segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como tudo começou

Já devem ter reparado pelo subtítulo do blog que o dia 8 de Novembro de 2011 foi o dia em que tudo começou.
E foi...mais ou menos...

Nesse dia fui ao ginásio. Um dia perfeitamente normal.
Meti-me em cima de uma passadeira e, não sei bem como, corri 45 minutos (não me batam por ter sido numa passadeira =p ). Fiquei muito cansadita, muito vermelhita (parecia que tinha apanhado um escaldão na cara), mas super bem-disposta. Mesmo! Saí do ginásio de sorriso na cara.
Antes desse dia eu nunca tinha corrido na passadeira mais de 15/20 minutos e não sentia grande prazer naquilo, mas esse dia ficou marcado para a posteridade.
Considero que foi nesse dia que foi o ponto de viragem.

Mas apesar de ter gostado muito de correr nesse dia, fiquei cerca de um mês até voltar a correr acima de 30 minutos e depois, novamente, 1 mês sem correr. Mas a 8 de Fevereiro de 2012 (e juro que foi uma coincidência ser novamente num dia 8. E juro que é uma coincidência eu ter nascido num dia 8 no ano 1988. Hihihi. É tudo coincidência, mas não deixa de ser uma coincidência engraçada) corri novamente e a partir deste dia é que já não parei mais.
Comecei a correr 2 a 3x/semana e ganhei coragem e comecei a correr na rua.
O que andava eu a perder...
Têm todos razão quando dizem que é muito melhor correr na rua. O ventinho a bater na cara, ver pessoas diferentes, cãezinhos a passear(que eu adoro), sítios diferentes, pisos diferentes.
Enfim, é claramente muito mais satisfatório correr na rua. E o tempo até passa mais depressa.

Depois para aí em Abril/Maio comecei a ficar ainda mais viciada e passei a ir correr 3 a 4x/semana.
E claro que fui aumentando gradualmente a velocidade(que ainda é baixinha) e o tempo de corrida.

Provas em que já participei:
  • Corrida do Tejo 2009 10km (tempo:1h35 - eu não corria, fui só na desportiva com um amigo e a maior parte do tempo fomos a andar)
  • Corrida do Tejo 2010 10km(tempo:1h21 - fomos na mesma na desportiva, mas já corremos por aí metade da prova, o resto foi a andar)
A partir daqui já é "a sério"(leia-se depois de 8 de Novembro de 2011):
  • Mini-Maratona Vodafone 7,2km 25 Março 2012 (tempo 49min e uns segundos; fui sempre a correr, excepto nos primeiros metros que era impossível correr de tal maneira era o "trânsito")
  • Corrida do Oriente 10km 3 Junho 2012 (tempo: 1h05min; a primeira vez que corro uma prova de 10km "a sério")
  • Memorial Francisco Lázaro 10km 15 Julho 2012 (tempo:1h01min e o resto já vocês sabem)
E pronto é isto.
Pelo meio ainda fui a uma Corrida Sempre Mulher no dia 22 de Abril deste ano, mas fui fazer companhia à minha mãe e ela não corre, por isso fomos sempre a andar.
Portanto, como vêem, o historial ainda é muito pequenino. Daí as minhas dúvidas em participar já numa meia maratona em Setembro. Apesar dos meus treinos terem evoluído bem, eu não sei se já tenho tempo suficiente nisto para me pôr a correr uma Meia.
O máximo que corri até hoje foram cerca de 15 km e nesse dia estava inspirada.

Agradeço as vossas mensagens de apoio.
Fazem-me acreditar que é possível.
Mas de facto confesso que ainda estou na dúvida se me inscrevo para uma Meia. E agora até já estou com dúvidas se vou à Meia da Vasco da Gama ou à Meia de S.João das Lampas da qual tão bem tenho ouvido falar.
Que me aconselham?
Acham que já estou preparada para correr uma Meia este ano? Ou deixo para o próximo ano?
E qual a melhor Meia para uma estreia? 
Desde já muito obrigada!

12 comentários:

  1. Olá Isa, bela história.
    Eu não te sei aconselhar em relação às melhores Meias, uma vez que também estou a começar, mas se estás preparada ou não só tu é que podes saber. Conheces o teu corpo, sabes como ele evoluí, por isso se te sentes capaz de terminar uma prova dessa distância, penso que em dois meses podes preparar-te convenientemente. No entanto, tens sempre mais provas em Dezembro, por isso não precisas de ter pressa. Aproveita o gosto que tens e desfruta da corrida, provas há sempre muitas.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tens razão. Eu tenho-me sentido bem a correr. Mas há sempre aquela dúvida se conseguirei ou não aguentar uma Meia. E se sempre for, vou ter que me controlar e correr mesmo devagar logo de ínicio, porque senão é que não aguentarei mesmo.
      Vou ver como me sinto nas próximas semanas. Se não me sentir preparada, é como dizes, provas há sempre muitas.
      Bjs e obrigada pela tua opinião

      Eliminar
  2. Olá Isa

    Bonita corrida para a primeira a sério, a Corrida do Oriente.
    Essa foi também a minha primeira em 2009 após uma paragem forçada de 6 meses por ter partido um pé. Por essa razão, e não só, ficou sempre no meu coração.

