terça-feira, 18 de novembro de 2014

Trail do Zêzere, dos mais lindos (e duros) que já fizemos

Já andávamos cheios de saudades de um trail. Há mês e meio que não corríamos pelos trilhos de Portugal, a última vez tinha sido em Arga.

Para este fim-de-semana tínhamos várias opções em trilhos mas optámos pelo Trail do Zêzere com 30 km. Tenho pena de ter falhado a Corrida do Monge pois foi a minha estreia em trilhos mas ir conhecer um novo trail falou mais alto :)

O dia amanheceu com algum nevoeiro que aos poucos começou a levantar. Estava frio mas com manga comprida aguentava-se.

Foi dado um pequeno briefing antes da prova e às 9h30 estávamos a partir para mais uma aventura.
Começámos a correr pelas ruas de Ferreira do Zêzere e passado um pouco estávamos a embrenhar-nos na serra. Os primeiros km's foram um pouco penosos para mim. Estava ligeiramente constipada e com zero treinos em trilhos nas últimas semanas. Foi algo penoso começar a subir. E esta prova teve mesmo muitas subidas. 1000 e tal m de desnível positivo em 30 km. Fui uma boa parte dos primeiros km's da prova a reclamar baixinho comigo própria que não tinha jeitinho nenhum para aquilo. "Para que é que eu insisto em meter-me nestas coisas? Não nasci para isto."
Mas a verdade é que correr no meio da natureza tem um efeito apaziguador e aos poucos comecei a desfrutar da aventura e das paisagens lindíssimas. Assim como da dureza e tecnicidade da prova.



E depois há a confraternização com os outros atletas. Ouvi uns senhores a falarem em inglês e meti conversa para saber de onde eram, A senhora, muito simpática, respondeu que eram de Inglaterra. Ao que eu respondi "E vieram aqui a Portugal fazer isto!" A senhora sorriu. Disseram que estavam a adorar, no Surrey não tinham nada disto, disse ela. Por isto, depreendo que ela queria dizer paisagens lindas, subidas brutais e descidas lamacentas.... ;)

Com cerca de 1h de corrida fiz as pazes com os trilhos. Epá, posso ser lenta, posso não ter jeitinho para as descidas mas quero lá saber, por isto vale a pena!!!


Sem palavras.

Depois desta paisagem de cortar a respiração descemos até junto ao rio onde estava colocado o primeiro abastecimento. Comi apenas batatas fritas e gomos de laranja. E que laranjas!! Já não comia laranjas tão boas desde sei lá quando. Não tinham tomate com sal mas foram logo perdoados assim que provei aquelas laranjas. Tão docinhas! 

Depois de as energias estarem repostas seguimos caminho a subir, claro! Uma zona muito técnica mas muito verde. Até que chegámos junto a uma cascata e olhámos para o outro lado e percebemos que íamos ter que escalar entre as rochas. Sim, escalar com recurso a corda! Mas até foi relativamente fácil. Mal sabíamos nós a escalada que ainda nos aguardava....

Eu tinha que pôr esta foto.
Eu estou apenas a subir e a agarrar-me à árvore
mas mais parece que estou a dançar...
Figurinhas...
Mais figurinhas...
A subir toda curvada.
A chegarmos ao pé da cascata.
Aquela rocha em frente foi para escalar!

Claro que as fotografias não fazem justiça
à beleza da cascata.


Depois desta primeira escalada era uma zona plana e depois começámos a descer, se bem me recordo. O problema é que havia alguma lama (não tanta como em Bucelas...) e descer com lama é um convite a quedas. Descemos o mais cuidadosamente possível mas não consegui evitar um "bate cú". E foi assim que fiquei com uma nova pintura :) Depois de descermos não sei quanto tempo por caminhos bastante escorregadios foi altura de subirmos novamente. AI A MINHA VIDA!!! Mas pronto não foi mau de todo. Foi por esta altura que tivemos que passar numa zona de rochas onde os atletas com mais vertigens devem ter tido alguma dificuldade. Era uma zona mais perigosa mas havia voluntários por todo o lado a avisarem para termos cuidado e a informarem que haviam cordas para nos podermos agarrar lá. 
Neste sentido a prova foi exemplar. Sempre que haviam sítios mais "perigosos" haviam sinais de perigo o que logo nos fazia redobrar a atenção. Não faltaram voluntários e bombeiros nessas zonas mais problemáticas. Muito bem organizado!



Foi mais ou menos por esta altura que raspei numa rocha mais pontiaguda e fiz um arranhão grande na perna. Foi grande mas pouco profundo. Um pouco de água para limpar e está bom. Siga! :)
Pouco depois agarrei-me a um arbusto e espetei um pico no dedo. AU! Com as unhas consegui tirar o pico do dedo. Tudo me acontece hoje, mas são coisinhas com pouca importância e ISTO É O TRAIL! Por isso SIGA!

Depois disto lembro-me que voltámos a subir mais à frente. Numa ou noutra altura dava para correr e aproveitámos sempre que era possível para dar corda aos sapatos. Por esta altura também chegámos à conclusão que íamos demorar umas 6h a fazer isto. 30 km em 6h! Nunca demorámos tanto para fazer 30 km! Com tanta subida e descidas tão técnicas e lamacentas...

Depois de um abastecimento de líquidos voltámos a correr mais um pouco, mais uma vez com zonas técnicas e eu a QUASE cair novamente na lama. Acabámos por chegar ao último abastecimento. LARANJA!!!! É que eram mesmo boas!!! :) 
E depois seguimos novamente. Seguiu-se a zona mais corrível da prova. Foi tentar acelerar para tentarmos recuperar algum do tempo perdido no inicio da prova. Soube mesmo bem podermos correr continuamente durante uns 2 km. Por esta altura tínhamos deixado para trás o casal de ingleses e o companheiro de provas deles, já as outras duas atletas que iam também quase sempre junto a nós já tinham seguido a boa pedalada.

Depois desta zona mais corrível, praticamente a única em toda a prova, chegámos junto a uma cascata lindíssima como podem ver pelas fotos. Já sabem que metade do tempo destas provas nós passamos a tirar fotos ;) Porque senão éramos os primeiros a chegar à meta, nem tenham dúvidas... =P




Ah e tal tão bonito e depois o Vitor chama-me a atenção para o que se segue.
Vejo rochas, bombeiros e uma corda no meio. Ah vamos ter que subir aquilo??!!??
Haviam duas cordas e vários bombeiros a supervisionarem o local. É impossível não nos sentirmos seguros. Mas que mete respeito, lá isso mete. Tivemos que trepar com bastante cuidado e ver bem onde colocávamos um pé antes de avançarmos com o outro. Nunca havíamos feito nada deste género mas eu cá adorei! :)

Depois de ultrapassada mais uma dificuldade seguimos decididos até à meta. Já não faltava tudo. Foi mais ou menos por esta altura que nos começámos a cruzar com alguns atletas da ultra (55 km) e foi também por esta altura que conseguimos alcançar as duas atletas que tinham seguido conosco durante alguns km's. Tentei animá-las "Bora lá! Só faltam 2 km." Mas vi que já estavam um pouco cansadas. Nós, pelo contrário, estávamos melhor do que quando começámos e agora seguíamos a bom ritmo para terminarmos em grande. O Vitor ainda teve uma ameaça de caimbra mas depressa passou.

E de repente avistámos o pavilhão onde estava instalada a meta! Entrámos e cortámos a meta com pouco mais de 6h. Foi mais uma aventura e sobretudo foi um treino excelente para os Abutres!

A organização está de parabéns. 
Os km's estavam todos marcados, o percurso muito bem assinalado e as zonas mais perigosas tinham cordas e bombeiros atentos.
Os abastecimentos eram bons, embora pudesse haver mais um de sólidos mas foi bom na mesma. As laranjas estavam óptimas :)
Recebemos uma bonita t-shirt técnica e um simples mas bonito troféu.
Com paisagens tão deslumbrantes e dificuldades qb não se pode pedir mais!
Está no top 3 dos trails mais bonitos que já fiz!

E com a companhia do namorado então, que mais querias tu Isa?

