sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Maratona de Sevilha, isto é que é uma maratona!


Há uma palavra que pode descrever muito bem o que foi esta maratona: FESTA!
Esta prova foi uma verdadeira festa, porque os espanhóis fazem a festa, porque os portugueses que lá estão fazem muita festa e porque 11 portugueses em particular fizeram uma grande festa.

Eu sei que tinha dito que o mais importante para mim neste fim-de-semana prolongado era divertir-me com os amigos e aproveitar bem o passeio. A maratona era um extra dizia eu. Bem...que extra!!! Que alegria de extra! E um extra que soube a pouco...Desta felicidade eu queria mais, muito mais!
Mais uma vez digo, se vocês, caros leitores, nunca correram uma maratona, vão JÁ correr uma!!! É uma coisa mesmo espectacular, uma coisa para a qual não há palavras suficientes. Só há é um problema...é que correm o risco de ficarem viciados e depois começarem com ideias malucas de correrem mais e mais maratonas. Depois já não querem parar e só pensam nela! Aquela cujo nome não devia ser pronunciado mas vocês já não querem saber e repetem o nome dela apaixonadamente vezes e vezes sem conta, maratona. Maratona. Maratona. Maratona. Maratona. Maratona. Que palavra tão bela.

Não sei se estão sentados e se estão com algum tempo disponível...Mas se querem ler isto que se segue é melhor disporem de algum tempinho livre. Estou já a avisar com antecedência. Demorem o tempo que quiserem a ler os capítulos que se seguem ;)
Espero que gostem do livro ;)

Capítulo 1 - Preparação

A preparação para esta maratona teve muitos altos e baixos. Para todos.
Primeiro houve uma baixa, o Jaime, ficando apenas a restar um elemento do casal maravilha, a Carla. Depois houve um grande susto com o problema bronco-pulmonar do João. Todos tememos o pior, a sua maratona poderia estar em perigo. Seguiram-se semanas de grandes altos e baixos para ele e nós a acompanhar-mos todos a situação sempre com optimismo mas alguma apreensão.
Já a poucas semanas da maratona e com vários sinais de melhoria, eu acreditei que fosse possível o João terminar. E acreditei que todos iriamos ser felizes em Sevilha.
Quanto à minha preparação foi algo irregular também. Não treinei tanto como para a primeira, fui treinando. O Vitor estava como eu. Resumindo a coisa, íamos e logo víamos como a coisa se desenrolava.

Para correr a maratona seriamos 7 com duas estreantes na distância, a Carla e....a Sandra! =) Por vontade da Sandra não divulgámos que ela iria fazer a sua estreia em Sevilha. Comigo seriamos 3 meninas a correr a maratona. A juntar-se a nós tinhamos o João, o Nuno, o Orlando e o Vitor. O Vitor não tinha dorsal mas o Jaime já lhe tinha dito que ele poderia correr com o dele. Assim estava feito o grupo que iria a Sevilha, João e Mafalda, Sandra e Nuno, Carla e Jaime, Orlando, Nora e Margarida e eu e o Vitor.
A uns dias da prova o João teve a agradável surpresa que os seus filhos também iriam conosco. E assim juntaram-se a nós o Ricardo e a Joana.

Capítulo 2 - A viagem de ida

Combinámos que iriamos cedo para irmos sem pressas e chegarmos a Sevilha com tempo para levantar os dorsais e descansar. Às 6h30 estávamos a encontrar-nos para seguirmos 3 carros juntos. Só a Carla e o Jaime é que optaram por seguir por outro caminho. 

A viagem foi muito agradável, fomos parando e petiscando pelo caminho. Parámos para almoçar em Isla Antilla, levámos tanta coisinha boa mas o melhor de tudo foi o bolo de laranja feito com raspa de meia laranja...Literalmente raspa de meia laranja... ;)
Infelizmente também foi durante a hora de almoço que tivemos uma má notícia que nos deixou um pouco abalados. O carro da Carla e do Jaime tinha avariado no meio de nenhures. Ainda nos oferecemos para ir buscá-los, mas uma série de azares e toda a logística do fim-de-semana dificultava a coisa. Foi o momento mau do nosso fim-de-semana. Para o resto do pessoal correu tudo tão bem, para ser perfeito faltavam lá a Carla e o Jaime. Foi uma dura partida do destino. Mas quero acreditar que a grande estreia está reservada para outra altura e para um momento igualmente especial.

Se durante o caminho já estávamos a apanhar um dia solarengo e quente, a chegada a Sevilha confirmou um dia quente. Sol e cerca de 25ºC. Então o objectivo de fazermos uma maratona em Fevereiro não era apanhar tempo mais fresco?!? O calor persegue-nos para onde quer que a gente vá.

11 pessoas numa selfie!!!
E não vamos ficar por aqui :)
O Guiness espera por nós.

Capítulo 3 - Levantamento dos dorsais

Após deixarmos as coisas no hotel fomos levantar os dorsais.
A feira estava cheia de gente e ainda andámos por lá entretidos a tirar várias fotografias e a ver as várias bancas de várias maratonas. Ideias, ideias...
Já sabia que o meu dorsal teria um 8 e só isso já me deixava mais animada pois eu adoro o número 8 e ter um 8 no dorsal só podia ser um bom sinal.
Depois do levantamento dos dorsais voltámos ao hotel, jantámos e fomos deitar-nos cedinho pois no dia seguinte o ponto de encontro era novamente às 6h30, hora de Espanha.

Os 6 atletas à porta da feira.
Com os nossos dorsais.

Capítulo 4 - Momentos pré-maratona

Após uma noite mal dormida às 6h30 estávamos a tomar o pequeno-almoço. Quando o João chegou...nem vos digo nem vos conto...primeiro andava às voltas em vez de se servir logo da comida, depois sentou-se à minha frente e a cara dele dizia tudo. As palavras confirmaram-no. Estava muito pessimista.

Ao pequeno-almoço.

Apesar de todos estarmos com aquele nervoso miudinho lá tentámos animá-lo, mas só após a chegada a chegada à zona da partida é que ele de repente voltou a ficar optimista. Vá-se lá perceber esta gente! :)

Confesso que também eu comecei a ficar nervosa. Lá estava eu novamente a alinhar numa maratona. Meto-me em cada uma! Não estava ainda bem mentalizada no que me estava a meter, mal sabia eu que ia ser tudo bem mais fácil do que eu pensava. Conforme íamos andando para a partida e íamos tirando os casacos é que comecei a cair em mim. Ia correr novamente uma maratona! AI CA MEDO!

Estava cá um friozinho! Mas o dia estava a nascer e percebia-se que ia estar novamente sol e algum calor.
Havia tanta gente e tantos portugueses pelo meio. Uma grande festa! Pode parecer mentira mas deste grupo de 11 eu fui a única que me lembrei de levar bandeiras de Portugal. Mas depois andavam todos a pedir-me bandeiras ;) Pronto não eram todos, só os nossos apoiantes. Mas eu queria correr com uma, só não sabia onde a haveria de pôr. Até que a Mafalda teve uma ideia! Colocar o lenço na cabeça. E foi assim que corri a maratona com o lenço de Portugal na cabeça. E acreditem que foi muito útil. Vários portugueses ao longo da prova deram-me força graças ao lenço.

Bora lá pessoal!
Vitor e eu.

Os 4 elementos dos 4 ao km presentes, um recorde numa maratona.
Orlando, eu, Vitor e João.

Os 6 malucos/atletas:
Sandra, Orlando, eu, Vitor, João e em baixo o Nuno.
Bora!!!

Após os preparativos todos despedimo-nos dos nossos apoiantes e seguimos para a zona da partida.
Vários pensamentos me passaram pela cabeça. Nem queria acreditar que estava prestes a correr a minha segunda maratona. Ainda há uns meses atrás me estava a estrear e agora ia correr a segunda. Meto-me em cada uma! Ai que felicidade ir correr por Sevilha! Ai que alegria estar ali com amigos! Ai que espectáculo ir correr uma maratona ao lado do Vitor! Mas no fundo no fundo era AI CA MEDO!

Capítulo 5 - Inicio da maratona

E começou!!! Aí vamos nós! Nas primeiras centenas de metros vamos todos juntos menos o Orlando que pertence a outro campeonato e partiu mais à frente. Aos poucos a Sandra e o Nuno distanciam-se um pouco de nós e correm com mais algum pessoal da Açoreana. Sigo com o João e o Vitor. Olho para o relógio, acho que vamos bem, até melhor do que eu pensava. A certa altura o João segue dizendo que tem um ritmo em mente e que vai tentar seguir esse plano. Fico um bocado aparvalhada mas ele lá segue. Depois ultrapassa o Nuno e a Sandra e depois deixamos de o ver...Eu e o Vitor comentamos que o homem só pode estar doido! Então não era melhor ele ir nas calmas? Tinha 6 horas para terminar, havia de conseguir! Mas não! Tinha que começar a correr feito doido e deixar-nos a todos preocupados pois não sabiamos da estratégia que ele tinha.

