domingo, 17 de abril de 2016

Trilhos de Almourol versão 42 km, uma prova espectacular em todos os sentidos

Com São Mamede a aproximar-se a passos largos temos que treinar trilhos tanto quanto possível.
Há 2 anos fomos aos Trilhos de Almourol correr os 25 km e adorámos, este ano decidimos fazer a prova maior, os 42 km.
Três semanas após a Maratona de Barcelona, nova maratona, desta vez em trilhos =)

Sentia-me confiante para esta prova pois é uma prova relativamente corrível e os tempos limite eram bastante aceitáveis, 10h de limite final e 4h30 (posteriormente adiantado para 5h30!!!) para 17 km. Até para nós que somos lentos este limite intermédio nos pareceu bastante acessível.
No dia 3 de Abril chegámos com alguma antecedência ao Entroncamento. Levantámos os dorsais nas calmas e encontrámos os amigos Francisco Dias e a Carla e o Jaime, antigos colegas de equipa. A Carla faria um brilhante 2ºlugar no escalão! =)
Vimos também 2 atletas com uma cadelinha pequena, a Cookie. A Cookie também iria correr os 42 km!!! Nem vos digo o tempo que a Cookie Team fez...com as suas patinhas curtas a Cookie deu-nos uma abada! =)

Um pouco antes das 9h partimos nos autocarros até ao local da partida, o Parque de Campismo de Martinchel, junto à barragem de Castelo do Bode. Foi muito engraçado ir à casa de banho do parque e ver os campistas de pijama a olharem para nós com um ar algo pasmado eheheh ;)

A Cookie a aquecer :)

Após um aquecimento bastante animado a partida foi dada às 10h.
Começámos logo a correr, a descer rumo à barragem. Atravessámos a barragem para o lado de lá e continuámos a descer em alcatrão.
Ainda agora tinhamos começado e já íamos maravilhados com a beleza da paisagem.

Não tardou a entrarmos em terra batida e a aparecer a primeira subida. A esta seguiram-se algumas descidas algo inclinadas e novamente mais subidas.
Apesar destas subidas não serem nada de extraordinário rapidamente estava a bufar "Mas porque é que eu me meto nestas coisas?"...
Não deixa de ser curioso que depois estes pensamentos mudaram e com 30,35, 40 km até estava toda entusiasmada! =) Um bom sinal.

Esta zona era tão bonita e estava tão verdinha devido à chuva que a foto não lhe faz justiça.

A certa altura começou a chover bem e tivemos de tirar os impermeáveis da mochila. Lembro-me duma descida bastante inclinada onde a lama dificultava o andamento.
Estávamos a descer até ao rio onde com a ajuda de pessoal militar atravessámos uma ponte sobre o rio.

Depois disto se bem me lembro tivemos o primeiro abastecimento bastante bom, onde o ponto alto foi o pão com chouriço ;)
Seguimos caminho com mais força, o vassoura e os últimos atletas a ficarem definitivamente para trás. Desta vez não seriamos os últimos ;)

A partir daqui seguimos sempre nas margens do rio Zêzere em zonas com pouco desnível mas algo técnicas.
Ainda na semana anterior tínhamos estado a correr junto ao Zêzere, só que na outra margem e em estrada.

Rio Zêzere

Nesta altura estávamos a aproximar-nos de Constância, o tal limite intermédio. Já avistávamos as pontes e o abastecimento não tardou e mais uma vez não desiludiu. Chegámos aqui com cerca de 3h30, bastante à vontade. Tomara que todas as provas tivessem limites tão fáceis :)
Após enchermos o bandulho seguimos caminho, aqui já conheciamos do percurso dos 25 km. Esta parte seria praticamente igual e bastante corrível, mais para a frente é que a prova seria diferente nalgumas zonas.
Estávamos agora a correr nas margens do Tejo. Nesta zona corrível ficámos mais bem dispostos pois íamos bem e passámos mais alguns atletas. Aliás, esta prova foi feita de trás para a frente. Apesar de serem "só" 42 km, foi mais um bom indicativo para os 100.

Passámos junto ao Castelo de Almourol e passado um pouco chegámos a novo abastecimento. Agora até há queijo fresco! Mhan mhan mhan...e mais pão com chouriço! ;)

Castelo de Almourol

As fotos do Zé :)

Seguimos novamente caminho, de vez em quando intercalamos a corrida com algum sobe e desce mas nada de especial. Já não chove há bastante tempo mas o céu está nublado e o tempo ameno.
Chegamos ao penúltimo abastecimento e dizem-nos que há pernil.  A principio não ligo muito mas uma segunda espreitadela convence-me. A carninha estava tão boa!!! Claro que tive que repetir :)
Pernil em plena prova! Sem mais palavras.
Neste abastecimento tão recheado perdemos mais algum tempo mas lá nos convencemos a largar o pernil e seguir caminho.

Novamente a correr e nalguns trilhos bem bonitos e verdinhos íamos a sentir-nos bem e plenamente confiantes que iríamos terminar bem.

Foi provavelmente a melhor maratona/ultra em trilhos que já fiz. Íamos já nos km's finais mas íamos bem :)
Tempo para o ultimo abastecimento, agora com direito a caldo verde. Ca espectáculo de abastecimentos!
Siga para a meta!
Ainda passámos nuns túneis, um deles com água até aos joelhos ( a Cookie aqui passou ao colo, certo ;)?)

Entramos no Parque Verde do Bonito, já no Entroncamento, sempre a correr apesar dos 40 km nas pernas. Saímos do parque e entramos na ciclovia rumo ao pavilhão onde está instalada a meta.
Os últimos km de prova foram bastante planos e nós sempre a correr. E nós felizes e optimistas para São Mamede.

Chegamos ao pavilhão 8h30 após o inicio. Apesar do nosso objectivo inicial de baixar das 8h, com o piso escorregadio como estava é natural que se tenha perdido bastante mais tempo nas descidas e nas zonas mais técnicas.
Ficámos bastante satisfeitos =)
Ao cruzarmos a meta alguém gritou por nós, apesar de não o reconhecermos agradecemos a força =) Obrigada.

Os balneários tinham água quentinha e soube-nos pela vida o duche.
Foi uma prova muito bem organizada, com um percurso muito bom e abastecimentos excelentes. Aconselhamos :)