quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Treino solidário Ajuda de Berço + Corrida do Monge

Perdoem-me a ausência, mas o tempo não tem sido muito.
Vamos então proceder à actualização dos relatos dos meus treinos.
Na semana passada fiz treinos relativamente curtos e sem grande história por isso vou passar directamente para o fim-de-semana.

No sábado desloquei-me pela segunda vez à ProRunner (a primeira foi na quinta para comprar uns ténis para trilhos =D, mas essa história fica para outro artigo). O João acompanhou-me a este treino solidário cuja inscrição era gratuita bastando apenas levar donativos que foram dados à Ajuda de Berço. 
Estava muito friozinho, mas uma manhã solarenga. Eu e o João inscrevemo-nos apenas no treino de 5 km, embora também houvesse um de 10 km, tendo em vista poupar-nos para o dia seguinte para o Monge. Para além disso as sextas agora são dias de séries por isso não queríamos abusar. Correr com o coração sim, mas sempre com cabeça :)

A Naide Gomes apadrinhou este treino. Treino esse que foi bastante completo, com aquecimento e alongamentos no final.

Foto de grupo com a Naide Gomes logo à frente em grande estilo
Os 4 ao km presentes =P
Primeiro partiu o grupo dos 10 km, depois partimos nós e depois partiu o grupo da caminhada.
Começámos o treino a um ritmo bastante aceitável, 6 e qualquer coisa min/km mas seria sempre a baixar até ao fim... O treino foi pelo Parque das Nações e eu e o João mantivemo-nos sempre perto dos dois elementos da organização que lideravam o treino. 


À medida que íamos acelerando de km para km o grupo foi-se partindo. Mas haviam elementos da ProRunner no meio e no fim do grupo por isso penso que não terá havido nenhum problema. Eu e o João fomos tentando manter-nos perto dos líderes do grupo embora estivesse a ser difícil pois o ritmo já ia em 5 e qualquer coisa. 
Foi então que a uns 500 ou 400 m do final os líderes do grupo viraram-se para trás e perguntaram se queriamos acelerar nos metros finais. Todos dissemos que sim. Quando eles arrancaram...senhores...eu disse que não me importava de acelerar, mas ligar o turbo??? Ora quem é que aguentou a pedalada? O João e mais outro senhor. Mais ninguém...Eu acelerei o que pude, tentando acompanhá-los e foi quando reparei que à minha frente não seguia nenhuma senhora... Eu era a primeira mulher do grupo! Epá! Eu sei que isto é só um treino mas ser a primeira mulher a chegar deixa qualquer mulher animada. E assim continuei a dar o meu melhor, sem conseguir correr tanto como os "turbos" João Lima e companhia, mas mesmo assim fui a primeira senhora a chegar à loja da Pro Runner =) E o João foi o primeiro juntamente com outro senhor. Quem é que se atreve agora a meter-se com os 4 ao km? =)

Depois do treino tivemos direito a uma banana a a uma garrafa de água, assim como a uma sessão de alongamentos e um sorteio de artigos. 
Quando estávamos a vir embora alguém chama por mim. Uma atleta de seu nome Fátima (espero não estar a enganar-me), minha leitora. Gostei muito de falar com ela, no domingo ia à Corrida dos Palácios em Mafra, espero que se tenha divertido Fátima :)

Foi uma manhã muito bem passada.

No dia seguinte fui à Corrida do Monge. Ah o Monge. Foi a minha primeira prova em trilhos e claro que há um grande carinho por ela. Desta vez fui com o João que se ia estrear nesta prova e acabámos por acompanhar também a Marta. Padrinhos juntam-se novamente à afilhada =)

Padrinho babado com as suas duas afilhadas.
Minha mãe (que foi à caminhada), eu, João, Marta, mãe e pai da Marta
E claro que não podia faltar a Mafalda =)
O Monge começa a subir. Por muito que goste de subidas, não gosto de começar um treino ou corrida logo com subidas. Os gémeos ressentiram-se, mas a verdade é que na segunda parte da prova eu já me sentia mais embalada e sentia que podia ter continuado a correr/caminhar por vários km's. 
Não vou fazer um relato tão extenso como o do ano passado, que podem ler aqui. Vou apenas dizer que ainda fiz esta prova com os meus ténis de estrada por aconselhamento de especialista. Apesar de ter dado vários jeitos aos pés e de ter escorregado algumas vezes, não caí nem torci nada. Por mais que uma vez estava a ver que o João se espalhava ao comprido, mas a verdade é que estes três atletas se aguentaram muito bem por entre raízes, pedras, folhas, terra e areia :)

