sábado, 21 de janeiro de 2017

Trail do Cabo Espichel, passeio à beira-mar num dia de frio

18.12.2016

Mais de um mês depois cá estou eu a relatar mais uma aventura a dois, desta vez o Trail do Cabo Espichel. 
Depois desta "só" falta relatar a São Silvestre da Amadora e os Trilhos dos Reis...Já faltou mais... =P

Como já foi há mais de um mês já ninguém se lembra mas o dia 18 de Dezembro foi um dia muito frio! Claro que com o frio que tem estado nos últimos dias em todo o país, aquele dia já distante já não parece assim tão frio...seja como for estava bastante frio e também tivemos "fresquinho" mais que suficiente agora mais recentemente nos Trilhos dos Reis...mas isso fica para outro relato ;)

Embora não seja o tipo de prova de trilhos que adoro, de vez em quando apetece-me correr à beira-mar em trilhos. É bonito e parece que torna a prova mais ligeira.
Esta já a tínhamos feito e gostámos, por isso resolvemos repetir a dose visto serem 31 km, bom para nos prepararmos para os 44 km dos Trilhos dos Reis.

A passar a ponte 25 de Abril ao nascer do sol. 

Chegados à Azoia tivemos que ganhar coragem para sair do carro. O problema ali naquela zona é o vento. E vento+frio=vento gelado que até arrepia a espinha!

A partida foi dada e nós, assim como a maioria, íamos bem apetrechados, corta-vento, luvas e fita tapa-orelhas.

Ali vamos nós do lado esquerdo, o Vitor até vai a ajeitar as luvas.

Pelo desnível positivo da prova sabíamos ser uma prova mais ou menos corrível e no geral foi, claro que lá pelo meio havia umas coisinhas engraçadas, principalmente nas zonas de arribas.
Os primeiros km's foram super corríveis, com alguns km's a 5 e tal ou 6min ao km.
Depois seguiu-se uma zona de arribas a exigir mais cuidado mas nada de extraordinário.




Mesmo assim as zonas de arribas foram alternando com boas zonas para correr. Sentíamo-nos bem, as pernas claramente mais fortes e a aguentarmo-nos bem naquelas subidas não tão íngremes.
Chegámos ao 1ºabastecimento no Cabo Espichel e durante os km's seguintes continuaríamos em zonas mais ou menos corríveis.




E depois chegou isto...
Quando pensávamos que até estava a ser fácil vem uma bela duma subida, mas uma vez lá em cima o esforço valeu a pena. Um single-track cheio de arbustos (bons para arranhar bem as pernas, mesmo!) e uma vista fantástica sobre a margem sul, rio Tejo, Lisboa e Serra de Sintra ao fundo.




O que vale é que depois de uma boa subida há sempre uma boa descida, que é como quem diz, uma descida a pique daquelas que a malta da frente vai a voar e que a malta de trás (leia-se nós incluídos) faz com todo o cuidado, só a travar, com medo de se esbardalhar por ali abaixo =P


Eu em grande estilo a descer...ou não...eh eh eh
Nesta altura há devíamos ir com mais de 20 km e as zonas corríveis já não eram assim tantas, mesmo assim chegámos ao último abastecimento ainda com forças para sorrir:


Claro que como qualquer prova de trilhos que se preze, o "melhor" está quase sempre guardado para o fim. Quando já vamos com 20 e muitos km's nas pernas, começamos a descer, a descer, a descer, a descer pelas arribas abaixo, a vista era linda claro, mas tudo o que desce....portanto quando já íamos com uns 30 km nas pernas toca de fazer a pior subida de toda a prova. A única coisa que nos consolava é que a meta só podia ser lá em cima. A prova teria cerca de 31 km.
Subimos até relativamente bem, mantendo um ritmo lento mas mais ou menos constante e sem paragens. Chegados lá acima houve um anjo que nos disse que faltavam só umas centenas de metros. E não é que era verdade? =P

Concluímos os 31 km do Trail do Cabo Espichel em 4h50, o que foi muito bom para nós. Um dos objectivos era acabar abaixo das 5h e conseguimos, o outro era mais fácil, era apenas melhorar o anterior tempo que tínhamos feito há 2 anos e conseguimos por larga margem, menos 50 minutos que há 2 anos! Tendo em conta que até achámos esta versão mais difícil, foi um resultado muito bom para nós.

E foi esta a última prova de trilhos do ano, acabámos em beleza um ano que não nos foi muito favorável em matéria de trilhos. Não importa como começa mas sim como termina, certo? =)

Dentro de dias o relato da última prova do ano, a fantástica São Silvestre da Amadora.

Boas corridas!

4 comentários:

  1. Exacto! Importa é como acaba :)

    Muitos parabéns pela excelente prova que fizeram e pelo bom ambiente que viveram.
    A vossa evolução é bem visível no que melhoraram de tempo e numa versão mais dura. Estão no bom caminho! :)

    Beijinhos e força para as próximas

    ps - Eu dava cabo de mim numa descida como aquela que se vê na foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João :)
      Beijinhos
      p.s. Ai davas, davas! Eh eh eh =P

      Eliminar
  2. Estivemos muito bem nesta prova!
    Estava muito frio, mas até foi bom para correr:)
    Foi um grande treino para os Reis!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O frio só custou nos 1ºs 5 km, depois aguentou-se :)
      Apesar de ter sido um bom treino para os Reis, nada nos podia preparar para aquilo... ;)

      Beijos gigantes

      Eliminar