quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Em Monsanto com dois BT'Tistas... e mais um com o Spike

No passado domingo desloquei-me a Monsanto com a Carla e o Jaime para um treino de 16 km. Acabaram por ser cerca de 18,5 não muito meiguinhos km's.

Às sextas tenho ido sempre para o EUL com o João fazer treino de séries. Não têm havido abadas porque temos estado mais contidos. Na passada sexta-feira os amigos Nuno e Sandra juntaram-se também a nós numa manhã algo fresquinha e bastante chuvosa. Mas o treino fez-se e soube bem.

No domingo estava mais uma manhã algo fresquinha e juntei-me ao Jaime e à Carla para um treino. Mal sabia eu no que me ia meter...O Jaime e a Carla conhecem muito bem Monsanto. Mesmo muito bem! Vão para lá pedalar já há vários anos. Conhecem os carreirinhos todos. E para eles aquilo é quase peanuts. Mas eu queria fazer um treino de preparação para o Trail de Montejunto que é já no próximo domingo, por isso tinha que me sacrificar. Para além disso precisava de sujar mais um bocado os ténis novos ;)

O Jaime já tinha delineado o percurso todo. Não tinhamos GPS, não tinhamos nada que nos indicasse os km's, mas tinhamos a memória do Jaime que foi mais do que suficiente... Ele sabia o percurso todo de cor.
Começámos junto às hortas em frente ao Colombo, depois entrámos em Monsanto pela zona do Califa e ainda corremos por uma das zonas onde costumo treinar. Mas Monsanto é enorme e não tardou muito a estarmos a correr em sítios desconhecidos para mim. 

Sinceramente o meu cérebro já "apagou" algumas partes do treino. Só me lembro de subir, subir, subir, a Carla comentar que se eu quisesse apertar o pescoço a alguém, esse alguém seria o Jaime...Eu comentei que já o estava a fazer em pensamento. Comentei também que estava a ponderar não lhes dar uns docinhos que tinha feito e que carregava comigo na mochila...hihihi...

Fomos dar à prisão, altura em que comentei que ia esganar o Jaime e ficava já por ali....Vimos também uma ave de rapina, pareceu-nos um falcão. Comentei que se não ficasse na prisão, ficava com o falcão. Felizmente que a seguir era a descer, primeiro em alcatrão e depois já novamente em trilhos. Demos voltas e mais voltinhas, lembro-me de passar em vários sítios, no viaduto que passa por cima da A5, no anfiteatro Keil do Amaral, junto a um lago com patos, numa descida óptima para testar a tracção às duas rodas dos meus ténis, de vermos um rapaz a correr com um galgo, de subirmos novamente, de descermos novamente, de irmos por zonas enlameadas e de eu chegar à conclusão que os ténis tinham uma boa tracção às duas rodas :)

No final o Jaime informou-nos que fizemos um pouco mais que os 16 km previstos, comemos os docinhos, que coitados estavam um pouco amassados devido aos constantes saltos derivados da corrida, e tirámos a foto para a posteridade. 
Jaime, Carla e eu (não se deixem enganar pelo sorriso,
eu era a que estava mais partidinha)
Não encontrámos o zombie, mas também não andámos a correr nessa zona por isso não tenho ainda mais testemunhas da existência de um zombie em Monsanto =P

Hoje fui novamente correr com esse terror chamado Spike. Ele é mesmo esperto, já começa a perceber que só lhe coloco a coleira quando ele acalma. O problema é que ele senta-se, deixa-me pôr a coleira, mas depois falta prender a fivela. Ele levanta-se novamente, ladra, ladra, ladra para a porta. Esperto...Mas não é teimoso como eu. Eu sou teimosa e paciente. Por isso podes ser chato e estares a armar-te em teimoso mas não vamos sair deste canil enquanto não te acalmares e me deixares colocar-te coleira e trela em condições. Temos tempo. Eu espero...

Saímos. Ele tem muita energia por isso vai ali a alternar entre momentos de acalmia e momentos de loucura. 
Para mim ele vai a dizer-me "VAMOS CORRER, VAMOS CORRER!!!!" e eu sou a mazona que vai a impedi-lo de soltar o Bolt que há dentro dele. Alternamos entre caminhada a corrida. Nos momentos de corrida por vezes corremos demasiado depressa. Cheguei a fazer uma descida a uma velocidade quase vertiginosa porque o maluco vai a puxar-me feito louco. "Anda, anda! É mesmo bom correr!"

