domingo, 11 de dezembro de 2016

Arruda Trail, que excelente regresso aos trilhos

20.11.2016

O casalito na única foto tirada na prova.

No dia 20 de Novembro fomos até Arruda dos Vinhos para um excelente regresso aos trilhos perto de casa.
Desde a Rocha da Pena (!!!) em Agosto que não fazíamos uma prova de trilhos. De forma a não cairmos de pára-quedas na Arruda, na semana anterior à prova que foi a semana seguinte à maratona fomos até Monsanto brincar aos trilhos. E digo brincar porque o treino foram apenas 10 km em pouco mais de 1h30. Na Arruda seriam 25 km...

Como estou um bocadinho atrasada com os artigos, vocês provavelmente já não se lembram, mas o dia 20 de Novembro foi um dia de muita chuva! Não sei se vêem a ironia aqui... A última prova de trilhos que havíamos feito tinha sido a Rocha da Pena, onde estava um sol abrasador e mais de 40ºC. Agora, mais de 3 meses depois íamos fazer uma prova de trilhos com algum frio (não muito) e muita chuva. 
Devido à chuva praticamente constante durante a prova não tirámos uma única foto, o que é pena porque o percurso bem merecia. Fica só a selfie pré-prova para a posteridade.

Chegámos a Arruda dos Vinhos já um pouco em cima do acontecimento mas ainda deu para levantar os dorsais e encontrar o Fábio Fontoura, vencedor deste ano e do ano passado. Ainda metemos conversa com ele, mas pareceu-nos algo tímido e reservado.

Quase 1 mês depois da prova já não me recordo a 100% do percurso mas sim de partes. A primeira grande memória que tenho é a gente sempre a subir e até íamos a subir com força. Íamos surpreendidos com nós próprios. Chegados acima de um monte fazia cá uma ventania e chovia com força que eu só pensava "Mas ca grande tempestade!". Lembro-me depois de descermos para o 1º abastecimento, simples mas suficiente e penso que depois tínhamos umas zonas bem corríveis e até uma zona a descer onde chegámos a correr abaixo de 6min/km. Depois entrámos pelo meio de uns arbustos para uma subida bastante técnica, que com a lama que estava só nos obrigava a fazer um esforço extra. Nesta zona os atletas ajudaram-se uns aos outros. O Vitor puxou-me para cima, depois eu puxei o senhor que vinha atrás de mim, depois esse senhor puxou uma rapariga que vinha atrás dele e por aí fora :)
Mais acima, ainda nessa subida cheia de lama, estava um rapaz bem constituído a içar-nos a todos! Içou-me a mim e ao Vitor e  mais uns 5 ou 6. Acabou por criar-se ali um grupo, pois com este gesto tão amável ninguém quis ir embora até o rapaz ter içado toda a gente :) Seguimos todos juntos embora mais à frente uns acabaram por ficar para trás de nós e outros seguiram à nossa frente.
Passámos uma zona muito bonita, um leito de um rio seco (nem sei como!), com muito arvoredo e cores lindíssimas. Aquilo até me fazia lembrar a Serra da Lousã vejam bem! E aqui a uns passitos de Lisboa.

Depois disto seguiu-se uma subida ainda longa e com muita lama. Subir quando está tudo enlameado é um esforço a dobrar mas nós até nos safámos bastante bem. Estávamos muito satisfeitos com a prova que estávamos a fazer, mal eu sabia que ainda ia ter uma surpresa no final... ;)

Depois desta subida que foi um verdadeiro teste à força das nossas pernas e glúteos seguiu-se maioritariamente descida com uma última paragem para abastecimento. Chovia novamente com força.

Corremos, corremos, corremos que eu até já estava farta de correr! Mas neste momento eu acreditava que podíamos conseguir fazer abaixo das 4h, o que dado o traçado do percurso e as condições do terreno e meteorológicas seria excelente. Ao mesmo tempo estávamos também a controlar quem seguia atrás de nós, um grupo de 3 mulheres que corriam bem passaram-nos mas vinha outra mais atrás e essa meti na cabeça que já não nos passava. Gravem bem esta rapariga na vossa mente, no fim vão perceber porquê :)

Corríamos agora já dentro de Arruda, ainda passámos dentro duma adega onde completámos os 25 km em menos de 4h tal como eu tinha almejado :) Mas a prova tinha mais de 25 km e lá continuámos a correr sempre a controlar a rapariga que vinha atrás. 
E chegámos à meta com 26 km feitos em 4h06m30s. Muito bom para as nossas humildes aspirações.

Dirigimo-nos sob chuva para o carro e chega uma sms do João que estava a ver na net os atletas que já tinham chegado. A sms era a dar-nos os parabéns. Mas pouco depois chega outra sms "ATENÇÃO! ISA FOSTE A 3a SÉNIOR FEMININA :)))". 
Confesso que fiquei contente mas não ligo muito a estas coisas, até porque já fui 2ª num total de...duas...e isso tira um bocado a piada à coisa.
Mas mais tarde soube que fui a 3ª no meu escalão num total de 6. Ora 3 em 6 já é mais engraçado :) 
Mas mais engraçado foi quando vimos o tempo que a 4ª classificada fez...foi a tal rapariga que vinha atrás de mim!!! Sem o sabermos viemos a controlar a tal rapariga, sem o sabermos eu vinha a disputar o 3º lugar do "pódio" no meu escalão :) 
É ou não é engraçado?
Não havia prémios por escalões, apenas à geral e à geral fui 10ª em 17, por isso resta-me apenas a honra de saber que fui 3ª no meu escalão num grande regresso aos trilhos, onde ambos nos sentimos super bem e corremos como em poucas provas de trilhos.

Como já perceberam, melhor regresso que este era difícil de imaginar :)
Duas semanas depois fomos até Belém fazer a Meia Maratona dos Descobrimentos e foi outra grande prova! Mas sobre isso vão ter que esperar para saber o que aconteceu ;)
A nossa próxima prova de trilhos é já daqui a 8 dias, vamos regressar ao Trail do Cabo Espichel :)

Boas corridas/caminhadas/pedaladas para todos! :)

8 comentários:

  1. Mais uma grande prova e onde se constata pela vossa evolução que, podem não ter feito trilhos, mas o trabalho que têm vindo a efectuar deu os seus frutos e de que maneira!
    E uma Isa de pódio! :)

    Muitos parabéns por mais uma prova que se vem juntar a um belo rol de grandes prestações!

    Força para o Espichel!!! (no meio houve os Descobrimentos mas aí tiveram força e de que maneira, eh eh)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada João :)
      Sim, o treino está a dar alguns resultados.
      Agora vai ser bom poder rolar na zona do Cabo Espichel, esperemos é que desta vez não chova.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Foi um grande regresso aos trilhos!
    E numa prova bem perto de casa:)
    Previa-se grande temporal, mas acabou por estar um tempo razoável para trail.
    Agora sabemos, que todos os lugares contam, sabe-se lá se não valem lugares no pódio:)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempo razoável??? Han??? Não devemos ter estado na mesma prova... =P

      Foi um excelente regresso, estivemos muito bem.
      O lugar no pódio é apenas virtual mas já é bom :)
      Agora venha o Espichel!

      Beijos gigantes

      Eliminar
  3. Belo regresso hein? Sim senhor, a competir com outra senhora sem lhe dizer nada .... tá bonito, está está :)
    Olha parabéns, e vê lá se te não te deixas influenciar pelo teu marmanjo ... pelo andar da carruagem lá para Dezembro de 2017 estarás a escrever sobre o Trail do Cabo Espichel desta semana :P
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagero...Outubro, vá lá Novembro de 2017 o mais tardar! =P
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  4. Parabéns pelo pódio, seja oficial ou não!
    Às vezes, em provas, também estou de olho nas outras mulheres, é mais fácil porque são poucas. Às vezes dá para a luta, outras fico a vê-las passar... lol :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rute :)
      Foi uma boa prova, correu-nos bem e também tive sorte por não haverem muitas mulheres no meu escalão :)
      Beijinhos e um excelente 2017 para ti

      Eliminar