão bom! Então aproveito já para te desejar umas óptimas férias :)

      Cair os dedos dos pés já era um bocadinho demais!

      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  6. Ora o danado do Mister Faneco Sá hein!!!?!? É um infiel :D eheh isso tb já me aconteceu de virem a correr atrás de mim... dois irmãos pequenitos que foram abandonados num bairro perto do meu, no inicio quando por lá passava a correr eles vinham sempre uns metros atrás de mim ahah :D
    Ahhh e acordar cedinho para correr?!?! Adoro!!!!! Somos duas já!!! É muito bom correr pela brisa da manhã... muitas vezes quando digo que acordo as 7h de um domingo para correr dizem que sou maluca... mas eles é que são doidos por nao aproveitarem o bom que é correr pela brisa da manha :D

    Quanto aos dois grandes Senhores que referes no texto, eu soube primeiro do Rui Costa pois sou fã assídua da Tour\ ciclismo (vicio que me foi imposto pelo mano :D ) e acompanhei quase todos dias do tour era sempre uma alegria ver a prestação do Rui... Depois a noite quando soube do Carlos Sá foi a loucura total!!!! Dois portugueses a fazerem História no mesmo dia!?! BOAAA :D

    É de pessoas assim que Portugal precisa... :D

    Beijinhos Madrinha e bons treinos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Quem não acorda cedo para ir correr é que é doido! Não sabem o que estão a perder :)

      O Faneco Sá era um amor. Espero que tivesse dono.

      Podes crer. Eles são os dois um exemplo de persistência e coragem.

      Beijos afilhada e continuação de bons treinos =)

      Eliminar