segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Meia-Maratona do Porto, bonita mas sofrida

18.09.2016

Estando nós a preparar a Maratona do Porto, pareceu-nos uma excelente ideia irmos ao Porto fazer a meia-maratona, uma vez que o percurso até tem algumas zonas em comum com o da maratona.
O percurso até era plano, quiçá bom para tempos. E já agora aproveitávamos para passear um pouco, embora sem abusos para poupar as pernas para domingo.

Chegados ao Porto no sábado à hora de almoço:

Estava uma delícia! ;)

A seguir ao almoço aproveitámos para dar uma voltinha no centro, na zona da Avenida dos Aliados e na Rua de Santa Catarina. De seguida fomos pôr as malas ao hotel. Desta vez resolvemos experimentar o Pack Atleta, este pack encontrava-se no site da prova. Tinham parcerias com alguns hotéis, com direito a late check-out até às 15h (o que permitiu que lá fossemos tomar banho depois da corrida) e transporte para a partida e da meta de regresso ao hotel :) Espectáculo! Era isto mesmo que queríamos :)
Depois de instalados fomos levantar os dorsais à zona da Alfândega, estava bastante calor, o que fazia prever uma meia igualmente quente e assim foi.
Estamos nós a passear na feira da corrida quando damos de caras com o stand da loja do casal de atletas Susana Simões e Telmo Veloso. Para quem não conhece são um casal que tal como nós também correm ambos, a diferença (pequena....) é que eles correm muito mais muito mais rápido =P. Estão essencialmente dedicados ao trail onde já subiram a pódios diversas vezes. Mais recentemente ela foi a 1ª portuguesa a cortar a meta no Ultra Trail Mont Blanc e 13ª feminina à geral. Ele foi o 3ª português a cortar a meta e 29º à geral. 
Não podíamos deixar passar a oportunidade e metemos conversa com eles, a conversa acabou por durar quase meia hora! Muito simpáticos :)

Depois de levantados os dorsais fomos passear ao espectacular e enorme Parque da Cidade. Não deu para ver tudo pois no dia seguinte havia a meia. Foi mais ou menos por esta altura que comecei a ficar com cólicas e a sentir-me mais fraquinha, mas não liguei muito.  Mas quando fomos jantar continuava com cólicas e comecei a sentir-me quente, estava com febre! Disse logo ao Vitor que tínhamos que ir a uma farmácia, se não tomasse nada no dia seguinte não estaria capaz de correr a meia. Que chatice! Que azar!

Fomos cedo para o hotel para descansarmos e entretanto comecei a sentir a febre a baixar. Já as cólicas levaram-me à casa de banho umas quantas vezes. No dia seguinte logo veria como me sentia mas queria pelo menos tentar correr.

No dia da prova acordei sem febre mas ainda com dores de barriga, com muita pena minha tive que me controlar ao pequeno almoço :( E era daqueles muito variados que apetecia comer tudo...Depois do pequeno almoço os atletas juntaram-se todos à porta do hotel para apanharmos o autocarro até à meta e daí apanharmos outro autocarro até à partida.

Rio Douro.
Foto tirada na zona da partida.
Pórtico da partida.

Tenho um 8 no dorsal! =)
É sempre motivo de alegria para mim pois nasci num dia 8 no ano 88 =)

Antes da prova lá fui eu para a fila da casa de banho. Esperava que fosse o suficiente para me aguentar durante a prova.

Ah é verdade, já me esquecia! Se na Corrida do Avante estreei os meus ténis novos, na Meia do Porto estreei um relógio novo! =) Antes tinha um muito básico que deu o berro e já estava há uns 2 meses a correr sem relógio. Estava mesmo a precisar de um novo e a escolha foi o Garmin 230, exactamente igual a este abaixo :)
Até agora estou a gostar dele, mas ainda não explorei bem todas as potencialidades do relógio.

Resultado de imagem para GARMIN 230

Vamos então ao relato da corrida. 
Começámos a correr nas calmas, eu com algum receio devido ao dia da véspera. O percurso é de luxo, sempre junto ao Douro.




Ao chegarmos à Ponte D. Luís I estava lá a Aurora Cunha a dar "hi-5's" aos atletas e nós também fomos dois felizes contemplados :)
Ao atravessar a ponte aconteceu uma coisa super estranha, de repente parece que o piso foi abaixo. Pensei que estava a ter tonturas e o Vítor até deu um jeito na zona do joelho, que lhe provocou uma dor durante uns 2 km. Foi uma situação muito estranha e mais atletas "queixaram-se" da ponte "ir abaixo".

Corremos na margem de Gaia até à Afurada. Eram muitos atletas e como na vinda já vinham os mais rápidos, o percurso era um pouco apertado para tanta gente, apesar de plano não me parece ser um percurso fácil para quem queira tentar bater recordes, pois as ultrapassagens são difíceis. Passámos várias vezes pela equipa mais representada na prova, uma equipa vinda da Holanda com mais de 400 atletas! E também passámos pelo amigo Isaac que também tinha ido ao Porto fazer esta bonita meia.

Tentei dar o meu melhor mas com o calor a apertar comecei a quebrar e calor com cólicas não é coisa que costume resultar bem. Foi já depois dos 10 km que de vez em quando me davam algumas dorzitas incómodas mas pelo menos não sentia que precisasse mesmo de ir à casa de banho.
Depois psicologicamente também foi um bocado chato termos que voltar tudo para trás da Afurada até Vila Nova de Gaia e depois passar novamente a ponte e virar em direcção à partida para só depois dar a volta e começar finalmente a correr em direcção à meta. 
Entretanto, e para piorar as coisas, o Vítor começou também com algumas dores de barriga...boa...agora éramos dois...
Os últimos km's  já foram bastante custosos, fizemo-los quase a arrastar-nos, inclusive com alguns passos a caminhar. Só queria acabar aquilo rapidamente. As dores não eram incapacitantes mas eram bastante incómodas e as pernas também já não tinham muita vontade.

