sábado, 1 de abril de 2017

Meia Maratona 25 de Abril, mais uma sub 2h

19.03.2017

Uma meia-maratona é sempre um bom treino para uma maratona. Assim, fomos até Almada para a minha 24ª meia e, ao que parece, para a 34ª meia do Vitor, segundo dados apurados recentemente :)

O ponto de encontro foi em Sete Rios onde apanhámos o comboio até ao Pragal e depois seguimos a pé até ao tabuleiro da ponte. A minha mãe também estava conosco para fazer a mini-maratona. Ultimamente anda muito dedicada às caminhadas, já tem mais caminhadas marcadas do que nós corridas!

Vista de Lisboa a partir do comboio da ponte.
A caminho da Ponte 25 de Abril já com o Cristo Rei ao fundo.
Com a minha mãe antes da separação dos atletas da Meia e da Mini.
Vitor, eu e o João.
Falta o Eberhard e o Aurélio que também estiveram presentes.

Selfie =)

Esteve um dia muito quente e como tal apenas queríamos dar o nosso melhor e se possível fazer sub 2h. Com o calor que estava seria excelente!

Como habitual fiz 2 xixis antes da prova, para o último tive que estar imenso tempo na fila, o Vitor e o João aqueciam aqueciam, davam voltas e mais voltas e quando voltavam lá eu tinha avançado mais um pouco. Fiquei despachada 10 minutos antes da partida, demos só mais uma corridinha de aquecimento e alinhámos à partida. Estamos a falar de uma prova com milhares de pessoas e de uma ponte relativamente estreita, o 1º km é feito em cima da ponte a tentar ultrapassar atletas. Foi o km mais lento da prova, depois foi aproveitar a descida da ponte rumo a Alcântara para recuperar tempo.

Estava imenso calor para meados de Março, mas todos os anos tem sido igual. Apesar desta prova ser em Março e oficialmente ainda é Inverno associo-a sempre a calor. O meu melhor tempo aqui é 2h06m, sabia ser perfeitamente possível bater esse tempo, só não sabia por quantos minutos.

Demos o nosso melhor tendo em conta o calor que se fez sentir. No Cais do Sodré era o primeiro retorno e depois tínhamos uma longa recta até ao Dafundo onde havia novo retorno para depois cruzarmos a meta em Belém. Isto de passar ao lado da meta com uns 15 km e ainda ter que ir lá ao fundo e voltar....custa! E com calor ainda mais.

Cruzámo-nos com alguns conhecidos, quando vimos o João percebemos que apesar de ir para um bom tempo e seguramente sub 2h, ia cansado e estourado com o calor. Mesmo assim aguentou-se muito bem e fez um tempo excelente!

Quanto a nós estávamos a aguentar-nos mas ainda estávamos résvés para fazer as sub2h. Com o calor sentia-me a transpirar bastante e decidi por duas vezes aproveitar os copos de isotónico nos abastecimentos. 

Após o retorno no Dafundo já faltava pouco para a meta em Belém e nos 2 últimos km's tentei forçar um pouco mais o ritmo. O Vitor, como é hábito, parecia que ia na boa...Grrr.... =P

Ainda bem que ele está a esconder a minha cara...eheheh =P

Fizemos um último forcing no km final. Ia dar! Íamos conseguir as sub2h!
1h59m42s foi o nosso tempo final. Com muito mais calor que na Meia de Cascais demorámos apenas mais uns segundos que em Cascais e acabei, apesar de cansada, bem melhor que em Cascais. Foi o meu 5º melhor tempo em meias e a 5ª vez que consegui baixar das 2h. 

Na semana seguinte tínhamos uma prova de 10 km e aí era para, quiçá, bater o meu recorde pessoal. 
Será que consegui? ;)

Três atletas felizes com as sub2h =)

4 comentários:

  1. O calor bem tentou mas nada conseguiu demover a armada 4 ao km!
    Estiveram muito, muito bem e o esforço compensou-vos com mais uma grande marca :)
    Agora fiquei foi nervoso com a tua última frase. Será que conseguiste? :)
    Beijinhos e força para o teu primeiro sino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estivemos os 3 muito bem :)
      Não sei...terei conseguido? =P

      Beijinhos

      p.s Os nossos sinos já estão ali expostos na estante :)

      Eliminar
  2. Nos últimos anos, não fizemos grandes tempos nesta prova.
    Este ano, apesar do calor do costume, a coisa correu melhor e baixámos das 2 horas. Mas tivemos que lhe dar forte:)
    Estamos no bom caminho;)
    Gosto bastante deste dia, milhares de atletas, alguns a fazerem a sua estreia, a namorada, os amigos, uma grande manhã de domingo!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em melhor forma :)
      Esta Meia é uma festa, também gosto muito desta prova. Outra prova que de certeza vamos gostar muito é uma que vai haver no próximo dia 23 de Abril ;)

      Beijos gigantes

      Eliminar