quarta-feira, 22 de julho de 2015

20 km de treino em estrada ou como precisamos MESMO de longos em estrada

A 3 meses da Maratona de Lisboa convém começar a meter alguns longos em estrada. Os trilhos são muito bons, as ultras muito lindas mas não dá para treinar para uma maratona de estrada.
Por isso planeámos o nosso primeiro treino longo em estrada com o amigo João Lima que está 10x em melhor forma que nós para estrada.

Encontrámo-nos junto ao INATEL de Oeiras e seguimos pelos passeios marítimos até ao fim da Praia de Carcavelos. Depois metemos para dentro e fomos pelo interior de Carcavelos, Parede, S.Pedro e até S.João do Estoril onde daríamos a volta. 
Logo nos km's iniciais eu ia com dores nos gémeos mas por volta dos 5 km (o habitual) a coisa passou. Depois deixei de ter dores mas ia a arrastar-me, sem forças. Chegámos aos 10 km apesar de me sentir sem forças senti que conseguiria aguentar os 20 km. Voltámos para trás em São João e viemos junto ao mar até à zona da Parede onde voltámos a meter para o interior e mais à frente voltaríamos aos passeios marítimos.
Por volta do km 13 não aguentei e tive que andar. O Vitor solidário comigo foi andando comigo, o João seguia a correr mas voltava sempre. Ele diz que nós fomos uma boa companhia...mas nós sentimos que fomos um pouco um estorvo. Neste momento ele está em bem melhor forma que nós. Mas vamos treinar que nem loucos para podermos acompanhá-lo no dia 18 de Outubro :) E VAMOS CONSEGUIR!

Ora, tive que andar ao km 13 a sentir-me completamente derrotada e pensei mesmo que já não voltaria a correr mas depois pensei bem e o Vitor ajudou-me com umas palavras de força e decidi "É para fazer os 20 km porra!".

E fiz :)
Fizemos os 20 km embora ainda tenhamos andado mais duas ou três vezes mas completámos os 20 km previstos.

Depois da confirmação que não estamos lá muito bem em estrada organizámos um novo plano de treinos e agora.....agora nos aguardem! (dizer com sotaque brasileiro) ;)

Com os meus companheiros de luta, João e Vitor.

Obrigada João pela companhia e por levares a reboque duas tartarugas. Ok, uma tartaruga...(eu) e uma lebre solidária com a tartaruga :) Sim Vitor, a lebre és tu! Obrigada por estares lá sempre comigo e por aturares as minhas resmunguices (estou cada vez mais parecida com o Spike ahahahahah =P )

Pessoal, bons treinos, boas corridas!
E mesmo quando custa sejam teimosos e terminem o treino! ;)

13 comentários:

  1. Hehehe... é diferente não é ... é por causae dessas que eu tento nunca desleixar muitos os longos em estrada ... todas as semanas meto treinos de 15 ou 20km em estrada. Vá ... para apanhar a forma do João vão ter que lhe dar bem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, tem que ser.
      Vamos mesmo ter que lhe dar bem, o problema é que há falta de tempo para longos em estrada por causa dos trilhos. Mas com jeitinho a gente consegue encaixar tudo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Essas dores nas canelas acontecem só em estrada? Quantos km têm essas sapatilhas que usas em estrada? São da marca Nike?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são dores nas canelas, essas nunca mais tive. É nos gémeos.
      Aquilo que estás a tentar fazer, também eu já fiz. As dores dão-me tanto em estrada como em trilhos. Dão-me tanto quando as sapatilhas são novas como quando já têm muitos km's... E não tenho ténis da Nike nem nunca tive.

      Dá ideia que é falta de aquecimento mas demoro muito tempo a aquecer. Cerca de meia hora e depois as dores passam-me.

      Eliminar
    2. Pode ser o caso de falta de aquecimento...:D

      Eliminar
  3. Ai, ai, ai, dona Isa... Vou repetir uma vez mais para ver se entendes de vez (ih ih ih)
    Foram uma excelente companhia pois era o que eu precisava. Não estorvaram em nada, muito pelo contrário, pois eu nunca parei, e até foi divertido andar para a frente e para trás :)
    Nesta altura, e sabes bem a que me refiro, preciso é boa companhia e bom convívio, que foi o que tive. Entendidos? :)

    Quanto à vossa forma, se estivéssemos a um mês do grande dia, era caso para entrarem em pânico, como estamos a 3 meses e vão começar a dar-lhe em estrada, chegarão ao 18/10 em boa forma e se calhar nesse dia a tartaruga sou eu, eh eh

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto pronto não ralhes mais comigo =P

      Sim, acredito que ainda poderemos recuperar uma boa forma até dia 18. Ainda faltam 3 meses, há tempo. Temos é que gerir bem a coisa entre a estrada e os trilhos.

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  4. Pois é amiga ...o trail é muito bonito mas conciliar com provas de estrada dá nisso.Para a maratona (digo eu) deves interromper o trail caso contrario será difícil ganhar resistência para completar os míticos 42km como gostas.bj e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, se tivessemos algum objectivo mais específico para a maratona até deixava os trilhos de lado por uns tempos mas penso que não será necessário, apenas queremos terminar mais ou menos sem demasiado sofrimento.
      Até porque agora já não vamos a tempo, temos 3 ultras até à data da maratona :)
      Só precisamos é de gerir melhor os treinos e o tempo disponível.

      Beijinhos e boas corridas também para vocês

      Eliminar
  5. Isso são as placas de ferrugem a saltar...espera, isso são as minhas...hmmm, no vosso caso...pois...

    Olha, tenho uma camisola igual à do Vitor :) tenho que ir ver o nº do dorsal :)

    Vá, é só começarem a meter longo no plano, sei lá, uma manhã de domingo, vão os 2 (ou a companhia que quiserem, claro) passear por essa marginal afora :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe :)
      Eu também tenho só que na altura não corria, fui só a andar :)

      É esse o plano ;) O problema é que aos domingos temos quase sempre provas e na maioria das vezes são de trilhos. Mas nós já estamos a tratar do assunto ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este treino foi mesmo difícil!
    Mas fizemos questão de fazer os 20 km, apesar de não estarmos em grande forma na estrada.
    Como disseste, já estamos a modificar essa situação e rapidamente vamos voltar ao nosso melhor.
    Gostei da companhia, especialmente da minha Isa.

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os treinos que agora andamos a fazer vamos recuperar rapidamente a forma anterior.
      O importante é que apesar de nos ter custado, não desistimos e continuámos em frente até completarmos os 20 km.

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar