sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Longos de fim-de-semana

No sábado, dia 13, tínhamos decidido ir fazer um longo para os trilhos de Monsanto. 
Com a sorte que temos nesse dia estava a chover e um vento frio. Portanto, daqueles dias em que apetece mesmo acordar às 8h (de um sábado) para ir correr mais de 5h...
Foi preciso uma grande força de vontade para não voltarmos para trás assim que começámos a correr.

Mesmo assim o casalito está sempre animado. 
Conseguem descobrir as diferenças nas fotos? 
É que apesar dos sorrisos, uma foi tirada antes do treino e a outra após 30 km e 5h e 20 m de treino =)

Antes.
Depois.

Fomos para este treino a pensar em São Mamede. O grande dia aproxima-se. No dia em que fomos faltavam 3 meses para a prova. O tempo passa rápido! 
Temos planos para muitos mais treinos longos até ao dia D e pelo caminho há uma maratona de estrada =) A sexta! Em Barcelona desta vez =) 
E duas maratonas de trilhos/ultras, uma posso já dizer que são os 42 km dos Trilhos de Almourol, a outra é praticamente a mesma distância mas num sítio mais a norte ;) Um sítio onde nunca corremos e sempre quisemos correr ;)

Entretanto planeámos um treino por trilhos assim mais para o longo que o habitual... mas ainda não sabemos bem onde o vamos encaixar. Olho para o calendário e parece-me que praticamente já não há tempo para esse treino, porque São Mamede já está a 2 meses e meio de distância!!! Por favor alguém abrande o tempo!!!!!!!!!!!!

Mas voltando ao nosso treino por Monsanto. 
Levámos sandochas, donuts, marmeladas e barras energéticas para comer. E para simular uma prova decidimos nunca parar o relógio. Em prova o relógio não pára quando estamos nos abastecimentos ou quando fazemos um ligeiro desvio para ir fazer um xixizinho aos arbustos.
Houve 3 paragens para as nossas necessidades básicas...sendo que uma foi inédita...nunca me tinha acontecido mas deu-me uma grande dor de barriga e não havia casas de banho por perto... acho que vocês dispensam pormenores =P

Se no inicio do treino andava mais pessoal por Monsanto a correr ou a fazer BTT, na última hora ou duas praticamente não vimos ninguém. Já começámos o treino depois das 10h e quando acabámos eram 15h e tal. Num dia daqueles, com um tempo tão chato, custou mas conseguimos! 30 km feitos =)

Entretanto no fim-de-semana seguinte, a 21 de Fevereiro, fomos a novo longo, desta vez em estrada e desta vez com sol.
Confesso que até estava com saudades de correr com sol e algum calor (sem ser em demasia!). 
Foram 24 km, onde encontrámos muita gente conhecida.
Logo para começar, no novo passeio marítimo que vai de Algés à Cruz Quebrada cruzamo-nos com o Isaac que também vai com amigos a treinar. 
Mais à frente vamos no passeio marítimo mas já na zona de Paço d'Arcos e de repente alguém chama pelo Vitor, é um colega dele que está a passear com a família mas que só por acaso também corre e corre para caraças! 
Uns 2 km's à frente a surpresa do dia! Nem vão acreditar quem vimos!!!
Vamos nós muito bem (muito bem é como quem diz, que a coisa até ia a custar) quando ouço o Vitor para mim "Olha a Rosa Mota!"....Han? Quê? A Rosinha? Assim que a vejo não consigo evitar "Grande Rosa Mota! Grande campeã!" grito. Ela sorri e acena. Vai a fazer uma caminhada com amigos.

Foi um momento muito bom e que passou muito rápido. Ver a Rosa Mota inspirou-me e a partir daí fui mais faladora e com mais energia. 
Amigos, nada como ver a Rosa Mota para nos dar logo um boost de energia =)

Mas as pessoas conhecidas não paravam por aqui!
Mais à frente, já na Praia de Carcavelos vimos o actor José Carlos Pereira. 
Ufa, que isto hoje é só gente famosa e conhecida!

Após 12 km era tempo de voltar para trás.
No regresso passámos novamente junto à Praia de Caxias. Desta vez as coisas já estavam mais calmas. Infelizmente este treino também ficou marcado por um momento mais triste. Logo de manhã, ainda no trajecto de ida, tinham descoberto a menina desaparecida. A polícia não permitia que as pessoas passassem no passeio do lado da praia, tivemos que passar para o outro lado. Foi um momento algo arrepiante, pois todos vimos as notícias nessa semana e todos ficámos chocados com o que sucedeu. Há coisas muito tristes e para as quais não há palavras.

No regresso as coisas já estavam mais calmas, embora ainda com a comunicação social presente.
Passámos pelo local e seguimos caminho para terminar o nosso treino. 
Foram 24 km, embora só tenhamos corrido 23, o último km já foi feito a caminhar até ao carro. 

E assim se fez mais um longo, com muitas emoções à mistura.
No próximo domingo há mais.

No final do treino =)

11 comentários:

  1. Hum... eu é que sei que tu és uma pessoa que fala verdade, caso contrário até ficaria desconfiado que as fotografias do antes e depois tinham sido tiradas de seguida. Estão igualzinhos! Sinal que o longo foi "peaners" :)

    Estou 100% de acordo com o teu pedido para alguém abrandar o tempo. Normalmente, quando faltam 2 semanas para uma maratona, quero é que chegue o dia. Agora, pelas razões que se sabem, parem-me o tempo!
    Os índios faziam a dança da chuva, vamos nós fazer a dança da paragem do tempo.

    Em relação aos pormenores que pediste para dispensarmos, há um amigo nosso que entende isso perfeitamente. Não é Carlos Cardoso? (ih ih ih)

    E sobre o pessoal conhecido, ainda noutro dia ouvi isso. Foi a Rosa Mota que disse que no domingo passado só tinha visto pessoal famoso. Até a Isa e o Vítor ela viu! :)

    Beijinhos e força, muita força, para estes longos finais para Barcelona e para o quem vem depois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João Lima... tb tu, Brutus??? :):):) ... já não bastava o teu amigo eremita barbudo ,com dois amores ... MENTIRAS!!! :)
      ... bem, por acaso, e modéstia à parte tenho bastante experiência neste assunto, e até tive agora uma ideia para lançar lá pelo meu cantinho durante a próxima semana ... "mi aguardem". Abraço

      Eliminar
    2. Obrigada pela força João.
      Foram 2 treinos muito bons rumo a Barcelona e a São Mamede =)

      Eheheh, ele já tem mais experiência que eu nessas coisas...foi estranho...mas teve que ser... =P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Só de ler o vosso treino até fico cansado! :)
    Mas eu adoro treinar de madrugada e quando o tempo está pior ainda é melhor! :) Sou da "velha guarda " dos ultra maratonistas "malucos".
    E 8 da manhã se for no verão é para já ter duas horas nas pernas mas é como digo sou mesmo "maluco"! Beijinhos e abraços para o Ultra Casal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz treinos a começar às 7h da manhã mas custa muito :)
      Mas no Verão é outra coisas por causa do calor..mesmo assim não sei se já teríamos 2h nas pernas às 8h da manhã eheh.
      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  3. Estamos no bom caminho Isa!
    Treinos e ginásio durante a semana, ao fim de semana treinos longos.
    Não é fácil, mas tem mesmo de ser, é que o tempo avança muito rápido e São Mamede é já ali:)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estamos.
      São Mamede já não vem longe :)
      Beijos gigantes

      Eliminar
  4. Grandes treinos. No horário estou com o Jorge, eu habitualmente começo bem mais cedo. Amanhã a Pernetada vai para a serra logo às 7h, e não vamos mais cedo pq ainda é de noite. Força nisso!!!
    Beijinhos

    P.S. Tu não me digas que com as aventuras todas, e milhares de km percorridos em provas e treinos NUNCA a "natureza grande" tinha chamado por ti??? Incrivel!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grandes malucos! 7h da manhã já na serra? A essa hora amanhã devemos estar a começar a acordar...para começarmos o treino lá pelas 9h :)

      É verdade Carlos...tantos km's e nunca a "natureza grande" tinha chamado por mim eheheh =) E no final fiz questão de tentar tapar a coisa atirando para lá raminhos ahahah =P

      Beijinhos e bom treino madrugador

      Eliminar
    2. Poupa-me os pormenores que eu não aguento ... lol

      Eliminar