terça-feira, 24 de julho de 2012

Corrida Memorial Francisco Lázaro

Inscrevi-me nesta corrida, pois descobri-a na net e vi que era perto de minha casa. Na semana anterior estive de férias em Milfontes e não foi por estar de férias que descurei as corridas. Pelo contrário, em 3 dias dessa semana de férias acordei às 7 da manhã para ir correr quando o sol ainda estava baixinho (não estava assim tão baixinho, até já estava calor, mas ao menos não havia ninguém nas ruas).
Foram treinos relativamente levezinhos, um de 40 minutos, um de 50 e outro de 30. Sábado descansei, mas à tarde voltei para Lisboa de autocarro e só cheguei a casa por volta das 21h. A viagem foi algo cansativa, mas depois tive uma boa noite de sono e de manhã estava mais ou menos fresca.
Equipei-me e lá me dirigi a pé até ao local de partida, junto ao Mercado de Benfica e ao Estádio do Fófó. Levantei a minha dorsal e chip e aguardei pacientemente pelas 10h.
Perto das 10h as pessoas começaram a dirigir-se para o local de partida. Esperei um pouco e só depois me dirigi para lá. Não fazia sentido estar a “estorvar” as pessoas que muito provavelmente queriam partir mais à frente porque iriam correr mais depressa. É por isso que normalmente me deixou ficar mais para trás, para ir na minha e durante a corrida logo encontrarei o meu lugar.
Deram a partida e demorei uns poucos segundos a atravessar a linha de partida
Nesses primeiros metros fui nas calmas e logo a seguir havia uma curva à esquerda seguida duma subida (que bom…logo para começar…que alegria…). Aguentei-me bem e depois era praticamente tudo plano até Sete Rios. Posicionei-me atrás de uma senhora que ia a correr a um bom ritmo e que eu aguentava e só já perto de Sete Rios é que ela se distanciou. Estava calor e eu já ia desejosa do km 5 onde seria o abastecimento. Quando passei pelo abastecimento bebi logo um pouco de água e molhei a cara.
Olhei para o relógio e vi que estávamos no minuto 26 ou 28 (já não me lembro, por isso na pior das hipóteses vamos supor que era o minuto 28) e fiquei muito contente, porque “apenas” teria de manter o ritmo para conseguir atingir o meu objectivo para esta prova que era fazer os 10 km em 1h ou menos.
Só que lixaram-me! E quem me lixou? Quem decidiu o percurso desta prova.
A partir do km 5 grande parte do percurso era a subir. A seguir ao abastecimento metíamos pela ciclovia que há junto a Monsanto e no geral tinha sempre uma inclinaçãozinha a subir, mas lembro-me daquelas que mais me custaram e nas quais eu tive a um niquinho de ir a andar. Mas, para mim, mais importante do que fazer tempos é ir sempre a correr, por muito devagar que se vá.
Um senhor passou por mim e disse-me que ia uma companheira atrás de mim. Nem percebi, depois é que olhei para trás e vi outra mulher a correr. Assim é que é!
A primeira subida que me custou um bocado foi uma subida em zigue-zague com uma inclinação que, na minha opinião e ainda muito pouca experiência, era um bocado lixada. Mas aguentei-me, não sei bem como, e continuei a correr. Depois, aquela que para mim foi a pior subida de toda a prova, foi a última subida na ciclovia. Era ainda um bocado inclinada e o pior é que parecia não ter fim!
Que desespero!
Eu já nem ia a pensar em tempos, só conseguia pensar em colocar uma perna em frente à outra e continuar a correr. Nunca andar. Se eu andasse, para mim seria uma derrota. Então, e felizmente para mim, ia um senhor a correr nessa subida. Ia muito devagarinho mas ia a correr. Ia tão devagar que eu até pensei em ultrapassá-lo, mas tomei a decisão (penso que acertada) de me manter atrás dele, porque se acelerasse mais nessa subida não iria conseguir fazê-la sempre a correr. E foi graças a este senhor que eu me aguentei nessa subida. Não o conheço, ele não me conhece e nem me deve ter visto a cara (só a sombra…), mas foi graças a ele que eu me aguentei. Aguentei-me porque fui pensando que enquanto ele aguentasse, eu também me aguentava. Não iríamos desistir.
Passámos por duas pessoas que iam a andar (e até posso adiantar que estas pessoas chegaram à meta antes de mim, mas qual é a piada de correr, andar, correr, andar...?).
Quando finalmente atingimos o “cume” o senhor começou a acelerar e perdi-o de vista. Eu já ia cansadita e apesar de depois haver uma descida eu não consegui acelerar muito. Depois havia nova subida (que alegria!) e depois passei pelo km 9, olhei para o relógio e vi que, mais uma vez não ia fazer 1h (na Corrida do Oriente fiz 1h05). Falei sozinha enquanto ia a correr, ia lixada por não conseguir, mais uma vez, atingir o meu objectivo.
Quando já ia a chegar à Meta, reparei num senhor que estava a tirar fotografias e sorri e disse adeus para a foto. Isto foi antes de me dizerem que a Meta ainda não era ali, era no estádio, só mais 150 m.
Só mais 150 m?
Depois de 9km e 850m, só faltavam mais 150m e logo com uma subida curta, mas inclinada. Tudo o que eu mais desejava….ou não…
A poucos metros da Meta, um senhor passou por mim e disse-me “Força menina”. Sorri e já nem sei se lhe cheguei a agradecer pela força. Seja como for, agradeço por escrito a este senhor que depois de correr 10 km ainda teve força e simpatia para me transmitir força a mim. Assim sim, assim vale a pena.
Acabei com 1hora 1 minuto e uns segundos.
Novo recorde em prova. Mas a um minuto do meu objectivo fica assim um amargo na boca. Porque eu ia tão bem nos primeiros 5km e depois lixei-me com os últimos 5. O senhor que chegou depois de mim estava a comentar que para o ano a organização deveria repensar o percurso e fazer ao contrário. Concordo com ele. Até Sete Rios pela ciclovia e na volta pela avenida junto à linha do comboio.
Se não fosse pelos treinos que fiz em Monsanto com algumas subidas, não teria aguentado as subidas da prova. Se não fosse pelo tal senhor, eu não me teria aguentado n’ “A subida”.
Corri do início ao fim e só isso já me deixa feliz.
Pelo Francisco Lázaro para o ano estarei lá novamente.