    Quanto a Meias, se já se faz bem 10 quilómetros, com um ritmo mais lento consegue-se chegar lá. É importante é a primeira metade ser mais lenta do que o habitual. Se houver forças nos últimos 5 quilómetros, aí sim, pode-se forçar o andamento.
    Convém é ir aumentando gradualmente os treinos. Tentar 1.10, depois 1.15 até 1.30
    Na última semana aliviar a carga e rodar apenas.

    Quanto à prova de estreia, Lampas ou Vasco da Gama, o meu coração diria Lampas mas não. Lampas terá que ficar prometida para 2013 mas para estreia é durinha. A Vasco da Gama desde 2010 que tem um percurso muito acessível e sempre com muitos atletas a correrem á nossa volta. É uma prova ideal para estreia.
    Mas tem que prometer que vai às Lampas em 2013 pois aquela prova, gentes e organizadores bem merecem!!!

    Bons treinos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Eu também gostei muito da Corrida do Oriente.
      Ok, não se preocupe que eu já ouvi falar tão bem da Meia das Lampas que quero mesmo ir lá.
      Pois, realmente a minha ideia inicial sempre foi a Meia da Vasco da Gama, porque ainda por cima este ano vai ter várias bandas a tocar ao longo do percurso o que sempre é uma motivação extra.
      Obrigada pela sua opinião!

      Eliminar
  3. Vai às Lampas! Digo eu efusivamente. Mas, se deixar de falar com o coração e falar com a cabeça, digo-te para ires à da Vasco da Gama, que tem mais gente e um percurso mais fácil. As Lampas têm umas rampinhas puxadas, embora nada que não se faça. A da Vasco da Gama tens também mais tempo para te preparares.

    Mas podes ir às Lampas e fazes a corridinha só para veres o ambiente, e para o ano não faltas! Combinado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, talvez seja melhor eu ir à Meia da Vasco da Gama. Para estreia é sempre melhor a que tiver o percurso mais fácil.
      Talvez vá então a S.João das Lampas este ano só fazer a Mini e no próximo ano então corro a Meia.
      Obrigada pelo teu comentário!

      Eliminar
  4. Olá Isa, parabéns pelo currículo apresentado, afinal todos nós é assim que começamos, experimentamos, gostamos e depois é meter os pés à estrada. Os comentários aqui deixados por amigos muito experientes são sensatos quanto a aconselhamento na sua estreia à meia maratona. Estou como diz a Ana Pereira (Maria sem frio...)na sua efusiva sugestão sobre S. João das Lampas no próximo dia 8 de Setembro, mas considerando as dificuldades do percurso (principalmente para iniciante)não é de todo aconselhável, juntando eu também a minha modesta opinião ao João e à Ana, com muita pena de não a ver este ano naquela magnífica prova. Se entretanto se dicidir pelas Lampas já sabe que pode contar com a minha companhia e a do Jorge Branco para um tempo a rondar as 2,30h. Cump.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Joaquim.
    Após ler estes comentários também estou mais inclinada para fazer a minha estreia na Meia da Vasco da Gama. Se pessoas mais experientes e que conhecem o percurso da de S.João das Lampas me dizem que o percurso é um bocadinho mais puxado, eu acredito.
    Mas ainda não pus de parte ir a S.João das Lampas este ano só fazer a Mini.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda sou mais novato nestas andanças visto que só comecei este ano. Também participei na Memorial Francisco Lázaro e gostei, mas foi difícil em virtude das inúmeras subidas e descidas de que era composta.
    A minha estreia em meias também vai ser este ano e vai ser na meia da ponte vasco da gama.
    Acerca da possível preparação para a participação na meia. Cada pessoa é que consegue avaliar a sua condição física e a motivação que tem. Com força de vontade não há impossíveis.

    Bons treinos e melhores corridas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernando.
      Pois, eu também gostei muito da prova, mas de facto tinha um percurso algo sinuoso, nomeadamente nos últimos 5 km.
      Então desejo-lhe uma optima estreia na Meia da Vasco da Gama. É bem possível que também eu me venha a estrear nessa distância na Vasco da Gama.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Boas corridas!

      Eliminar
  7. Gostava muito de ter a sua companhia nas Lampas mas tenho que concordar que para uma estreia a Vasco da Gama deve ser uma melhor opção por tudo o que aqui já foi escrito.
    Mas para o ano conto consigo na Lampas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras Jorge.
      Mas de facto, e tendo em conta todas as mensagens aqui deixadas, estou inclinada para fazer a minha estreia na Meia da Vasco da Gama.
      Mas para o ano lá estarei a correr a Meia das Lampas =)
      Boas corridas!

      Eliminar