sexta-feira, 14 de março de 2014

Os treinos com o meu homem e uma bela abada...

Na terça-feira fui treinar com o Vitor. O objectivo era corrermos cerca de 5 km descontraídos. Pois...para mim o treino foi uma desgraça. Não querendo estar aqui a acusar ninguém... =P mas houve alguém que nos pôs logo a subir no inicio do treino. E daquelas subidas que eu detesto, não muito inclinadas mas longaaasss. Se eu já não me sentia propriamente cheia de energia, começar logo a subir não ajudou muito. Estive várias vezes para lhe rosnar, mas controlei-me.
Mulheres que também correm de vez em quando com os vossos homens, digam-me que não estou sozinha nisto...Confessem, de vez em quando também vos apetece rosnar-lhes, não é? Eles esquecem-se que nós somos um pouquinho (só um pouquinho....) mais lentas que eles...e não temos grande vontade de começar um mero treino de recuperação logo a subir...grrrrrr...
Eu lá me aguentei como pude mas a verdade é que todo o treino foi um arrastar de pernas (para mim porque ele estava fresco que nem uma alface). Acabámos por variar um pouco de outros treinos que já haviamos feito e fomos até aos jardins do Campo Grande. Por lá cruzámo- nos com o pessoal do Correr Lisboa e vimos algum pessoal conhecido como o Pedro e a Carla ou o Tiago. Demos a volta ao jardim e depois voltámos a subir (!!!???!!!!????!!!!), mas desta vez houve promessas de vingança. Ai é rampas que queres? Então é rampas que vais ter! De qualquer forma nas próximas semanas temos mesmo de começar a treinar rampas, por isso tenho planeados uns treinos com umas belas rampas, só para ti meu Vitor! Vai ser tão romântico (leia-se "tás lixado" ;) hehehe...)!
No final ainda corremos um pouco dentro do Estádio do INATEL e acabámos com quase 7,5 km. A velocidade? Algures entre tartaruga e caracol.

Ontem fui treinar séries com o João e com o Vitor. Na semana passada também já tinhamos ido mais a Carla. Estava um pouco curiosa para ver o Vitor nas séries e no skipping mas ele safou-se bastante bem. Não abusámos muito nos 400 m mas os dois meninos chegaram à nossa frente e o Vitor chegou pouco atrás do João. Já se faziam apostas sobre quem seria o primeiro dos 3 a baixar do minuto e 20...pois vimos logo que o Vitor também tem imenso potencial.
Voltando então às séries de ontem. Eu ia numa de ver como a coisa corria, o último treino tinha sido tão lento que as expectativas para as séries eram baixas.
Começámos com os exercícios de skipping e depois seguimos para as séries. A coisa fez-se. Durante o treino o meu relógio ficou sem bateria, eu não teria possibilidade de ver o meu tempo aos 400 m, mas não era grave, com certeza que não iria bater o meu recorde logo hoje...

Depois do que vi na semana passada, disse aos rapazes para seguirem à minha frente para irem à vontade. E assim deu-se a partida, com o João a partir ligeiramente à minha frente assim como o Vitor. Segui sempre nos calcanhares deles até por volta dos 300 m e então tudo mudou. Na curva comecei a sentir que ainda conseguia acelerar e talvez fosse possível chegar mais perto deles. Sinceramente as minhas pernas pareciam possuídas e a cabeça também! Pensei para mim que se calhar ainda conseguia ultrapassá-los nos metros finais, só tinha um problema, a ultrapassagem em si! Eles iam quase lado a lado e já estávamos a chegar ao final da curva. E foi então que vi uma aberturazinha entre eles, acelerei e ultrapassei-os nos metros finais. Foi espectacular! Quando eles menos esperavam a Isa atacou ahahahahah =P.