8 comentários:

  1. Muito grato pelo seu comentário lá no Último Quilometro!
    Parabéns pela sua excelente prova! Espero que o seu amor pela corrida se mantenha (e desenvolva) por muitos e bons anos.
    Em relação as subidas como o mundo não é plano temos de conviver com elas!
    Se permite a sugestão de quem já anda há uns anos nesta vida ela aqui vai: começa a incluir umas subidas nos treinos aos poucos vai-se habituando a elas e aumentando o grau de dificuldade das mesmas até chegar a uma altura em que será uma especialista na matéria!
    A subidas até podem ser divertidas se as considerar como mais um desafio do treino.
    Tudo de bom para si.
    Bons km!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o seu comentário e as sugestões serão sempre bem-vindas, pois sendo eu principiante ainda tenho muito para aprender de quem já anda nisto há mais tempo do que eu.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. Parabéns pelo blogue e pela excelente prova, é como o Jorge diz, vá treinando e vai ver que ainda vai amar as subidas...
    Eu pessoalmente prefiro subir que descer...
    força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Eu aos poucos já vou gostando mais das subidas, mas tenho de continuar a treinar para me ir custando cada vez menos.
      Obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  3. Ora então cá está o "senhor" que estava a 150 a tirar fotografias e quis o momento que também a tivesse registado a si. Também gosto de correr e estava ali a acompanhar o meu filho que também corre e aproveitei para tirar fotos. Tenho também um Blogue, já adicionei o seu, onde conto as minhas aventuras. Devo dizer que gostei muito da crónica que escreveu sobre o Memorial Francisco Lázaro, muito simples e real mostrando o quanto deverá ser para si a simplicidade na convivência com os outros e a vontade de aprender. Tenho a sua foto e gostaria de a enviar, se quizer contactar-me por mail escreva: joaquimdadelino@hotmail.com e eu enviar-lhe-ei a foto ou o link de acesso a todas as fotos de atletas que tirei a quem participou. Cump.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o mundo é pequeno =)
      Muito obrigada pelo comentário e claro que gostava de ver a foto. Enviar-lhe-ei então um mail.
      Tentei descrever aquilo que senti enquanto corria, as minhas dificuldades, as minhas alegrias. Fico feliz por ter gostado de ler.
      Continuação de boas corridas para si e para o seu filho.

      Eliminar
  4. Nada mau! Eu tento sempre fazer os primeiros 5km mais lentos que os últimos, para ter forças para um esforço final (nem sempre resulta!! ;) )

    Espero ver-te por aí nas corridas. Agora não sei qual a proxima. Ainda não sei se vou participar na do Avante, mas estou a contar fazer a Meia Maratona de Portugal em Setembro (vamos a ver...)

    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi a estratégia que eu tive na Corrida do Oriente e até resultou porque corri os últimos km's mais rapidamente que os primeiros, mas já não deu para compensar a lentidão dos primeiros km's.
      Bjs e força!

      Eliminar