E que tal irem correr, não? =P
E foi assim que por entre fotografias, gargalhadas, rosnadelas, caminhada e corrida passámos duas óptimas horas.
N'A subida...
Ainda brinquei um bocadinho com eles, dizendo-lhes que daí a pouco íamos chegar a uma autêntica parede. Quando chegámos ao fim dela, eles pensaram que tinha acabado....mas ainda havia mais...ahahah

Na descida final embalei um bocado (já com o pensamento no pãozinho com chouriço que nos dão) mas esperei pelos meus companheiros.
E foi assim que chegámos à meta.


E depois tivemos uma maravilhosa notícia. 
O colega de equipa Carlos brilhou em Istambul. Foi apenas a sua 2ª maratona mas fez 3h15! E sabem em que lugar ficou? 149º da geral....de entre 2799 atletas!!! Foi 6º no seu escalão. E foi SÓ o melhor português em prova...GRANDE CARLOS! Está de parabéns por todo o seu trabalho e dedicação. É um orgulho para os 4 ao km! Grande atleta!


Entretanto hoje fui testar os meus ténis novos em Monsanto. Sabemos que uns ténis de trail são bons quando os testamos numa descida...com alguém a puxar-nos a alta velocidade...alguém de seu nome.... Spike :) Mas isso fica para outro artigo.

Boas corridas!

10 comentários:

  1. Foram sem dúvidas dois bons eventos de fim-de-semana, bem relatados aqui e cujas caras alegres dizem tudo :)

    Fico a aguardar ansiosamente o artigo sobre o cão mais famoso da blogosfera. Quem é que poderá não gostar do Spike?!?

    Beijinhos e boa continuação de corridas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita gente...ele é bastante chatinho...mas no fundo é um querido :)
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  2. Adorei tudo o que li mas a minha atenção centrou-se no SPIKE!!! Agora fiquei curiosa. Estreas-te os ténis com companhia do melhor amigo do Homem?!?!! Quero saber tudo :D

    E os 4 ao Km estão a ficar imparáveis :)

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler os artigos sobre os meus treinos com o Spike. Foram todos antes do Verão.
      Os 4 ao km são imparáveis! =)
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  3. Esse sprint final é uma excelente brincadeira para arranjar uma lesão. A bibliografia aconselha realizar trabalho de velocidade a depois do primeiro terço do treino e nunca no final. Quero ver uma análise toda pipi desses ténis. Então foram à prova só para comer um pão com chouriço? Gulosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois..não sei...o que tenho lido é que só devemos treinar velocidade depois de bem aquecidos e com quase 5 km estávamos =) E já me disseram que no final devemos acabar sempre em força pois o cérebro retém aquela velocidade final. Por isso, olha não sei...nestas coisas já se sabe que há sempre várias opiniões. Também achei um pouco demais mas isso também sou eu que sou bem lenta =P

      Mas eu só corro por isso! Para no final das provas poder comer coisinhas boas :)

      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  4. Que fim-de-semana bem recheado! Assim sim!!
    Gostei muito do Monge, apesar do meu incidente, é uma corrida que se deve marcar calendário e voltar a fazer.
    Beijinhos e bons treinos!

    (Depois conta que ténis é que compraste!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Monge é mesmo especial. Voltarei sempre que possível :)
      Pois...tiveste algum azar, mas vais ver que não tarda nada estás aí outra vez a correr.
      Rápidas melhoras!
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  5. Olá Isa.
    Que fim de semana desportivo bem preenchido!
    Tive pena de não poder ir ao Monge, uma prova bem bonita. E o pão com chouriço nunca chega ao carro:)
    Quero saber dos ténis novos de trail, ando a ver se compro uns e treino com eles antes de Montejunto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que é cá dos meus :) Claro que o pão com chouriço nem chegou ao carro hehehe.

      Olha, eu fui comprar na Pro Runner. Mais info no artigo que publiquei hoje.

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar