domingo, 25 de junho de 2017

Trail de Sesimbra, sensações fantásticas e...uma abelha...

04.06.2017

No inicio do mês fomos até Sesimbra para o nosso regresso a provas de trilhos. E que regresso!!!

Estava um dia ameno mas mais para o quente. O vento fazia sentir-se e durante a prova faria sentir-se em força nalgumas zonas como a da pedreira.

Temos andado a treinar bem e a sentir-nos bem, por isso esperávamos que isso se fizesse notar nesta prova. 

Tal como há dois anos, a prova começou junto à Praia da Califórnia e os 2/3 primeiros km's são em estrada e planos, bons para aquecer. Rolámos bem logo aqui e quando chegámos à primeira subida caminhámos mas numa passada rápida que até nos permitiu ultrapassar algumas pessoas.  

Antes da prova.

E então surgiu a primeira grande subida da prova, aquela que já é mítica e que mete logo algum respeito. Este era o nosso primeiro grande teste para percebermos se o treino que temos feito de subidas estaria a ter algum resultado.


Sim, é mesmo por ali acima!
E esta é a fila de espera na descida...
Mas a paisagem que se avista da fila de espera
faz compensar tudo :)

Quando chegámos lá abaixo e olhámos lá para cima...aiai...não ia ser fácil...
Mas nós tínhamos um objectivo em mente. Subir a caminhar claro, mas sem paragens, sempre a subir! Bora lá!!!! Sentia-me cheia de garra e cheia de força como nunca antes me senti numa prova de trilhos. Foi fantástico! Conseguimos nunca parar, foi sempre por ali acima e até ultrapassámos algumas pessoas!!!! Desculpem o entusiasmo mas isto é quase algo inédito, nós a ultrapassarmos pessoas em subidas! Em trilhos!

Cheguei lá acima com os bofes de fora mas pronta para correr pois já era plano. Neste momento sentia-me com a adrenalina em alta e queria continuar assim.

Corremos em zona com muita vegetação rasteira junto ao mar e depois surgiu outra subida. Siga!!!! Novamente sem parar uma única vez :)

Lá no cimo mais uma corridita e chegámos ao abastecimento. Normalmente em trail somos dos últimos, mas naquele dia íamos no meio do pelotão, com muita gente à nossa volta. Sentia-me mesmo bem! 

Junto à pedreira havia muito vento e levámos com algum pó e areia em cima.
Depois da pedreira era sempre a descer e deu para acelerar bem até Sesimbra. Já sabíamos que vinha aí a famosa subida ao castelo. Foi a única vez que tive que parar um pouco para ganhar fôlego e mesmo assim foram só duas vezes e por poucos segundos. Apesar disto a subida já não nos pareceu tão má como tinha parecido há dois anos. 




Chegados ao 2º abastecimento, já no castelo, aproveitei para comer melancia. Desta vez, e apesar de haver tomate com sal, apetecia-me tanto melancia! E que bem me soube :)

Depois de devidamente abastecidos seguimos rumo à última fase da prova com algum sobe e desce mas já nada de extraordinário. Íamos super bem, cheios de pica e confiantes que iríamos fazer um tempo bem melhor do que nas duas edições anteriores. Quando a certa altura por volta do km 16...

...avistávamos nós o Castelo de Sesimbra ao longe...

...Quando de repente alguém começa a gritar...essa pessoa estava a ser picada por uma abelha numa orelha...e o raio da abelha não a largava...ela berrava...dizia palavrões...essa pessoa era eu...

Doía que se fartava, o Vitor veio logo em meu auxílio, deu um safanão na abelha e ela lá me largou. Mas o mal estava feito, eu já tinha sido picada e o ferrão estava lá, apesar de só nos termos apercebido disso no final da prova. Agora que ela já não estava agarrada à minha orelha não doía tanto mas ainda doía! Seguimos caminho rapidamente pois apercebemo-nos que ali na zona havia um exército de abelhas! Fui perguntando ao Vitor se a minha orelha estava a inchar ou a ficar vermelha mas aparentemente estava estável. Agora já só queria acabar a prova o mais rapidamente possível para confirmar se tinha lá o ferrão e se necessário colocar gelo.

No último abastecimento várias pessoas conversavam e queixavam-se do mesmo, tinham sido picadas por abelhas. Um senhor tinha sido picado em várias zonas do corpo. Porra!

Era altura de descer, descer, descer até à meta, primeiro em single track e mais técnica e depois já em alcatrão. Íamos em bom ritmo (para nós) e mais uma vez ultrapassámos mais alguns atletas.

Quando já íamos com 20 e poucos km's e a menos de 1 km da meta toda eu sorria :)
Em 2014 fizemos 4h15.
Em 2015 melhorámos e conseguimos baixar das 4h, terminando com 3h57m. 
Em 2016 não estivemos presentes.
E este ano...conseguimos baixar das 3h30! Terminámos com 3h22m54s!!!

Para nós isto é muito bom! Foram 21 km fantásticos e de grandes sensações. Nunca me senti assim numa prova de trail! Foi maravilhoso! :)

No final apalpei bem a minha orelha direita e de facto estava lá o ferrão. Dirigi-me à tenda dos bombeiros e eles tiraram-me o ferrão. Segundo nos disserram já era pelo menos a 5ª pessoa a ir ali para tirar ferrões de abelhas. Foi um autêntico ataque em Sesimbra =P.

Depois do banho tomado, fomos deliciar-nos com o saboroso peixinho de Sesimbra :)

Como curiosidade fomos o 309º e o 310º, ficando 72 atletas atrás de nós. Para nós que estamos habituados a ter 5 ou 10 ou vá lá 20 atrás de nós, não foi nada mau :)
Fui 22ª no meu escalão de entre 34.
E à Geral Fem fui 41ª entre 78.

Ficámos mesmo felizes por estarmos mais misturados no pelotão. 

Na semana seguinte fomos à Corrida do Mirante, mais uma prova de trilhos e mais uma aventura...a sério....tudo me acontece...só que desta vez veio com brinde ;)

À beira mar em Sesimbra.

4 comentários:

  1. Têm feito um trabalho muito correcto e eficaz e os resultados estão à vista como se vê bem nesta prova e como sei das seguintes :)

    Estão num excelente momento é aproveitarem ao máximo e irem evoluindo cada vez mais!

    Força!

    Beijinhos, abraços e muitos parabéns por tudo o que têm feito! São um grande exemplo e inspiração!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a esforçar-nos mais e isso deve-se em muito à Rocha da Pena pois desta vez não queremos falhar!

      Venham ainda mais provas a correr assim tão bem :)

      Obrigada João. Tu também és um grande exemplo para nós :)

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  2. Que grande prova fizemos em Sesimbra!!!
    O treino está a dar resultados, tanta gente depois de nós:)
    Mas o grande acontecimento foi o ataque das abelhas, que susto me pregaste. Foi mais experiência adquirida:)
    E o peixinho estava óptimo;)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom que estes treinos que estamos a fazer dêem resultado! Não ando aqui a esfalfar-me em treinos rápidos e de subidas para não dar em nada =P

      Ainda berrei um bocado, não foi? =P

      Beijos gigantes

      Eliminar