Capítulo 6 - Até ao km 10

Ia com o Vitor a um ritmo relativamente bom para uma maratona e melhor do que esperava. Havia muita gente a correr e muita gente nas ruas. Cruzá-mo-nos com alguns portugueses, uma senhora disse-me que era a sua estreia. Dei-lhe força, nas calmas fazia-se, disse eu. A certa altura passámos a ponte para o outro lado do rio e fomos sempre junto ao rio. Muito bonito. Passámos junto à Torre del Oro e continuámos em frente até ao km 10 onde sabiamos estar a Mafalda, a Joana, o Ricky, a Nora e a Margarida. Foi uma festa quando os vimos. Perguntei logo pelo João. A Mafalda disse que ele ia bem. Perguntei pela Sandra, também ia bem. Até aqui tudo bem. Nem dei por passarem 10 km sinceramente.

Foi assim que passámos ao km 10.
FESTA!
Está tudo ok.

Capítulo 7 - Do km 10 até à meia-maratona

A partir daqui começámos a correr um nadinha mais depressa. Alguns km's foram feitos a 5 e tal/km, coisa que nunca se passou na minha estreia. O Vitor até achou que eu estava a abusar. Mas eu ia na boa, não ia sequer a esforçar-me por ir aquele ritmo, aquele ritmo estava-me a sair. Porque haveria de abrandar se me estava a sentir bem? Eu sei que devemos poupar-nos para o fim, mas de qualquer maneira eu já estava mentalizada que os últimos km's seriam mais lentos. Ainda é a minha segunda maratona, não consigo ainda fazer maratonas como faço as meias em que começo sempre mais devagar e depois é que vou acelerando. Por isso sou apologista que se vou a sentir-me bem, é melhor aproveitar enquanto a coisa dura. E tal como disse anteriormente, eu não ia em esforço. As pernas até queriam dar mais, acreditem, eu até me controlei.
A certa altura avistámos o Nuno e a Sandra e corremos uns metros ao lado deles, comentamos a loucura do João e partilhamos as nossas preocupações. Acabamos por seguir. Mais à frente eles haveriam de nos ultrapassar.

Passagem ao km 15.
Novamente com o apoio da nossa claque Mafalda, Joana, Ricky, Nora e Margarida.
É só sorrisos.
Foi sempre assim ao longo de toda a prova :)
Corremos ao lado duns palhaços e tudo!Hehehe!
Nem sei bem em que km tirei esta foto, mas pode ter sido
em qualquer um visto que o sorriso foi uma constante.

Quase a chegar à meia-maratona o Vitor avista o João, quando chegamos mais perto dele ele vai a andar. Digo para o Vitor "Ele já estoirou." Mas quando nos aproximamos mais é que vejo que o João está todo sorridente. Digo-lhe "Toca mas é a correr!" e ele descansa-nos dizendo que está bem. Fico completamente convencida pois a felicidade dele percebe-se a léguas.

Capítulo 8 - Da meia-maratona até aos 30

Depois de passarmos a meia-maratona andamos um pouco às voltas ou pelo menos é isso que parece, mas não me importo. Prefiro andar aos esses do que ir numa longa recta sem fim. Há algumas bandas pelo caminho a animar o pessoal. A certa altura entramos numa recta algo longa para o meu gosto. E o calor a fazer-se sentir...Foram estes os únicos km's que fui um pouco abaixo. Nada de especial, mas o ritmo decresceu um pouco. Outro problema eram os abastecimentos e essa é das poucas críticas que tenho a fazer à organização. Garrafas de água só nos dois primeiros abastecimentos, a partir daí eram copos de água. Tentem beber um copo de água enquanto correm e depois digam-me quanta dessa água conseguiram realmente beber... Tentei encher a garrafa que me restava com a água dos copos mas claro que metade da água não acertava no gargalo. Resumindo a coisa ambos íamos com pouca água e já um pouco desesperados por novo abastecimento.
Até ao km 30 fomos correndo mas por uma vez tive que andar. Os abastecimentos deficientes estavam a causar alguns problemas.
Posso já dizer que os km's que mais me custaram foram estes, entre os 20 e muitos e os 30. Nada comparado com a minha primeira maratona! Nada a ver!!! Mas custou um bocadinho.
E eis então que estamos quase a chegar ao km 30.