E foi quando o João começou a fazer os seus famosos cálculos mentais e tendo em conta que eu parti cerca de 1s atrás dele e que cheguei cerca de 1s à frente dele, eu deveria ter feito cerca de 2s abaixo do tempo dele. E o relógio dele marcava....(tambores a rufar)......1m21s...Significa isto que muito provavelmente eu fiz 1m19s. Consegui! Fui a primeira a baixar do 1m20s!!!
No meio disto tudo só é pena que não seja oficial visto o meu relógio ter falhado logo neste dia! Mas não faz mal, há mais semanas para se voltar a fazer 1m19s =)

Uma coisa é certa, tenho aqui forte concorrência, o João desde sempre que corre bem os 400 m e já me ganhou várias vezes. O Vitor com apenas dois treinos em pista já faz tempos espectaculares. Não tarda muito está a ganhar-me e ao João. Tenho que me pôr a pau com a concorrência ;)

23 comentários:

  1. Olha, conto-te uma pequena e breve história que se passou comigo no último trail camp. Em conversa com um amigo ele diz-me assim: "epá, acho o máximo essa tua relação com o teu marido, a forma como encaram o trail e andam juntos nestas coisas..." Ao que eu rapidamente respondi: "claro que tem tudo para correr bem: ele vai à vida dele (leia-se, ele vai ao ritmo dele) e eu vou à minha... Portanto, mulher não empata marido!"
    Por isso, minha amiga, antes que o casalinho se chateie nada como cada um fazer o treino ao seu ritmo e medida, assim evitam-se rosnões... :))) Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós até temos ritmos mais ou menos parecidos, vá ele é mais rápido que eu. Mas como é natural temos as nossas diferenças a correr e eu não gosto mesmo de começar logo com subidas, preciso de aquecer bem primeiro ;)
      Beijinhos Anabela

      Eliminar
    2. Tens sorte! Porque entre mim e o meu a diferença é muito grande... Não dá para correr juntos... :(

      Eliminar
    3. Há casos em que os ritmos são muito diferentes e é preferível cada um fazer o seu treino. Outras vezes, mesmo com ritmos diferentes, não é prejudicial o mais rápido andar mais lento de vez em quando. E também tudo depende do objectivo do treino: se é ir passear com o seu amor...então treinem juntos. Se é para cada um fazer o SEU treino e se os ritmos adequados são muito diferentes, o melhor MESMO, para não haver rosnadelas nem mordidelas ou coisa pior, é mesmo como a Anabela diz: cada um vai à sua vida! (sua vida, salvo seja, estamos a falar de treinos e corridas). Para namorar...haverá outras actividades. O mesmo aplico às amizades...nem sempre é "bom" treinar com amigos. Pode ser bom no plano convívio e se esse for o objectivo principal, então sim senhor, mas se o obejctivo é exercitarmo-nos de determinada forma naquele treino...então prefiro faze-lo sozinha :)Felizmente hoje há muita gente a correr, de muitos ritmos e é relativamente fácil encontrar alguém com objectivos e ritmos similares aos nossos, e combina-se também o favor convívio sem deixarmos de fazer o "nosso" treino.

      Eliminar
  2. Ahahah.
    Assim é que é, mostra quem manda, isto é, nos 400, porque de resto compreendo perfeitamente o "teu homem" a dar logo gás nas subidas, upa upa:).
    Com sorte para o mês que vem tambem vou começar a correr para os lados do Campo Grande e EUL.
    Ou seja, foram belos treinos para a Meia e para o que aí vem ( o controle dos Grr) :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele aguenta melhor que eu as subidas, sem dúvida! Mas deixem-me ter este gostinho de pelo menos 1x ter sido melhor nos 400 m ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Isa... estiveste espectacular nos 400 metros e mereceste bem o título de primeira a baixar do 1.20 :)
    Ia sempre a ouvir a tua passada encostada a nós e a tua ultrapassagem não se deveu a termos quebrado mas sim a teres disparado e de que maneira. Eu ia a 1.21 e quando te vi passar parecia que estava parado! :) Tu voaste, literalmente, por nós!!! :)))

    Foi um momento espectacular e que ficará bem gravado nas memórias destas nossas séries. E fiquei muito feliz por teres sido a primeira. Acredita que fiquei mais do que se tivesse sido eu. Mereceste bem! :)

    E agora parodiando um pouco, no início dizes que és um pouco mais lenta que o Vítor. De certeza que ele não vai concordar com essa tua frase após ter-te visto nos 400 metros e nuns 100 metros onde tu te transfiguras em Bolt feminino :)))

    Beijinhos e algo me diz que nas próximas semanas vamos todos baixar do 1.20 (e tu já a pensares no 1.15!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei bem o que me deu mas senti que ainda tinha uma energia extra e que ainda dava para vos ultrapassar ;) Foi um momento mesmo espectacular!

      Viste-o nos 100 m? Não sei não...Não é por ser meu namorado mas acho que ele é bem capaz de nos bater nos 400 m e nos 100 m :)

      1.15? Calma lá. 1.18 ;)

      Beijinhos e até domingo

      Eliminar
    2. Acredito perfeitamente que nos vai bater e bem nos 400 metros mas nos 100 metros não conseguirá bater-te. Tu aí és muito forte! :)

      Beijinhos, sprinter e maratonista! :)

      Eliminar
  4. Como te entendo Isa, o Jaime é bem mais rápido que eu, e nunca, nunca me deixa ir sozinha seja em prova, seja em treino...sabes o que isso significa? vou o caminho todo a rosnar,lol
    Algumas vezes já tivemos crises conjugais durante os treinos, o que vale é que depois passa...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de combinar um treino os 4, assim seremos duas a rosnar :)
      Beijocas

      Eliminar
  5. Quanto ás subidas eu tenho um lema: PARA CIMA TODOS OS SANTOS AJUDAM!...
    Quanto as series de 400 metros: PARABÉNS mas (lá vem o chato) não sei se isso será um treino de series ou uma competição de 400 metros. As series obedecem a determinados parâmetros...Mas enfim vocês divertem-se e eu, como já disse, sou chato (mas não posso deixar de dizer o que penso).
    Beijinhos.
    P.S. Ensina lá aos "meninos" que em pista treina-se em fila e não lado a lado! E quando alguém vêm de traz e quer ultrapassar alguém mais lento se grita: atenção À CORDA! de modo a afastarem-se para podermos ultrapassar sem perder andamento (chama-se corda ao corredor mais interior da pista precisamente aquele que tem 400 metros)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazemos algumas séries. Só que no final fazemos a brincadeira dos 400 m :)
      Não sabia essa do "atenção à corda", para a próxima já sei ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bem eu faço uma pequenina ideia da cara deles a verem a grande Isa a passar por eles nos últimos segundos ahahahah Brilhante :D

    Grande Madrinha!!!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe =) Foi espectacular!
      Beijinhos e até amanhã para um dia inesquecível! :)

      Eliminar
  7. Fartei-me de rir quando li o início do post, e graças ao mesmo chego à conclusão que não sou única a rosnar (eu rosno, logo, não há hipótese). Não dá para fazer um treino leve com eles, é mesmo "vá vá continua, eu também continuo mas cá atrás bem ao meu passinho".

    Quanto aos 400m, ainda bem que encontraste uma abertura :P parabéns ihihi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não sou a única a rosnar :)
      Obrigada pela solidariedade feminina :)
      Obrigada, boas corridas!

      Eliminar
  8. Desculpa Isa!
    Tem calma lá com isso das rampas:)
    Fiquei a conhecer a tua faceta "Bolt", corres que se farta. Vou ter que treinar bastante para não ficar muito para trás.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás mais do que desculpado mas não penses que te escapas das rampas... ;)
      E claro que também vou dar luta nos 400 m.
      Beijos grandes

      Eliminar
  9. Eheheh, parece que a táctica do Vitor é desgastar a concorrência logo no início :))
    Grande tempo nos 400m Isa ! Mas já agora acrescento que, se isso é uma brincadeira no final das séries, então já estou como o João: ainda há aí muita margem para baixar.
    E para finalizar, em jeito de troll, deixo uma provocação que já em tempos escrevi num post do João (também sobre séries): chega lá ao 1m10s e aí, sim, já estás ao ritmo médio a que uma alma deste planeta bateu o record do mundo da maratona, eheheheh.
    Há coisas que eu, singelo corredor, não consigo sequer abarcar por me parecerem impossíveis, até para extra terrestres, quanto mais para homens de carne e osso :)
    Boas corridas
    Ricardo_A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer...nós vamos ali a dar o máximo durante uns meros 400 m...e há quem faça melhor durante 42 km...sem palavras!
      Boas corridas Ricardo!

      Eliminar
  10. ah ah ah..pois ao longo da minha vida já rosnei (ou tive vontade de) com o namorado/companheiro mais que uma vez nos treinos Mas, mas....mas oh Isa, às vezes eles andam menos que nós!!!! ;) E olha que tanto dá vontade de rosnar nos casos em que eles andam mais que nós, como quando andam menos ;) - e olha...não sei o que é melhor ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, não é Ana? As pessoas têm todas formas diferentes de correr e ritmos diferentes.
      Felizmente este foi o único treino até agora em que tive vontade de lhe rosnar, os nossos ritmos até são relativamente parecidos :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar