terça-feira, 18 de março de 2014

Meia-maratona de Lisboa, muitas emoções

16 de Março de 2014 amanheceu e adivinhava-se um dia quente.
Pessoalmente estava desejosa que chegasse este dia, seria a minha 8ª meia-maratona e eu estava cheia de pica para a fazer. Tentar novo recorde? Talvez. Não seria fácil bater 1h58m mas logo se veria. E, mais importante que tudo o resto, seria a estreia da Marta na distância. E apesar de eu não a ir acompanhar (deixei-a em boas mãos) queria estar lá a vê-la chegar e felicitá-la. Para além disto eu e o padrinho João Lima ainda tinhamos preparado umas surpresas para a nossa afilhada :)

Após complicada logística chegámos à ponte 25 de Abril.

O orgulho de seguir para o corredor que indica "Half Marathon".

Seguiu-se o habitual convívio, encontram-se algumas caras conhecidas.
Finalmente pude cumprimentar a Fiona :) e o Agapito

Os 4 ao km presentes:
Vitor, eu, a grande estreante Marta e o João.
Mais uma selfie :)
Os 4 ao km presentes com o Pedro Carvalho e o casal da Açoreana, Nuno e Sandra.

E assim se passaram os últimos minutos antes da partida. No momento da partida desejei a maior força do mundo à Marta e segui com o Vitor.

E agora vou resumir a minha meia-maratona em poucas palavras. Sofrimento, calor, sofrimento, cansaço, desgaste, farta de correr, sofrimento. 
Em 8 meias esta foi a minha pior. Já fiz 3 meias com tempos piores mas fui feliz enquanto corria, nesta não fui. Nesta sofri, sofri, sofri. Só não desisti porque sou teimosa. Só não andei porque sou teimosa. Mas garanto-vos que vontade não me faltou. 
Os primeiros km's ainda foram aceitáveis mas depois foi o descalabro completo. Só consegui sorrir quando alguém conhecido gritava por nós. Obrigada Sandra, Marta Andrade, Filipe Torres, Pedro Carvalho e toda e qualquer pessoa que tenha gritado por nós. Obrigada ao pai que esteve em Belém e depois estava em Algés a apoiar-me.

Foto tirada pela Sandra em Alcântara.
Estes foram os únicos momentos em que sorri durante esta prova,
quando via alguém conhecido.

Vimos várias pessoas a serem assistidas, nunca tinha visto tantas numa prova. Nem nas duas maratonas que fiz. Acho que isso começou também a assustar o Vitor que me perguntou algumas vezes se eu queria andar e se eu estava suficientemente bem para continuar  Eu ia de rastos, não estava a ter prazer nenhum em correr. Já não queria saber de recorde nenhum, só queria era chegar à meta o mais rapidamente possível pois estava farta de correr. Houve alturas que estive quase quase a andar mas lá resisti ao pensar "se nunca andei numa meia, não será hoje a primeira a vez". Juro-vos que quando passámos a primeira vez em Belém, para aí aos 14 km, pensei mesmo em ficar por ali. 
Porquê continuar? 
What's the point? 
Só há um "point"!
Saber que pode estar a custar muito mas temos força suficiente para continuar em frente. E apesar de tudo eu tive força para continuar. Força psicológica. 


E assim continuei até ao fim.
Obrigada Vitor e desculpa lá as rosnadelas...

Uma coisa posso-vos garantir. Custou-me muito mais fazer esta meia-maratona do que fazer a maratona de Sevilha. É que nem tenho dúvidas! Não sofri em Sevilha e corri sempre feliz e sorridente. 
Esta meia foi o oposto!

A chegar à meta.
A minha cara diz tudo...sofrimento...sofrimento...

Demorei 2h12m e não foram 2h12m felizes. Fiquei a 14 minutos do recorde. Longe, longe, longe. Mas os recordes são sempre secundários. Quando corro, corro porque sou feliz a correr. Domingo não fui feliz enquanto corria. Felizmente a manhã foi salva pela grande estreia da afilhada (faz favor de lerem primeiro o artigo dela aqui).

Após chegarmos, o Vitor foi buscar umas coisinhas ao carro e eu fiquei à espera da Marta e do João. Como esta prova é uma confusão, não os vi chegar e fiquei à espera que eles saíssem da área onde dão os brindes. Ainda estava chateada pela corrida que tive mas quando avistei o boné amarelo do João ao longe e vi a Marta ao seu lado comecei a ficar emocionada. Entretanto vi os pais da Marta e juntei-me a eles. A minha afilhada chegou ao pé de nós e cairam-me umas lagrimitas. Estava muito feliz por ela. O João disse-me logo que ela nunca tinha andado. Que espectáculo! Chorei um bocadinho. De emoção. Em tempos fui eu a ser apadrinhada na minha estreia numa meia-maratona pelo João e pelo Jorge Branco. Agora sou eu a madrinha e é um orgulho ter uma afilhada como a Marta.

Padrinho e madrinha orgulhosos da sua afilhada.

Entretanto chegou o Vitor com os nossos miminhos para a Marta...

Bolinho de laranja feito pela madrinha Isa.
Diz "Parabéns Marta.
16.03.2014"
Almofada dada pelos padrinhos.
Beijinhos e abraços entre padrinho e afilhada.
Beijinhos e abraços entre madrinha e afilhada.
Deste dia guardo a amizade e o orgulho que é fazer parte desta equipa
e ser madrinha duma atleta espectacular.

E é assim que a Marta salvou a minha manhã. Obrigada afilhada e...

MUITOS PARABÉNS PELA TUA BRILHANTE ESTREIA! 
Tu vais longe e eu estarei lá sempre para te ver :)

E agora vou fazer um intervalo da estrada. As próximas provas são em trilhos. Primeiro temos os 30 km dos Trilhos do Pastor. Acho que já vos podia contar onde vou com o Vitor em Maio visto que já estamos inscritos há tanto tempo mas quero contar essa história como deve ser por isso, e a não ser que já tenham as vossas suspeitas, vão ter de esperar mais um bocadinho para saberem ;)

29 comentários:

  1. Isa, há dias assim e não vale a pena martirizar-nos por isso. Acontece. Uma corrida é mesmo como os melões, apenas após estar lá dentro se sabe.
    E além disso, não tens parado em distâncias e não somos de ferro :)

    Curiosamente, e apesar de ser fácil, as 4 primeiras vezes que fiz esta meia correu-me sempre mal. O ano passado, finalmente, correu bem e este ano foi uma corrida sempre em felicidade, pela nossa afilhada.

    Sabes o que costuma acontecer após uma prova que correu mal? A seguinte é espectacular. Por isso, o Pastor que se cuide :)

    Beijinhos e força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, o Pastor que se cuide :)
      Mas esse poderá ser um dos problemas...não tenho parado...e devia ter descansado mais depois da maratona. Vou tentar ter mais calma nestas duas semanas rumo aos pastores.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Curioso...não corremos juntos mas assim e de repente...foi parecido.
    Tirando ter chegado mais tarde ao tabuleiro ( vocês estiveram hora e meia??!antes!) e de ter ficado mesmo no meio da confusão, assim vi e senti meia população da Mini passar por mim, foi igual!
    Sofri, sofri, e ao fim de 12 km apenas a questão de ir até ao fim me fez continuar, isso e mais uns quantos pensamentos...
    Também nunca vi tanta gente caída, mas a minha experiencia em provas maiores ainda não é muita.
    Sevilha era mais fresca?
    Mas vocês tiveram um momento alto, a chegada da Marta:).
    E eu tive 2: o primeiro quando escapei ileso à confusão das grades e depois quando consegui juntar-me à família.
    Enfim, para o ano...depende...do que consigo esquecer.
    Então...bons trilhos!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Sevilha estava sol e não estava frio nenhum, mas também não estava muito calor. Acredito que houve aqui vários factores em causa e não apenas o calor.
      Espero que a tua Meia tenha sido tão boa quanto possível, apesar do sofrimento. Enfim...melhores virão.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, desculpa, esqueci-me, eu prefiro as hortênsias azuis.
    Bons trilhos e boa recuperação da Meia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Faz parte provas que correm mal e se sofre muito! É desse sofrimento que nos vem a força e determinação e o que destinge os corredores de fim de semana dos fundistas! Mas vezes custa muito mas mesmo muito!
    Mas isso também pode querer dizer que foi feita asneira na recuperação da maratona e agora o corpo "revolta-se".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Jorge. Faz parte e torna-nos mais fortes.
      E também és capaz de ter razão quanto à recuperação, talvez eu tenha puxado demais nas provas...vou acalmar um pouco agora.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Minha querida Madrinha e amiga....
    Dói quando no meio de tanta felicidade que foi o meu dia de Domingo tu não tiveste também o teu momento feliz. Ou pelo menos que não tivesses sofrido....

    Custa quando de um lado existe tanta felicidade e do outro doeu fazer aquela prova.

    Tenho orgulho em ti por nunca teres desistido e isso demonstra de que fibra és feita. Sei que não desististe por teimosia, mas também sei que não colocas-te a tua saúde em risco ao seres "teimosa" em continuar, pois sei que pararias de soubesses que algo não estava bem contigo.

    É um orgulho enorme ser tua amiga e afilhada, não poderia ter mais sorte.

    É muitas vezes nas tua experiências e nas do padrinho que vou buscar algumas dicas e forças.

    É no vosso apoio que continuo sempre.

    Obrigado por estares sempre do meu lado e por dares apoio.

    És uma pessoa fantástica e eu dou graças por te ter conhecido.

    Um grande beijinho e um grande abraço desta tua afilhada que gosta muito de ti!
    :))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que és um orgulho! Estiveste excelente na tua estreia!
      Não te preocupes comigo, há dias assim. E ver o teu sorriso após concluíres a tua primeira meia-maratona bastou para esquecer a prova que fiz :)

      Estarei sempre lá para ti quando precisares.
      És uma das pessoas que tive o prazer de conhecer neste mundo das corridas. Obrigada por seres assim.

      Beijinhos grandes para a minha adorada afilhada :)

      Eliminar
  6. Só posso dizer : Virão melhores!!
    É uma seca quando as coisas não correm como nós idealizámos, mas como disseste, no fundo mais importante do que o tempo é mesmo o correr e foste persistente e chegaste ao fim sem parar, mesmo que não tenhas sido muito "feliz" sempre tiveste a tua afilhada a dar-te alegrias :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha afilhada salvou-me a manhã! :) Proporcionou-me muita alegria.
      É como dizes, melhores virão.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  7. Parabéns...primeiro para a equipa 4 ao km que tão bem apadrinhou a Marta na sua primeira meia Maratona. Depois, para ti, pelo grande treino de persistência e paciência que fizeste....quando correres as tuas Ultras, vais ter muitas fases complicadas, resmunganço, vontade de desistir, etc...é nestas alturas que a força de vontade tem que aparecer, tal como apareceu neste domingo. Por isso...foi um bom treino :)
    Beijinhos e bons trails

    P.S. Diz lá onde vais em Maio, que o meu coração velhinho não aguenta tanto suspense :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos. Aprendemos sempre alguma coisa com as corridas menos boas.
      Beijinhos
      p.s. Digo ainda esta semana, ok? ;)

      Eliminar
  8. Não tens que pedir desculpa, eu também tenho os meus dias.
    Gosto de correr a teu lado, com ou sem dificuldades.
    Foi como tu dizes, muitas emoções, algumas menos boas e muitas boas.
    Venham os trilhos!

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale é que as emoções boas superaram as menos boas :)
      Obrigada por estares sempre lá.
      Beijos grandes, grandes, grandes.

      Eliminar
  9. Um baptizado compensa largamente uma prova má. Deve ter sido um grande orgulho ver chegar a afilhada :)

    Eu não sei com quanto tempo de antecedência é que chegaram à partida, para tirar fotos e tudo, mas eu foi descer a rampa e passados 2 ou 3 minutos deram tiro de partida. Quais aquecimentos ou alongamentos. Mal tive tempo de fugir do pessoal da mini que vinha lá detrás em correria desenfreada.
    E eu até fui no antepenúltimo comboio. Nem sei a que horas terá começado todo aquele mar de gente que ainda havia atrás de mim para descer a rampa.

    Ora bem, deixa cá ver o calendário de Maio. Eu aposto que vão à meia do Douro Vinhateiro (mas se vão à espera que os abastecimento sejam com vinho do Porto, podem esquecer a ideia, eheheh). Ou será que vão ao trail nos Açores ?! A não ser que seja a légua nudista no Meco :)
    Boas corridas
    Ricardo_A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo um grande orgulho! :)
      Chegámos com mais de 1h de antecedência, esta prova é sempre uma grande confusão.

      Não é nenhuma dessas provas...e é um pouco maior que uma meia... ;)

      Beijinhos e boas corridas Ricardo!

      Eliminar
  10. Como eu te compreendo, esta prova foi mesmo só cerrar os dentes e rezar para que chegasse a meta, não tive prazer nenhum.. E fisicamente também ainda não estava nada bem, acho que sofremos do mesmo mal - recuperação de Sevilha mal feita.. Agora é aproveitar uns dias para descansar e fechar este ciclo. Força para as próximas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais me convenço disso, uma pessoa quer ir a todas mas por muito que pareça em boa forma, o corpo precisa de descanso. Agora irei aproveitar estas duas semanas para fazer treinos mais leves e a velocidades bem reduzidas.

      Obrigada pela força. Rápida recuperação também para ti.

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  11. Esta também foi uma Meia pouco feliz para mim o ano passado. Há dias assim, mas persistir (se não estivermos mesmo mal, claro) torna-nos mais fortes. Além disso, fizeste parte da festa da Marta, e isso compensou tudo! :)
    Beijinhos
    PS: Em Maio só pode ser aquela prova de que já tinhas falado há uns tempos. Acho que tem um S e um M lá pelo meio... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A festa da Marta compensou mesmo as coisas menos boas :) Foi um momento fantástico!
      Beijinhos
      p.s. Não me vou pronunciar...ainda ;)

      Eliminar
  12. Faz parte, Isa! E tu já sabes isso bem. Ontem ao almoço falava sobre corridas com alguém que não corre (podes imaginar o quão difícil é explicar, por exemplo, porque vou fazer 53km a Chamonix) e terminei o assunto dizendo: Qual é a graça disso? De correr kms a fio? É que numa corrida não há só uma meta. Muitas vezes só fazemos uma prova e cortamos várias metas.
    Creio que nessa Meia te aconteceu isso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Anabela. Faz parte e aprendemos com todas as coisas, as boas e as menos boas.
      Beijinhos e força rumo a Chamonix!

      Eliminar
  13. Olá Isa,
    Está prova dá cabo de nos. No ano passado pensei em desistir, este ano queria ver se não acontecia o mesmo. Tive que ter muito cuidado e olha que faltou pouco.
    Parabéns á Marta, qualquer dia temos mais uma maratonista :)
    Boa recuperação

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também faltou pouco. Só a teimosia e persistência me impediram de desistir.
      A Marta tem tudo para um dia vir a ser maratonista! :)
      Obrigada e boas corridas Manuel.

      Eliminar
  14. Parabéns Isa! O que interessa é terminar e ainda por cima mais uma Meia Maratona! Força nessa recuperação! Gostava de ir a essa prova dos Trilhos do Pastor mas este ano não vai dar... Já vi que vocês vão estar presentes na minha festa quando acabar o meu Ultra desafio... Será isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, é mais uma meia para o currículo. Se tudo correr bem, este ano chegarei às 10.
      Se não me engano o teu ultra desafio é em Sesimbra, certo? Nós lá iremos mas para a distância mais curta...já umas semanas depois... ;)

      Eliminar
  15. Parabéns Isa , mais uma meia Maratona !

    esses kms não param , é Maratonas , é meias... brutal , parabéns... :D


    Entendo perfeitamente , essa parte do "pouco-feliz" , mas a experiência tambem me diz , que estas provas nos fazem mais fortes !! , porque a vida é mesmo isto !
    ...não vou práqui filosofar :) ... mas é mesmo assim , faz parte ! ;)


    bons treinos e bom descanso , tambem muito importante ! :D

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Há claramente aqui uma tendência para a falta de juízo, mas a vontade de correr é mais forte :)

      Esta semana os treinos foram muito mais suaves e correram bem melhor. Juízo precisa-se para o corpo recuperar a tempo dos próximos desafios!

      Bons treinos!

      Beijinhos

      Eliminar