Capítulo 9 - Do km 30 até aos 40

Avisto o km 30 e de repente sinto uma enorme felicidade. Sorrio. Sorrio feita parva. Estão lá imensas pessoas a apoiar. Sorrio-lhes. Digo qualquer coisa, não me recordo o quê, sei que estava a expressar a minha felicidade e ao mesmo tempo o meu espanto por ter conseguido mais uma vez chegar ao km 30. E sabe-se lá como conseguimos lá chegar em ligeiramente menos tempo que o nosso melhor treino de 30 km.
A partir deste km adoptamos uma estratégia que o Vitor já tinha adoptado na sua estreia na maratona. Andar junto aos abastecimentos. E que excelente ideia!
Finalmente consigo arranjar um método eficiente de abastecimento. Abro a garrafa, apanho logo um copo, despejo-o para dentro da garrafa. Apanho outro copo, também o despejo. Apanho outro copo e bebo-o. A partir deste km irei também nalguns abastecimentos beber um copo de Aquarius. Também neste km comi 1/4 duma barra que o Vitor tinha. Até aqui ia só a geis.

A partir do km 30 entrei quase num estado zen. Primeiro porque os espanhóis sabem fazer uma maratona. A partir do km 30 é que começamos a passar nos locais mais bonitos de Sevilha, a partir do km 30 é que há ainda mais apoio e a partir do 34 então passamos por ruas cheias de gente a apoiar-nos. Assim sim!
Segundo, porque ia mesmo feliz e não me estava a custar quase nada correr. Terceiro, porque ia ao lado do Vitor e só pensava na sorte que tenho por estar a correr uma maratona ao lado dele. Isto já ninguém nos tira. Correr uma maratona a dois é algo muito especial.

Nota-se muito que eu ia feliz?

Entramos no Parque Maria Luísa. Muita gente a passear, à nossa frente vê-se a Praça de Espanha. Faço de guia-turística e vou apontando e contando algumas coisas ao Vitor. Damos uma volta na Praça de Espanha, grande festa! Saímos do Parque Maria Luísa, mais à frente entramos por ruas mais estreitas de Sevilha. Tanta gente nas esplanadas, à espera dos transportes ou simplesmente estavam ali de propósito para nos apoiarem. Todos nos batiam palmas, todos gritavam "Animo! Animo!"
Oh, quantas vezes ouvi a palavra "Animo" durante a prova! E o melhor de tudo é que alguns acrescentavam "Animo Isadora!" Porque o dorsal dizia o nosso nome. Ai que bem que sabe irmos a correr uma maratona e ouvirmos alguém que não nos conhece de lado nenhum mas grita pelo nosso nome. Já o Vitor...teve que se contentar com "Animo Jaime!" Hehehehehehe =) O que a gente se riu!

Acho que fui sempre a sorrir durante estes km's. Não me estava a custar nada. Música, pessoas a gritarem por nós, o facto de estar a correr a minha segunda maratona, era impossível não sorrir.
Recordo-me de algumas músicas que as bandas tocavam, desde a "Highway to hell"....Esta foi bem metida numa recta ;)
Também ouvimos a "Twist and shout", essa cantei e dancei...Íamos com uns 35 km em cima e eu dancei :) É para verem como eu ia.

Passámos junto à belíssima Catedral de Sevilha e após algumas ruas estreitinhas e passado um bocado estávamos sobre a ponte a atravessar o rio. Era o primeiro sinal que o fim estava próximo. Claro que já ia algo cansada, ambos íamos, mas na realidade eu não queria que aquilo acabasse.

Entrámos num jardim, jardim este que já fica ao lado do estádio da Cartuxa onde estava instalada a meta.

Capitulo 10 - Do km 40 até à Meta

km 40, foi aquilo que vocês viram. Estou tão bem, deixa-me cá tirar uma foto :)


O Vitor ia com ameaças de caimbras mas estou convencida que a minha presença as afastou ;)
Mal me lembro do km 41, passou tudo tão rápido no fim.

Lembram-se do tempo que fiz na minha estreia? 5h30. Desta vez os meus objectivos eram os seguintes:

  1. Terminar a maratona (e este será sempre o maior objectivo de todos)
  2. Melhorar o meu tempo (não era assim tão complicado...)
  3. Baixar das 5h (possível, mas os treinos não me deixaram assim tão confiante)
  4. Baixar das 4h50 (isto é que eu gostava mesmo!)
Se por um milagre qualquer eu baixasse das 4h45 ia tudo abaixo disse eu ao Vitor durante a corrida.
À medida que nos aproximávamos do estádio não só comecei a ver que era capaz de dar para baixar das 4h45, como se calhar até dava para baixar das 4h40! Que loucura!!! Mas não seria fácil baixar das 4h40. As ameaças de caimbras do Vitor não estavam a dar descanso e se havia coisa que podia estragar tudo era uma caimbra, por isso fomos correndo devagar. Estávamos quase.
À entrada do estádio oiço alguém gritar "Força Isa!". E não "Animo Isadora!". Agradeço, não reconheço e então ela diz-me "Sou a Fiona!". Ficamos todos contentes por vermos uma cara conhecida. Fiona, muito obrigada pela tua força :)

Ali vamos nós a entrar no estádio.
Foto da Fiona.

Entramos no estádio, o Vitor vai só com ameaças. Digo-lhe "É já ali."
Vejo bem que ele vai à rasca. Mas vamos terminar a nossa maratona juntos! Ai vamos vamos!
Entramos no minuto 39! 39!!!! Vamos claramente terminar abaixo das 4h45! Mas abaixo das 4h40 estou a ver o caso complicado. Mas que interessa? Vamos terminar a nossa segunda maratona!
Está quase! Vou toda sorrisos. Olho para as bancadas mas só avisto a Joana. Vou feliz, feliz, feliz. A meta está mesmo ali. Não há palavras suficientes para descrever a sensação de terminar uma maratona. ESTA maratona. Com o Vitor.

Damos as mãos, levantamos os braços, cruzamos a meta. Muito, muito bom! Beijamo-nos. Conseguimos. Juntos.



O tempo? Espectacular! 4h39m38s. Conseguimos abaixo das 4h40, estou feliz. Muito melhor do que eu sonhei.
Mas o tempo numa maratona é um extra. Porque o tempo é aquele que conseguimos quando cruzamos a meta e uma maratona não é a meta, é tudo aquilo que vivemos entre a partida e a meta. E isso é algo demasiado especial para se poder resumir num número.


Capítulo 11 - Momentos pós-maratona

Dão-nos a bonita medalha.
Sorrio
Tiram-nos fotografias.
Sorrio
Alongamos.
Sorrio.
Alongamos.
Sorrio.

Entramos nas catacumbas do estádio. Depois de correr uma maratona nada como apenas uma laranja...
E esta é a segunda falha da organização. Uma laranja? Só? Depois de 42, 195m? Uma laranja inteira que ainda por cima temos de descascar com as nossas mãozinhas cansadas? Vamos continuando a andar nas catacumbas e muito andámos nós depois de terminada a maratona! Estávamos cheios de esperança de encontrar mais qualquer coisa para comermos, mas quando saímos das catacumbas e voltámos a ver a luz do dia, tudo o que levávamos nas mãos era uma laranja... Muito fraco.

Telefonei para a Mafalda para perguntar como se entrava para o estádio, para ir ter com eles às bancadas mas ela não ouvia nada do que eu dizia. Demos quase uma volta inteira ao estádio do lado de fora até finalmente encontrarmos a entrada. Já estavam a Mafalda, a Joana e o Ricky a sairem.
Não sabiam do resto do pessoal.
Telefono aos meus pais, digo ao meu pai que só estamos à espera do João. A Mafalda diz-me que o João já chegou! Hein? Já? Conseguiu? Ai que alegria! :)

Estamos em pé já há bastante tempo. Sento-me no chão. A Mafalda vai comprar-nos águas e sandes de tortilha. Uma santa!

E de repente o Vitor diz "Vem lá o João." Avisto-o e vou ter com ele. Abraça-se a mim a chorar. Como o percebo. Eu sabia que ele ia conseguir, confesso é que nunca pensei que ele fizesse o tempo que ele fez. Estava mesmo à espera que ele chegasse mais perto das 6h. Estou muito feliz por ele. Seguem-se mais abraços ao Vitor e um muito especial à Mafalda.

Abraço sentido entre o João e a Mafalda.

Estás de parabéns João! Foste grande em Sevilha! Contra ventos e marés tu conseguiste!!!

Vitória!

Fomos andando e conversando. Encontramos os filhos do João. Muita, muita emoção.
Encontramos os restantes companheiros. Abraços, beijinhos, felicitações. Todos conseguimos!
O Orlando conseguiu fazer abaixo das 4h. Espectáculo! A Sandra fez uma brilhante estreia com 4h19! UAU! Grande Sandra! O Nuno fez mais uma maratona, mas desta vez ao lado da sua menina e por isso esta será para sempre especial.
TODOS CONSEGUIMOS! Estamos todos de parabéns!

É só atletas orgulhosos dos seus feitos :)

Senti que para ser mesmo perfeito só faltavam a Carla e o Jaime. Mas o vosso momento vai chegar.

Capítulo 12 - Troféus do Nuno para todos

Após um banho tomado uma surpresa! Do Nuno para todos nós.
A minha e a do Vitor:


Claro que todos adorámos. O Nuno tem imenso jeito para estas coisas. Obrigada Nuno =)

Capítulo 13 - Paella onde estás tu? ou Caminhada de recuperação?

Saímos todos do hotel com as nossas medalhas ao peito. Um bocadinho de orgulho nunca fez mal a ninguém. E afinal de contas tinhamos acabado de correr uma maratona! =)
E após corrermos 42,195m nada como uma bela paella para recuperarmos. O Orlando tinha a referência de um restaurante que servia uma paella muito boa. O João tinha um mapa..."O caminho é por aqui" ouvimos todos dizer e acreditámos...Lá seguimos por aquela longa avenida. Passado um pouco perguntámos a um senhor que nos disse estarmos no caminho correcto. A rua que nós queriamos era a terceira à esquerda...Era, era...Quando lá chegámos não era...Mas com certeza não deveria ser longe...Não que não era! Perguntámos novamente a outra pessoa, disse-nos que era precisamente para o lado contrário. De onde tinhamos vindo... Meia hora de caminho...Não fui a única a rosnar...
Muito andámos nós até chegarmos ao restaurante para almoçar jantar, mais precisamente 1h30!!!!! Mas quem é que anda 1h30 para almoçar após ter corrido uma maratona?!? NÓS!
Na realidade acabou por funcionar como caminhada de recuperação e até nos fez bem.
E sim, a paella estava muita boa! E a taça de gelado também ;)

Capítulo 14 - O dia seguinte

No dia seguinte eu estava toda partidinha, ao contrário de outras pessoas a quem parece ter feito bem a caminhada de recuperação em busca da paella perdida.
Mas apesar de estar toda partida isso não impediu a tão prometida dança...

Aqui está a prova provada que eu e o João dançámos flamenco ;)
Os outros escapuliram-se.

Andámos a passear pela bela cidade de Sevilha e a seguir ao almoço comemos uns cocuruchos gigantes ahahahah =)


Como diz o João, Sevilha nunca mais será a mesma depois de lá termos estado a correr :)

Capítulo 15 - Agradecimentos

Obrigada a todos pela força que sempre transmitiram e por terem acreditado em mim. Lembrei-me de todos vocês enquanto corria e quando cruzei aquela meta de braços no ar e de sorriso na cara :)
Obrigada amigos companheiros sevilhanos. Esta aventura convosco foi um espectáculo!
Obrigada João, Mafalda, Ricky, Joana, Sandra, Nuno, Orlando, Nora e Margarida. Gostei muito destes dias! Inesquecível!
Um obrigada especial à Mafalda, Ricky, Joana, Nora e Margarida pelo apoio ao longo do percurso e por toda a paciência que tiveram ao andarem de um lado para o outro para nos poderem ver e dar força ao longo do percurso.
Um obrigada ainda mais especial ao Vitor. Sem ti não teria sido a mesma coisa. Contigo já bati os meus recordes aos 10 km, à meia-maratona e à maratona. Esta viagem foi muito mais especial por ter sido a teu lado. Se aguentámos correr uma maratona juntos, aguentamos tudo :)

Capítulo 16 - O que guardo desta maratona

Está tudo a pensar "Então mas o livro nunca mais acaba?"
Está quase.

Só quero deixar aqui escrito mais algumas coisas relativas a esta maratona. E sobre a maratona.
Podem ainda não ter percebido...por isso eu quero deixar-vos bem esclarecidos.
EU ADOREI ESTA MARATONA!
Foram 42,195m mágicos. Nunca desfrutei tanto de uma corrida como desta. O mais parecido que tive foi a Meia de Almada. Mas uma maratona é uma maratona e esta foi realmente fantástica. Sevilha recomenda-se e a sua maratona também.
Estou aqui à procura de palavras para descrever as emoções sentidas durante esta corrida mas não há palavras. É preciso sentir. Por isso vão mas é correr uma! ;)

Esta maratona correu tão bem e soube tão bem que umas horas depois de ter terminado já estava com pensamentos alucinados. Eu queria era correr uma maratona todos os meses...
Ok, calma. Ainda só corri duas, tenho muito tempo. E não posso pôr a carroça à frente dos bois. Mas se não pode ser todos os meses talvez possa ser de poucos em poucos meses...Em Novembro irei à Maratona do Porto, naquela que será a minha terceira maratona. Até lá esperam-me/nos grandes aventuras. Já estamos inscritos há algum tempo para uma grande aventura, aventura essa que será em Maio e mais não vou dizer ;)

Capítulo 17 - E agora o que se segue?

O que se segue? Ups, já disse no capítulo anterior. Em Maio vamos a...
Mas até lá temos os 20 km de Cascais, a Corrida das Lezírias (15 km), a Meia-maratona de Lisboa, os Trilhos do Pastor (30 km), os Trilhos de Almourol (25 km), Constância (10 km), Trail de Sesimbra (21 km) etc, etc até.... ;)

FIM (Espero que tenham gostado do livro)

33 comentários:

  1. Se gostei do livro? Não... não foi só gostar, foi ADORAR!!!

    E muito me ri com algumas coisas :)))

    A maneira como escreves é tal e qual como o teu sorriso, demonstra bem toda a tua felicidade :)

    Beijinhos e continua com esse espírito. Sempre! :)

    ps - E um obrigado muito especial pelo teu sempre constante apoio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste e tiveste paciência para ler até ao fim. Corajoso! ;)
      É bom relembrar algumas coisas, não é?
      Beijinhos e até domingo!

      Eliminar
  2. Isa, gostei muito do teu livro:)
    Disseste tudo sobre os três dias que passámos em Sevilha. Foram dias maravilhosos.
    Nunca mais vou esquecer esta maratona, adorei correr a teu lado. E adorei a companhia de todos os nossos amigos.
    Anseio por mais aventuras a teu lado.

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste. Do livro e de correr a meu lado =)
      Foram dias mesmo maravilhosos. Inesquecíveis! E mais virão.
      Beijos gigantes

      Eliminar
    2. Estou muito preocupado!
      Mas mesmo muito!
      Direi terrivelmente preocupado!
      Se tu escreves isto tudo depois de corres 42,195 km como vai ser quando fizeres os 100 km e por ai for ??!!
      Eu é que tinha razão: o João dança mesmo o Flamengo!
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Hihihi :)
      E não é que este fim-de-semana descobri que há uma prova com 333 km?... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Se gostei ?!?! Eu amei ler cada palavrinha que escreveste!
    E o que fica por dizeR? ora nada!!!
    Nada resta a dizer-te quando o que demonstras-te aqui foi seres portadora de uma enorme felicidade e de uma enorme capacidade de atleta. Fizeste uma prova brutal para a tua segunda Maratona, e algo me diz que ainda estás no inicio!!! Tenho ou não tenho uma Madrinha que é uma Maravilha!? :D
    Tenho claro!!!

    Obrigada por partilhares tão bem e de forma tão clara aquilo que foi a tua segunda Maratona. Deixas-te, sem dúvida alguma, os teus leitores a sonhar. A mim deixaste :)

    Estás de Parabéns Madrinha!!!

    Uma grande beijoca e dia 9 quero um abraço ENORME!!!! :D ehhhehehee

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste de ler.
      E ainda bem que te deixei a sonhar :) Já sabes quem estará a teu lado quando for a tua estreia :)
      Dia 9 também quero um abraço enorme!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  4. Uau! Que grande relato! E não estou a falar do tamanho! ;) "Tive" que parar a meio e ir calçar as sapatilhas para ir correr tal era a emoção que transmitias! Depois "apercebi-me" que tinha a minha filha a dormir ao colo e voltei para terminar de ler o "livro".
    Muitos parabéns por esta excelente prova!
    Boas corridas! Bjnhs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui.
      Ainda bem que gostaste de ler e que consegui transmitir bem as emoções vividas.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Bolas pá, mais outro grande relato. Acho que em 2015 vou a Sevilha nem que seja a correr logo de Lisboa.
    Parabéns Isa!
    E sorri, sorri sempre!!!

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, tens mesmo de um dia ir a Sevilha. É espectacular!
      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar
  6. Hehe. Grande relato emocionante :) Muitos parabéns pelo tempo espectacular. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Belo livro, grande Maratona...mais uma vez muitos parabéns. Desfrutar assim uma Maratona é que é.
    Beijinhos e bons 20 de Cascais amanhã.

    P.S. Eu acho que sei onde é que vocês vão em Maio, e eu embora inscrito não vou poder ir :( ... vão adorar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos. Foi uma maratona inesquecível!
      Eu acho que não sabes onde vamos, mas por enquanto não digo mais nada. Aguarda pelos próximos dias que logo desvendaremos o mistério.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu gosto de grandes romances, e este está muito bom! Li tudinho! Nota-se que foi um fim-de-semana muito especial, pontuado pelos 42,195 de festa. Parabéns a todos!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rute.
      Ainda bem que gostaste de ler :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Mais uma vez, os meus parabéns!!! Que diferença, o final desta maratona e o final da tua primeira....Felicidade plena, nota-se à distância !!! Que a consigas em todas as tuas próximas aventuras, uma beijoca grande...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga.
      Uma diferença enorme!!! :)
      Beijinhos e força!

      Eliminar
  10. E que fantástico report desta prova, Isa! Excelente! É mesmo assim que os nossos reports devem ser: feitos das nossas alegrias, dificuldades e de muitos, muitos sorrisos! Muitos parabéns pelo fantástico tempo e foi um prazer estar a dar-vos as últimas palavras de apoio já muito perto da meta! Parabéns e venham muitas mais conquistas sempre com esse sorriso ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fiona :)
      Para nós foi uma alegria ter alguém a gritar por nós à entrada do estádio. Dá aquela energia extra para terminar.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. sim senhora Isa! Li tudinho e dessa forma estive um bocadinho lá :)

    quem sabe para o ano...

    relato a transbordar de alegria, muito motivador e alegre! fica-se com vontade de ...correr uma Maratona!

    E no Porto, lá nos encontraremos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste de ler.
      Até ao Porto!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Pronto, finalmente consegui arranjar um bocadinho de tempo para me sentar a ler calmamente o teu livro. Gostei muito Isa! É engraçado ver como passamos todos os sentimentos muito parecidos, acabemos em 3, 4 ou 5 horas! Tive pena de não vos ter visto, apesar de ainda ter procurado as vossas camisolas amarelas. Com certeza ficará para outra prova :) beijinhos e parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu admito que era mesmo necessário um "tempinho" para se conseguir ler tudo o que escrevi :)
      A maratona é uma coisa muito forte para todos nós.
      Fica para uma próxima prova!
      Beijinhos, obrigada e parabéns também a ti :)

      Eliminar
  13. O que dizer quando acontecem tantas coisas boas?... Foi tudo perfeito. Todos acabaram, todos conseguiram!
    Este relato, tal como os livros, tem um problema grave: quando acabamos de ler ficamos com pena, pois apetecia-nos que tivesse uma palavrinha assim:

    ...Continua...

    Mas eu sei que vai continuar!! Ó se vai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai vai vai ;)
      Esta maratona foi super especial e muitas mais virão...
      To be continued... ;)
      Beijinho grande

      Eliminar
  14. Belo relato ( o corrector primeiro escreveu relação) e acho que nota-se muito bem como correu.
    Agora ja podes dizer " fui muito feliz em Sevilha":)
    É impressão minha ou tu vais fazer uma prova por fim de semana como recuperação?
    espero que os 20 km de Cascais tenham corrido bem.
    Olé.!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei essa! O corrector sabe do que fala ;)
      Não é impressão tua...e até agora está a correr bem. Os 20 km de Cascais correram bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Só hoje é que tive tempo para ler o 'livro' de Sevilha. E que livro !
    Adoro estes relatos da Isa que conseguem transportar o leitor para o local e fazê-lo reviver o que aconteceu antes, durante e pós prova, como estivesse lá, ao vosso lado.
    Muitos parabéns pela magnifica prova e não tenho dúvidas que tanto a Isa como o Vitor vão fazer cair brevemente a barreira das 4h30.
    Ricardo_A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo.
      O Vitor já fez cair essa barreira na sua primeira maratona, fez 4h29m. Mas como se costuma dizer à terceira é de vez e iremos tentar baixar ambos esse tempo dele.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Excelente texto... depois desta leitura, sou eu que vou a Sevilha em 19FEV2017.

    ResponderEliminar