quarta-feira, 8 de julho de 2015

Trail do Almonda, a desejada vingança

Há um ano atrás desistimos pela primeira e única vez numa prova. Nunca devíamos ter começado mas a teimosia foi mais forte. Tinha estado doente durante a semana e no domingo, dia do Trail do Almonda, julguei ter melhorado o suficiente para fazer os 30 km da prova. Erro. No estado em que me encontrava não devia ter ido correr, quanto mais subir a serras.

Ultrapassada a tristeza da desistência, aceitei que tinhamos feito a melhor coisa, zelar pela nossa saúde, mas fica sempre aquele desejo de um dia voltar e acabar aquilo, um desejo de vingança saudável.

O Trail do Almonda tem as suas dificuldades mas não são nada de especial. Há dois anos o Vitor apanhou aqui um calor extremo, de 40 e tal graus, que tornou a prova num inferno. Este ano estava calor mas nada comparado com os 40ºC de há duas semanas no LouzanTrail, muito menos com os 40 e muitos graus de há 2 anos que ele e a Rute apanharam aqui.

Lá fomos nós então para a nossa vingança. 
Chegados a Pedrogão, local da partida, levantámos os dorsais 12 e 13 e analisámos logo a concorrência ;), uma cadelinha bem pequena ladrava para o dono parecendo dizer-lhe "Despacha-te lá a equipar-te que eu quero ir o mais depressa possível para a serra!". Adianto já que quando nós acabámos a prova o dono e a cadelita já estavam de banho tomado e a almoçar junto à meta....Patinhas curtas mas despachou aquilo num ápice!


A pequena grande atleta

Alinhámos então à partida e após troca de beijo seguimos para o meio da Serra d'Aire. Tinham alterado o percurso e sabíamos que a subida mais complicada era logo de inicio. Mesmo dentro da povoação de Pedrogão já íamos ligeiramente a subir. Vamos lá a isso!

Cedo comecei com dores nos gémeos...o habitual...eram dores fortes que me fizeram abrandar. Seguiamos perto de um casal e de uma rapariga e passado cerca de 3 km, estava um rapaz da organização que nos informou que a partir dali era sempre a subir em single track. O ano passado havíamos feito esta subida mais para meio da prova e custou-me horrores, mal conseguia respirar. Este ano a subida pareceu quase fácil. Foram 4 km sempre a subir e a coisa até se fez. Ainda por cima ainda temos as subidas do LouzanTrail bem na memória e depois daquilo tudo parece fácil. Fizemos esta subida a bom ritmo, com uma ou outra paragem para tirar fotos mas chegámos lá acima num instante quando comparado com um ano atrás. 
Entretanto a rapariga penso que desistiu pois ia com tonturas e perguntei-lhe se queria uma marmelada ou uma barra mas respondeu-me que não, acabou por ficar para trás quando havia a separação do trail para o mini-trail.




Autênticos túneis de arvoredo.


Em plena subida há boa-disposição e
a certeza que é para acabar.

Selfie em plena selva =P

Alcançada a primeira meta, o primeiro abastecimento que se encontrava no topo da subida, aos 7 km, aproveitámos para comer muita laranjinha e muita melancia. Ai que estava tão boa a melancia!!! Mhan mhanm mhan :)

Após o abastecimento dava para correr e corremos bem durante uns bons km's, algumas descidas com pedra pelo meio mas a coisa fazia-se. Estava sol mas algum vento o que ajudava a refrescar.
Num instante chegámos ao segundo abastecimento, por volta do km 13. Seguíamos com outro atleta que comentava conosco que os da frente não apreciavam a paisagem como nós :)
Após este abastecimento havia nova subida até a um marco geodésico onde o vento forte se fazia sentir.
Íamos bem, a controlar mais ou menos o tempo para acabarmos com 5 h e tal.








Após esta subida havia uma descida bem técnica e em single track. Os ténis novos travam bem, o único problema é que as meias que levei eram curtas e escorregavam, o que fazia com que os ténis me aleijassem um pouco nos calcanhares, mas não foi nada de especial, para a próxima tenho que levar meias mais altas.
Após esta descida bem no meio do arvoredo, de tal forma que fiquei com as pernas todas arranhadas, chegámos à "Sauna do Javali". E de facto esta zona estava mais exposta ao sol e menos exposta ao vento, o que fez com que sentissemos bem mais o calor. Nova subida e depois terreno plano para correr. Ía-me esbardalhando toda quando tropecei numa pedra e tive literalmente a cara a cm do chão mas não sei bem como consegui evitar a queda. Só não conseguimos foi evitar as asneiras =P

Após nova subida (mas tudo subidas fazíveis...) chegávamos a novo abastecimento onde aproveitámos para encher garrafas de água, comer mais fruta e batatas fritas. E a partir daqui seria praticamente sempre a descer ou plano.




Selfies atrás de selfies.
Não me lembro de termos tirado tantas.
Mas agora que as vejo, só vejo sorrisos e isso espelha bem o que foi esta prova para nós.

Depois de descermos chegámos a uma zona plana e a cerca de 5 km da meta íamos quase sempre a correr. Estava algum calor nesta altura e as poucas subidas que ainda haviam, curtas e pouco inclinadas, já não apetecia correr e íamos a caminhar.