Cheguei à conclusão que ele é uma Maria vai com todas, ou antes um Spike vai com todas. 
Uns senhores andavam a fazer a sua caminhada e mais atrás vinha a cadelinha de um deles solta. Estão a ver o filme? Ela queria brincar com ele, ele queria brincar com ela, andavam ali nuns avanços e recuos sem nunca se tocarem. Parecia que estavam a jogar à apanhada. Depois ladravam um ao outro, ela desafiava-o, ele desafiava-a mas eventualmente ela virou-lhe as costas. "Au, au, au, au, oh porque me fazes isto? Não me deixes aqui a sofrer! Au, au, au, não te vás embora, au, au, au, au. Volta para mim! Au, au, au, au!" 
E foi isto. Tive que me sentar numa pedra a consolar o coraçãozinho partido do Spike. E ele ainda queria ir atrás dela! 

Mais à frente voltámos a sentar-nos noutra pedra porque ele ainda estava um pouco agitado e aproveitei para lhe tirar umas fotos.


Reparem como ele está sempre a olhar para o horizonte em busca da sua paixão.

Ele correu uma meia hora, eu corri 1h40 porque comecei o meu treino logo à saída de casa e depois voltei para casa outra vez a correr. Como não congelei logo nos primeiros minutos do treino é um mistério completo para mim...Estavam 6ºC. A diferença entre esta semana e a semana passada é notória. Na semana passada quando fui correr com o Spike ainda levei calções e t-shirt, esta semana fui de calças, t-shirt...mas por cima levava camisola de manga comprida. E ainda levei a minha fita "tapa-orelhas".
Para Montejunto não vou facilitar. Vai gorro, vai luvas, vai tudo, depois se não for preciso vai para dentro da mochila.

Boas corridas!

10 comentários:

  1. Grandes e óptimos treinos que andas a fazer! :)

    Fiquei foi triste em saber que o Spike ficou de coração destroçado. Como é triste ver um amor partir! Força Spike! Quem sabe se num futuro... :)

    Beijinhos e continua a correr assim alegremente (mesmo quando queres apertar o pescoço a alguém... coitado do Jaime!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se numa próxima corrida... :)

      Eu tento sempre correr alegremente mesmo quando estou mais em baixo. O que me vale são estes companheiros de corrida, sejam eles humanos ou não :)

      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  2. Teimosa e paciente....duas qualidades necessárias para as longas distâncias. Tás lá...belos treinos e gosto do Spike...se não fosse tão longe, até tinha uma namorada para ele (a minha Tucha)...nunca mais se ia lembrar dessa outra cadela :)
    Beijinhos ...andas a dar-lhe bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, armado em casamenteiro. Com certeza que o Spike adoraria conhecer a Tucha :)
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  3. Que belo treino esse em Monsanto. Sempre que fazem treinos lá fico com uma "inveja :)"
    Coitadinho do spyke a sofrer de males do coraçãooo... não pode ser!!!!
    :)
    O amor é muito bonito mas é tramado também eheh

    Está muito frio mesmo. Eu ainda não comprei roupa adequada para correr com este frio, e sinto-me a precisar definitivamente de ir a decatlhon armazenar-me de umas calças e uma camisola quentinhas para correr. Ontem no treino que fiz á tarde no inicio da corrida enquanto não ficava quentinha está bem está... sofri um cadito. Mas levei o corta vento ajudou um ppouco. Mas com este frio não se pode facilitar

    Continuação de bons treinos madrinha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia tens de vir fazer um treininho conosco a Monsanto. Vais gostar bastante :)

      Está cá um friozinho que convém mesmo apostares em roupa mais quente para correres.

      Beijinho grande afilhada :)

      Eliminar
  4. Conheço alguns desses sítios, gosto muito de treinar em Monsanto.
    Se na altura soubesse, preferia este treino ao GP da Arrábida. Fica para uma próxima.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão haver mais oportunidades :)
      Beijinhos e até domingo.

      Eliminar
  5. Ando também a tentar aventurar-me em Monsanto, mas não conheço mesmo nada daquilo, a ultima vez fui para lá à descoberta, não sei dizer por onde andei, mas gostei :)

    Beijinhos e boa prova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes combinamos um treino em grupo.
      Deixa estar que eu já corro por Monsanto há mais de um ano e mesmo assim às vezes também ando perdida ;)
      Beijinhos e obrigada.
      Bons treinos!

      Eliminar