Venham daí os Abutres! (que 30 km já sabem a pouco)

18 comentários:

  1. É realmente uma prova bem bonita, e durinha, mas comparando com Arga achei-a mais "corrivel" o que acaba por facilitar um pouco.

    Também apanhei no meu percurso a vossa 2ª escalada com cordas, intimida um bocado ao olhar cá de baixo mas foi uma experiência engraçada :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei menos corrível =P, pois demorámos mais tempo a fazer 30 km do que em Arga.
      Foi sem dúvida uma grande prova e bastante desafiante.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O ano passado fiz os 47km sem preparação nenhuma, achei aquilo um suplicio! Mas agora que penso no que passei, acho que ia adorar repetir a dose. Se não tivesse sido a Arrábida tinha lá ido. E tens razão, a organização foi espectacular. Foi o primeiro trail que fiz, e não podia ficar mais mal habituado, estava tudo marcadinho! Vamos lá então a esses abutres :) Mal posso esperar para perceber porque se fala tanto daquilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos mesmo maluquinhos...queremos sempre repetir a dose de suplicio :)
      Os Abutres devem ser mesmo uma brutalidade! Bora lá! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tou a ver que é durinha!!! Mas que paisagens lindas amiga... :)
    O Zêzere é realmente muito bonito.

    Nas fotos em que vais a subir no inicio nota-se bem a remsunguice mas depois a coisa muda bem de figura eheheheheh é caso para dizer que te bate forte mas passa-te depressa ehehe

    Beijinhos e siga para os Abutres!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se é durinha! Mas é também muito bonita.
      Resmunguice? Onde? ;)

      Venham daí os Abutres!

      Beijinhos afilhada

      Eliminar
  4. Muitos parabéns, magnifica aventura! Eu cá fui ao Monge e adorei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio.
      O Monge é uma prova bastante técnica e lindíssima, fizeste muito bem :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Baguinho a baguinho enche a galinha o papo, parabéns e aconselho colocarem na mira a Ultra de Portalegre em Maio, vão gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 100 km? Já estão na mira para 2016 :)
      Para o ano serão só os 42 ou 44 como foi este ano.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Campeões!!! Ai que saudades eu tenho de um belo trail...este ano talvez não faça mais nenhum, mas "me aguardem" para 2015 :):):)
    Beijinhos e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! Ninguém agarra o Carlos em 2015! :)
      Força!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Numa zona dessas, só podia dar uma prova muito bonita. E confirma-se o que ouvi o ano passado, organização excelente.
    As fotografias dizem tudo. Lindas, lindas, lindas!

    Ri-me foi com o teu "Não nasci para isto"... quando isto és tu mesma! :)
    Mas deixa lá... em plena Maratona do Porto também me passou essa frase pela cabeça (mas em menos dum minuto esqueci-a!)

    Muitos parabéns por mais uma bela (em todos os sentidos) prova.

    Beijinhos e continuem sempre assim a correrem felizes, como bem merecem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi realmente bem organizada e com um percurso bastante duro mas lindíssimo!

      Como diz a Marta...bate forte mas depois passa rápido :)

      Beijinhos padrinho

      Eliminar
  8. Não temos treinado trilhos, mas penso que nos safámos bem:)
    A prova era difícil, mas também muito bonita, as fotos dizem tudo.
    Isa, foi mais um grande fim de semana na tua companhia!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Safámos sim senhor :)
      Provas destas, duras e belas, é que a gente quer! Venham daí os Abutres!

      Foi mais um excelente fim-de-semana Vitor.

      Beijos ultra gigantes

      Eliminar
  9. Belas fotos e excelentes fotos. Obrigado pela inspiração.

    Eu sei que deves ter escrito mal, mas pode-se sempre corrigir. Onde escreves-te "Com cerca de 1h de corrida fiz as pazes com os trilhos." Devias querer escrever "Com cerca de 2mins de corrida fiz as pazes com os trilhos." :) :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paisagem ajudou e muito a que as fotos ficassem bem.

      Foi mesmo só com cerca de 1h de corrida, o que num trail com 6h até é pouco :)

      Eliminar