Chegámos ao último abastecimento, ao km 26, comi mais melancia (não sei se já disse, mas estava a saber-me mesmo bem) e depois era sempre a correr em estradões no meio de árvores. Comecei a ficar um pouco refilona pois já estávamos a correr de seguida há alguns km's, o km 30 a aproximar-se e nem se viam casas...Mas eventualmente de repente guinámos para o lado e ali estavam elas, as casas. Caraças, ia fazer-se justiça! Ia terminar uma prova até relativamente fácil mas que no ano passado não nos foi possível terminar.

E lá chegámos à meta com 30,5km percorridos e 5h38m de prova. Isto sim é aceitável. Uma prova de trail que tem apenas 500m a mais...

Cheguei cansada naturalmente mas muito satisfeita. Como disse o Vitor logo após chegarmos, agora só faltam duas vinganças, os Abutres e o LouzanTrail :)

Até lá temos mais aventuras e a próxima é já no sábado. Serão 20 km numa zona bem bonita ;)

16 comentários:

  1. Almonda 1 - Casal Maravilha - 1 .... falta desempatar :P ... muitos parabéns por mais uma, que até parece fácil quando se lê o teu texto ... e talvez até tenha sido, ok, as condições climatéricas não eram extremas, mas a vossa preparação e experiência tb não tem nada a ver com a que tinham à um ano atrás. A Lousã que vos aguarde ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano desempatamos ;)
      Não foi fácil mas como a última prova tinha sido o LouzanTrail...tudo parece fácil depois daquilo!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns aos dois por uma vingança feita com sucesso :) Estão bem encaminhados para Óbidos.

    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João :)
      Óbidos será mais uma bela aventura.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parabéns malta! Para vocês parece que foi um passeio! Tal foram os sorrisos e facilidade que terminaram a prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvio.
      É sempre um passeio, só que às vezes é um passeio muito doloroso, outras vezes é um passeio mais calmo e agradável como foi o caso.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  4. Pelos vistos, lá pregaste um susto ao Vítor como me pregaste no Guincho. No entanto, és perita em salvar quedas que parecem inevitáveis. Ufa!

    E pronto, está reposta a justiça, e com toda a justiça! O Almonda não se ia ficar a rir...

    Muitos parabéns e em força para sábado!!!

    Beijinhos

    ps - Não cheguei a perceber se a melancia te soube bem... (ih ih ih)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma queda ali significava uma Isa toda partida. Ainda bem que até hoje nunca tive nenhuma queda grave.

      Não chegaste a perceber? Eu repito, a melancia estava mesmo boa! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Épah, tanta raiva contida:)

    Correu bem e ainda bem.

    Parece fácil mas como sempre são vocês que o fazem ser fácil, com a preparação, treino e vontade de o acabar, pronto, ok, com a vontade de vingaça.

    Deixaste de usar as meias altas? Arranhões :)

    Então, as sapatilhas dinossauro portaram-se bem?

    Então já só faltam 2...coitadinha da Lousâ.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi fácil mas fez-se. Depois da Lousã qualquer coisa parece fácil.
      As sapatilhas dinossauro portaram-se lindamente :)
      Pobre Lousã, no ano que vem nem sabe o que a espera =P

      Beijinhos

      Eliminar
  6. É verdade Isa, a primeira vingança está feita:)
    Não foi das mais difíceis, mas o calor atrapalhou um pouco.
    E não foste só tu que te ias esbardalhando, devo ter batido o meu record de tropeções nesta prova:)
    Os km bateram quase certo, devia ser sempre assim.
    Venha a próxima!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tropeçaste bem mais vezes que eu. És um perigo!
      Esta já cá canta, venham as outras!
      No próximo sábado vou dar o meu melhor mas só porque ainda quero apanhar pasteis de nata nos abastecimentos ;)

      Beijos gigantes

      Eliminar
  7. Parabens , mais uma para o curriculum !

    Que bela cronica , tambem fui á 2 anos com mais de 40 graus (uma experiência incrivel de sofrimento) , e com esta tua descrição , parece que corri por lá outra vez...acho que o percurso está um bocado mudado deste essa altura , mas lembro-me de algumas passagens !

    Parabens Isa e Vitor ...e boa continuação de treinos e provas...

    Esses tenis , pelo que tenho lido são os melhores do mercado para trail , mas acho que o unico problema que tem , é que se gastam muito depressa !
    Se continuarem com esse ritmo de provas e kms , acho que lá para o natal , tens que ir buscar outro par ! eheheh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem quero pensar no queria fazer o Almonda com 40 e muitos graus. Fica a experiência.
      Sim, o Vitor diz que o percurso não está igual, algumas coisas são feitas em sentido contrário mas os sítios no geral são os mesmos :)

      Para já estou a adorar os ténis...vamos ver ;)

      Beijinhos e boas corridas Artur!

      Eliminar
  8. Ai o Almonda.... Que bem que voltaram e mostraram quem manda! :) Fazia aí falta pelo menos uma ribeirazita a passar, não fazia? ;)
    Continuação de boas provas e até ao TNLO!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois fazia! :)
      Uma ribeira faz sempre falta em qualquer trail, principalmente no Verão.
      Beijinhos e vêmo-nos no TNLO!

      Eliminar