sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Trail Centro Vicentino da Serra, continua fantástico e memorável

Amigos, eu sei eu sei! Não é preciso ralharem mais, mas não tem havido mesmo tempo. A única coisa que posso fazer é garantir-vos que a partir de agora este blogue vai estar novamente mais activo. O mês de Janeiro foi mais complicado, com quase nenhum tempo livre mas daqui para a frente este blogue renasce :)

Com os 100 km do UTSM a aproximarem-se temos mesmo de começar a levar a coisa a sério. Neste momento estamos a fazer longos todos os fins-de-semana, abdominais matinais praticamente todos os dias (ah pois é!) e estamos a seguir uma alimentação mais equilibrada.
Logo no primeiro fim-de-semana do ano fomos fazer o 1º longo. Foram 20 km com inicio em Algés, sempre junto ao rio até perto de Santa Apolónia e depois retorno.

Após o primeiro longo do ano :)

Com algum tempo de atraso (quase 1 mês) aqui vai o relato do TCVS, uma prova sempre a repetir pois é claramente das melhores a nível nacional. Este ano a coisa não nos correu tão bem, mas fica a experiência e a aprendizagem fundamentais para o nosso futuro enquanto atletas.

Chegámos a Portalegre, que já é quase a nossa segunda casa, no dia anterior à prova e logo percebemos que o tempo não iria ser famoso durante o dia da prova. Estava muito nevoeiro, frio e chuva. No domingo a juntar a tudo isto, vento forte. Para nós, e tendo em conta as últimas semanas de pouco treino, íamos com um objectivo, encarar a prova como um treino para São Mamede. Como é óbvio queríamos terminar a prova tal como no ano passado mas neste ano não foi possível, ficam já a sabê-lo =P

Esta prova marca pela beleza, dureza e originalidade e inovação. Este ano não foi excepção e no sábado à noite houve uma corrida para os miúdos em vários escalões. Um mini-trail nos jardins de Portalegre que foi simplesmente fantástico e até emocionante. 

Insisti com o Vitor para que jantássemos cedo, para às 21h estarmos à assistir à partida dos miúdos. No briefing aconselharam os pais e expectadores da corrida a espalharem-se ao longo do jardim para que os miúdos tivessem apoio em vários locais. Nós assim fizemos. Penso que éramos dos poucos que não tínhamos crianças a participarem mas é sempre bom para eles sentirem apoio.

A prova dos mais velhos começou e num verdadeiro sobe e desce no jardim os adolescentes lançaram-se como se não houvesse amanhã para completarem 5 voltas ao circuito. Batíamos palmas, dávamos força e fazíamos comentários sobre a estratégia de alguns eheheh :)
Numa festa que juntou tanta gente, também alguns miúdos da CERCI estiveram presentes a correr ou a caminhar, uma atitude de louvar por parte da organização que convidou estes miúdos a participarem e para eles com certeza foi uma experiência a recordar.
A seguir aos mais velhos, foi a vez dos mais novos. Alguns bem pequenitos e amorosos.

Uma excelente iniciativa do TCVS.

A malta jovem a preparar-se para o mini-trail.
=)
O primeiro atleta em bom ritmo.
Os putos vão tão rápidos que a foto até ficou desfocada =P

O dia seguinte amanheceu escuro mas sem chuva.
Equipámo-nos, tomámos o pequeno-almoço e fomos até ao mercado, mais uma vez o local central do evento. Logo encontrámos malta conhecida como a Ana Pereira, a Carla e o Jaime.

Aí estão eles prestes a iniciar nova aventura.

Às 9h foi dada a partida. Aí vamos nós em mais uma aventura! :)

Ambiente de festa, muita animação, muita cor.
Seguimos dentro de Portalegre, este ano noutra direcção, entramos dentro de um recinto grande da GNR, um convento com um claustro, e voltamos a sair. Logo à saída começamos a subir e não tarda muito embrenhamo-nos na serra. Esta é a mesma serra do UTSM, esta é a mesma serra do TCVS do ano passado mas do inicio ao fim não reconhecemos nada. O percurso é diferente do ano anterior e para ajudar...está bastante nevoeiro o que não nos permite ver as paisagens ou tentarmos situar-nos.

Cai uma chuva miudinha mas nada de especial. Estamos bem agasalhados e com tralha suficiente na mochila. Aprendemos algumas lições nos Abutres do ano passado ;)

Depressa ficamos para trás, embora desta vez não sejamos os últimos. Seguimos mais uma vez encantados com os trilhos difíceis e técnicos desta serra, com os tons de verde e castanho que nos regalam os olhos. É a quarta vez que corremos nesta serra e ela não deixa nunca de nos surpreender e maravilhar. Quem não conhece, nem imagina o quão maravilhosa e diversificada é esta serra alentejana.

Tal como no ano passado, a organização colocou vários pequenos postes com os nomes dos trilhos ou com frases como "Acredita", "Está quase compadreeee" ou "Cuidado com o sku". São pormenores destes que tornam uma prova única.
Passamos várias vezes ribeiros, molhamos várias vezes os pés e de repente...
"O que é aquilo????"
O Vitor acha que é um mergulhador, a mim parece-me uma câmara a filmar daquelas que se mexe com o movimento das pessoas....Aproximamo-nos para atravessar o rio e então vemos melhor...Atravessamos o ribeiro e é isto que nos espera do outro lado:

Uma pessoa vestida de salamandra!!!

SIM! Digam lá que esta organização não tem pormenores deliciosos? :) Fartámo-nos de rir e tive que pedir ao senhor (ou senhora) que pousasse para nós.





Seguimos caminho e a certa altura achei que estava a ficar mais frio e nós a subirmos...Parei e meti o gorro na cabeça e a gola quente ao pescoço. Melhor coisa que fiz! Passado um pouco iniciámos uma subida algo complicada com muito nevoeiro, chuva e vento forte. O Vitor ia um pouco à frente e ia bastante aflito com o frio, assim que chegou lá acima, abrigou-se entre umas árvores e pôs a fita tapa-orelhas e o capuz do impermeável na cabeça. Durante esta subida o vento era de tal ordem, e a chuva batida a vento a bater-nos na cara de tal maneira incómoda, que comecei a lembrar-me dos Abutres e a pensar se não devíamos ficar já no próximo abastecimento que seria o segundo da prova...
Muito complicado gerir um tempo assim mas os Abutres serviram para alguma coisa. Chegados ao abastecimento, numa tenda que até chá tinha, os 3 ou 4 atletas que ali estavam iam todos desistir. Apesar do susto com o tempo decidimos seguir, estávamos bem, daqui para a frente iríamos correr com luvas. Fiquei mais motivada quando estávamos a sair da tenda e um dos atletas que ia desistir por lesão nos disse um "Força campeões!". Soube-me muito bem ouvir aquelas palavras, sabemos que somos lá de trás, mas coragem (ou loucura) não nos falta :)

Seguimos caminho maravilhados com as nossas novas luvas. Depois dos Abutres do ano passado jurámos que não voltaríamos a correr em trilhos no Inverno sem umas luvas impermeáveis e mais quentes, acabámos por encontrar a melhor opção na secção de ciclismo da Decathlon. Umas luvas justas, práticas e poucos volumosas, impermeáveis e quentes. Perfeitas para este tipo de provas onde volta e meia vamos ter que nos agarrar a troncos e rochas.

Um pouco à frente iríamos entrar numa zona lindíssima. Quem fosse teletransportado para ali nunca iria adivinhar que estava no Alentejo. Uma zona de rochas com cascatas, uma delas bastante grande. Lindo, lindo, lindo! Mas com a chuva e de luvas não deu para tirar fotos :( Por isso se quiserem mesmo conhecer este paraíso no Alentejo não percam a próxima edição....porque nós também não :)

Foi também nesta zona que tivemos nova surpresa da organização, um grupo de pessoas mascaradas tipo de homens das cavernas a gritarem feitos malucos. Isto em plena serra! Incrível como há voluntários no meio do nada a fazerem esta cena maluca! Todas estas pessoas estão de parabéns pela prova incrível que montaram.

Novo abastecimento e desta vez com direito a café :)
Até eu que não costumo beber café, tive que beber um café Delta, com aquela chuva e aquele vento forte e muito desagradável, um café quentinho soube muito bem.
Para além do café, havia também as habituais iguarias e as famosas e saborosas boleimas.

Entrámos depois numa zona mais plana. Nesta altura eu já ia praticamente convencida que já não íamos passar o controlo do km 37, paciência. Mas o Vítor...era o Vítor... "Bora Isa, ainda dá, temos tempo."..."Vá quero ouvir alguma coisa. Vá, vamos conseguir." e eu "sim", e ele "Não ouvi" e eu novamente com um sim em tom arrastado e ele novamente "NÃO OUVI!" E então de repente em plena Serra de São Mamede a Isa gritou a plenos pulmões:



Eheheheh =P

O grito e o facto de termos entrado em nova zona mais corrível deu-nos algum alento, ainda havia esperança, não íamos desistir, íamos continuar a lutar.
E então quando já seguíamos com novo alento, a chuva começa a cair com mais força, as rajadas de vento aumentam. Sinto a cara gelada. Nova zona mais técnica, muitas rochas, um vento fortíssimo. Temos que seguir com muito cuidado, digo ao Vítor para ele seguir com calma. Quero lá saber de cortes ou tempos de barragem, o mais importante é sempre a segurança.
Nesta altura acabamos por perder algum tempo e agora sim começa a ser muito complicado chegarmos a tempo ao corte do km 37. Ainda nos falta o abastecimento dos 29/30.
O tempo nesta altura está de loucos e tomamos a decisão de ficar no abastecimento dos 29 km. Falta 1h e pouco para fazermos ainda 7 a 8 km, com o tempo que está e com o grau de dificuldade desta prova sabemos que é praticamente impossível. Decidimos terminar aqui a aventura, foi um grande treino e desta vez estávamos claramente melhor preparados para este tempo extremo.

Comunicamos a nossa decisão à malta do abastecimento dos 30 km que nos dizem para esperarmos dentro da tenda do INEM enquanto não temos a boleia para baixo. Este foi um pequeno vídeo que fiz dentro da tenda...




E isto dentro da tenda, agora imaginem lá fora...

Ficámos com pena de não termos terminado a prova mas considerámos que foi um belo e grande treino. Para baixo viemos com um jovem e um senhor mais velho numa carrinha e eram ambos super simpáticos, a comprovar que as gentes de Portalegre são 5*.

No final tivemos direito a banhinho quente e a refeição com sopa, lombo de porco com esparguete, bebida e um doce conventual :) Que mais se pode pedir?

Foi a primeira prova do ano e apesar de não ter acabado como desejaríamos, foi uma grande aventura e um grande treino. E claramente para o ano é para regressar. Novamente!

Corram felizes!

Nota: Depois do TCVS estas pernocas já contam com mais dois longos, desta vez em estrada. Relatos nos próximos dias :)

14 comentários:

  1. Foi mais uma bela aventura Isa!
    Já conhecemos Portalegre muito bem:)
    Foi pena não termos terminado a prova, mas não conseguiríamos chegar dentro do tempo limite.
    Ganhámos mais experiência, numa prova com condições atmosféricas bem adversas.
    Prova muito bem organizada, para repetir e...terminar dentro do tempo limite!
    Foi a primeira de muitas aventuras que nos esperam em 2016;)

    Beijos ultra gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portalegre é quase a nossa 2ªcasa, vá pronto 3ª ou 4ª casa =P
      Para o ano há mais! Este ano foi uma grande aventura e mais uma aprendizagem.
      Agora venham as próximas aventuras ;)

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar
  2. Um excelente ano para o Ultra Casal são os meus votos!
    (Também o UK esteve meio parado mas por aqui foi preguiça mesmo! Mas estamos a voltar ao activo).
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jorge. Um excelente ano para ti e para toda a redacção do UK.
      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  3. Foi um dia impróprio para consumo (o único dia de Janeiro que esteve assim...) e fizeram muito bem em colocar a segurança acima do resto. Estão de parabéns pela resiliência em terem chegado até onde foram.

    Salamandras, homens das cavernas, gritos CR7... bem variado! :)

    Beijinhos e que tenham sempre esse espírito com que participam :)

    ps - O video da tenda não aparece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma prova muito boa, é pena não dar para ver o vídeo, no meu pc também não aparece, mas no do Vitor dá para ver...esquisito. Mas é simples imaginem uma grande tenda toda a abanar e quase a ir pelos ares =P

      Beijinhos e até amanhã!

      Eliminar
    2. Estranho... entrando pelo Mozilla Firefox, já me aparece o filme. No Google Chrome é que não! Mistério...

      Eliminar
    3. Olá, essa questão tem a ver com o flash player.

      O chrome é o único que tem dado, todos os outros, IE, Edge, Opera, mozilla Firefox indicam ser inseguro e não deixa...tentei actualizar o flash...eu não consigo :( (ok, vou ver no chrome :))

      Eliminar
    4. Mas que epopeia!

      E fizeram bem, sempre a segurança primeiro!

      Bjs e abraços

      Eliminar
    5. Foi uma grande e bela aventura.
      Tens de fazer esta um dia!
      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  4. Um ensaio "mais curto" para um dia de estreia (100km) de sucesso! ;)
    Tenho mesmo de ir conhecer esta zona!
    Força nesses treinos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma zona lindíssima Rute.
      Obrigada e força também para ti :)
      Beijocas

      Eliminar
  5. Foi um prazer ter-vos novamente por cá e ler este relato, pena que não tenham terminado, o segredo passa por não se deixarem atrasar desde o inicio da prova e concentrarem-se em progredir, tal como aconselhamos no breefing. Esperamos por vós novamente em 2017, este ano foi mesmo muito agreste, uma completa aventura, o que vos faltou eram 15 kms demolidores, para o ano não descurem o treino no mês de Dezembro, acreditamos que com bom tempo tinham terminado de certeza esta grande Aventura....
    Felicidades para o resto da epoca....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi nosso. Lá estaremos novamente em 2017 esteja o tempo que estiver :)

      Eliminar