Lá cruzámos a meta da minha 19ª meia-maratona em 2h12m36s. 
Pior que nas Lampas que é só sobe e desce! Mas tendo em conta a febre e as cólicas já foi uma vitória conseguir terminar.

No final lá estava o autocarro à espera para nos levar até ao hotel. Correu tudo bem com a experiência "pack atleta".

Gostámos muito de ir até ao Porto fazer esta meia, é pena não termos podido desfrutar devidamente do percurso tão bonito mas claramente recomendamos :)
Quando lá voltarmos é para fazer aquela coisa com 42 km....Medo...

p.s. Estou bem encaminhada com a minha "promessa" de pôr o blogue em dia até ao final do mês  :)
Ainda não vamos a meio do mês e já escrevi 4 relatos e só me faltam 3:
- Corrida do Tejo
- Meia Vasco da Gama
- Meia Moita

18 comentários:

  1. Então os meninos vem ao Porto e não dizem nada .. amuei :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem fala...também estiveste cá em Julho e também não disseste nada =p
      Mas toda a maneira nós sabíamos que nesse dia estarias em Vale de Cambra e logo a subir a um pódio!
      Beijinhos e vemo-nos no Porto daqui a menos de 1 mês :)

      Eliminar
  2. Gostei muito do Porto e da sua meia maratona!
    Foi pena os nossos problemas digestivos, tínhamos outro resultado em mente.
    Não foi um bom ensaio, mas talvez venha aí uma boa maratona;)
    Adorei passear contigo pela cidade!
    E a ponte mexeu-se mesmo, não tenho dúvidas:)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que é um ponto de vista interessante, se o ensaio no Porto não foi grande coisa, só pode significar que a maratona será espectacular. Certo? ;)
      Foi um fim-de-semana curto mas muito bom.
      Beijos gigantes

      Eliminar
  3. Sem dúvida que é isso. Fraco ensaio, excelente prova!
    Apesar de não considerar que o resultado tenha sido fraco mas sim fantástico. Com a troika (febre, calor e cólicas) terem conseguido esse tempo foi muito bom! São uns heróis!

    Estranho, muito estranho mesmo esse fenómeno na ponte que já ouvi a outros atletas.

    Beijinhos, abraços e... que o vosso regresso ao Porto seja de sonho para todos nós :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que seja isso =)
      Foi um fenómeno mesmo estranho o da ponte.

      Beijinhos e abraços e VENHA O PORTO CARAGO!

      Eliminar
  4. Diz-se nos meandros do teatro que quando o ensaio geral é mau, a estreia é um sucesso! Se assim for vão arrasar na Maratona quando voltarem ao Porto.

    Essa da ponte deixou-me mesmo intrigado! Meeeeeeedo!!!
    Continuação de bons treinos e... de boa escrita!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrasar não sei se será bem o termo, arrastar já acredito mais =P
      É que a ponte ou o alcatrão foram mesmo abaixo naquele ponto! Mesmo estranho.

      Beijinhos e bons treinos rumo ao sonho

      Eliminar
  5. Lambões!

    Terá sido da francesinha?

    Bom, mas mostraram força de vontade e resiliência!

    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensámos na hipótese de ter sido a francesinha e é bastante provável que tenha sido, mas ao menos valeu a pena pois estava mesmo boa :)

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  6. Fazer uma meia maratona assim doente não é para todos! Parabéns!
    Bonito o teu 230 eu cá fui para o preto que não gosto de dar nas vistas, acho mais seguro ser discreto, mas tive pena de não comprar o amartelo! Quando o explorares a fundo diz-me as conclusões a que chegaste a ver se aprendo alguma coisa até porque o meu tipo de treino é tão pacifico que não dá para grandes explorações. Beijinho e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge.
      Também pensei comprar o amarelo, mas depois era amarelo a mais :) Quando tiver tempo para o explorar melhor eu digo-te Jorge.

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  7. Bonita prova e que belo treino para a Maratona!
    Com esse novo companheiro no pulso, acho que vai valer recorde. ;)
    Não quero dizer heresias, mas as cólicas poderá ter sido da francesinha??? (Eu sei, sabe tão bem... Mas nunca fiando em molhos.)
    Beijinhos e boa escrita! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já valeu recorde aos 10 :) mas à maratona é mais difícil. Mesmo assim nunca se sabe.
      Como ousas acusar injustamente a francesinha??? Estou a brincar, é provável que possa ter sido a francesinha :(
      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  8. Parabéns pela superação. Correr doente não é para qualquer um! Acho que o novo brinquedo (garmin) ajudou !!! rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fábio.
      Acho que correr com um brinquedo novo deu alguma ajuda sim :)
      Bons treinos.

      Eliminar
  9. Ler o teu relato fez me recordar a minha segunda Maratona 😊 Bom esforço apesar dos problemas. Que tenham acontecido todos agora e na Maratona corra tudo bem. Belo relógio...ando a namorar um igual...mas em verde. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é o que esperamos. Que o ensaio tenha corrido menos bem mas que no dia corra bem.
      Até agora não tenho razões de queixa do relógio :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar